You are on page 1of 25

RECRUTAMENTO E SELEO

RECRUTAMENTO

DEFINIO
Recrutamento um conjunto de tcnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados interna e externamente organizao, objetivando municiar o subsistema de seleo de pessoal no seu atendimento aos clientes internos da empresa.

RECRUTAMENTO INTERNO
Transferncia de pessoal (movimentao horizontal); Promoes de pessoal (movimentao vertical); Transferncias com promoes de pessoal (movimentao diagonal); Programas de desenvolvimento de pessoal; e Planos de encarreiramento (carreira) de pessoal.

Vantagens Recrutamento Interno


mais econmico; mais rpido; Apresenta maior ndice de validade e de segurana; uma fonte de motivao para os empregados; Aproveita os investimentos feitos em treinamento; Desenvolve esprito de competio.

Desvantagens Recrutamento Interno


Pode gerar frustraes e conflitos, se os empregados no possurem potencial de desenvolvimento para serem promovidos e motivao para tal; Pode levar ao "princpio de Peter": as empresas elevam seus empregados posio em que demonstram o mximo de sua incompetncia; Pode levar os empregados a uma progressiva limitao s polticas e diretrizes da organizao; Pode gerar uma descapitalizao do patrimnio humano, se feito em termos globais;

RECRUTAMENTO EXTERNO
Banco de dados interno; Recrutamento on line; Indicaes; Cartazes ou anncios na portaria da empresa; Entidades diversas (sindicatos, associaes de classe, universidades, escolas, centros de integrao empresa-escola etc); Consultorias de outplacement e de replacement; Agncias de emprego; Headhunter; Mdia.

Vantagens Recrutamento Externo


Traz "sangue novo" e experincias novas para a organizao; Renova e enriquece os recursos humanos da organizao; Aproveita os investimentos em preparao e desenvolvimento de pessoal efetuados por outras empresas ou pelos prprios candidatos.

Desvantagens Recrutamento Externo


Geralmente mais demorado do que o recrutamento interno; Mais caro; Em princpio, menos seguro do que o recrutamento interno; Pode frustrar o pessoal interno; Geralmente afeta a poltica salarial da empresa.

RECRUTAMENTO MISTO
Em face das vantagens e desvantagens dos recrutamentos interno e externo, uma soluo que tem sido adotada por algumas empresas o recrutamento misto, ou seja, aquele que aborde tanto fontes internas como fontes externas de recursos humanos.

Recrutamento Misto envolve:


Recrutamento externo, seguido de recrutamento interno, caso aquele no apresente resultados; Recrutamento interno, seguido de recrutamento externo, caso o primeiro no d resultados; Recrutamento externo e interno, concomitantemente.

SELEO
A Seleo de pessoal tem por finalidade escolher candidatos recrutados, para atender s necessidades internas da empresa. Ateno: A seleo constitui-se em um processo de Comparao entre as variveis: Requisitos do cargo X Caractersticas dos candidatos e Deciso, no sentido de aceitar ou rejeitar os candidatos.

Formas de Tratamento em Relao aos Candidatos


a)Modelo de colocao: quando no inclui a rejeio, h um s candidato e uma s vaga; b)Modelo de seleo: quando existem vrios candidatos e apenas uma vaga a preencher. c)Modelo de classificao: a abordagem mais ampla e situacional, no qual existem vrios candidatos para cada vaga e vrias vagas para cada candidato.

Processo de Seleo
Seleo de estgio nico: utiliza uma nica tcnica de seleo, com vrias vagas; Seleo sequencial de dois estgios: os candidatos aprovados no primeiro estgio passaro pelo segundo estgio; Seleo sequencial de trs estgios: envolve uma sequncia de trs decises com base em trs tcnicas de seleo.

Bases para a Seleo


O primeiro critrio utilizado para dar validade ao processo extrado das Caractersticas do Cargo atravs da Colheita de Informaes sobre o Cargo a ser preenchido; As informaes que o rgo recebe a respeito dos cargos e de seus ocupantes so transformadas em uma Ficha de Especificaes do Cargo ou Ficha Profissiogrfica, que deve conter os atributos psicolgicos e fsicos necessrios ao desempenho satisfatrio do ocupante no cargo considerado; O passo a seguir a escolha das Tcnicas de Seleo mais adequadas ao caso ou situao, conforme classificao nos grupos a seguir.

Tcnicas de Seleo
Entrevistas
Embora carea de base cientfica e se situe como a tcnica mais subjetiva e imprecisa de seleo, a entrevista pessoal aquela que mais influencia a deciso final, a respeito dos candidatos. Como todo processo de comunicao, a entrevista sofre de todos os males como rudo, omisso, distoro, sobrecarga e, sobretudo, barreiras e podem ser classificadas em: a. Entrevista padronizada; b. Entrevista padronizada apenas quanto s perguntas; c. Entrevista diretiva; d. Entrevista no diretiva.

Tcnicas de Seleo
Provas ou Testes de Conhecimentos ou de Capacidade

Avaliam os conhecimentos e habilidades adquiridos por meio de estudo, da prtica ou do exerccio e classificam-se: Quanto maneira como so aplicados: oral, escritos ou por realizao (teste prtico); Quanto rea de conhecimento: Geral ou especfica; Quanto forma das provas: tradicional (dissertativa ou expositiva) e objetivas.

Ateno
O Teste Situacional tem a propriedade de avaliar candidatos em determinadas situaes prticas do dia-a-dia no trabalho, com o objetivo de avaliar a rapidez e a eficcia na tomada de deciso.

Tcnicas de Seleo
Testes Psicolgicos um instrumento que permite ao psiclogo avaliar caractersticas especficas relacionadas s aptides, com o intuito de generalizar e prever aquele comportamento em determinadas formas de trabalho. Existem vrias abordagens a respeito da avaliao das aptides, a saber: Teoria bifatorial de Spearman; Teoria amostral de Thompson; Teoria multifatorial de Thurstone; Anlise fatorial de Guilford; Anlise fatorial de Fleishman.

Ateno
Os testes psicolgicos possuem como caractersticas importantes o Preditor (capacidade de prognosticar o desempenho futuro) Validade (capacidade de aferir a varivel humana) e Preciso (aplicado vrias vezes a uma mesma pessoa, apresenta o menor desvio-padro)

Tcnicas de Seleo
Os testes de personalidade servem para analisar os diversos traos de personalidade, sejam aqueles determinados pelo carter (traos adquiridos ou fenotpicos) como pelo temperamento (traos inatos ou genotpicos). Podem ser: 1. Testes Genricos de personalidade Expressivos: Projetivos:

Tcnicas de Seleo
2. Testes de Especficos de personalidade: Equilbrio emocional; Frustraes; Interesses e motivaes

Tcnicas de Seleo
Tcnicas de Simulao As tcnicas de simulao procuram passar do tratamento individual e isolado para o tratamento em grupos e do mtodo exclusivamente verbal ou de execuo para a ao social. So tcnicas de di-nmica de grupo como o psicodrama baseados no aqui e agora, onde os candidatos so submetidos a um teste situacional, que permite avaliar as aes e reaes de cada um com relao ao perfil esperado.

Tcnicas de Seleo
Teste Grafolgico Trabalha com a anlise da escrita individual, interpretando, atravs de diversas variveis o tamanho da letra, inclinao, direo, altura, presso, velocidade da escrita sobre dezenas de traos da personalidade.

SELEO POR COMPETNCIAS


Orientao para resultados; Capacidade de trabalhar em equipe; Liderana; Relacionamento interpessoal; Pensamento sistmico; Comunicabilidade; Empreendedorismo; Negociao; Capacidade de inovar; Percepo de tendncias; Multifuncionalidade; Viso de processos; Conhecimento da realidade externa; Garra, ambio; Por a mo na massa; Habilidade de lidar com paradoxos; Domnio do ingls e do espanhol;

http://www.profissionalizando.net.br/adminis tracao-de-empresas/156-recursoshumanos/1486-como-fazer-recrutamento-eselecao-de-forma-eficaz http://www.icpg.com.br/artigos/rev02-08.pdf

You might also like