You are on page 1of 22

Paixo pelo que faz

Breve perfil da Dra. Maria Cristina Gobbi


Por Allexandre Silva e Paulo Giraldi

O que faz...
(Coordenadora em Exerccio).
 Vice-coordenadora do programa de Ps-Graduao em Televiso Digital da Unesp de Bauru.

Amrica Latina da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao (Intercom).

Diretora de Documentao e coordenadora do GP Mdia, Culturas e Tecnologias Digitais na

 Avaliadora Ad-hoc institucional e de curso - do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira e Ministrio da Educao - INEP/MEC.  Coordenadora dos Grupos de Pesquisa "Pensamento Comunicacional Latino-Americano" e

"Comunicao Digital e Interfaces Culturais na Amrica Latina" do CNPq.


 Autora de diversos livros e artigos na rea da Comunicao.

 Scia das entidades: INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da

Comunicao); ALAIC (Asociacin Latinoamericana de Investigadores de la Comunicacin); SBPJor (Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo), ABEC (Associao Brasileira de Editores Cientficos) e ABED (Associao Brasileira de Educao a Distncia).

Bolsista IPEA (2010).

Panorama_da_Comunicao_e_das_Telecomunicaes_no_ Brasil_-_Volume_2.pdf

Experincias e contribuies
professora titular da Universidade Metodista de So Paulo e da Faculdade Editora Nacional.
 Foi  Esteve

como Coordenadora Nacional do Prmio Luiz Beltro (at 2009) de Cincias da Comunicao da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao (INTERCOM).

 Atuou

como diretora-suplente da Ctedra Unesco-Umesp de Comunicao para o Desenvolvimento Regional, coordenadora dos Projetos Experimentais e professora do Curso de Jornalismo da Universidade Metodista de So Paulo, editora do "Jornal Brasileiro de Cincias da Comunicao - JBCC", da Ctedra Unesco.

Organizou, entre outros, os livros:  Teoria da Comunicao: Antologia de Pensadores Brasileiros (2010),


A batalha pela hegemonia comunicacional na Amrica Latina: 30 anos de Alaic (2008); Democrtico (2008);

 Cincias da Comunicao no Brasil

 "Pensamento comunicacional latino-americano:

da pesquisa-denncia ao pragmatismo utpico" (2004); feminino" (2003);

 "Comunicao latino-americana: o protagonismo

 "Mdia em debate: da histria miditica s

mediaes da cincia" (2002);

  "Grandes nomes da comunicao: a trajetria

comunicacional de Jos Marques de Melo" (2001).

 Junto a participao ativa de inmeros congressos,

colquios e estudos dentro e fora de sua rea de atuao, a professora possui ainda uma produo bibliogrfica com mais de 80 artigos publicados, 42 livros organizados e de autoria, assina 41 captulos em coletneas, tem 5 textos em revistas como a Revista Imprensa, alm de um sem fim de trabalhos, resumos e resumos expandidos em publicaes de anais dos congressos onde participou. de doutorado e 4 qualificaes para o mesmo ttulo, alm de palestras e apresentaes em eventos dentro e fora do pas.

 J atuou como banca de 37 dissertaes, 8 teses

Perfil acadmico
 2007 - 2008 Ps-Doutorado

Universidade de So Paulo. Grande rea: Cincias Sociais Aplicadas / rea: Comunicao Subrea: Estudo dos Meios e da Produo Meditica. Universidade Metodista de So Paulo, UMESP, Brasil. Escola Latino-Americana de Comunicao: o legado dos pioneiros, Ano de Obteno: 2002. Orientador: Jos Marques de Melo. de atividade: Educao Superior.
 1998 - 1999 Mestrado em Comunicao Social (Conceito CAPES 4) .  2002 Doutorado em Comunicao Social

Universidade Metodista de So Paulo, UMESP, Brasil. Na trilha juvenil da mdia impressa: identificao, perfil e anlise dos suplementos para jovens veiculados nos jornais dirios do Brasil, Ano de Obteno: 1999. Orientador: Jos Marques de Melo.

 1986 - 1986 Graduao em Licenciatura Plena em Matemtica

Centro Universitrio Fundao Santo Andr, CUFSA, Brasil. Centro Universitrio Fundao Santo Andr, CUFSA, Brasil.

 1982 - 1985 Graduao em Bacharelado em Matemtica .

Comunicao Cidad nos espaos situados em Regies Miditicas

Analisa e prope exerccio de reflexo crtica a ser realizado nas regies miditicas. Considerando a complexidade do nosso sistema nacional de comunicao nesse espao que visualizamos o reconhecimento dos setores miditicos comprometidos com o fortalecimento da cidadania, tais como: a imprensa local, as manifestaes de cultura popular, a produo miditica gerada no interior e a partir dos veculos de comunicao, seus atores-produtores, bem como o novo territrio alcanado pelas produes em mdia digital.

Gesto da Informao e Comunicao para televiso Digital


Esta linha de pesquisa objetiva o desenvolvimento de produtos e processos em produo, veiculao e organizao informacional e esttica. Investiga a produo, gerao, veiculao e interatividade para a construo de sentido e gerao de conhecimento envolvendo os diversos produtos televisivos, considerando as contribuies da cincia da informao, das cincias da comunicao, educao e das tecnologias digitais para a anlise dos meios, repositrias e contedos na televiso digital.

Projetos de pesquisa


2010 - Difuso dos paradigmas da Escola Latino-Americana de Comunicao: levantamento bibliogrfico em diferentes cursos de graduao em comunicao nas disciplinas Teorias e/ou Fundamentos da Comunicao 2010 - Panorama da Comunicao no Brasil: PBC 2010 2008 - 2011 CEDOC-INTERCOM - Centro de Documentaes da Intercom 2008 - Mdia, Culturas e Tecnologias Digitais na Amrica Latina 2007 - 2008 O Mercosul na Imprensa 2007 - 2008 Aportes da ALAIC na Constituio da Comunidade LatinoAmericana de Cincias da Comunicao 2006 - 2007 Comunicao e Cultura Miditica na Amrica Latina 2004 - 2008 SoBern@ardo.com.br - Revista Acadmica do Grupo Comunicacional de So Bernardo

    

 

...mas, quem Maria Cristina Gobbi?

Tive uma infncia simples, mais feliz.


Meu pai j me ensinava desde cedo que a mulher deveria sempre ocupar lugar de destaque e para isso deveria estudar muito para ser independente financeiramente. (GOBBI, 2009 2)
GOBBI, Maria, C. Memorial. A lgica do universo pela Matemtica e as escolhas possibilidades pela Comunicao. So Bernardo. 2009

Com a morte do pai, sua me teve que ir para o mercado de trabalho


e ela e os irmos para a escola. Tempos difceis na vida da famlia que passou por necessidades de alimentao, roupa e at material escolar para estudarem. Mas um rumo novo foi dado. A Chcara dos Padres, comunidade da Igreja Catlica, que oferecia atividades de lazer e de formao, acolheu Cristina e seus irmos. Ali, ela aprendeu sua primeira profisso: pintar santinhos e de botes de roupa. Foi assim, em meio ao estudo e as tarefas da Chcara, que cresceu.

Cursou o antigo segundo grau e fez a escolha por cursar o cientfico,


pois almejava cursar uma faculdade. Descobriu a paixo pelas Cincias Exatas, j que sempre foi excelente aluna de Fsica e Matemtica. Mas optou por cursar Matemtica, iniciando no curso de Bacharel em 1982, na Faculdade Santo Andr, regio do ABC Paulista. Formou-se em 1985, com nfase na rea de Processamento de Dados. Foi convidada por um professor da Faculdade que tinha uma Assessoria para prestar servios de microinformtica a empresas.

...razes de sua vida


 Sidney, seu esposo  Lus Fernando, Juliana e Deborah, seus

filhos
 Gabriel e Pedro, seus netos  Eunice, sua me

Criar uma linha de compreenso do processo comunicacional atravs


da matemtica e, atravs deste, desdobrar-se em todas as nuances que compem as vrias formas de se fazer comunicao. Foi com este objetivo que a ento recm graduada Maria Cristina Gobbi ingressou no programa de Mestrado da Universidade Metodista de So Paulo no incio dos anos 90 a fim de, como ela mesma descreve, ...levar para a lgica matemtica o humanismo da comunicao e vice-versa....

...por ela mesma


... a comunicao um processo lgico, ilgico so as pessoas que a fazem. ...todo processo comunicativo permeado por uma lgica, elos que garantam a cientificidade das teorias e propiciam uma prtica com qualidade, afirma.

...no d para pensar uma comunicao que possa ser realizada de Norte a Sul, necessrio fazer adaptaes, modificar, verificar e superar obstculos.

preciso tornar essa plataforma uma realidade nacional. O grande desafio que o sinal digital chegue de forma acessvel aos mais distantes locais (...) possibilitando a participao cidad, quer pela interatividade, portabilidade ou mesmo por todos os desdobramentos que esta tecnologia propicia

...o que precisamos divulgar, discutir e produzir...

....importante que os pesquisadores saiam de suas ilhas, participem de eventos (....) publiquem (...), em outras palavras, que divulguem suas produes como fazem outras reas do conhecimento...

Momentos...

Conferncia Marketing Poltico Moderno RJ | 2009

Carlos Manhanelli, Prof. Adolpho Queiroz, Fbio Gianfratti, Profa. Cristina Gobbi, Gil Castilho, Letcia Costa

VI Simpsio Nacional de Cincias da Comunicao

SP | 2007

Jos Carlos Marques, Cristina Gobbi, Andr Barbosa, Marques de Melo e Osvando de Morais

na Amrica Latina da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao (Intercom) 2010 Caxias do Sul

Digitais

GP Mdia, Culturas e Tecnologias

Gratos! Allexandre Silva Paulo Giraldi

You might also like