You are on page 1of 13

tica e Legislao Profissional

Estudo de Impacto de Vizinhana - EIV

Introduo
Nas ltimas dcadas as preocupaes com relao qualidade de vida nas cidades tm se intensificado, em vista o crescimento populacional, sem o devido planejamento, tem gerado uma srie de conseqncias negativas vida urbana, tais como, enchentes, trfego intenso de veculos, sobrecarga do transporte urbano e todo o tipo de poluio (ar, gua e visual). Dentre os vrios instrumentos estabelecidos no Estatuto da Cidade, cabe destacar o Estudo de Impacto de Vizinhana (EIV), um instituto ainda pouco conhecido e aplicado nos municpios brasileiros, que, mostra-se fundamental para a preveno de um desequilbrio urbano-ambiental causado por empreendimento ou atividade urbana.

O que EVI?
O Estudo prvio de Impacto de Vizinhana - EVI um dos instrumentos de poltica Urbana previstos no Estatuto da Cidade (Lei 10.257, de 10 de julho de 2001). Esse estudo serve para medir os efeitos de uma grande obra que vai ser feita em uma regio. De acordo com o resultado a obra pode at ser proibida, ou o responsvel por ela ter que fazer ajustes para garantir que o bairro no sofra modificaes que possam destruir suas qualidades, as atividades econmicas e o meio ambiente. Cada interferncia na utilizao ou ocupao de um determinado lote urbano produz impactos positivos e negativos sobre o seu entorno, podendo interferir diretamente na vida e na dinmica urbana de outros, logo quanto maior o empreendimento. Tambm conforme o art. 37, o Estudo de Impacto de Vizinhana ser executado de forma a contemplar os efeitos positivos e negativos do empreendimento , devendo incluir no mnimo, a anlise dos impactos quanto:

Ao adensamento populacional; Aos equipamentos urbanos e comunitrios; Ao uso e ocupao do solo; valorizao imobiliria; gerao de trfego; A demanda por transporte pblico; paisagem urbana; Ao Patrimnio natural e cultural. O objetivo do Estudo de Impacto de Vizinhana democratizar o sistema de tomada de decises sobre os grandes empreendimentos a serem realizados na cidade, dando a oportunidade de adequaes e melhorias no projeto proposto. Estudos de Impacto de Vizinhana devem ser feitos em: Loteamentos / parcelamento do solo em geral; Conjuntos residenciais, incluso os condomnios; Shopping Centers / Supermercados; Industrias; Universidade / Escolas; Centros Culturais; Parques Pblicos; Equipamentos urbanos; Equipamentos Comunitrios; ( segurana, sade, cultura, educao, institucional em geral. Sistema de Transporte;

Vantagens do EVI para o Empreendimento


1. Contribui para a aprovao do Empreendimento; 2. Estabelece condies ou contrapartidas para seu funcionamento; 3. Apresenta sugestes das adequaes necessrias para a defesa ambiental, de forma a viabilizar o empreendimento; 4. Recomenda o direcionamento dos ajustes necessrios na infra-estrutura do entorno do mesmo, com objetivo de melhorar ou minimizar os impactos gerados para esta regio urbana. O EIV deve conter um Relatrio de Impacto de Vizinhana RIVI, que, a partir das concluses do EIV, declarar os impactos ambientais potenciais que o novo empreendimento causar a vizinhana imediata e na sua rea de influncia. Assim como o Estudo de Impacto Ambiental EIA, o Estudo de Impacto de Vizinhana EIV um instituto importante no sentido de inibir empreendimentos ou atividades que causem danos ao equilbrio ambiental, tratando-se de um instrumento fundamental para o desenvolvimento sustentvel das cidades brasileiras.

O que se busca evitar com o EVI?


Enchentes Congestionamentos Falta de Espao Pblico / Espaos Pblicos Inadequados Ocupaes desordenadas Infra-estrutura inadequada Falta de equipamentos urbanos Falta de Segurana Transportes Ineficientes / Inadequados Degradao Urbana Etc.

Imagens - Enchentes

Congestionamentos

293 km de congestionamento

Ocupaes Desordenadas

Falta de Infra-estrutura

Mato cresce no meio do asfalto mal planejado.

Degradao Urbana

Equipamentos Urbanos

Transportes Inadequados

Referencias Bibliogrficas
http://www.guiadeitupeva.com.br/noticias/ver.php?cit=5916~ http://pensandoacidade.wordpress.com/author/jaqueaandrade/page/4/ http://www.oimpacto.com.br/jornal-o-impacto/desmandos

You might also like