You are on page 1of 9

EADE Programa I Religio Luz do Espiritismo Cristianismo e Espiritismo

Os discpulos de

Diferena entre apstolo e discpulo:


Apstolo: palavra derivada do grego que
significa enviado. Jesus escolheu doze apstolos e os enviou para diversos lugares para pregarem a chegada da "Boa Nova".

Discpulo: palavra derivada do latim que significa


aluno. Jesus tinha em uma poca de sua vida 70 discpulos, alm dos doze apstolos para ajud-lo.
(a Bblia de Jerusalm menciona setenta e dois)

Mateus 5:1 Jesus, pois, vendo as multides, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discpulos,... discpulos Marcos 4:34 E sem parbola no lhes falava; mas em particular explicava tudo a seus discpulos. discpulos Lucas 19:39 Nisso, disseram-lhe alguns dos fariseus dentre a multido: Mestre, repreende os teus discpulos. discpulos Joo 2:22 Quando, pois ressurgiu dentre os mortos, seus discpulos se lembraram de que dissera isto, e creram na Escritura, e na palavra que Jesus havia dito.

O termo DISCPULO aparece somente nos evangelhos e em Atos dos Apstolos


Atos 9:26 Tendo Saulo chegado a Jerusalm, procurava juntar-se aos discpulos; mas todos o discpulos temiam, no crendo que fosse discpulo. discpulo

Quem um discpulo de Jesus?


O discpulo do Evangelho algum que foi admitido presena do Divino Mestre para servir.
XAVIER, Francisco Cndido. Caminho, Verdade e Vida. Pelo Esprito Emmanuel. Cap. 138

(...) O discpulo sincero, porm, o trabalhador devotado que atinge a luz do Senhor, no em benefcio de Jesus, mas, sobretudo, em favor de si mesmo.
LORENZ, Francisco Valdomiro. A porta do antigo Egito. Cap. 133

A quem Jesus confia misses importantes?


Somente a um hbil general, capaz de o dirigir, se confia o comando de um exrcito. Julgais que Deus seja menos prudente do que os homens? Ficai certos de que s confia misses importantes aos que ele sabe capazes de as cumprir, porquanto as grandes misses so fardos pesados que esmagariam o homem carente de foras para carreg-los. Em todas as coisas, o mestre h de sempre saber mais do que o discpulo; para fazer que a Humanidade avance moralmente e intelectualmente, so precisos homens superiores em inteligncia e em moralidade. Por isso, para essas misses so sempre escolhidos Espritos j adiantados, que fizeram suas provas noutras existncias, visto que, se no fossem superiores ao meio em que tm da atuar, nula lhes resultaria a ao. Isto posto, haveis de concluir que o verdadeiro missionrio de Deus tem de justificar, pela sua superioridade, pelas suas virtudes, pela grandeza, pelo resultado e pela influncia moralizadora de suas obras, a misso de que se diz portador.

KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Cap. 21.

Como podemos nos transformar em legtimos discpulos de Cristo?


Vamos ler o texto da apostila
Pg. 124 apostila antiga 2 ou Pg. 123 apostila revisada 2 Ama a Deus, Nosso Pai (...) aurora divina.
XAVIER, Francisco Cndido. Roteiro. Pelo Esprito Emmanuel. Cap. 13

A misso dos setenta discpulos da Galilia


E DEPOIS disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. (Lc 10:1) Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos. (Lc 10:3) No leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas; e a ningum saudeis pelo caminho. (Lc 10:4) E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa.E, se ali houver algum filho de paz, repousar sobre ele a vossa paz; e, se no, voltar para vs.E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno o obreiro de seu salrio. No andeis de casa em casa. (Lc 10:5-7) E, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que vos for oferecido. (Lc 10:8)

A misso dos setenta discpulos da Galilia


E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: chegado a vs o reino de Deus. Mas em qualquer cidade, em que entrardes e vos no receberem, saindo por suas ruas, dizei: At o p, que da vossa cidade se nos pegou, sacudimos sobre vs. Sabei, contudo, isto, que j o reino de Deus chegado a vs. (Lc 10:9-11) Quem vos ouve a vs, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vs, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou. (Lc 10:16) E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, at os demnios se nos sujeitam. E disse-lhes: Eu via Satans, como raio, cair do cu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpies, e toda a fora do inimigo, e nada vos far dano algum. Mas, no vos alegreis porque se vos sujeitem os espritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos cus. (Lc 10:17-20)

Desenvolvimento de valores morais desinteresse abnegao sacrifcio mansido Liderana positiva coragem dignidade humildade amor

You might also like