You are on page 1of 43

Brigada de Emergncias

CURSO BSICO DE PREVENO DE INCNDIOS

FOGO

DEFINIO :
REAO QUMICA COM DESPRENDIMENTO DE LUZ E CALOR

COMBATE A INCNDIOS

Introduo
nNenhum

sistema de preveno de incndio ser eficaz se no houver o elemento humano preparado para oper - lo . elemento humano , para combater eficazmente um incndio , dever estar perfeitamente treinado . um erro pensar que sem treinamento , algum , por mais hbil que seja , por mais coragem que tenha , por mais valor que possua , seja capaz de atuar de maneira eficiente quando do aparecimento do fogo .

n nEsse

n n

O QUE NECESSRIO PARA QUE HAJA FOGO?

A UNIO DE TRS ELEMENTOS BSICOS:


MAT . COMBUSTVEL CALOR COMBURENTE

TRINGULO DO FOGO

CO

CA

LO

E UR MB TE N

FOGO
MAT.C

OMBU STVE L

QUADRADO DO FOGO
REAO EM CADEIA

SO REAES QUE SE PROCESSAM DURANTE O FOGO PRODUZINDO SUA PRPRIA ENERGIA DE ATIVAO ( CALOR ) ENQUANTO HOUVER SUPRIMENTO DE COMBUSTVEL ( OXIGNIO ) E MATERIAL COMBUSTVEL PARA QUEIMAR .

OXIGNIO

CALOR

COMBUSTVEL

Combusto
nA

corpos, muito freqente na natureza. Ex. Fogo. nDurante esta reao qumica entre o combustveis e os comburentes, ocorrer combinao dos elementos qumicos, originando outros produtos diferentes que so: - Fumaa - calor - Gases - Chama ou incandescncia nFumaa : uma mescla de gases, partculas slidas e vapores de gua. nA cor da fumaa, serve de orientao prtica, indica o tipo do material que est sendo decomposto na combusto.
n

Combusto uma reao qumica entre

Combusto
nFumaa

nos indica que uma queima de combustvel comum. Ex. madeira, tecido, papel, capim, etc.

branca ou cinza

clara :

n nFumaa

originria de combusto incompletas, geralmente produtos derivados de petrleo, tais como, graxas, leos, pneus, plsticos, etc.

negra ou cinza escura :

n nFumaa

nos indica que est queimando um combustvel em que seus gases so altamente txicos. Ex. produtos qumicos , etc.

amarela ou vermelha :

MTODOS DE EXTINO DE INCNDIO

ABAFAMEN TO

1 RETIRA O OXIGNIO DO AR

O NOSSO AR
O AR
1% 21%

78% OXIGENIO NITROGENIO OUTROS GASES

NO EXISTIR FOGO EM AMBIENTES COM MENOS DE 13 % DE O2

MTODOS DE EXTINO DE INCNDIO

RESFRIAME NTO

1 RETIRA O CALOR

METODOS DE EXTINO DE INCNDIOS


s
s

Observao importante !!!!!!!

evidente que nos incndios que deixam resduos como brasas ou calor, devemos prestar muita ateno no resfriamento, pois do contrrio, uma vez extinto o fogo, as brasas remanescentes ou o calor concentrado, reiniciam o incndio ao entrarem em contato com o comburente fornecido pelo ar. O resfriamento deve atingir toda a massa incendiada que se encontra na profundidade. Um servio operado superficialmente no atingir a parte interna do material incendiado, o qual continuar lentamente em combusto.

s s

METODOS DE EXTINO DE INCNDIOS


RESCALDO
s

a operao final de um servio de extino de incndio. Esta operao consiste na movimentao de todo o material slido envolvido pelas chamas, a fim de se ter certeza da no existncia de resduos e a facilidade de um melhor resfriamento, cuja complementao poder ser feita com gua, de forma moderada. Por mais insignificante que seja um incndio, nunca d as costas de imediato para o local do sinistro, pois alm do perigo da reignio, voc poder ser envolvido pelas chamas.

s s

MTODOS DE EXTINO DE INCNDIO

RETIRADA DO MATERIAL COMBUSTVEL

1 - RETIRADA DO MATERIAL COMBUSTVEL DO AMBIENTE INCENDIADO

TRANSMISSO DE CALOR

CONDU O CONVECO IRRADIA O

CONDUO

O TIPO DE TRANSMISSO DE CALOR QUE TRANSMITE A TEMPERATURA MOLCULA MOLCULA . EX : UMA COLHER NA GUA FERVENTE ...

CONVECO

A MASSA DE AR QUENTE SOBE E ENCONTRA UMA MASSA DE AR FRIA E COMO DOIS CORPOS NO OCUPAM O MESMO LUGAR NO ESPAO , H A FORMAO DE UM LOOPING AR QUENTE E AR FRIO . A TEMPERATURA DO AR QUENTE PODE ATINGIR O PONTO DE FULGOR DE ALGUNS MATERIAIS E INICIAR OUTRO INCNDIO EM OUTRO LOCAL .

VEJAM O EXEMPLO ...

CONVECO

IRRADIA O
A TRANSMISSO REALIZADA POR ONDAS CALORFERAS VINDAS DE UMA FONTE DE CALOR .

SOL POR EXEMPLO ...

CLASSES DE INCNDIO

CLASSE -

CLASSE -

CLASSE -

CLASSE A

INCNDIO CLASSE A CARACTERSTICAS :

1 - QUEIMA NA SUPERFCIE E EM PROFUNDIDADE 2 - QUEIMA DEIXANDO RESDUOS OU CINZAS

EXEMPLOS CLASSE A
PAPEL BORRACHA

TECIDO

MADEIRA

PLSTICOS

OUTROS

CLASSE B

INCNDIO CLASSE B CARACTERSTICAS: 1 - Q U E IM A S O M E N T E N A S U P E R F C IE E NO Q U E IM A E M P R O F U N D ID A D E .

EXEMPLOS CLASSE B
G A S O L IN A A C ETO N A

TER

P IX E

LC O O L

GS DE C O Z IN H A

CLASSE C

MATERIAIS ELTRICOS ENERGIZADOS

INCNDIO CLASSE C CARACTERSTICAS:

CLASSE D

METAIS PIROFRICOS
ESTES METAIS NO SO ENCONTRADOS EM NOSSA FBRICA . SO ENCONTRADOS EM INDSTRIAS AUTOMOBILSTICAS POR EXEMPLO . RASPA DE ZINCO , LIMALHAS DE MAGNSIO , ETC ...

TECNICAS DE PREVENO
nNo n nNo

coloque materiais combustveis ou inflamveis dentro das escadas. utilize volume de carga eltrica superior a capacidade instalada. Evite o uso de benjamins ("T") sobrecarregando uma nica tomada. descobertos sem isolamento causam curtoscircuitos. use tomadas defeituosas e nem faa ligaes eltricas improvisadas ("gambiarras"). quando queimam sinal de que algo est com defeito. Nunca os substitua por arame ou moeda.

n nFios

nNo n

nFusveis
n

03 TIPOS DE EXTINTORES

GUA

CO2

PQS

EXTINTORES DE INCNDIO
RESFRIAM ENTO

CLASSE A :
GUA-10 L CLASSE B:

SIM
NO NO NO

CLASSE C : CLASSE D :

EXTINTORES DE INCNDIO
ABAFAMENTO E RESFRIAMENTO

CLASSE CO2 06 Kg

A:

NO

CLASSE

B :

SIM

CLASSE CLASSE

C : D :

SIM NO

EXTINTORES DE INCNDIO
ABAFAMENTO

P QUMICO

PQS

CLASSE
SECO

A : B :

NO

CLASSE SIM SIM PQS


ABNT

CLASSE C : - CR D :

CLASSE NO

Classe dos Incndios

CLASSE DO INCNDIO

Equipamento para Combate a Incndio Hidrante


Os abrigos dos hidrantes geralmente alojam mangueiras de 15 ou 30 metros e bicos que possibilitam a utilizao da gua em jato ou sob a forma de neblina, tipo Universal. sAs mangueiras devem permanecer desconectadas - conexo tipo engate rpido devem estar enroladas convenientemente e sofrer manuteno constante. sDeve ser proibida a utilizao indevida das instalaes de hidrantes. Ex: Lavar pisos
s

Equipamento para Combate a Incndio Hidrante Como utilizar os hidrantes


de parede 1 ) Abra a caixa de incndio . 2 ) Segure o esguicho da mangueira retirando - o da caixa de incndio . 3 ) Abra ento o registro . 4 ) Aps esticar bem a mangueira , dirija o jato de gua para a base do fogo .

TECNICAS DE PREVENO
nARMAZENAMENTO n nManter

DE MATERIAIS

sempre que possvel, a substncia inflamvel longe de fonte de calor e de comburente, como no caso das operaes de solda e oxi-corte. nManter o local de trabalho com a mnima quantidade de inflamveis, apenas para uso dirio. nPossuir depsito fechado e ventilado para armazenamento de inflamveis e, se possvel, longe da rea de trabalho. nProibir que se fume nas reas onde existam combustveis ou inflamveis. O cigarro poder causar incndios de graves propores pois conduz um dos elementos essenciais ao tringulo do fogo.
n n

TECNICAS DE PREVENO

MANUTENO ADEQUADA

n nInstalao

eltrica apropriada: fios expostos ou descascados devem ser evitados, pois podem ocasionar curtoscircuitos, que sero origem de focos de incndio. caso de instalaes mal projetadas, podero provocar aquecimento nos fios. e equipamentos devem sofrer manuteno e lubrificao constantes, para evitar aquecimento por atrito em partes mveis, criando fonte de calor.

n nNo n nMquinas

TECNICAS DE PREVENO

nProcure

conhecer as condies de segurana do seu local de trabalho . No se esquea de verificar a posio de todas as sadas. importante tambm conhecer o funcionamento dos extintores e equipamentos de combate a incndios e os conservar sempre em condies de utilizao. identificar as sadas de emergncia e a localizao dos equipamentos de proteo. Preocupe-se com sua segurana. As portas corta-fogo dos edifcios servem para evitar a entrada de fumaa e calor na escada. No as fixe com calos ou outros materiais.

n n

n nProcure

TECNICAS DE PREVENO
nNo n nEvite n nCuidado n nNo

faa ligaes diretas, nem reforce fusveis. Faa, periodicamente, reviso das instalaes eltricas. o acmulo de material perigoso: papel, madeira, tintas, plsticos, etc. com lcool, gasolina, removedores, ceras e aerossis. Mantenha-os longe de fontes de calor. acenda velas em cima de objetos combustveis.

TECNICAS DE PREVENO
n nNo n nApague n nAo

fume na cama e no jogue fora pontas de cigarro acesas. completamente os cigarros jogados na lixeira.

sentir cheiro de gs de cozinha (GLP), no risque fsforos, nem ascenda a luz, voc poder causar uma exploso. Ventile bem o ambiente abrindo portas e janelas, evitando atrito. solte bales, pois poder provocar uma grande incndio. passagem ao Bombeiro, a emergncia pode ser sua

n nNo n nD

TEL . DO CORPO DE BOMBEIROS NO BRASIL

193

SEGURANAA DO TRABALHO

TCNICO DE SEGURANAA DO TRABALHO THIAGO PEDRO TORRES

You might also like