You are on page 1of 29

O Evangelho Segundo Jesus Cristo

O autor

Jos Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, no dia 16 de Novembro de 1922, embora o registro oficial mencione o dia 18. Seus pais emigraram para Lisboa quando ele ainda no fizera trs anos de idade. Fez estudos secundrios, que no pde continuar por dificuldades econmicas. No seu primeiro emprego foi serralheiro mecnico, tendo depois exercido diversas outras profisses. Publicou o seu primeiro livro, um romance ("Terra do Pecado"), em 1947, ficando sem publicar at 1966. Desde 1976 vive exclusivamente do seu trabalho literrio.

(...)O que ocorre que transponho para o discurso escrito os mecanismos da fala. Afinal, quando ns falamos no estamos a fazer pargrafos nem ponto de interrogao. Falamos como se estivssemos a fazer msica,(...) (Jos Saramago).

A obra: O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de Jos Saramago, publicado em 1991, constitui sua obra mais polmica, por ter sido considerado ofensivo tradio catlica portuguesa. Isso ocasionou, inclusive, um desentendimento com o ento subsecretrio de estado da Cultura Sousa Lara, que o retirou da lista do Prmio Europeu de literatura.

Saramago ateu confesso, mas declara que o fenmeno religioso sempre o interessou. A inspirao para o livro teve origem em uma iluso de tica , quando ele caminhava em frente a uma banca de jornais e pensou ver, entre as manchetes, um cabealho que dizia O evangelho segundo Jesus. Conta que seguiu seu caminho mas, quando voltou para se certificar, no estava escrito nem Cristo nem Jesus. Naquele momento, pensou que seria interessante criar um relato a partir dessa iluso de tica, e a idia se intensificou aps uma visita Pinacoteca de Bologna, na Itlia, aps ver gravuras do artista Albrecht Drer. O primeiro captulo do livro exatamente a descrio de uma dessas figuras.

Introduo:
O Evangelho Segundo Jesus Cristo tem como tema a vida de Jesus, do nascimento morte. Entretanto, um relato humanizado, que desconstri o texto sagrado atravs da crtica e do questionamento a todas as verdades tidas como absolutas na cultura Crist.

Estrutura da Obra
Saramago utiliza, em sua obra, frases e perodos longos, usando a pontuao de uma maneira no convencional. A maioria das suas sentenas so extensas, algumas ocupando mais de uma pgina. Faz constantemente uso de vrgulas, em vez do ponto final, o que torna seu estilo nico na literatura contempornea. Para alguns leitores isso pode parecer incorreto, a princpio causando estranhamento.

Apesar disso, o leitor habitua-se habituafacilmente ao seu ritmo prprio. Os dilogos das personagens so inseridos sem marcao tradicional, utilizando letra maiscula em vez de travesso. Uma das caractersticas desta obra a polifonia. Este tipo de marcao das falas provoca uma sensao de fluxo de conscincia, aproximando-se da aproximandooralidade e levando o leitor a imaginar se um certo dilogo foi real ou apenas um pensamento. Para Jos Saramago, sinais de pontuao so como os de estrada. Se tivssemos menos deles, haveria por certo menos acidentes, porque as pessoas conduziriam com muito mais cuidado .

O Narrador:
O narrador heterodiegtico, onisciente, como se pode observar pelo texto transcrito abaixo:
Daqui a quatro anos Jesus encontrar Deus. Ao fazer esta inesperada revelao, qui prematura luz das regras do bem narrar antes mencionadas, o que se pretende totos bem dispor o leitor deste evangelho a deixardeixar-se entreter com alguns vulgares episdios de vida pastoril.

Ocorrem tambm, durante a obra, dilogos do narrador com o leitor, verificando-se a figura do verificandonarratrio extradiegtico,
(...)adianta(...)adianta-se desde j, para que tenha desculpa quem for tentado a passar frente, nada de substancioso h que venha trazer ao principal da matria. No faltar por a quem esteja protestando que semelhantes miudezas exegticas em nada contribuem para a inteligncia de uma histria afinal arquiconhecida, mas ao narrador deste evangelho no parece que seja a mesma coisa,(...)

O olhar do narrador moderno, fazendo constantemente observaes pertinentes ao mundo atual. O narrador est no presente, contemporneo ao leitor. Em diversos momentos ele faz referncias a fatos e eventos do nosso tempo, como a psicanlise, o automvel, o basquete, a fibra ptica, analisando os fatos a partir do nosso contexto social e cultural.

Construo das Personagens:


Grande parte das personagens so redondas. So mostradas suas necessidades fsicas, seus defeitos e qualidades humanas. Saramago no faz distino entre as personagens histricas ou sagradas, ele humaniza a todos, rebaixando-os categoria de rebaixandohomens comuns.

Arrastando um corpo que fede de putrefao, apesar dos perfumes de que leva embebidas as roupas e ungidos os cabelos pintados, a Herodes s o mantm vivo a fria (...) os vermes que infestam os rgos genitais da real pessoa e que, esses sim, a esto devorando em vida. Sou um homem, vivo, como, durmo, amo como um homem, portanto sou um homem e como homem morrerei.

Imagens Trabalhadas

A obra iniciada com a anlise de uma das gravuras que inspirou Jos Saramago na produo deste texto

As gravuras da Paixo de Cristo do Artista Albrecht Drer, produzidas em preto e branco.

Albrecht Drer

Albrecht Drer

Albrecht Drer

A candeia de azeite, dependurada de um prego do lado da porta, est acesa, mas a chama, como uma pequena amndoa luminosa pairando, mal consegue, trmula, instvel, suster a massa escura que a rodeia e enche de cima a baixo a casa, at aos ltimos recantos, l onde as trevas, de to espessas, parecem terter-se tornado slidas.

O Diabo

Diabo tambm tem corao,(...),Quero hoje fazer bom uso do corao que tenho, aceito e quero que o teu poder se alargue a todos os extremos da terra, sem que tenha de morrer tanta gente(...)

Depois, meu filho, j to disse, ser uma histria interminvel de ferro e de sangue, de fogo e cinzas, um mar infinito de sofrimento e de lgrimas,(...)Ento o Diabo disse, preciso ser-se serDeus para gostar tanto de sangue.

A DESCONSTRUO DAS FIGURAS DE DEUS, DO DIABO E DO HOMEM NA FIGURA DE JESUS CRISTO


Deus mostrado como um ser ambicioso, manipulador e autoritrio, algum que deseja o mundo todo para si. O homem mostrado como um simples joguete em suas mos. Jesus seria um instrumento para alargar a influncia do poder de Deus, e em contrapartida se alargar tambm o poder do Diabo, pois ambos so complementares, os limites de um so os limites do outro. O Diabo parece tambm perturbado com a descrio das mortes que futuramente ocorrero em nome de Deus. Deus mostra-se intransigente e inflexvel e diz que quer o Diabo mostracomo ele , ou ainda pior do que ele , porque o Bem que Deus no existiria sem o Mal que o Diabo, a morte de uma seria a morte do outro.

O Diabo, ao se despedir de Deus, diz: At sempre. A dualidade Bem e Mal acompanhar o homem eternamente.

A Humanizao de Cristo.
A figura de Jesus, rompe com todos os conceitos j conhecidos e repassados pelo Cristianismo. O escritor apresenta um Jesus humanizado, com uma gama de sentimentos inerentes ao homem, com suas dvidas, suas paixes, seus anseios, medos, desejos, todas as mazelas a que os homens esto expostos. Em sua narrativa, Saramago no tem preocupao em reafirmar as virtudes de Cristo ou sacraliz-lo. sacralizSeu objetivo apenas criar uma fico em torno desse personagem to conhecido, e o faz brilhantemente. O Jesus de Saramago difere do bblico desde o momento de sua concepo, quando este contraria o dogma da virgindade de Maria, relatando a relao durante a qual Jesus foi concebido.

O rebaixamento do filho de Deus condio humana ocorre em todo o romance, desde o nascimento de Cristo at o momento de sua morte. A demonstrao de rebeldia e a resistncia vontade do Pai antagnica quela que nos apresentada no texto sagrado, embora haja semelhanas na linguagem. Quando se v sem escolha, Jesus cede vontade Divina e aceita o seu destino. Podemos perceber que o Jesus de Saramago um prottipo do ser humano, do homem comum, com toda a variada gama de humores e sentimentos que a este caracterizam.

No momento final da crucificao, Jesus colocacoloca-se em oposio a Deus, quando diz suas ltimas palavras:

Homens, perdoai-lhe, perdoaiporque ele no sabe o que fez .

You might also like