You are on page 1of 21

GESTO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Orientador: Jlio Chompanidis

EQUIPE:
ANA PAULA GUEDES CINTIA NASCIMENTO CLUDIA MARIA CHAVES VIVIANA CARDOSO

INTRODUO
O presente projeto referente ao estudo da viabilidade da implementao da Loja Porto da Moda onde trabalhar com confeces, bijuterias e acessrios que tem a previso de ser estabelecida no centro da cidade de Camaari-BA. A Porto da Moda foi estruturada de forma a possibilitar inovao, praticidade e excelncia no atendimento.

INFORMAES ESPECIFICAS


Raz S cial:

rt

a s

a rt a

rci LTD l za

Sl ga : Vista-s , tr v c .

LOGOMARCA

S I S
AULA GUEDES  INTIA NAS I ENT  LUDIA ARIA HAVES  VIVIANA ARD S
 ANA

SEGMENTAO
Seu segmento ser o varejo de bens de consumo durveis, onde ser comercializado produtos que os clientes tm um maior hbito de compra, e com sua linha diversificada a Porto da Moda procura atender s necessidades de seus clientes, dessa forma oferece um preo apropriado ao seu pblico-alvo que constitudo por mulheres, porm com uma ambio futura de ser uma empresa de grande porte.

MISSO
Oferecer aos clientes, dentro dos padres ticos, alternativas que atendam sua disponibilidade de tempo, fornecendo servios confiveis e de qualidade com pontualidade e segurana, trazendo inovao ao ramo de beleza.

VISO
Ser reconhecida no mercado de atuao pela variedade e qualidade de produtos, excelncia no atendimento e incentivo ao desenvolvimento de nossos colaboradores. O cliente a nossa prioridade.

VALORES
Buscar no dia a dia a aplicao da tica para com nossos colaboradores e fornecedores, por meio de atitudes, honestas, dignas e respeitosas.

RESPONSABILIDADE
Zelar pelo patrimnio da empresa, como mquinas, equipamentos, produtos e instalaes. Praticamos o sigilo e a confidencialidade no uso das informaes em nosso dia a dia.

LAYOUT

Fonte: Sugerido pelo SEBRAE

ANLISE DO PONTO
Os scios pretendem estabelecer a loja no centro da cidade de Camaari, mais precisamente na Rua Costa Pinto, onde se concentram outras empresas do mesmo segmento varejista. Ou seja, o local constitui um cluster (aglomerado de lojas). A localizao privilegiada devido grande movimentao de pessoas e facilidade de acesso por todos que vo para o centro da cidade.

Porto da Moda.

Mapa do centro da cidade de Camaari com a localizao da Porto da moda indicada

FUNCIONAMENTO


 

H rri as 8:00 s 20:00 , ac a a c rci l cal; Us cr iri s ara at 90 ias; N av r gra s st s (alt gir st ); a al c ta corporativa.

CLIENTES
O pblico-alvo da Porto da Moda ser formado por mulheres, sem discriminao de idade, raa, classe social ou religio.

Aspectos analisados para identificao do pblico-alvo


Dados: Caractersticas da Porto da Moda relacionados:

GEOGRFICOS (pases, regies, cidades, bairros).

A ser estabelecida na cidade de Camaari-BA. A posio no municpio ser o centro da cidade, onde h grande movimento de pessoas de todas as classes. Como a cidade no grande, uma nica loja cobre todo o municpio. Pblico-alvo do sexo feminino, com faixa etria diversificada; nvel escolar diversificado, sem discriminao de renda. Pessoas que trabalham bastante, no tm muito tempo disponveis e buscam conseguir satisfao e comodidade. H sazonalidades: as vendas ocorrem com mais volume nos perodos de festividades (Dia das Mes, So Joo, Natal, por exemplo). A clientela busca atendimento personalizado, aplicao real do conceito de consultores de vendas e desejam se fidelizar loja, indo ao estabelecimento com freqncia.

DEMOGRFICOS (sexo, idade, renda, educao). PSICOGRFICOS (estilos de vida, atitudes). COMPORTAMENTAIS (ocasies de compra, hbitos de consumo, benefcios procurados, taxa de uso).

CONCORRENTES
CONCORRENTES DIKA MODAS PIMENTA DE CHEIRO PASSARELA MODAS ILHA BELA SERVIOS LOCALIZAO Produtos de confeces, Centro acessrios e bijuterias. Produtos de confeces, Centro acessrios e bijuterias. Produtos de confeces, Centro acessrios e bijuterias. Produtos de confeces, Centro acessrios e bijuterias.

N ssv l c ta ilizar a a ti a i f r ais, is a r ria i f r ali a faz c r gistr s.

c rr t s aja

PORTO DA MODA
PONTOS FORTES

A localizao, a qualidade dos produtos, aumento na demanda, bom atendimento e os preos. O fato de estar se iniciando no ramo e possuir concorrentes de peso conforme citado anteriormente, alm da falta de estacionamento devido localizao da loja.

PONTOS FRACOS

FORNECEDORES
A escolha dos fornecedores ser muito bem avaliada pela empresa pois, alm da anlise do preo e da qualidade do produto, devero ser escolhidos os fabricantes que melhor se identificam com o perfil do seu pblico-alvo e que estejam dispostos a desenvolver um trabalho de parceria que facilite a negociao, de modo a proporcionar vantagens para si e para a Porto da Moda.

Exemplo de parceria: merchandising (propaganda do fornecedor no ponto de venda)

VIABILIDADE DO PROJETO
Para analisar se o negcio ser vivel, preciso realizar um estudo do ambiente, para se tomar conhecimento sobre as variveis com que se ter de lidar. Quando bem realizado, esse estudo poder direcionar e otimizar os esforos e recursos desprendidos na alavancagem do projeto. Cabe ressaltar que a anlise tambm poder resultar na deciso de abandon-lo.

Ferramenta utilizada: anlise de SWOT.

ANLISE DE SWOT
FATORES EXTERNOS OPORTUNIDADES y

AMEAAS t a ci a L gisla ; Carga tri r sas;  Muit s c c rr t s a r gi . tria ara as icr

Cr sci (s ci c a ali a

t ic a cr sc ; r t

v lvi

str t ral); r r t s l r

Nv l

a sig ificativ . F FORAS ES I E S FRAQUEZAS y rcial a ci a ); No h estacionamento para clientes.

Facili a

ac ss ; tr c s rva a;

a l caliza (c Estrutura c

Foco em produtos voltados para moda femi i a.

CONCLUSO
Por meio do contedo desenvolvido neste plano de neg cio, foi possvel levantar os itens necessrios para a implementao do empreendimento, ue so a campanha publicitria, o evento de inaugurao, o estudo das possveis fontes de financiamento, a coleta das informa es necessrias para a operacionalizao do projeto (consultorias e necessidades de treinamento) e o capital de giro inicial, incluindo o estoque e o caixa iniciais. Para uma completa anlise da viabilidade do neg cio, ainda se fazem necessrias prospec es de possveis cenrios futuros e a anlise das proje es financeiras da Porto da Moda a curto e a longo prazo, como balanos, demonstra es de resultados e fluxos de caixa e a comparao da Taxa Interna de Retorno com o custo do capital.

REFERNCIAS
Heldman, kim. Gerncia de Projeto. 2. ed. Rio de Janeiro, editora campus, 2004. Xavier, Carlos Magno, Chueri, Luciana. Metodologia de Gerenciamento de Projeto no terceiro Setor. Rio de Janeiro, editora Brasport, 2008. Bangs, Davi. Planejamento de Marketing. So paulo, editora Nobel, 1994. Daychoum, Merhy. 40 Ferramentas e tcnicas de gerenciamentos. 3. ed. Rio de Janeiro, editora Brasport, 2007. Matos, Jos Gilvomar, Matos, Rosa Maria, Almeida, Josimar. E-papers Servios editoriais Ltda, 2007. Young, S.David, O' Byrne, Stephen. EVA e Gesto Baseada em Valor. Porto Alegre, editora Bookman, 2001. International Institute of Business Analysis. O Guia para o Corpo de Conhecimento de Anlise de Negcios (verso em portugus). IIBA, Ontrio, Canad, 2011. NASSAR, Andr et al. Economia e Gesto dos Negcios Agroalimentares. So Paulo, Thomson, 2005

You might also like