You are on page 1of 34

Direito Empresarial

A

empresa, o empresrio e as sociedades empresariais Os contratos empresariais Os ttulos de crdito Falncia

Direito empresarial


Ramo do Direito privado que regula as relaes entre a empresa ( atividade econmica organizada) e os empresrios, bem como os ttulos de crdito (duplicatas, cheques, letras de cmbio) e a insolvncia (falncia e recuperao da empresa).

Empresrio


Pessoa fsica (empresrio individual) ou jurdica (sociedade empresarial) que exerce profissionalmente atividade econmica organizada para produo ou circulao de bens e de servios Art. 966 do Cdigo Civil. aquele que toma a iniciativa de organizar uma atividade econmica de produo ou circulao de bens ou de servios, podendo ser tanto uma pessoa fsica ou jurdica.

Empresrio - Caractersticas


  

profissionalismo: que pressupe na habitualidade pessoalidade. No o scio da sociedade, quem organiza, exerce a profisso de forma individualizada. uma pessoa fsica que exerce a atividade empresria. atividade: de exercer atividade econmica organizada; o que representa a empresa. A empresa a atividade que ela desenvolve, e no o estabelecimento comercial sozinho. a unio dos dois aspectos: o dinmico atividade, e o esttico: estabelecimento comercial (local). economicidade: so os fins lucrativos. O empresrio ao desenvolver sua atividade visa lucros. organizao: organizada em torno de 04 fatores de produo: o capital, a mo-de-obra, insumos e tecnologia. produo ou circulao de bens e prestao ou circulao de servios: o fim buscado.

Empresa


O conceito tirado do art. 966 (empresrio) e do que fala em estabelecimento comercial, pois autnomo, no se confunde com empresrio, e estabelecimento (art. 1142).

Empresa
um objeto de relaes jurdicas. uma abstrao jurdica que compe dois aspectos:


ASPECTO ESTTICO: o estabelecimento (o conjunto de bens que podem ser mveis, imveis, e imateriais (ex.: o ponto que tem valor por si s)). ASPECTO DINMICO: so as atividades que ela desempenha. So as relaes jurdicas (organizao interna, contratos, imagens, capital social).

Sociedades empresariais


Para a formao da sociedade comercial necessrio que exista o acordo de vontades entre duas ou mais pessoas. Com o objetivo de formalizar a vontade entre os scios, tem-se a celebrao de um termo, a partir do qual, dar-se- origem sociedade.

Sociedade empresarial modalidades




De fato ou no personificadas: so aquelas consideradas informais, que no possuem registro nos rgos competentes, no tem personalidade jurdica, mas os scios possuem responsabilidade ilimitada. Irregulares: so aquelas que deixam de cumprir algumas das formalidades impostas pela lei, mas conservam sua personalidade jurdica. A responsabilidade dos scios tambm ilimitada.

Sociedade empresarial modalidades




De direito ou personificadas: aquela devidamente registrada nos rgos competentes, que segue as regras impostas pela lei. A responsabilidade dos scios se dar de acordo com o tipo de sociedade em que ele se enquadra.

Sociedade empresarial


Pessoa Jurdica A pessoa jurdica, assim como a pessoa fsica, considerada sujeito de direito, podendo estar em juzo como autor ou ru de demandas, tendo domiclio em seu prprio nome.

Sociedade empresarial
 

Pessoa Jurdica Nascimento: vontade das partes e registro nos rgos competentes. Extino: falta de vontade entre as partes dissoluo/liquidao/partilha. Modificao na estrutura:
   

Fuso: unem-se duas ou mais sociedades para formar uma terceira; Transformao: sociedade passa de um tipo para outro; Ciso: sociedade transfere o patrimnio para uma ou mais sociedades; Incorporao: uma ou mais sociedades so absolvidas por outra.

Sociedade empresarial
Interligao da sociedade


Coligada: quando uma sociedade participa com 10% ou mais, do capital da outra, sem control-la (porm vedada a participao recproca das sociedades). Controladora: a titular dos direitos dos scios, que lhe assegure, de modo permanente, preponderncia nas deliberaes sociais e tem o poder de eleger a maioria dos administradores da sociedade controlada. A controladora tem as mesmas obrigaes que o acionista controlador.

Sociedade empresarial
Interligao da sociedade
 

Subsidiria integral: tem como nico acionista uma outra sociedade que deve ser brasileira. Grupo de sociedades: constitudo pela controladora e suas controladoras, combinado esforos ou recursos para empreendimentos comuns. Consrcio: contrato pelo qual duas ou mais sociedades, sob o mesmo controle ou no, se comprometem a executar, em conjunto, determinado empreendimento. O consrcio no tem personalidade jurdica e no induz solidariedade.

Desconsiderao da pessoa jurdica




Oriunda da prtica abusiva e fraudulenta de alguns scios da sociedade, o que desencadeou vrias leses a terceiros de boa-f.

Sociedades empresrias


Sociedade limitada: relaciona-se s atividades de pequeno e mdio porte e firmada atravs de um contrato entre os scios, chamado de contrato social. Sociedades Annimas: se constituem por meio da participao societria mediante aes dos scios (scios acionistas). O documento de formalizao entre os acionistas o estatuto social.

Obrigaes gerais das Sociedades Empresrias




Registro na junta comercial antes de iniciar as suas atividades; Manter as escrituraes regulares de seu negcio; Levantar demonstraes contbeis peridicas.

rgo de registro das empresas




DNRC rgo Federal Juntas Comerciais: rgos estaduais

Contratos empresariais Franquia




O contrato de franquia resultante de conjuno de outras modalidades contratuais, quais sejam, a licena do uso de marca e a prestao de servios da empresa. Caractersticas:
 

No subordinao entre o franqueador e o franqueado; Pagamento de uma importncia ao franqueador a ttulo de taxa e de porcentagens dos produtos vendidos; Direito de exclusividade do franqueado.

Contratos empresariais Leasing




Contrato do qual uma pessoa jurdica arrenda a uma pessoa fsica ou jurdica, por prazo certo, um bem comprado pela primeira, de acordo com os critrios estabelecidos pela segunda, podendo o arrendatrio adquirir o bem arrendado ao final do termo, mediante a opo de compra, por um preo residual, previamente fixado. Modalidades:
 

Financeiro Leaseback (leasing de retorno)

Contratos empresariais Carto de crdito




O sistema de carto de crdito compreende o emissor, os titulares do carto e o fornecedor. Estes sistemas so conhecidos, normalmente, pelas empresas que administram os cartes atravs de algumas bandeiras, como, por exemplo: Visa, Dinners, Master Card, etc. Partes envolvidas: titular, emissor e fornecedor

Contratos empresariais Carto de crdito




Espcies de carto


Carto de credenciamento: aquele emitido por uma empresa em favor de seus prprios clientes, dando-lhes a possibilidade de adquirirem bens ou servios para pagamento posterior (no so considerados verdadeiros cartes de crdito) Carto de crditos verdadeiros: do aos seus titulares a faculdade de adquirirem bens ou servios nos mais diversos estabelecimentos filiados ao sistema, sendo limitado seu uso nestes locais.

Classificao: consensual, bilateral, oneroso, solene, pessoal.

Contratos empresariais Shoping Center




Contrato pelo qual uma pessoa jurdica ou fsica contrata um espao comercial com outra pessoa jurdica, por tempo determinado, mediante pagamento de res sperata e preo mensal previamente fixado, a ttulo de alugueres, podendo pagar um valor mensal varivel no percentual sobre o faturamento, bem como taxa de publicidade.

Contratos empresariais Shoping Center




Peculiaridades:


 

Res sperata (coisa esperada) valor pago pelo lojista para entrar no shoping center. Aluguel mnimo + porcentagem sobre faturamento valor mnimo de aluguel por ms e, caso o lojista efetue vendas acima de um percentual, ter incidido uma taxa flutuante sobre o faturamento lquido. 13 aluguel cobrana em dobro no final do ano Publicidade taxa referente a publicidade paga pelo lojista, a fim de promover o shoping center (paga diretamente Associao de Lojistas que o represente).

Ttulos de crdito


Documento formal com fora executiva , representando uma dvida lquida, certa e exigvel, de circulao desvinculada do negcio que o originou. Caractersticas:
  

Autonomia: desvinculao da causa do ttulo em relao a todos os obrigados; Literalidade: o ttulo deve ser literal porque sua existncia se regula pelo teor de seu contedo; Cartularidade: o ttulo se materializa em uma crtula, ou seja, num papel ou documento. Para que seja exercitado o crdito necessria a apresentao do documento.

O aval e a fiana


No aval como ocorre na fiana, o avalista se obriga pelo avalizado, comprometendo-se a satisfazer a obrigao, no todo ou em parte, caso o devedor principal no cumpra. O avalista que paga sub-roga-se nos direitos derivados da propriedade do ttulo.

Nota Promissria


Promessa direta de pagamento do devedor ao credor, constituda atravs de um documento escrito e solene, pelo qual algum se obriga a pagar a outrem uma quantia em dinheiro.

Duplicata


Ttulo de crdito que pode ser emitido em carter mercantil ou para prestao de servios. Somente pode ser emitida nas hipteses previstas em lei, ou seja, quando a relao tiver origem em uma compra e venda mercantil. O aceite da duplicata obrigatrio. Duplicata de prestao de servios pode ser emitida em sociedades que sejam prestadoras de servios, sendo substitudas aos mesmo regime das duplicatas mercantis.

 

Cheque


Ordem de pagamento vista, dirigida a algum para pagar a um terceiro ou a prprio emitente. Podem ser nominativos, ordem ou ao portador. Para o cheque ser considerado vlido necessrio que existam fundos em poder do sacado e, tambm, que o sacado seja um banco ou instituio financeira equiparada.

Endosso


Meio para transferir o direito que algum possui sobre o ttulo a um terceiro. O endossante transfere ao endossatrio os direitos nele incorporados. Modalidades:


Em branco: basta a assinatura pura e simples no verso do ttulo; Em preto: o endossante designa, acima de sua assinatura, o nome do endossatrio.

Protesto


Formalismo extrajudicial, porm solene e que serve de prova de que o devedor no pagou o ttulo (no aceite = ttulo sujeito ao aceite). Serve de prova na apresentao do ttulo no tempo devido, no tendo o portador, apesar de sua diligncia, obtido o que pretendia. Visa garantir o direito de regresso e deve ser tirado no lugar em que o ttulo deve ser aceito ou pago.

Concordata


Contrato entre devedor e credores + terceiro no contratante (o Estado-juiz) que visa a reabilitao do devedor em estado temporrio de insolvncia.

Finalidade real: fazer o devedor ganhar tempo para negociar dvidas ou preparar sua empresa para a falncia (limpeza)

Falncia


Forma jurdica de solucionar a situao jurdica do comerciante que no cumpre, no vencimento, com obrigaes lquidas e certas

Finalidade:

liquidao

do

patrimnio

do

devedor insolvente

Crime falimentar

Todo e qualquer ato praticado antes, durante e at mesmo aps a falncia, com o objetivo de prejudicar credores em benefcio prprio.

You might also like