You are on page 1of 46

Brigada de Emergncias

CURSO BSICO DE PREVENO DE INCNDIOS

DEFINIO:

REAO QUMICA COM DESPRENDIMENTO DE LUZ E CALOR

COMBATE A INCNDIOS

Introduo

Nenhum sistema de preveno de incndio ser eficaz se no houver o elemento humano preparado para oper-lo. Esse elemento humano, para combater eficazmente um incndio, dever estar perfeitamente treinado. um erro pensar que sem treinamento, algum, por mais hbil que seja, por mais coragem que tenha, por mais valor que possua, seja capaz de atuar de maneira eficiente quando do aparecimento do fogo.

O QUE NECESSRIO PARA QUE HAJA FOGO?


A UNIO DE TRS ELEMENTOS BSICOS:
MAT.COMBUSTVEL CALOR COMBURENTE

TRINGULO DO FOGO

FOGO

QUADRADO DO FOGO
REAO EM CADEIA

SO REAES QUE SE PROCESSAM DURANTE O FOGO PRODUZINDO SUA PRPRIA ENERGIA DE ATIVAO (CALOR) ENQUANTO HOUVER SUPRIMENTO DE COMBUSTVEL(OXIGNIO) E MATERIAL COMBUSTVEL PARA QUEIMAR.

OXIGNIO

CALOR

COMBUSTVEL

Combusto

freqente na natureza. Ex. Fogo. Durante esta reao qumica entre o combustveis e os comburentes, ocorrer combinao dos elementos qumicos, originando outros produtos diferentes que so: Fumaa calor Gases Chama ou incandescncia Fumaa: uma mescla de gases, partculas slidas e vapores de gua. A cor da fumaa, serve de orientao prtica, indica o tipo do material que est sendo decomposto na combusto.

A Combusto uma reao qumica entre corpos, muito

Combusto

Fumaa branca ou cinza clara: nos indica que


uma queima de combustvel comum. Ex. madeira, tecido, papel, capim, etc.

Fumaa negra ou cinza escura: originria de


combusto incompletas, geralmente produtos derivados de petrleo, tais como, graxas, leos, pneus, plsticos, etc.

Fumaa amarela ou vermelha : nos indica que est


queimando um combustvel em que seus gases so altamente txicos. Ex. produtos qumicos , etc.

MTODOS DE EXTINO DE INCNDIO

ABAFAMENTO

1 RETIRA O OXIGNIO DO AR

O NOSSO AR
O AR
1% 21%

78% OXIGENIO NITROGENIO OUTROS GASES

NO EXISTIR FOGO EM AMBIENTES COM MENOS DE 13 % DE O2

MTODOS DE EXTINO DE INCNDIO

RESFRIAMENTO

1 RETIRA O CALOR

METODOS DE EXTINO DE INCNDIOS


s
s

Observao importante !!!!!!!


evidente que nos incndios que deixam resduos como brasas ou calor, devemos prestar muita ateno no resfriamento, pois do contrrio, uma vez extinto o fogo, as brasas remanescentes ou o calor concentrado, reiniciam o incndio ao entrarem em contato com o comburente fornecido pelo ar. O resfriamento deve atingir toda a massa incendiada que se encontra na profundidade. Um servio operado superficialmente no atingir a parte interna do material incendiado, o qual continuar lentamente em combusto.

METODOS DE EXTINO DE INCNDIOS


RESCALDO
s

a operao final de um servio de extino de incndio. Esta operao consiste na movimentao de todo o material slido envolvido pelas chamas, a fim de se ter certeza da no existncia de resduos e a facilidade de um melhor resfriamento, cuja complementao poder ser feita com gua, de forma moderada. Por mais insignificante que seja um incndio, nunca d as costas de imediato para o local do sinistro, pois alm do perigo da reignio, voc poder ser envolvido pelas chamas.

MTODOS DE EXTINO DE INCNDIO

RETIRADA DO MATERIAL COMBUSTVEL

1- RETIRADA DO MATERIAL COMBUSTVEL DO AMBIENTE INCENDIADO

TRANSMISSO DE CALOR

CONDUO

O TIPO DE TRANSMISSO DE CALOR QUE TRANSMITE A TEMPERATURA MOLCULA MOLCULA . EX: UMA COLHER NA GUA FERVENTE...

CONVECO

A MASSA DE AR QUENTE SOBE E ENCONTRA UMA MASSA DE AR FRIA E COMO DOIS CORPOS NO OCUPAM O MESMO LUGAR NO ESPAO, H A FORMAO DE UM LOOPING AR QUENTE E AR FRIO. A TEMPERATURA DO AR QUENTE PODE ATINGIR O PONTO DE FULGOR DE ALGUNS MATERIAIS E INICIAR OUTRO INCNDIO EM OUTRO LOCAL.

VEJAM O EXEMPLO...

CONVECO

IRRADIAO

A TRANSMISSO REALIZADA POR ONDAS CALORFERAS VINDAS DE UMA FONTE DE CALOR .

SOL POR EXEMPLO...

CLASSES DE INCNDIO

CLASSE -

A
C

CLASSE -

CLASSE -

CLASSE -

INCNDIO CLASSE A -

CARACTERSTICAS:

1 - QUEIMA NA SUPERFCIE E EM PROFUNDIDADE 2 - QUEIMA DEIXANDO RESDUOS OU CINZAS

EXEMPLOS CLASSE A
PAPEL BORRACHA

TECIDO

MADEIRA

PLSTICOS

OUTROS

INCNDIO CLASSE B -

CARACTERSTICAS:

1 - QUEIMA SOMENTE NA SUPERFCIE E NO QUEIMA EM PROFUNDIDADE.

EXEMPLOS CLASSE B
GASOLINA ACETONA

TER

PIXE

LCOOL

GS DE COZINHA

INCNDIO CLASSE C -

CARACTERSTICAS:

MATERIAIS ELTRICOS ENERGIZADOS

METAIS PIROFRICOS
ESTES METAIS NO SO ENCONTRADOS EM NOSSA FBRICA . SO ENCONTRADOS EM INDSTRIAS AUTOMOBILSTICAS POR EXEMPLO. RASPA DE ZINCO, LIMALHAS DE MAGNSIO , ETC...

03 TIPOS DE EXTINTORES

GUA

CO2

PQS

EXTINTORES DE INCNDIO
RESFRIAMENTO

CLASSE A : SIM
GUA-10 L CLASSE B : CLASSE C : CLASSE D : NO NO NO

EXTINTORES DE INCNDIO
ABAFAMENTO E RESFRIAMENTO

CLASSE A : CO2 06 Kg

NO

CLASSE B :

SIM

CLASSE C : CLASSE D :

SIM NO

EXTINTORES DE INCNDIO
ABAFAMENTO

PQS
P QUMICO SECO

CLASSE A : CLASSE B : CLASSE C :

NO SIM SIM - CR NO

PQS
ABNT

CLASSE D :

Classe dos Incndios

CLASSE DO INCNDIO

Equipamento para Combate a Incndio Hidrante


s

Os abrigos dos hidrantes geralmente alojam mangueiras de 15 ou 30 metros e bicos que possibilitam a utilizao da gua em jato ou sob a forma de neblina, tipo Universal. As mangueiras devem permanecer desconectadas - conexo tipo engate rpido devem estar enroladas convenientemente e sofrer manuteno constante. Deve ser proibida a utilizao indevida das instalaes de hidrantes. Ex: Lavar pisos

Equipamento para Combate a Incndio Hidrante


1) Abra a caixa de incndio. 2) Segure o esguicho da mangueira retirando-o da caixa de incndio. 3) Abra ento o registro.

Como utilizar os hidrantes de parede

4) Aps esticar bem a mangueira, dirija o jato de gua para a base do fogo.

TECNICAS DE PREVENO

ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS Manter sempre que possvel, a substncia inflamvel longe de fonte de calor e de comburente, como no caso das operaes de solda e oxi-corte. Manter o local de trabalho com a mnima quantidade de inflamveis, apenas para uso dirio. Possuir depsito fechado e ventilado para armazenamento de inflamveis e, se possvel, longe da rea de trabalho. Proibir que se fume nas reas onde existam combustveis ou inflamveis. O cigarro poder causar incndios de graves propores pois conduz um dos elementos essenciais ao tringulo do fogo.

TECNICAS DE PREVENO

MANUTENO ADEQUADA

Instalao eltrica apropriada: fios expostos ou descascados devem ser evitados, pois podem ocasionar curtos-circuitos, que sero origem de focos de incndio. No caso de instalaes mal projetadas, podero provocar aquecimento nos fios. Mquinas e equipamentos devem sofrer manuteno e lubrificao constantes, para evitar aquecimento por atrito em partes mveis, criando fonte de calor.

TECNICAS DE PREVENO

Procure conhecer as condies de segurana do seu local de trabalho . No se esquea de verificar a posio de todas as sadas. importante tambm conhecer o funcionamento dos extintores e equipamentos de combate a incndios e os conservar sempre em condies de utilizao. Procure identificar as sadas de emergncia e a localizao dos equipamentos de proteo. Preocupe-se com sua segurana. As portas corta-fogo dos edifcios servem para evitar a entrada de fumaa e calor na escada. No as fixe com calos ou outros materiais.

TECNICAS DE PREVENO

No coloque materiais combustveis ou inflamveis dentro das escadas. No utilize volume de carga eltrica superior a capacidade instalada. Evite o uso de benjamins ("T") sobrecarregando uma nica tomada. Fios descobertos sem isolamento causam curtos-circuitos. No use tomadas defeituosas e nem faa ligaes eltricas improvisadas ("gambiarras"). Fusveis quando queimam sinal de que algo est com defeito. Nunca os substitua por arame ou moeda.

TECNICAS DE PREVENO

No faa ligaes diretas, nem reforce fusveis. Faa, periodicamente, reviso das instalaes eltricas. Evite o acmulo de material perigoso: papel, madeira, tintas, plsticos, etc. Cuidado com lcool, gasolina, removedores, ceras e aerossis. Mantenha-os longe de fontes de calor. No acenda velas em cima de objetos combustveis.

TECNICAS DE PREVENO

No fume na cama e no jogue fora pontas de cigarro acesas. Apague completamente os cigarros jogados na lixeira. Ao sentir cheiro de gs de cozinha (GLP), no risque fsforos, nem ascenda a luz, voc poder causar uma exploso. Ventile bem o ambiente abrindo portas e janelas, evitando atrito. No solte bales, pois poder provocar uma grande incndio. D passagem ao Bombeiro, a emergncia pode ser sua residncia.

TEL. DO CORPO DE BOMBEIROS NO BRASIL

193

You might also like