You are on page 1of 15

Raimundo Nina Rodrigues (1862-1906) 1862-1906)

Nasceu em Vargem Grande, no Maranho. Maranho. Filho de um coronel, cursou a Faculdade de Medicina da Bahia, sendo incorporado como catedrtico da mesma em 1891. 1891.Defendeu a introduo da rea de Medicina Criminal nas faculdades de Direito e a instituio de manicmios judicirios no Brasil. Brasil. Principais obras e ensaios etnogrficos: etnogrficos: - Os mestios brasileiros (1890) 1890) -- Antropologia patolgica: os mestios (1890) patolgica: 1890) - As raas humanas e a responsabilidade penal no Brasil (1894) 1894) - Negros criminosos no Brasil (1895) 1895) - A Medicina Legal no Brasil (1895) 1895) - Animismo fetichista dos negros baianos (1896) 1896) - A loucura epidmica de Canudos (1897) 1897) - Antonio Conselheiro e os jagunos (1897) 1897) - Mestiagem, degenerescncia e crime (1899) 1899) - Atavismo psquico e parania (1902) 1902) - Os africanos no Brasil (1890-1906); publicado em 1933 1890-1906)

Quando vemos homens, como Bleek, refugiarem-se dezenas Bleek, refugiareme dezenas de anos nos centros da frica somente para estudar uma lngua e coligir uns mitos, ns que temos o material em casa, que temos a frica em nossas cozinhas, como a Amrica em nossas selvas, e a Europa em nossos sales, nada havemos produzido neste sentido! uma desgraa. ...) desgraa.(...) O negro no s uma mquina econmica; ele econmica; antes de tudo, malgrado sua ignorncia, um objeto de cincia (Silvio Romero, 1888 apud Rodrigues, 2004:12). 2004:12)

SIGNIFICADO DA OBRA : Nina Rodrigues empreendeu um esforo etnogrfico indito. indito. Descreveu uma srie de prticas culturais de populaes negras no Brasil, reunindo dados retirados de fontes escritas e orais sobre os ltimos africanos no Brasil . Foi um dos primeiros autores brasileiros a colocar o problema do negro como uma questo fundamental para a compreenso da sociedade brasileira. brasileira.

Perspectivas tericas do autor: autor: Seu parmetro de anlise cientfica baseava-se na cincia baseavapositivista: positivista: observao documentada, minuciosa e severa , realizada com iseno e imparcialidade (Rodrigues, 1935). 1935) Contudo, seu enfoque nos valores culturais, folclore, lnguas, religies, festas populares e mitologia orientava-se orientavapelo determinismo biolgico presente nas teorias raciais do final do sculo XIX. XIX. Desta forma, a natureza e forma do sentimento religioso dos negros baianos, a persistncia do fetichismo africano e da liturgia (feitio, estado de possesso, orculos, sacrifcios, ritos funerrios) concebida como produto da incapacidade psquica das raas inferiores para as elevadas abstraes do monotesmo (Rodrigues,1935:13) (Rodrigues,1935:13) propensos sugesto, sonambulismo e histeria. histeria.

Adepto da antropologia criminal de Cesare Lombroso (1876: L Uomo Delinquente ) Determinismo biolgico (indivduos vistos como a soma do seu grupo racio-cultural, racio-cultural, eugenia) >> darwinismo social Raa: conceito no questionado

Influenciado pelas teorias raciais (Gobineau): inferioridade (Gobineau): das raas negras seria o produto da marcha desigual do desenvolvimento filogentico da humanidade - momentos diferentes de civilizao: Para a cincia a inferioridade da raa negra nada mais do que um fenmeno de ordem perfeitamente natural, produto da marcha desigual do desenvolvimento filogentico da humanidade nas suas diversas divises ou sees outra fase de desenvolvimento intelectual e moral. A igualdade falsa, s existe na mo dos juristas, porque sem ela no existiria a lei Proposta de um Cdigo Criminal diferente para negros e brancos capacidades diversas exigiriam leis diversas.

Quadros sinpticos, 1878, Brasil (Schwarcz, 1996: 158)

Mensurao de crnio para identificao criminal. s/d, Paris.

Desigualdade na capacidade evolutiva e civilizadora de negros e brancos: brancos: O negro, principalmente, inferior ao branco, a comear da massa enceflica, que pesa menos, e do aparelho mastigatrio que possui caracteres animalescos, at as faculdades de abstrao, que nele to pobre e fraca. fraca. Quaisquer que sejam as condies sociais em que se coloque o negro, est ele condenado pela sua prpria morfologia e fisiologia a jamais poder igualar o branco

Qual o problema negro? Clima tropical que espanta o branco + mestiagem irrestrita + portugus improgressista. improgressista.

Objetivo: Objetivo:
-

Identificar possveis germes de precoce decadncia, que merecem ser sabidos e estudados, em busca de reparao e profilaxia questo de higiene social Para Nina Rodrigues, resolver o problema negro , significava responder as seguintes questes:  Qual a capacidade cultural dos negros brasileiros? Quais os meios de promov-la ou compens-la? promovcompens Qual a convenincia de dilu-los ou compens-los dilucompenspor um excedente de populao branca que assuma a direo do pas?

Crtica benevolncia com indgena, negros e mestios: mestios: fantasiafantasia-se dotes e exalta-se qualidades comuns ou exaltamedocres No questiona a mestiagem. Quer ver o que fazer a partir mestiagem. desse dado constitutivo da nossa sociedade para alcanar o desenvolvimento. desenvolvimento.

Necessidade de medir a capacidade cultural da populao negra e estudar os meios de promov-la promovDefende o branqueamento com ressalvas: produtos ressalvas: imprevistos dos antagonismos e afinidades de raas diversas que se fundem , influncia que o caldeamento tnico pode exercer sobre a caracterstica de uma nacionalidade em formao . o que importava ao Brasil determinar o (...) quanto de (...) inferioridade lhe advm da dificuldade de civilizar-se por civilizarparte da populao negra que possui e se de todo fica essa inferioridade compensada pelo mestiamento, processo mestiamento, natural porque os negros se esto integrando no povo brasileiro. brasileiro.

Como avalia as possibilidades de evoluo e civilizao dos negros?


- Diz que eles podem evoluir, mas so mais lentos e nunca vo chegar ao patamar dos brancos. brancos.

O que prope?
- Branqueamento progressivo pela imigrao europia >> Mestiagem como processo civilizatrio. civilizatrio.

Considera a supremacia imediata ou mediata da raa negra nociva nossa nacionalidade, prejudicial em todo caso a sua influncia no sofreada aos progressos e cultura de nosso povo Possibilidade de oposio futura entre Norte (mestio, indolente e subserviente) e Sul (onde o clima e civilizao eliminaro a raa negra, restando uma nao branca, forte e poderosa de origem teutnica ) no Brasil. Brasil.

You might also like