You are on page 1of 49

DROGAS

As drogas so substncias qumicas, naturais ou sintticas, que provocam alteraes psquicas e fsicas a quem as consome e levam dependncia fsica e psicolgica.

TIPOS DE DROGAS
As drogas so classificadas em trs grupos: 1 - Depressoras - Substncias que diminuem a atividade cerebral, deixando os estmulos nervosos mais lentos. Fazem parte desse grupo o lcool, os solventes, os tranqilizantes, o pio e seus derivados, como a morfina e a herona.

TIPOS DE DROGAS
2- Estimulantes - Aumentam a atividade cerebral, deixando os estmulos nervosos mais rpidos. Excitam especialmente as reas sensorial e motora. Nesse grupo esto as anfetaminas, o cstasy, a cocana e seus derivados (como o crack) e o Tabaco.

TIPOS DE DROGAS
3 - Perturbadoras - So substncias que fazem o crebro funcionar de uma maneira diferente, muitas vezes com efeito alucingeno. No alteram a velocidade dos estmulos cerebrais, mas causam perturbaes na mente do usurio. Incluem a maconha, o haxixe, o cstasy, os solventes orgnicos (como a cola de sapateiro) e o LSD (cido lisrgico).

LCOOL
O que ? Bebida fermentada ou destilada que possui como princpio ativo o etanol.

LCOOL
Lcita ou Ilcita? uma droga lcita para pessoas maiores de 18 anos, mas com restries. Como conhecida? Conhecida como gor, m, cachaa, pinga, pingo, gua que passarinho no bebe, loira, cerva, nctar dos deuses etc.

LCOOL
Efeitos procurados? Recreao, resolver ou aliviar problemas pessoais, influncia dos amigos, publicidade, sensao de prazer, facilidade de acesso e obteno, etc.

LCOOL
Efeitos adversos? Primeiro aparecem os efeitos estimulantes, como euforia, desinibio e maior facilidade para falar. Com o passar do tempo, comeam a surgir os efeitos depressores, como falta de coordenao motora, descontrole e sono. Quando o consumo muito exagerado, o efeito depressor fica exacerbado, podendo at mesmo provocar o estado de coma. Pode provocar tambm o vcio (alcoolismo) e cirrose heptica.

ANFETAMINA
O que ? As anfetaminas so substncias de origem sinttica e com efeitos estimulantes Em estado puro tm o aspecto de cristais amarelados com sabor amargo, mas podem tambm ser encontradas sob a forma de cpsulas, comprimidos, p (geralmente branco, mas tambm pode ser amarelo ou rosa), tabletes ou lquido. So geralmente consumidas por via oral, intravenosa (diludas em gua), fumadas ou aspiradas (em p).

ANFETAMINA
Lcita ou Ilcita? Ilcita, embora j tenha sido usada em como remdio para emagrecer. Como conhecida? So frequentemente chamadas de speed, cristal, anfes, rebite, ICE ou bolinha.

ANFETAMINA
Efeitos procurados? So geralmente usadas para fazer o crebro trabalhar mais depressa, deixando as pessoas mais acesas, ligadas, com menos sono, eltricas. So consumidas para estudar, dirigir, passar noite em claro ou para ficar "doido" ou "ligado"; os atletas podem usar para melhorar seu desempenho. O principal uso mdico para tirar o apetite ajudando a emagrecer, mas a pessoa que toma (principalmente mulheres) fica tambm muito nervosa, "eltrica", irritadia, sem sono.

ANFETAMINA
Efeitos adversos? Causam leve euforia (alegria), aumentam a vigilncia possibilitando a ateno continuada e tiram o sono; aumentam a atividade motora, o desempenho atltico e diminuem a sensao de fadiga, causa dilatao dos olhos, aumentam o nmero de batimentos cardacos (taquicardia) e aumentam a presso arterial. Quando a dose tomada muito grande ou a pessoa muito sensvel, a temperatura do corpo pode subir muito (at 40-41C) e que faz com que a pessoa possa ter convulses.

ANFETAMINA
Efeitos adversos? A pessoa geralmente fica muito magra pois no come; sua presso fica sempre elevada. Os usurios crnicos utilizam doses elevadas, freqentemente injetadas na veia, que causam sensao de prazer intenso do tipo orgsmico. H evidncias em animais de que o uso continuado acaba por destruir clulas (neurnios) do nosso crebro.

ANFETAMINA
Efeitos adversos? A pessoa geralmente fica muito magra pois no come; sua presso fica sempre elevada. Os usurios crnicos utilizam doses elevadas, freqentemente injetadas na veia, que causam sensao de prazer intenso do tipo orgsmico. H evidncias em animais de que o uso continuado acaba por destruir clulas (neurnios) do nosso crebro.

ANFETAMINA
Efeitos adversos? A pessoa fica mais agressiva , irritadia, comea a suspeitar de que outros esto tramando contra ela. Dependendo do excesso da dose e da sensibilidade da pessoa pode aparecer um verdadeiro estado de parania e at alucinaes. Acompanham tremores, respirao rpida, confuso do pensamento e repetio compulsiva de atividades. Em doses muito elevadas pode produzir um estado que se assemelha muito a uma doena mental, a esquizofrenia.

ANFETAMINA

COCANA
O que ? A cocana uma substncia natural, extrada das folhas de uma planta que ocorre exclusivamente na Amrica do Sul: a Erythroxylon coca. A cocana pode chegar at o consumidor sob a forma de um sal (p) que solvel em gua e, portanto, serve para ser aspirado ou dissolvido em gua para uso injetvel; ou sob a forma de uma base, o crack ou merla (preparada de forma diferente do crack) que fumada em cachimbos.

COCANA
O que ?

COCANA
Lcita ou Ilcita? Aqui no Brasil o uso e o porte so ilcitos. Como conhecida? Conhecida como p, farinha, neve, branquinha, hello kitty, pedra e merla (mela, mel ou melado).

COCANA
Efeitos procurados? Grande prazer, euforia e poder, hiperatividade, insnia, perda de sensao do cansao e falta de apetite.

COCANA
Efeitos adversos? Comportamento violento, irritabilidade, tremores e atitudes bizarras devido ao aparecimento de parania (chamada entre eles de "nia" ). Mania de perseguio levando situaes extremas de agressividade. Eventualmente podem ter alucinaes e delrios. Alm desses sintomas descritos, o craquero e o usurio de merla perdem de forma muito marcante o interesse sexual.

COCANA
Efeitos adversos? Podem produzir um aumento das pupilas, afetando a viso que fica prejudicada, a chamada "viso borrada". Ainda pode provocar dor no peito, contraes musculares, convulses e at coma. Hipertenso, taquicardia e em casos extremos chega a produzir uma parada cardaca. A morte tambm pode ocorrer devido a diminuio de atividade de centros cerebrais que controlam a respirao. O uso crnico da cocana pode levar a uma degenerao irreversvel dos msculos esquelticos.

COCANA
Efeitos adversos?

CSTASY
O que ? Chamada droga de recreio ou droga de desenho, o Ecstasy uma droga sinttica e , geralmente, consumido por via oral, embora possa tambm ser injetado ou inalado. Surge em forma de pastilhas, comprimidos, barras, cpsulas ou p. Pode apresentar diversos aspectos, tamanhos e cores, de forma a tornarse mais atrativo e comercial.

CSTASY
O que ?

CSTASY
Lcita ou Ilcita? O uso e a venda so ilcitos. Como conhecida? Conhecida como droga de desenho ou de recreio; droga do amor; bala; pastilha; Stacy;

CSTASY
Efeitos procurados? Produz um aumento do estado de alerta, maior interesse sexual, sensao de estar com grande capacidade fsica e mental, atrasa as sensaes de sono e fadiga. Muitos usurios sentem tambm euforia, bem-estar, aguamento sensrioperceptivo, aumento da sociabilizao e extroverso, aumenta a sensao de estar prximo s pessoas (no sentido de intimidade) e aumenta a tolerabilidade.

CSTASY
Efeitos adversos? Aumento da tenso muscular, aumento da atividade motora, aumento da temperatura corporal, enrijecimento e dores na musculatura dos membros inferiores e coluna lombar, dores de cabea, nuseas, perda de apetite, viso borrada, boca seca, insnia.

CSTASY
Efeitos adversos? Nos dias seguintes ao consumo do ecstasy a presso arterial tende a oscilar mais do que o habitual. O aumento do estado de alerta pode levar a uma hiperatividade e fuga de idias. Alucinaes j foram relatadas, despersonalizao, ansiedade, agitao, comportamento bizarro. Algumas vezes pode levar a uma crise de pnico, e episdios breves de psicose que se resolve quando a droga cessa de atuar. No dia seguinte ou nos dois dias seguintes comum ocorrer uma sensao oposta aos efeitos desejados. Os usurios podem ficar deprimidos, com dificuldade de concentrao, ansiosos e fatigados e a longo prazo leva morte de neurnios.

LSD
O que ? Pode apresentar a forma de barras, cpsulas, tiras de gelatina, micropontos ou folhas de papel secante (como selos ou autocolantes. consumido por via oral, absoro sub-lingual, injectada ou inalada.

LSD
Lcita ou Ilcita? O uso e o comrcio so ilcitos. Como conhecida? Conhecida como cido, pills, cones, trips, doce, papel, gota e microponto.

LSD
Efeitos procurados? O LSD mais usado por adolescentes e jovens, com o intuito de ter vises e sensaes novas e coloridas, pois as formas, cheiros, cores e situaes se modificam, levando a pessoa a criar iluses e delrios, como por exemplo, paredes que escorregam.

LSD
Efeitos adversos? Os efeitos fsicos dessa droga so: dilatao das pupilas, sudorese, aumento da freqncia cardaca e da presso arterial, aumento da temperatura, nuseas, vmitos. Os sintomas psquicos so alucinaes auditivas e visuais, sensibilidade sensorial, confuso, pensamento desordenado, perda do controle emocional, euforia alternada com angstia, dificuldade de concentrao. Mania de grandeza e perseguio. Pode ocorrer tambm um flashback , fenmeno onde so sentidos os efeitos da droga aps um perodo de semanas ou meses sem us-la. importante destacar que os efeitos do LSD dependem do ambiente, da qualidade da droga e da personalidade da pessoa.

LSD
Efeitos adversos?

MACONHA
O que ? A maconha o nome dado aqui no Brasil a uma planta chamada cientificamente de Cannabis Sativa. Geralmente usada em forma seca, fumada em cigarros artesanais preparados pelo prprio dependente; estes cigarros so chamados baseados ou finos.

MACONHA
Lcita ou Ilcita? No Brasil o uso e comrcio so ilegais, mas em alguns pases liberado para uso mdico em pacientes terminais. Como conhecida? Erva, fumo, Marijuana ou Back

MACONHA
Efeitos procurados? Sensao de bem-estar, relaxamento, aumento da percepo das imagens e cores.

MACONHA
Efeitos adversos? Avermelhamento dos olhos, ressecamento da boca e taquicardia. Com o uso contnuo pode aparecer bronquite e perda da capacidade respiratria e at cncer de pulmo. O consumo da maconha tambm diminui a produo de testosterona apresentando uma capacidade reprodutiva menor. Os efeitos psquicos so bem-estar inicial, relaxamento, calma e vontade de rir. Pode-se sentir angstia, desespero, pnico e letargia. Ocorre ainda uma perda da noo do tempo e espao alm de um prejuzo na memria e latente falta de ateno.

MACONHA
Efeitos adversos? Em longo prazo o consumo de maconha pode reduzir a capacidade de aprendizado e memorizao, alm de passar a apresentar uma falta de motivao para desempenhar as tarefas mais simples do cotidiano. O uso prolongado faz com que as sensaes procuradas fiquem menos intensas o que leva o usurio a experimentar outras drogas.

SOLVENTES
O que ? Lquidos que evaporam e so inalados (sprays, panos embebidos, frascos). Esto presentes em esmalte de unha, cola de sapateiro, removedores de tinta, lana-perfume, cheirinho-da-lol, acetona, benzina etc.

SOLVENTES
Lcita ou Ilcita? So ilcitos ou de uso indevido Como conhecida? Cheirinho-de-lol; lana perfume; lol ou lana.

SOLVENTES
Efeitos procurados? Euforia, excitao, relaxamento, bem-estar Efeitos adversos? Tontura, alteraes da percepo de tempo e espao, nusea, vmitos, lapsos de memria, alucinaes, variao do humor, indo de risos imotivados e euforia at medo, tristeza e pnico; convulses, ataque cardaco e convulses; O contato com o lquido pode causar queimaduras na pele e no interior dos rgos (boca, lngua, traquia). O uso prolongado tem risco de ocorrer leses permanentes para o crebro, com apatia, dificuldade de concentrao e dficit de memria.

TABACO
O que ? O Tabaco uma planta cujo nome cientifico Nicotiana tabacum, da qual extrada uma substncia chamada nicotina, seu princpio ativo. Mas no tabaco encontramos ainda um nmero muito grande de outras substncias algumas muito txicas, como por exemplo terebentina, formol, amnia, naftalina, entre outras. As modalidades mais comuns de uso do tabaco so fumar ou inalar atravs de cigarro, charuto, cachimbo, rap e mascar.

TABACO
Lcita ou Ilcita? ilcito o uso em ambientes pblicos fechados e a venda para menores de 18 anos. Como conhecida? Cigarro, charuto, cachimbo, fumo, fumo de corda, rap e mascar

TABACO
Efeitos procurados? At hoje no h certeza do porque o tabaco, alis como qualquer outra droga, utilizado pelas pessoas. Certamente a propaganda na mdia , apontando que fumar est intimamente ligado ao sucesso e pessoas bonitas deve influenciar muitos, principalmente jovens. Outras alegam que o tabaco tem o poder de tranqilizar-las e acalmalas. H ainda aquelas que dizem gostar ou ter prazer de fumar. Mas a maior parte dos fumantes dizem que fumam porque no conseguem mais parar.

TABACO
Efeitos adversos? O tabaco produz um pequeno aumento nos batimentos cardacos, na presso arterial, na freqncia respiratria e na atividade motora. No sistema digestivo diminui as contraes do estmago, dificultando a digesto. irritante para os brnquios (pulmes) e provoca insnia (tira o sono).

TABACO
Efeitos adversos? O uso intenso de cigarros aumenta a probabilidade de ocorrncia de algumas doenas como por exemplo infarto do miocrdio, bronquite crnica, infisema pulmonar, derrame cerebral , lcera digestiva e cncer.

TABACO
Efeitos adversos?

You might also like