You are on page 1of 13

REFLEXES SOBRE A CRITICA FEITA AO ENSINO DE HISTORIA NO BRASIL NOS ANOS 80

Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo CENTRO DE LETRAS E CINCIAS HUMANAS ESPECIALIZAO EM HISTORIA SOCIAL E ENSINO DE HISTRIA Disciplina: Teoria e Metodologia em Ensino de Histria Docente: Prof. Dr. Claudia Fortuna Discente: Dayana de Souza.

OBJETIVO DA AUTORA: Investigar a produo terica do ensino tradicional de histria no Brasil nos anos 80. Verificar como os profissionais da poca se preocuparam com a temtica, salientando o contexto social vivido. Compreender como os autores da poca construram suas criticas ao ensino de historia tradicional.

A PREOCUPAO TERICA NACIONAL COM A TEMTICA DO ENSINO DE HISTORIA: Luta de Professores contra a DESQUALIFICAO DO ENSINO DE HISTORIA enquanto disciplina escolar- Efetuado pelo regime militar.

Critica em torno de uma pratica educacional no ensino de Historia Positivista e luta para o rompimento da mesma. A criticas se permearam por meio : Investigao dos contedos dos livros didticos Programas curriculares Metodologia de Ensino Concepes histricas Formao docente

Com o golpe militar de 1964, o estado passa a se preocupar com a necessidade de revigorar o ensino de educao cvica pela tica da doutrina de segurana nacional , havendo como contrapartida, a descaracterizao e o esvaziamento do ensino de histria nas escolas. (FONSECA, p.21,2003)

De acordo com FONSECA-2003, surgiram a partir do golpe com a lei 5.692/71uma descaracterizao do ensino de Historia, e a adoo de disciplinas na grade curricular como EDUCAO MORAL E CIVICA, ORGANIZAO SOCIAL E POLITICA BRASILEIRA.

Ao mesmo tempo em que efetivamente descaracterizou o ensino de Histria e Geografia no 1 grau , hoje ensino fundamental , que, por fora da lei, se transformou em ensino de estudos sociais . No nvel mdio, 2 grau admitiu-se o tratamento de histria e geografia desde que diminudas sua durao e sua intensidade ( FONSECA,p.23,2003)

A construo da critica da historia ensinada s ter uma efetiva contribuio para mudana se articular sua analise s tendncias Histricas assumidas por este saber na sociedade capitalista ( 4 pargrafo ,pgina 148) Autora divide seu trabalho de investigar a critica produzida nos anos 80 em: 1- As razes histricas desse movimento que na critica ao chamado paradigma Historiogrfico moderno e na emergncia do ps moderno tem sua gnese e desdobramento 2-A construo da critica a historia ensina nos anos 80. Mostra a influencia ps-moderna, orientando novos modelos, e salientando o porque desta critica.

DO PARADIGMA MODERNO AO PS MODERNO NA HISTORIOGRAFIA Forte presena da corrente Positivista e Materialista Histrico no modernismo, sendo os modelos mais significativos, construdas no sculo XVIII e XIX. Histria cclica : Importante para os historiadores perceberem essa concepo.

A crise burguesa e a contra revoluo no sentido reafirmar seus ideais atravs da historia, como se percebe nos estudos propostos por Comte Perodo onde a razo humana limitado, racionalidade Discurso pela ordem e o progresso social, Fim da revoluo, desenvolvimentos das cincias sociais.

De todas as movimentaes ocorridas .......... A historia atendia o momento social com os seguintes mtodos: Tempo histrico linear, progressivo Busca de objetividade e empirismo dos fatos Crtica documental( busca de uma nica fonte como verdadeira e confivel) Grandes etapas Histricas , grandes eventos Ordenao natural dos fatos Da correta interpretao do passo parecia fluir a segurana cognitiva em relao a um processo que ainda se encontrava em curso- e que podia, portan

Na virada para o sculo XX, toda essas teoria e a sociedade vive um palco de grandes mudanas e divergncias de concepes. A sociedade no caminhava mais para o progresso para o estado positivo Surge no ser social sentimentos de angustias, medo, incertezas O paradigma Historiogrfico gerado no sculo XIX, o Positivista e Marxista e colocado em ponto de analise. Crise da modernidade Presena da escola dos Analles e da Nouvelle Historie Ampliao dos objetos histricos: cultura- clima-ideias-loucura......

A CONSTRUO DA CRITCA AO ESNINO TRADICIONAL EM HISTORIA NO BRASIL NOS ANOS 80: A INFLUENCIA DO PARADGMA POS MODERNO Na Historiografia brasileira podemos fazer a seguinte separao de presena de correntes historiogrficas segundo a autora: At Dcada de 30: Fortemente Positivista A partir dos anos 30: Trabalhos de Caio Prado Junior , com o materialismo histrico. Anos 40 e 50: Produo acadmica, com ampliao do debate Historiogrfico, com reformar nos anos 50 e inicio de 60. Final dos anos 60 e inicio dos anos 70, com intensa reviso dos metodos seguidos por IMPASSES...................

Final dos anos 70 e inicio dos anos 80: Presena da Historiografia Francesa de Segunda Gerao, e da Nova Histria como proposta de contedo escolar. Nouvelle Historie e Corrente Marxista: Discutindo as produes tericas Positivistas antes geradas e norteando novos mtodos de ensino e pensamento historiogrfico.

Diviso entre as criticas produzidas no Brasil na dcada de 80 referente a historia produzida e ensinada: 1- Reflexes e criticas aos fundamentos tericos e metodolgicos da histria como cincia 2- Criticas ao fazer pedaggico do professor propondo alternativas

Grande alvo das criticas o livro didtico

DAS TENDENCIAS E PROBNLEMAS DA CRTICA DOS ANOS 80 AO ENSINO TRADICIONAL DE HISTRIA NO BRASIL Se concentrou basicamente na metodologia de ensino Ciso entre Tericos da historia enquanto cincia x tericos da prtica de ensino Analise desprovida da produo do saber histrico ligados as relaes capitalista , centrada apenas nas idias , teorias, desligada assim da realidade material que a engendrou

You might also like