You are on page 1of 13

Vises do Passado e Perspectivas Futuras

Perodo transitrio de aplicao de 1 ano, a partir de Setembro de 2008 - Incio em Setembro de 2008, nos 7s e 8s Anos Aplicao definitiva (7s, 8s e 9s Anos) a partir de Setembro de 2009.

Autonomia A disciplina de Arte pretende assentar num trabalho de continuidade de uma Cultura e Educao pela Arte, desde o ensino pr-escolar at ao 9 ano de escolaridade, fortalecendo os conhecimentos transmitidos e desenvolvidos pelos alunos desde o pr-escolar at ao final do 3 Ciclo do ensino bsico. Prope-se abrir espao cultura geral, atravs da sensibilizao, experimentao e realizao de projectos artsticos, considerando as sugestes includas no desenvolvimento deste programa. Tratando-se de uma disciplina sem limites ao nvel imaginrio e pluridisciplinar na sua explorao, pretende a mesma abrir novas perspectivas aos nossos alunos, para que estes possam identificar e vivenciar a sua prpria experincia pessoal e sensvel atravs de uma linguagem mais concreta e criativa na descoberta de si prprio, do outro e da sociedade envolvente, percorrendo o caminho ligado ao Mundo da ARTE! O que a Arte? Que seria da Humanidade sem Arte, ou da Arte sem a humanidade? Que seria do Ser Humano sem a possibilidade de Expresso, da Expresso da sua verdadeira Essncia, ou do seu Eu , ou.... dos seus Eus ? (Leonor Beltrn)

Desta forma, torna-se imprescindvel a sensibilizao das crianas e dos jovens para a fantasia, o mistrio e o encanto das Artes, contribuindo assim para a formao integral de cidados capazes de observar, reflectir, interpretar e de intervir no meio envolvente. O alimento da curiosidade; a satisfao do interesse da criana e dos jovens; a instigao de situaes de prazer esttico, aliadas ao fruir do prazer da criatividade materializada em vrias produes artsticas, so alguns passos a seguir para que se instale o bem-estar e a harmonia interior. Por meio da Arte, a criana cultiva-se e abre-se para a viso de outrem e do mundo.

Os objectivos gerais englobam os seguintes aspectos: observar, apreciar, criar e reagir.

3.3. Competncias Nesta disciplina, pretende-se que o aluno desenvolva e adquira as seguintes competncias: Exprimir-se, criticamente, no que diz respeito ao patrimnio cultural e artstico, com base na obteno de uma cultura

artstica globalizante, fomentando, por conseguinte, uma formao pessoal e educativa.

Disciplina de Arte
Mdulos por ano de escolaridade (3 Ciclo) 7 Ano
y y Introduo Arte Pintura y y Audiovisual Dana

8 Ano
y y Teatro Escultura

9 Ano

Professores e Salas necessrias


y y 1 Professor 1 Sala y y 2 Professores 2 Salas y y 2 Professores 2 Salas

Funcionamento
Disciplina leccionada ao longo de todo o ano lectivo por um s professor. Disciplina leccionada por dois mdulos semestrais (acima referidos), um professor por cada mdulo. Disciplina leccionada por dois mdulos semestrais (acima referidos), um professor por cada mdulo.

Avaliao
Avaliao a ser feita pelo professor que lecciona a disciplina 1 Perodo pelo professor que inicia o mdulo, em cada turma; 2 e 3 perodos a avaliao partilhada, ou seja, da responsabilidade dos dois professores. 1 Perodo pelo professor que inicia o mdulo, em cada turma; 2 e 3 perodos a avaliao partilhada, ou seja, da responsabilidade dos dois professores.

Observaes: A diviso de cada semestre feita no incio do ano lectivo (1 reunio de departamento), devendo ser tido em conta as aulas necessrias para a realizao da PGA, sendo estas distribudas pelos dois semestres. A PGA ser elaborada no final do ano lectivo, sendo da responsabilidade dos dois professores que leccionaram os dois mdulos ao longo do ano lectivo.

quatro anos de arte com autonomia Expresso Plstica msica arte informtica

Expresso Plstica
Pr-Escolar

Expresso Plstica
1 Ciclo

msica

arte

informtica

clube de artes
Este ano, o Clube de Artes, funcionou de forma diferentetodos os Docentes do Departamento deram o seu contributo, no sentido de proporcionar aos alunos e professores experincias criativas relacionadas com todos os grupos disciplinares que constituem o Departamento de Educao Artstica e Tecnolgica. Assim, optou-se por fazer cesses s quartas-feiras das 14h30m s 16h30m, das quais as 3 primeiras quartas de cada ms, foram dedicadas aos alunos e a ltima aos Professores do Agrupamento. Estas experincias relacionadas com Msica e descoberta de instrumentos musicais, passando por actividades relacionadas com artes plsticas, expresso dramtica, edio de imagem e confeco de bolos e cocktails culminaram na actividade Semana da Arte.

Dia da Arte Noite da arte


Durante esta semana, os alunos e professores da nossa escola puderam cultivar a sua criatividade e alargar o seu conhecimento no que se refere s vrias formas de fazer Arte, ao participar nas diversas actividades que estavam organizadas em vrios ateliers. Desde experincias na cozinha, passando pela pintura, msica, teatro, escultura e at pelos audiovisuais, tudo foi motivo para dar asas imaginao.

You might also like