You are on page 1of 15

DDS-2011

SSO-GESTO 2011/2012

DDS-2011 PROTETOR FACIAL


Os dispositivos para proteo dos olhos tem sido empregados na indstria desde 1910. Talvez algum de vocs conheam algum que tenha recebido um ferimento no olho ou que tenha ficado cego por no estar usando culos de segurana na hora certa. Algumas partculas podem atingir seus olhos de forma muito violenta, podendo ocorrer a perda de uma das vistas. Vrios tipos de culos de segurana esto disponveis para proteger seus olhos contra partculas, aerodispersoides, vapores e lquidos corrosivos. Dependendo da tarefa voc pode usar os culos ou protetores faciais ou mscaras faciais. A soldagem requer a proteo dos olhos na forma de um capacete para impedir que raios infravermelhos e ultravioletas atinjam seus olhos. Os soldadores devem usar culos que protejam contra o arremesso de partculas. Sempre que houver a presena de partculas em nossas atividades deve-se fazer uso dos culos de segurana. Voc sabe que precisa de apenas urna partcula de esmeril para acabar com sua viso? Voc sabe que o respingo de um produto qumico corrosivo o suficiente para cegar? Algumas vezes voc arranja uma desculpa para no usar culos de segurana. Uma das desculpas mais freqentes : eles atrapalham minha viso, eles so desconfortveis, eles me fazem ficar ridculo, eles embaam. Sempre que a proteo para seus olhos o aborrecer, lembre-se apenas que voc no poder enxergar atravs de um olho de vidro, ou sempre ter que usar um instrumento para cobrir aquela vista perdida. A pior desculpa de todas aquela que diz que o trabalho rpido, leva apenas 1 minuto. O acidente leva muito menos. E o transtorno ser o resto da vida. Uma das frases mais usadas : Eu me esqueci.... usada freqentemente como desculpa para no usar o culos. No estamos dizendo que podemos nos esquecer uma vez que outra, isso acontece. Porm, basta que voc se esquea uma nica vez de colocar os culos para que este esquecimento, esse lapso de memria, seja o mais caro em toda a sua vida. Portanto, faa o uso dos culos de segurana uma questo de hbito. Pense no seguinte: no existe uma boa razo para que algum no proteja os prprios olhos. A viso no tem preo assim, sendo use a proteo para seus olhos.

DDS-2011 PERIGOS DO ALUMINIO LIQUIDO CUIDADOS NA ESCOLHA DO AGENTE EXTINTOR O combate a incndio em instalaes / equipamentos que possuem alumnio lquido no realizado com o uso de gua devido a evaporao violenta da gua em contato com o alumnio lquido. O vapor gerado pelo contato da gua com o alumnio lquido passa a ocupar um volume muitas vezes maior do que o da gua no estado lquido, numa velocidade violenta causando uma exploso com forte deslocamento de ar e projeo de alumnio lquido. As conseqncias desta exploso so os danos materiais e a vida, alm da propagao do fogo devido a projeo do metal no estado lquido. Se a gua ou outro lquido voltil for confinado no alumnio lquido, podem ocorrer projees de metal. Nestas projees fsicas no ocorrem reaes qumicas entre o metal e o lquido voltil. A gua na sucata e em rechupes nos materiais fundidos so as maiores causas de projees durante as operaes de vazamento de metal. Mxima precauo deve ser tomada para manter os recipientes, tais como latas de bebidas, garrafas de vidro, tubos amassados etc., os quais podem conter lquidos, fora das cargas dos fornos.

DDS-2011 PERIGOS DO ALUMINIO LIQUIDO Projees Qumicas Envolvendo o Alumnio Lquido Devido alta liberao de energia como o calor, quando o alumnio lquido e substncias que contenham oxignio, incluindo gua, sob certas condies, entram em contato, mesmo pequenas quantidades destas substncias podem causar uma violenta exploso com projeo de grandes volumes de metal liquido e uma onda de deslocamento de ar que impe danos significativos aos equipamentos e aos acessrios O no uso da gua para combater incndio em instalaes / equipamentos que possuem alumnio lquido tem como base os conceitos tcnicos encontrados em literaturas especficas, como os descrito acima, e as experincias de outras empresas relatadas em livros e noticirios em todo o mundo. Por estes motivos os agentes extintores utilizados mundialmente neste tipo de sinistro so o P Qumico e/ou CO2, com o objetivo de controlar o incndio sem agravar o risco vida e minimizando as perdas patrimoniais.

DDS-2011 POEIRA EXPLOSIVA


Todos vocs j leram ou ouviram relatos sobre exploses de poeiras e sabem que muitas poeiras podem explodir se houver corretas condies para tal. Como qualquer um de ns pode passar por uma situao como esta, hoje falaremos sobre isto. poeira de qualquer substncia que possa ser mantida queimando quando voc coloca fogo explodir sob as circunstncias certas. Duas coisas so necessrias para esta exploso: a poeira deve ser fina o suficiente e deve ser misturada a quantidade certa de ar. A poeira no explodir quando estiver no cho ou em camadas sobre as coisas. Mas se voc chut-la um pouco, formando uma nuvem no ar, voc ter uma condio explosiva. Adicione uma centelha ou uma chama a esta condio e ela poder explodir. Para explodir a poeira tem que ser fina o suficiente para pegar fogo facilmente. A poeira de madeira, por exemplo, no precisa ser to fina quanto a poeira de carvo. Estas poeiras so explosivas da mesma forma que a madeira e o carvo. Ps de magnsio, alumnio e bronze so muitos explosivos. Sempre que uma poeira explosiva lanada no ar, a mistura certa com o ar provavelmente ocorrer em algum ponto da nuvem formada - durante um segundo ou dois pelo menos. Nestes casos, voc ter o necessrio para a ocorrncia de um incndio ou exploso. Se houver muita poeira a sua volta, voc ter duas exploses e um incndio. A primeira exploso geralmente pequena, mas lana mais poeira no ar. A acontece a exploso maior e mais perigosa. A poeira em reas abertas criar apenas uma grande labareda. Em espaos fechados, como numa mina de carvo, a poeira poderia produzir presses que nenhum bloco de concreto suportariam. As exploses de poeira podem ser evitadas se os trs princpios abaixo forem aplicados: - No deixe a poeira se acumular, limpando-a sempre; - Mantenha as fontes de ignio afastadas. Para limpar poeiras explosivas, use uma vassoura de fibra macia ou um aspirador de p - nunca use vassoura ou espanador do tipo domstico.

DDS-2011
POR QUE USAR O CAPACETE
Ao longo dos anos, as pessoas tm dado vrias desculpas para no usar o capacete de segurana: Ele muito pesado Ele me d dor de cabea! Ele machuca meu pescoo! Ele muito frio para ser usado! Ele muito quente para ser usado! Eu no consigo enxergar quando estou usando-o. No consigo ouvir direito usando-o! Suponha que algum acima de voc deixe cair uma chave de boca. Levar meio segundo at que esta pessoa perceba que deixou cair a chave e gritar: Cuidado com a cabea!. Levar mais um segundo para voc ouvir o grito e reagir a ele (se que voc vai ouvir). Mesmo que voc oua o grito, voc s vai saber para que lado deve mover sua cabea depois de olhar para cima. Isto pode levar mais meio segundo. Se a tal chave tiver cado de uma altura de 24 metros acima do solo, ela est a um metro da sua cabea, a uma velocidade de 60 km/h, antes que voc possa v-Ia. Voc nunca saber que tipo de surpresa pode aguardar voc acima da sua cabea, portanto, use seu capacete de segurana.

DDS-2011 NOVOS TESTES PARA EPIs


De acordo com o Conselho de Segurana Nacional do Trabalho, vrias companhias j adotaram o novo certificado de dureza de cabeas para os trabalhadores que acham ter suas cabeas duras o suficiente. Vrios testes foram aplicados para determinar se um trabalhador pode obter esse certificado. Alguns funcionrios desta seo j expressaram seu interesse em ganhar certificados. Assim sendo, estamos oferecendo agora a oportunidade para eles. Aqueles que conclurem satisfatoriamente os testes abaixo recebero um bon, um certificado na moldura e a permisso de usarem os bons no lugar do capacete de segurana. TESTE DE PENETRAO. Um prumo de chumbo pesando meio quilo deixado cair repentinamente de uma altura de 3 metros na cabea do interessado. Se a ponta penetrar pelo menos 1 cm, o interessado ter passado na primeira fase do exame. TESTE DE ABSORO. A cabea do interessado submersa na gua durante 24 horas, sem o auxlio de ar mandado Se a absoro total for menor do que 0,5 % o interessado passa ao exame seguinte. TESTE DE RESISTNCIA QUMICA E TRMICA: A cabea do interessado testada quanto suas propriedades de resistncia a produtos qumicos, incluindo cidos e solventes, e quanto a resistncia ao fogo. Tendo passado nesta fase, o interessado far o teste final que o eltrico. TESTE ELTRICO. Este teste final e muito simples, envolve a cabea do interessado a uma tenso de at 3.0 volts em 60 hertz CA. Um vazamento de 9 miliampres permitido a 2.0 volts, no sendo permitido o rompimento do isolamento. Qualquer um empregado que passar neste exame, que normalmente so aplicados aos capacetes de segurana, ser agraciado com um bon e um certificado de dureza devidamente envolvido por uma moldura moderna para permitir que ele use apenas o bon enquanto estiver trabalhando em locais onde lhe for exigido usar o capacete de segurana.

DDS-2011
FERRAMENTAS PARA MANUSEIO DO METAL LIQUIDO
Atividades que envolvem manuseio de metal liquido so pela prpria natureza da atividade perigosas.Alguns cuidados so fundamentais para evitar queimaduras,leses, corte etc: Nunca utilizar a ferramenta fria para limpeza das calhas e lingoteiras;aquecer antes Verificar sempre o estado de conservao da ferramenta Toda vez que for utilizar a ferramenta no metal liquido,dar um banho de caulim na mesma No deixar as ferramentas em qualquer lugar, guardar em local adequado Lembre-se Ferramentas em bom estado pode evitar acidentes de trabalho

DDS-2011 SEGURANA COM GS COMPRIMIDO (GLP,GN,GNV)

Os gases comprimidos so armazenados em cilindros de paredes metlicas muito grossas, especialmente construdo e testado para este fim Eles apresentam riscos especiais. Todo cilindro de gs comprimido contm uma grande quantidade de energia. Quando esta energia aliviada inadequadamente, ela pode provocar srios acidentes. Os gases por si s j so perigosos porque podem causar incndios, podem ser txicos e podem ser corrosivos. Esta a razo pela qual devemos tratar com respeito todos os gases comprimidos. Esta situao pode criar uma atmosfera txica ou explosiva ou pode causar asfixia. Estes perigos geralmente no so observados, porque raramente podem ser vistos ou cheirados. Alguns dos tipos mais comuns de gases comprimidos que esto sendo usados em nossa Empresa incluem o oxignio, o acetileno, o hidrognio, o nitrognio, o argnio e o GLP - gs liquefeito de petrleo.

DDS-2011  O SOM INTENSO PROVOCA PERDA DE AUDIO

A exposio a sons intensos a segunda causa mais comum de deficincia auditiva. Muito se pode fazer para prevenir a perda auditiva induzida por rudo, mas pouco pode ser feito para reverter os danos que ela causa. Algumas vezes, uma simples e nica exposio a um som muito intenso pode ser suficiente para levar a um dano auditivo irreversvel. Isso ocorre porque o som de alta intensidade lesa as clulas sensoriais auditivas, causando perda auditiva proporcional ao dano gerado, podendo levar a zumbidos e distoro sonora. Os sintomas iniciais da perda auditiva induzida por rudo so sutis, comeando, na maioria dos casos, pelas freqncias agudas. Conseqentemente muitas pessoas no percebem que apresentam uma perda auditiva induzida por rudo, pois todas as outras freqncias sonoras esto dentro da normalidade, e continuam se expondo a ele por falta de orientao ou conhecimento. Ao contrrio do que muitos imaginam, a exposio a sons intensos no atinge somente profissionais que trabalham em locais com elevado nvel de rudo, como indstrias ou aeroportos, mas pode acontecer numa variedade de situaes, que so muito freqentes no diaa-dia da maioria das pessoas. Algumas dicas podem ser seguidas para saber se voc est, ou esteve, em um ambiente com intensidade sonora potencialmente lesiva sua audio: se h necessidade de gritar em um determinado ambiente para se fazer ouvir; se zumbidos ocorrem aps exposio a um som intenso se a sensao de ouvidos cheios ou de diminuio de audio aparece aps a exposio sonora. Portanto, se voc j experimentou essa situao ou est exposto habitualmente a sons intensos, procure um mdico otorrinolaringologista para avaliao e acompanhamento de sua sade auditiva

DDS-2011
Em nossas atividades temos vrias situaes, que necessitam maiores cuidados com relao ao risco de queda, tais como os trabalhos em altura. Trabalhos em altura no significa, necessariamente, grandes alturas, pois um corpo que caia de uma altura de 3m, chega ao solo com uma velocidade de 30 Km/h. As plataformas ou os andaimes devem estar sempre limpos, arrumados e com guarda corpo. Quando a altura for acima de 2m, obrigatrio o uso do cinto de segurana, pelo trabalhador. Devemos estar atento, tambm, para: Fcil movimentao de subida/descida Rpido resgate Mas temos muitas outras atividades bem corriqueiras que normalmente no damos a ateno devida: Andar sem prestar ateno por onde anda; Andar segurando material que atrapalhe a viso; Andar lendo; Descer e subir escadas sem utilizar os corrimos; Subir em cadeiras para alcanar objetos em locais altos; Inclinar a cadeira, na qual est sentado, para trs; Deixar materiais no meio do caminho; Piso sujo, escorregadio ou com tapetes; Andar, desatento, de bicicleta. .

DDS-2011
CUIDADOS COM O CORPO
A postura adotada pelas pessoas responsvel pelo conforto em relao ao seu corpo. A m postura durante uma atividade pode provocar dores no corpo, tores e at ferimentos. Sempre que possvel o trabalho deve ser realizado de forma confortvel, natural e sem a sensao de sobrecarga. Cuidado com mos e dedos: Sempre que houver necessidade de bater, torcer, apertar utilize as ferramentas adequadas. Suas mos e dedos no so indicados para essas atividades. Cuidados com a coluna: Ao levantar peso, agache e coloque a fora nas coxas e no na coluna. O peso deve ser carregado junto ao corpo, se necessrio pea ajuda. Cuidado com pernas e ps: Se ficar por longos perodos em p, mude periodicamente o apoio de seu corpo de uma perna para outra. Se ficar muito tempo sentado, mantenha os ps apoiados no cho. De preferncia levante de hora em hora e estique seu corpo. Em frente ao computador: Coloque a tela do computador, livros e documentos que est usando ao alcance do olhar. Evite torcer a coluna ou esticar o corpo e o pescoo. Se possvel regule a altura da cadeira, dos apoios ou da mesa para que suas pernas, braos e punhos fiquem numa posio confortvel. Ao sentir dores em seu corpo fique atento: significa que algo necessita ser melhorado na sua forma de trabalhar.

DDS-2011
PERFURO CORTANTE Material perfuro cortante qualquer material pontiagudo ou que contenham fios de corte capazes de causar perfuraes ou cortes. Um dos exemplos de Epi utilizado para proteo contra perfuros cortante a perneira que tem por finalidades proteger a parte inferior da perna, o tornozelo, e o dorso do p contra riscos de acidentes de origem mecnica.Esses riscos so  Batida contra, golpes por objetos em movimento, golpes por objetos cortantes, queda decorrente de entrelaamento. Uma das maiores causas de cortes na Mextra no uso de luvas no momento de executar uma atividade com material cortante ou perfurante. Devemos lembrar que um simples corte na mo pode evoluir para uma condio ainda pior, podendo ser necessrio uma interveno cirrgica para resolver o problema.

DDS-2011
EXPOSIO AO CALOR EXCESSIVO
O calor excessivo pode ser considerado como um inimigo no nosso trabalho. Ele influi diretamente no nosso desempenho, fazendo com que o cansao aparea precocemente, deixando-nos muito das vezes at irritado.Nosso organismo tem mecanismos de defesa contra o calor que so mecanismos termorreguladores. Eles fazem com que a pessoa comece a suar. A pele mantendo-se molhada pelo suor faz com que as pessoas sentem a sensao de frescor. O ambiente trmico pode ser descrito por meio de quatro parmetros: temperatura, umidade, movimentao do ar e o calor radiante, podendo ser natural (sol) ou artificial (forno). Portanto a perda de gua e sais minerais intensa em ambientes quentes, sendo necessrio a reposio sempre. O desequilbrio crnico entre as perdas e a reposio ocasiona os seguintes sintomas: desidratao, cibras, fadiga prematura, esgotamento, leses da pele, baixa produtividade, internao (temperatura do corpo superior a 40 graus C.)A maneira mais eficaz na minimizao dos efeitos do calor sobre nosso organismo adorar alguns cuidados na exposio contnua, devendo observar as seguintes recomendaes: Usar repositor energtico Beber bastante gua

DDS-2011
ESPAOS CONFINADOS
Um espao confinado, tendo acessos limitados, ventilao inadequada ou deficiente e no sendo previsto para presena humana contnua, representa srios riscos sade dos trabalhadores que nele precisam penetrar para execuo de trabalhos, rotineiros ou no. S nos Estados Unidos, mais de 300 trabalhadores morrem anualmente como resultado de acidentes ocorridos por entrada em espaos confinados. A entrada nesses espaos exige uma autorizao ou liberao especial. Virtualmente, qualquer ambiente industrial tem exemplos de espaos confinados. Nesses locais, somente pessoas treinadas e autorizadas podem ingressar. O empregador o responsvel por este treinamento, que deve ser repetido sempre que houver qualquer alterao nas condies ou procedimentos que no foram cobertos na sesso de treinamento anterior. Antes do ingresso no espao confinado, a sua atmosfera deve ser testada quanto presena de riscos a fim de se tomarem as medidas de proteo necessrias preservao da vida dos trabalhadores. Os acidentes em espaos confinados, conquanto no to freqentes, quando acontecem, quase sempre tm conseqncias fatais.

You might also like