You are on page 1of 11

ASSESSORIA PEDAGGICA UNIVERSITRIA E CAPACITAO PROFISSIONAL

O FRACASSO ESCOLAR NA 5 SRIE ( 6 ANO) DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ITAJA

Ps-Graduando: Joo Tabalipa Neto


Prof Orientadora: MSc. Tania Sueli Fantini

Temtica: O Problema do Fracasso Escolar nas 5 sries ( 6 anos) de uma escola da rede municipal de Itaja Objetivo(s): Identificar e enumerar os vrios problemas do Fracasso Escolar nas 5 sries ( 6 anos) de uma escola da rede municipal de Itaja Justificativa: Prope-se a relatar uma pesquisa de campo atravs de entrevista e questionrios com educadores e educandos e pais para identificar e enumerar os vrios problemas do Fracasso Escolar nas 5 sries ( 6 anos) do Ensino Fundamental numa escola da rede municipal de Itaja, buscando estudar as dificuldades e consequncias, na viso de alunos, pais e educadores.

METODOLOGIA da PESQUISA

Pesquisa de campo atravs de entrevista e questionrio com educadores, educando e pais para conhecer as dificuldades e as consequncias do fracasso escolar.

Reviso Bibliogrfica
CHARLOT, Bernard. Da relao com o saber: elementos para uma teoria. Trad. Bruno Magne. Porto Alegre: Artemed, 2000. FRACASSO ESCOLAR: AFINAL, DE QUEM O PROBLEMA? Publicado 6/09/2010 por ANGELA COSTA MARQUES Disponvel em HTTP://www.webartigos.com/ Acesso em 18 maro. 2011. LADEIA, Carlos R, O fracasso escolar na 5 srie noturna na viso de professores. Tese de Doutorado. Faculdade de Educao, Unicamp, 2002 SOMACAL, Claudia. Caderno Temtico da Constituinte Escolar, Secretaria de Estado da Educao, RS, Porto Alegre, 2000. BRASIL, Lei n 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 23 dez. 1996. P. 27833. Col. 1.

FUNDAMENTAO TERICA
Sobre esse assunto, Somacal bem enftico ao afirmar que: H problemas em nossas escolas que nos perseguem como um pesadelo. No h como ignor-los, nem fugir deles, Entre os pesadelos constantes est o fracasso escolar. Algum dir, mas est quantificado: altas porcentagens de repetentes, reprovados, defasados. O pesadelo mais do que o que quantificamos. Podem cair as porcentagens, que ele nos persegue. O fracasso escolar passou a ser um fantasma, medo e obsesso pedaggica e social. Um pretexto. Uma peneira que encobre realidades mais srias (2000, p. 10). O fracasso escolar no recai sobre uma realidade social, ele nos apresenta as diferentes realidades sociais que devem ser trabalhadas e valorizadas pela escola. Charlot lembra outros aspectos: A questo do fracasso escolar remete para muitos debates: sobre o aprendizado, obviamente, mas tambm sobre a eficcia dos docentes, sobre o pblico, sobre a igualdade das chances, sobre os recursos que o pas deve investir em seu sistema educativo, sobre a crise, sobre os modos de vida e os trabalhos na sociedade de manh, sobre as formas de cidadania (2000, p.14). Hoje, so comuns as crticas falta de conhecimentos bsicos por parte dos alunos que avanam sua escolaridade, o que coloca a questo de saber como vista esta situao por parte dos nela envolvidos. Ladeia (2002, p. 233) verificou que grande parte de alunos, pais e professores da 5 srie atribui o fracasso ao prprio aluno. 2.1 Causas do Fracasso Escolar Falta de interesse Contedos Escolares Ausncia de Motivao

Conflitos Familiares e falta de Apoio Existem conflitos e tenses no decorrer de toda a existncia da famlia. Tais conflitos podem ser manifestados ou latentes. A forma de lidar com os conflitos podem variar de modelos autoritrios e intolerantes, nos quais predominam um relacionamento adultocntrico, de opresso e silenciamento dos mais fracos, em geral, as crianas. O modo de lidar com os problemas podem ser tambm democrticos e de respeito pelas diferenas, e mesmo de valorizao da crise, quando o modo preferencial de lidar com as dificuldades so pelo entendimento, pela linguagem, pela conversa (VICENTE, 2000, P.54). 2.2 Dificuldades de Adaptao e indisciplina em sala de aula na 5 Srie (6 srie) No entendimento dos pais os filhos fracassaram por falta de vontade prpria, levando ao desinteresse pelos estudos, faltou prestar mais ateno pelo estudo, o excesso de faltas dos mesmos, medo da professora de matemtica segundo o educando ela no explicava direito, muito rspida com os alunos, hiperatividade (tem laudo na escola), separao dos pais, muitas faltas, adaptao com alguns professores, troca de sala no meio do perodo letivo sem justificativa, no estava com as matrias em dia para estudar para avaliao, no tinha animo para ir para a escola, dificuldade na escrita, no acompanhava a turma em classe. Ao serem perguntados sobre a vinda escola para falar sobre seu filho solicitando ajuda as respostas foram: No, porque tentava orientar em casa, outro afirma que sim, diversas vezes foi falar com a professora de matemtica, sempre (toda semana), s vezes duas vezes com os professores e Orientao, a me afirma que no se preocupou porque as notas dele a princpio estavam boa e no era motivo para se preocupar, estava dentro dos padres que a mdia escolar pedia para passar de ano, a maioria ele tinha a nota 6 ( seis ), por esse motivo no via necessidade de ir at a escola e tambm no tinha tempo.

CONSIDERAES GERAIS ou FINAIS ou SNTESES PROVISRIAS


Para voc ficou o qu?
A partir da pesquisa de campo conclui-se que educadores, educandos e pais devem estar conscientes da participao da comunidade escolar, trazendo informaes sobre fatores que interferem na aprendizagem. Encarar o fracasso escolar como algo que vai se apossar de um educando, uma forma errada de enfrentar as situaes de dificuldades de aprendizagem. As diferenas existentes entre as histrias particulares de cada aluno, cada famlia, cada comunidade, que garante todo o intercmbio de conhecimentos. O relacionamento afetivo entre professores e educandos extremamente influente no rendimento escolar.

O tema abordado muito amplo, porm, de fundamental importncia para o conhecimento de todos os envolvidos com a educao, depois dos educadores mudarem seus mtodos de ensino, a equipe pedaggica e a comunidade escolar perceberem que o problema est muito alm da sala de aula, importante que esse educando tenha um olhar especial, pois a boa formao e a conscientizao que vai tornar a sociedade mais justa e igualitria, tanto o educador quanto o educando possuem a capacidade de transformarem a realidade em que vivem. O cotidiano escolar est relacionados a vrios fatores que diante desse desafio os profissionais da educao devero unir-se em torno de um projeto pedaggico que apontem novos parmetros de ao educativa. S a escola no resolver todas as circunstncias que envolvem a questo das dificuldades escolares, mas o que deve ser intensificada a preparao das escolas e professores para receber alunos com capacidades adquiridas de histrias culturais cada vez mais diferentes, o que produz seres humanos com capacidades diferentes. Por fim, vale ressaltar que os currculos devem ser modificados, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa, pois preciso ateno ao processo de desenvolvimento dos educandos.

O que voc sugere?


Buscar atravs de reunies, debates, estudos que venha contribuir para um despertar de interesse entre o docente e o educando, adequando melhor os contedos escolares, motivando mais os alunos atravs de meios tecnolgicos, e que a culpa no esteja s nos alunos, mas que a sociedade venha fazer parte sobre os modos de vida e as formas de cidadania. Os currculos devem ser modificados e dar mais ateno ao processo de desenvolvimento dos educandos.

REFERNCIAS
BRASIL, Lei n 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 23 dez. 1996. P. 27833. Col. 1. CHARLOT, Bernard. Da relao com o saber: elementos para uma teoria. Trad. Bruno Magne. Porto Alegre: Artemed, 2000. FRACASSO ESCOLAR: AFINAL, DE QUEM O PROBLEMA? Publicado 6/09/2010 por ANGELA COSTA MARQUES Disponvel em HTTP://www.webartigos.com/ Acesso em 18 maro. 2011. LADEIA, Carlos R, O fracasso escolar na 5 srie noturna na viso de professores. Tese de Doutorado. Faculdade de Educao, Unicamp, 2002. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Paz e Terra, 27 Ed. , Rio de Janeiro, 1987. PERREUNOUD, Fhilippe. Pedagogia Diferenciada das Intenes Ao, Porto Alegre, Artmed, 2000. SOMACAL, Claudia. Caderno Temtico da Constituinte Escolar, Secretaria de Estado da Educao, RS, Porto Alegre, 2000.

You might also like