You are on page 1of 34

O Papel do RH na Incluso da Pessoa com deficincia

Contedo Programtico
Empregabilidade Terminologia Leis Viso das pessoas com Deficincia nas Organizaes Recrutamento e seleo de pessoas com deficincia Abordagem dos profissionais de RH para a execuo de prticas de Incluso de Pessoas com Deficincia nas Organizaes. Conviver com a diferena Incluso Social - Pessoas com Deficincias Bibliografia

Empregabilidade
Baixo percentual responsvel pelo elevado turn over desses profissionais, que chega a 80% no mercado nacional.

http://www.vidamaislivre.com.br/noticias/noticia.php?id=3086&/pesquisa_aponta_que_apenas_6_das_empresas_retem _colaboradores_com_deficiencia

Uma sociedade acessvel s pessoas com deficincia precisa estar de acordo com seis acessibilidades bsicas
Arquitetnica - (sem barreiras ambientais em edifcios); Comunicacional - (sem barreiras na comunicao interpessoal, escrita e virtual); Metodolgica - (sem barreiras nos mtodos e tcnicas de estudo ou trabalho); Instrumental (sem barreiras nas ferramentas de trabalho, estudo ou lazer); Programtica (sem barreiras embutidas em leis, normas, decretos e regulamentos); Atitudinal (sem preconceitos, estigmas, esteretipos e discriminaes

http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/portal.php/toqueaosjornalistas

Cuidado ao utilizar a terminologia correta para se referir a pessoas com deficincia

Muitos termos e expresses utilizados hoje pela maioria das pessoas esto incorretos e segregam mais do que incluem as pessoas com deficincia. Especial, excepcional, dito-normal e anormal no devem ser utilizados, pois as deficincias so uma manifestao inseridas na diversidade humana. Se todos somos diferentes, como designar os especiais?

Utilizando a terminologia correta.


A expresso Pessoa com necessidades especiais tem origem em necessidades educacionais especiais (Dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitaes no processo de aprendizagem; Dificuldades de comunicao e sinalizao diferenciada dos demais alunos; Altas habilidades / superdotao, grande facilidade de aprendizado). Com o tempo, passou a ser usada designar todas pessoas com deficincia. Um erro muito comum crer que deficincia antnimo de eficincia e, por isso, considerar as pessoas com deficincia menos capazes

Utilizando a terminologia correta


Algumas pessoas ainda relutam em utilizar o termo deficincia acreditando ser algum tipo de ofensa, quando apenas uma caracterstica da pessoa. Deficincia intelectual no sinnimo de doena mental. A deficincia se refere a um comprometimento intelectual, temporrio ou no, com inmeras origens e associado capacidade da pessoa responder s demandas da sociedade. Na doena mental, a pessoa tem sofrimento psquico, como depresso, sndrome do pnico e esquizofrenia.

Utilizando a terminologia correta

Da mesma maneira, deficincia no doena. A comparao entre as duas transmite a imagem de que para inserir uma pessoa com deficincia na sociedade necessrio antes cur-la, quando as pessoas com deficincia so titulares de direitos, estando reabilitadas ou no.

Utilizando a terminologia correta


Surdez e cegueira so deficincia e no doenas, mas que podem ter sido causadas por doenas. Por no se tratarem de doenas e no serem contagiosas, no podem ganhar contornos de epidemia. Um erro muito comum ao se abordar pessoas com deficincia utilizar o termo deficincia fsica englobando qualquer tipo de deficincia (fsica, motora, auditiva, visual, intelectual ou mltipla).

Utilizando a terminologia correta

No existe surdo-mudo, mas apenas surdo. A pessoa que nasce surda tem a capacidade de aprender uma linguagem oral, mas mais comum, e mais fcil, que tenha em uma lngua de sinais (por exemplo a Lngua Brasileira de Sinais Libras) como sua primeira opo.

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo 23 I) Todo o homem tem direito ao trabalho, livre escolha de emprego, a condies justas e favorveis de trabalho e proteo contra o desemprego. II) Todo o homem, sem qualquer distino, tem direito a igual remunerao por igual trabalho. III) Todo o homem que trabalha tem direito a uma remunerao justa e satisfatria, que lhe assegure, assim como a sua famlia, uma existncia compatvel com a dignidade humana, e a que se acrescentaro, se necessrio, outros meios de proteo social.

http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm

TTULO I Dos Princpios Fundamentais


Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm

TTULO II Dos Direitos e Garantias Fundamentais


CAPTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm

Lei 8.742, de 7 de dezembro de 1993


LEI ORGNICA DA ASSISTNCIA SOCIAL (LOAS)
Art. 2 V - a garantia de 1 (um) salrio mnimo de benefcio mensal pessoa portadora de deficincia e ao idoso que comprovem no possuir meios de prover a prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8742.htm

Lei N 8.213, de 24 de julho de 1991 Lei de cotas


Art. 93. A empresa com 100 (cem) ou mais empregados est obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficirios reabilitados ou pessoas portadoras de deficincia, habilitadas, na seguinte proporo:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons.htm

Lei N 8.213, de 24 de julho de 1991 Percentual da cota.


I00 a 200 empregados 2%;

201 a500 empregados3%; 501 a1.000 empregados 4%; 1.001 empregados em diante 5%.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons.htm

Exemplos de como se trata a lei de cotas em outros pases


PORTUGAL: art. 28 da Lei n 38/04 estabelece a cota de at 2% de trabalhadores com deficincia para a iniciativa privada e de, no mnimo, 5% para a administrao pblica ESPANHA: a Lei n 66/97 ratificou o art. 4 do Decreto Real n 1.451/83, o qual assegura o percentual mnimo de 2% para as empresas com mais de 50 trabalhadores fixos. J a Lei n 63/97 concede uma gama de incentivos fiscais, com a reduo de 50% das cotas patronais da seguridade social

VENEZUELA: a Lei Orgnica do Trabalho, de 1997, fixa uma cota de uma pessoa com deficincia a cada 50 empregados. ESTADOS UNIDOS DA AMRICA: inexistem cotas legalmente fixadas. De qualquer modo, a The Americans with Disabilities Act (ADA), de 1990, trata do trabalho de pessoas com deficincia, detalham do as caractersticas fsicas e organizacionais que devem ser adotadas obrigatoriamente por todas as empresas para receber pessoas com deficincia como empregadas.

FRANA: o Cdigo do Trabalho Francs, em seu art. L323-1, reserva postos de trabalho no importe de 6% dos trabalhadores em empresas com mais de 20 empregados. ITLIA: a Lei n 68/99, no seu art. 3, estabelece que os empregadores pblicos e privados devam contratar pessoas com deficincia na pro poro de 7% de seus trabalhadores, no caso de empresas com mais de 50 empregados; duas pessoas com deficincia, em empresas com 36 a 50 trabalhadores; e uma pessoa com deficincia, se a empresa possuir entre 15 e 35 trabalhadores.

IRLANDA: a cota de 3%, sendo aplicvel somente para o setor pblico. REINO UNIDO: o Disability Dicrimination (DDA), de 1995, trata da questo do trabalho, vedando a discriminao de pessoas com deficincia Incluso pessoas defi.indd 14 22/1/2008 . . ALEMANHA: a lei alem estabelece para as empresas com mais de 16 empregados uma cota de 6%, incentivando uma contribuio empresarial para um fundo de formao profissional de pessoas com deficincia.

ARGENTINA: a Lei n 25.687/98 estabelece um percentual de, no mni mo, 4% para a contratao de servidores pblicos. Estendem-se, ade mais, alguns incentivos para que as empresas privadas tambm contra tem pessoas com deficincia. COLMBIA: a Lei n 361/97 concede benefcios de isenes de tributos nacionais e taxas de importao para as empresas que tenham, no mnimo, 10% de seus trabalhadores com deficincia.

http://www.mte.gov.br/fisca_trab/inclusao_pessoas_defi12_07.pdf

Realidade
Vantagens X Necessidades Na contratao de pessoas com deficincia

Evoluo recente do emprego formal para as PCD no Estado de So Paulo - Hlio Zylberstajn - FEA/USP
Algumas concluses H pouco espao para as PCD no mercado de trabalho Especializao ocupacional : 1545 ocupaes num universo de mais de 2500 ocupaes (CBO) Especializao de atividades (h setores que preferem mais que outros) Reabilitados: aproveitar melhor Do ponto de vista econmico, no empregar PCD equivalente a poluir o meio ambiente (externalidade negativa, transferncia do custo privado para a sociedade). Justifica-se a poltica pblica. Duplo desafio para a polticas pblica: aumentar o emprego e diversificar as oportunidades para as PCD

http://www.fipe.org.br/projetos/modem

Viso das pessoas com Deficincia nas Organizaes Principais Diferenas entre Incluso e Integrao
Incluso Mudanas que beneficiam toda e qualquer pessoa (no se sabe quem ganha mais; TODAS ganham) Valoriza a individualidade de pessoas com deficincia (pessoas com deficincia podem ou no ser bons funcionrios; podem ou no ser carinhosos etc.) Integrao
Mudanas visando prioritariamente a pessoas com deficincia (consolida a idia de que elas ganham mais) Como reflexo de um pensamento integrador podemos citar a tendncia a tratar pessoas com deficincia como um bloco homogneo (ex.: surdos se concentram melhor, cegos so excelentes massagistas etc.)
http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/portal.php/toqueaosjornalistas

Recrutamento e seleo de

pessoas com deficincia.

Abordagem dos profissionais de RH para a execuo de prticas de Incluso de Pessoas com Deficincia nas Organizaes.
Fechar cotas" no traduz responsabilidade social

Incluso Social - Pessoas com Deficincias Conviver com a diferena A minha gerao tem "fome" diferente das geraes mais novas, que tambm so diferentes das geraes mais velhas, mas todas tm pontos em comum: Temos fome da verdade, da justia, de amigos. Temos fome de respeito, de desafios, de simplicidade. Temos fome de sermos valorizados e aceitos, mais do que aceitos, de sermos bem-vindos nos lugares que freqentamos. Temos muitas fomes comuns, porque so necessidades universais, eternas. Na verdade so valores ticos e so desses valores que sentimos falta, sentimos fome.
Deise Fernandes
http://www.rh.com.br/Portal/Responsabilidade_Social/Artigo/6195/conviver-com-a-diferenca.html#

Muito obrigado pela presena de todos!!!!


Prof: Fernando Battestin Gesto de RH Psiclogo, Especialista em RH e Educao fbattestin@edu.unicid.br www.realitygestao.com.br Prof: Elisangelo Santos Gesto de RH elisangelosantos@gmail.com Prof: Reginaldo Lima Gesto de RH MBA RH reginaldo.pl@hotmail.com

Bibliografia

http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/portal.php/toqueaosjornalistas http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/portal.php/toqueaosjornalistas http://www.vidamaislivre.com.br/noticias/noticia.php?id=3086&/pesquisa_aponta_que_apenas _6_das_empresas_retem_colaboradores_com_deficiencia http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons.htm http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8742.htm http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm http://www.mte.gov.br/fisca_trab/inclusao_pessoas_defi12_07.pdf http://www.rh.com.br/Portal/Responsabilidade_Social/Artigo/6195/conviver-com-a-diferenca.html# http://fipe.org.br/projetos/modem

You might also like