You are on page 1of 12

Segurana durante a Operao do Trator

Princpios bsicos para evitar acidentes: -Ateno; - Conhecer bem o trator e o implemento a ser usado; - Fazer um reconhecimento da rea a ser trabalhada; - Usar velocidade adequada.

Em tratores agrcolas, sem estruturas de proteo contra capotagem, no recomendado o uso do cinto de segurana. J, para os tratores equipados com estas estruturas, o uso do cinto de segurana deve ser Obrigatrio.

A estabilidade do trator est diretamente relacionada com o seu peso, a altura do centro de gravidade, a largura das suas rodas e, ainda, a velocidade com que ele ser conduzido.

PODE TOMBAR
- Emprego dispositivos e Implementos que elevam o centro de gravidade do trator; -Valetas, pedras, cupinzeiros e tocos; -Curvas demasiadamente fechadas e as velocidades excessivas; - Uso de freios independentes, velocidades excessivas, ou de modo brusco durante o tracionamento de carretas; e Trabalho em solo muito inclinado.

PODE EMPINAR: -Uso do ponto de engate muito elevado; - Cabealhos dos veculos e implementos a serem tracionados mal situados; -Obstculos (como canais) situados no sentido transversal do trajeto do trator; -Tracionamento de cargas superiores a sua capacidade; e - Manobras a marcha r, morro abaixo.

MEDIDAS DE SEGURANA
1.6 . No ponha o motor em funcionamento estando ao lado do trator. . Utilize sempre o estribo do lado esquerdo para subir ou descer do trator. . Desligue o motor e acione o freio de estacionamento antes de abandonar o trator. . No transporte outras pessoas no trator.

MEDIDAS DE SEGURANA
2.6 . Trabalhe com o mximo de cuidado nos terrenos inclinados. . Conduza o trator sempre com velocidades compatveis e com segurana. . Mantenha os pedais do freio interligados e bem regulados, para conduzir o trator em estradas. . Utilize sempre a barra de trao para trabalhos de reboque.

MEDIDAS DE SEGURANA
3.6 . Desligue a tomada de potncia antes de desconect-la. . No limpe nem faa ajustes no equipamento acionado. . Tome cuidado ao se aproximar da TDP. . No coloque nem retire correias de transmisso com as polias das correias em movimento.

MEDIDAS DE SEGURANA
4.6 . No opere o trator com a frente leve (sem lastros) . Nunca deixe equipamentos montados no trator na posio levantada do sistema hidrulico. . Se o trator ficar encalhado use marcha r. . No coloque o motor em funcionamento em Local fechado.

MEDIDAS DE SEGURANA
5.6 . Nunca abastecer com o motor em funcionamento. . Mantenha-se atento ao servio executado. . Interromper servio ao sentir-se cansado. . S operar o trator noite, com faris dianteiros.

. Se o motor aquecer demais, no abra radiador.


. Nunca opere o trator com pedais freio e embreagem sujos de barro.

MEDIDAS DE SEGURANA
6.6 . Durante operao, use EPI apropriado. . Manuteno s com motor parado.

. Antes da operao, verifique pessoas, etc ao redor.


. S puxe carreta mais pesada se ela tiver freios. . Reduza a velocidade antes de fazer curvas. FIM

You might also like