You are on page 1of 15

INTRODUO

Associao: - entidade de classe, sem fins lucrativos;

- objetivo: congregar profissionais da engenharia atravs de atividades tcnicas, culturais, esportivas e sociais;
- filiao facultativa; - catalisador no relacionamento entre os scios;

- permite o desenvolvimento de interesses econmicos.


Existem diferentes formas de agrupamentos em que diversas classes sociais ou diversas categorias profissionais se renem de forma mutualstica ou associativa. No Brasil, existem 3 corporaes com fins e objetivos assemelhados.

INTRODUO

COOPERATIVAS Sociedade Civil de fins econmicos buscam obter lucro ou reduzir as despesas. Promover venda em comum, compra em comum, prestao de servios, assistncia tcnica e educativa. rgo Normativo CNC rgo Fiscalizador- INCRA Taxas de servios sobre as aes dos cooperados.

ASSOCIAES Sociedade Civil de fins no econmicos buscam realizar interesses imateriais. Promover defesa de interesse de seus associados, incentivo melhoria profissional e/ou cultural, prestao de servios etc. No h rgo normativo e nem fiscalizador Contribuies sociais, doaes e legados.

SINDICATOS Sociedade Civil de fins no econmicos de representao dos interesses da classe ou da categoria. Promover o estudo, defesa e coordenao dos interesses econmicos e profissionais dos que exeram a mesma atividade ou profisso. rgo Normativo e Fiscalizador Ministrio do Trabalho Impostos sindicais, contribuio dos scios, doaes e subsdios. Empresa: solidariedade de interesses Trabalhadores: semelhana de condies de vida oriunda de profisso ou trabalho em comum na mesma categoria econmica.

DEFINIO

OBJETIVO

RGO NORMATIVO E FICALIZADOR DO REGIME JURDICO RECEITA

VNCULO SOCIAL BSICO

Necessidades comuns

Interesses comuns

INTRODUO

Analisando o quadro comparativo, verifica-se que as Associaes tm caractersticas auto impostas, isto , seus objetivos so definidos tendo em vista a origem da Associao. Ao serem formadas, precisam estabelecer seu estatuto para fins de registro em Cartrio de Ttulos e Documentos e obteno de C.G.C. do Ministrio da Fazenda.

Segundo o Eng Agr Sinezio Martins, as Associaes diferem-se no Brasil principalmente: a) pelo seu carter no econmico; b) no h rgo fiscalizador e normativo de regime jurdico; c) base territorial sem limitaes; d) receita: exclusivamente contribuies dos associados, receita via prestao de servios, doaes e legados;

INTRODUO

No que se refere aos objetivos, as Associaes, quando de categorias profissionais, podem via estatutos estabelecer objetivos que se superpem aos objetivos de um sindicato da mesma categoria, e na ausncia deste, as associaes fazem o seu papel, sem contudo terem o respaldo legal para interferir nos processos de relaes de trabalho. Sendo suas atividades registradas estatutariamente, ou seja, sem amparo legal na lei, com relao a atribuies e competncias, cabe sua direo a obrigao de executar e cobrar os objetivos fixados. A atuao da Associao se traduz pela soma das atuaes de todos os seus associados, quando em seu nome exeram atividades destinadas a alcanar os objetivos estatutrios, e a Diretoria e os Conselhos devem ser coordenadores e estimuladores dessa aes.

Isso quer dizer, que o que as Associaes buscam a participao maior possvel dos associados na consecuo dos objetivos, descaracterizando o monoplio da Diretoria, o que se observa ser difcil de ser alcanado.

HISTRICO

A ASSOCIAO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE SO CAETANO DO SUL AEASCS, surgiu do entendimento de um pequeno grupo de profissionais, que preocupados com os problemas inerentes de suas classes, resolveram se unir e formar uma entidade que pudesse preencher a lacuna existente entre estes profissionais e a comunidade em geral. A ASSOCIAO foi idealizada com o intuito de integrar os profissionais de todas as modalidades de Engenharia e Arquitetura, que morem, trabalhem ou estudem em So Caetano do Sul, visando com isso, o fortalecimento profissional e o relacionamento pessoal de todos os associados, promovendo para tanto, eventos culturais, esportivos e sociais.

Tem como objetivo, ainda, o trabalho em conjunto com os rgos pblicos municipais, sempre visando uma melhor qualidade de vida para a nossa comunidade.

ESTATUTO
CAPTULO I Da Associao e Seus Fins

ARTIGO 3 - So seus fins:


I Defender os interesses da classe dos engenheiros e arquitetos desta associao; II Congregar todos os associados; III Incentivar o progresso da engenharia e arquitetura, promovendo o estudo de questes tcnicas e difuso; IV Colaborar com os poderes pblicos, setor industrial e outras instituies, como rgo tcnico e consultivo, nas reas de engenharia e arquitetura; V Zelar pela tica profissional;

VI Instituir e desenvolver outros programas que sejam considerados do interesse da Associao, da comunidade e de seus associados.

ESTATUTO
CAPTULO I Da Associao e Seus Fins

ARTIGO 6 - As condies necessrias para pertencer s vrias categorias so:


I- FUNDADOR: Ser engenheiro ou arquiteto diplomado por uma escola nacional de engenharia ou arquitetura. II- TITULAR: Ser engenheiro ou arquiteto diplomado por uma escola nacional de engenharia ou arquitetura. III- HONORRIO: Ser pessoa de elevada cultura e que tenha prestado servios de excepcional relevncia Associao, coletividade ou classe, que justifique essa homenagem, devendo ser proposta pelo Conselho Diretor e aprovado em Assemblia Geral. IV- UNIVERSITRIO: Ser aluno dos dois ltimos anos letivos de escola superior de engenharia ou arquitetura, reconhecida pelo Governo Federal. PARGRAFO NICO: Todo candidato a ser admitido dever obrigatoriamente residir, trabalhar ou estudar no municpio de So Caetano do Sul.

ESTATUTO
CAPTULO II Dos Direitos e Deveres dos Scios

ARTIGO 8 - Os scios fundadores, titular e universitrio pagaro mensalidades cujos valores e vencimentos sero determinados pelo Conselho Diretor.
ARTIGO 9 - So deveres dos scios: I Cumprir o presente estatuto e o regime interno, as deliberaes do Conselho e da Assemblia; II Efetuar pontualmente o pagamento das contribuies a que estiverem sujeitos; III Cumprirem os deveres inerentes aos cargos para os quais sero conduzidos na forma e condies previstas no presente estatuto. ARTIGO 10 - So direitos dos scios:

V Desligar-se do quadro social quando for seu interesse, devendo para isso dirigir por escrito ao Presidente o seu pedido de demisso, entregando na secretaria da Associao, contra protocolo; tendo validade a partir do ms seguinte ao recebimento pela secretaria;

ESTATUTO
CAPTULO II Dos Direitos e Deveres dos Scios

ARTIGO 12 - Os scios no sero considerados em pleno gozo de seus direitos quando no cumprirem o disposto no Artigo 9 e podero, em conseqncia, serem punidos com advertncia sigilosa ou eliminao do quadro social. PARGRAFO 1 - O dbito para com a Tesouraria por um perodo superior a 6 (seis) meses implica em eliminao do quadro social. PARGRAFO 2 - Sero tambm excludos do quadro social, os scios que por ao ou omisso, causarem danos morais ou materiais Associao, bem como aqueles que de qualquer forma utilizem-na para auferir, para si ou para outrem, benefcios ou vantagens de qualquer natureza, em detrimento aos dispositivos estaturios e regimentais.

ESTATUTO
CAPTULO II Dos Direitos e Deveres dos Scios

PARGRAFO 3 - De qualquer pena cabe recurso Assemblia Geral, respeitados os critrios estipulados neste estatuto para convoc-la. PARGRAFO 4 - Se a punio for conseqncia de burla tica profissional, o Conselho Diretor dever enviar cpias da punio ao CREA, aps decorridos tais recursos.

ESTATUTO
CAPTULO III Da Administrao

ARTIGO 14 A direo e administrao da Associao ficam a cargo de um Conselho Diretor, composto por 11 (onze) membros, sendo: Um Presidente, um Vice-presidente, um Primeiro Secretrio, um Segundo Secretrio, um Tesoureiro, um Segundo Tesoureiro e cinco Diretores Adjuntos.

ESTATUTO
CAPTULO III Da Administrao

Existem 11 comisses na Associao de So Caetano do Sul: Comisso Cdigo de Obras e Sanitrio Comisso Zoneamento Urbano tica Profissional Comunicao e Divulgao Desenvolvimento do Quadro Associativo Estudo, Desenvolvimento e Bem Estar da Coletividade Integrao Institucional Captao de Patrocinadores Comisso Ambiental

POR QUE SE ASSOCIAR?

Estar em um ambiente com interesses comuns;


Defender os interesses dos associados buscando uma melhoria profissional e cultural; Compartilhar servios dentro da rea de arquitetura e engenharia; Participar de reunies e palestras com temas relacionados rea; Estar atualizado com os feitos da associao da localidade; Dar uma maior garantia do servio prestado ao cliente; Ser indicado pela associao novos clientes.

BIBLIOGRAFIA

Fundao das Associaes de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de So Paulo; Anais do Congrasso; Congresso das Associaes de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de So Paulo; SEESP - O Engenheiro e suas Entidades de Classe - Sindicato dos Engenheiros no Estado de So Paulo.

Internet www.aeascs.com.br

FIM

GRUPO: FREDERICO ZARA CHIARELLI JULIANA ANDREA TOZO LEINA KIRYU LUIZ EDUARDO ASAO MAURICIO MOTOIKE MNICA SISTI FIACADORI PAULA IHOKO SUZUKI RMULO SEIJI NISHIMURA TURMA A1 8 SEMESTRE / 2004 PROF CLIO PIMENTA

You might also like