You are on page 1of 11

Processos - Batelada : O meio de cultura e o caldo fermentado so colocados e retirados de uma s vez, com o inculo podendo estar no fermentador

ou ser adicionado aps a introduo do meio - Batelada Alimentada : O meio de cultura colocado aos poucos no processo, para evitar o efeito de inibio pelo substrato, at o volume til do fermentador. O caldo fermentado retirado de uma s vez, ao final do processo. A alimentao pode ser intermitente ou contnua e a quantidade introduzida pode ser constante, crescente ou decrescente

Processos
- Contnuo : O meio de cultura e o caldo fermentado so introduzidos e retirados de uma forma contnua, com o tempo de residncia sendo controlado pelos fatores volume do fermentador e vazo de entrada. O inculo pode ser recirculado (reatores livres) ou estar imobilizado no fermentador. - Semi-Contnuo : O meio de cultura colocado de uma s vez. Ao findar o processo, metade do caldo fermentado vai para uma outra dorna e metade permanece na mesma. Completa-se novamente de meio e a a primeira dorna vai para o processo de separao de produtos e a segunda efetua a quebra.

Processos - Fermentao submersa : meio de cultura e microrganismos esto em contato suspensos ou dissolvidos em meio lquido. - Fermentao em superfcie : meio de cultura est dissolvido em um meio lquido e o microrganismo cresce na superfcie do mesmo

- Fermentao em estado slido : meio de cultura e microrganismos esto em contato atravs de uma matriz slida, com baixo teor de umidade.

BIORREATORES
- Fermentadores

- Reatores bioqumicos (enzimas)


- Reatores biolgicos (clulas) Equipamentos, onde ocorre uma srie de reaes qumicas catalisadas por enzimas ou clulas vivas, cuja funo principal a de fornecer as condies ambientais adequadas ao crescimento celular ou atuao das enzimas.
-

Classificao para fermentao submersa: A. Clulas / Enzimas Livres

- Reatores com agitao mecnica


- Reatores com agitao pneumtica

- Reatores de fluxo pistonado


- Reatores sem/com recirculao de clulas

- Reatores com recirculao de lquido (interna ou externa)

Classificao para fermentao submersa:

B. Clulas / enzimas imobilizadas em suporte - Leito fixo - Leito fluidizado


C. Clulas / enzimas imobilizadas entre membranas - Membranas planas - Fibras ocas

Tipos de Biorreatores

- Reatores agitados mecanicamente (em geral, tanque cilndrico com H/D = 2/1 ou 3/1; mas, pode ser cbico com H/L (altura/comprimento) < 1); Agitadores no eixo central com turbinas ao longo da altura (o nmero e o formato das ps dependem do processo; em geral, ps planas)

Tipos de Biorreatores
Reatores agitados pneumaticamente (ausncia de agitadores mecnicos: menor tenso de cisalhamento) (atrativo para fungos filamentosos, clulas vegetais e animais) (Coluna de bolhas (reator tipo torre, Bubble column) movimento interno do lquido e gases aleatrio; Air-lift (loop reactors) movimentao cclica dos fluidos bem definida atravs de dispositivos e arranjos internos)

Tipos de Biorreatores

Reatores de fluido pistonado (Plug-flow): inoculo e meio misturados no incio do reator, fluxo constante (sem mistura longitudinal) gradiente de concentrao de clulas, substrato e produto ao longo do reator (comparado com um sistema contnuo realizado em mltiplos estgios em srie)

Tipos de Biorreatores Reatores com clulas / enzimas imobilizadas (suporte: alginato, carragena, pectina, vidro, slica, materiais cermicos,...) objetivos: elevada concentrao celular / enzimtica; elevada produtividade; manuteno da atividade celular / enzimatica por mais tempo (UASB, sensores analticos (glucose oxidase))

Leito fixo / fluidizado: depende da movimentao das partculas (fixo: inexiste; fluidizado: intenso, atravs de uma corrente de gases ou lquido)

Tipos de Biorreatores Reatores com membranas planas e fibras ocas: as clulas / enzimas ficam confinadas entre as paredes das membranas semi-permeveis (entrapped biocatalysts) que permitem um fluxo contnuo de fluido (substrato transformado e/ou produto metabolizado) mas no das clulas / enzimas (temses mnimas de cisalhamento, menores obstculos difusionais, concentrao celular elevada quando comparado a reatores imobilizados com suporte inerte)
Co-imobilizao de amiloglucosidase e Saccharomyces

You might also like