You are on page 1of 82

Escola Estadual Disciplina: Qumica

Prof.: Carlos Alberto Braga O Show vai comear

ATOMSTICA A constituio da Matria e os Modelos Atmicos

INTRODUO
Milnios antes da nossa era (mais ou menos 6000 a.C.), o ser humano j dominava o fogo. Porm, no havia nenhuma preocupao com a constituio da matria: do que so feitas todas as coisas? Isso s comeou a ocorrer por volta do sculo V a.C., na Grcia, com as especulaes filosficas de alguns pensadores.

Um desses filsofos de nome Empdocles, imaginou que toda matria era formada por Quatro Elementos: gua, Terra, Fogo e Ar. Posteriormente, Aristteles aprimorou a idia dos Quatro Elementos, associando a cada um duas qualidades opostas: frio ou quente; seco ou mido.

Cada um desses elementos poderia transformar-se em outro pela adio ou remoo da qualidade que possussem em comum.

Por volta de 400 a.C., os filsofos Leucipo e Demcrito propuseram que toda matria era constituda por pequenas partculas indivisveis denominadas tomos.

Ao longo da Idade Mdia, os Alquimistas alcanaram tamanho status que at membros da Aristocracia quiseram fazer parte desse respeitado grupo de sbios.

Assim com a religio, a Alquimia era fundamentada em dogmas, ou seja, crenas assumidas sem discusso. Para aceitar suas verdades preestabelecidas no era necessrio fazer uso da experimentao sistemtica.

Com o Renascimento, no sculo XVI, essa maneira de pensar foi mudando e uma nova forma de buscar o conhecimento surgiu: a cincia experimental moderna.

Essa nova maneira de buscar o conhecimento permitiu a elaborao de novas teorias, embora muitas ainda estivessem impregnadas dos velhos conceitos dos Alquimistas. Uma das mais marcantes para a histria da Qumica foi a Teoria do Flogstico, proposta pela qumico alemo Georg Ernst Stahl.

Segundo ele, os corpos combustveis teriam como constituinte um elemento denominado Flogstico, o qual era liberado durante a queima.

A queima da madeira, por exemplo, deixava como resduo a cinza fofa. Pensava-se que nos processos de combusto as substncias perdessem o flogstico. Partindo-se desse pressuposto, davam-se explicaes racionais s transformaes qumicas observadas.

Atravs da experimentao, da observao cuidadosa e da concluso lgica, Lavoisier conseguiu derrubar concepes errneas, apontando um novo caminho para o desenvolvimento da cincia.

No fim do sculo XVIII e incio do sculo XIX, vrios qumicos baseando-se em trabalhos experimentais, enunciaram Leis relativas transformao da matria. Como se referiam a massas, foram chamadas de Leis Ponderais das Combinaes Qumicas.

Lei da Conservao da Massa ou Lei de Lavoisier

Em uma transformao qumica (reao), a massa dos reagentes igual a massa dos produtos. Num sistema fechado, a massa total dos reagentes igual a massa total dos produtos. Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.

Exemplos

CaO + H2O Ca(OH)2 56g 18g 74g Reagentes Produtos

Exemplos

H2(g) + O2(g) H2O(l)


1g 8g Reagentes 9g Produtos

Leis das Propores Definidas ou Lei de Proust.

Uma determinada substncia, independentemente de sua origem ou de seu processo de preparao, sempre formada pelos mesmos elementos, na mesma proporo em massa.

Exemplos

CaO + H2O Ca(OH)2 112g 36g 148g 56g g 74g g 9g 37g CaO + H2O Ca(OH)2 g 3g g Reagentes Produtos

Exemplos

Em 1803, John Dalton, tentando explicar o comportando dos diversos gases na atmosfera e das misturas gasosas, retomou a hiptese atmica.

Dalton usou esta hiptese na explicao das Leis Ponderais da qumica, ento recentemente formulada por Lavoisier e Proust.

Assim como Leucipo e Demcrito, Dalton acreditava que a matria seria constituda por tomos indivisveis e espaos vazios.
Dalton, a partir de trabalhos baseados em evidncias experimentais, prope, em 1808, uma Teoria Atmica para explicar a composio da matria, criando assim o primeiro Modelo Atmico.

Os principais pontos da teoria atmica de Dalton

1. Todo matria constituda de pequenas partculas esfricas, macias e indivisveis denominadas tomos; 2. Um conjunto de tomos com a mesma massa e tamanho apresenta as mesmas propriedades e constitui um elemento qumico; 3. Elementos qumicos diferentes apresentam tomos com massas, tamanhos e propriedades diferentes;

4. A combinao de tomos de elementos diferentes, numa proporo de nmeros inteiros, origina substncias diferentes; 5. Numa reao qumica, os tomos no so criados e nem destrudos: so simplesmente rearranjados, originando novas substncias.

Modelo Atmico de Dalton Bola de Bilhar

Esfrico, Macio e Indivisvel

Massas atmicas de Dalton


Como a teoria proposta por Dalton postulava massas diferentes para tomos de elementos qumicos diferentes, os cientistas da poca, alm do prprio Dalton, buscaram mtodos que possibilitassem essas determinaes. Teoricamente, haveria duas possibilidades:

a) Ou se determinavam as massas atmicas dos tomos individualizados ;

b) Ou se determinava as massas atmicas dos tomos atravs de massas prfixadas que contivessem um nmero de tomos conhecidos.

Como as duas possibilidades eram inexequveis na poca, no restou outra sada a Dalton partir de pressupostos. Sabia-se que o Carbono e Oxignio reagiam em propores diferentes, dando origem a dois compostos diferentes.

Dalton fixou a massa do carbono (C) e montou as seguintes propores: m carbono = 0,750 (1) moxignio

m carbono = 0,350 (2) m`oxignio


Como se observa, a massa de oxignio no caso (2) deve ser o dobro do caso (1). Logo o primeiro composto deve ser mais simples.

Dalton admitiu arbitrariamente a proporo de 1:1 em nmero de tomos. Adotando para o carbono o smbolo C e para o oxignio o smbolo O, podemos escrever as seguintes frmulas: CO e CO2. Atribuindo um valor arbitrrio ao carbono (ou ao oxignio), obtermos o peso de um deles em relao ao outro.

Dalton notou que o Hidrognio (H) era sempre o elemento mais leve nos compostos de que participava. Por isso escolheu-o como padro de massas atmicas, fixando-lhe arbitrariamente o valor 1 (um) e determinando as massas de outros elementos em relao a ele.

Dalton admitiu que a gua, o composto mais simples entre Hidrognio e Oxignio, teria frmula HO. Achou a relao [mOxignio/mHidrognio] = 8, pois 16g de oxignio reagia com 2g de hidrognio. Se o hidrognio 1, e na relao com o oxignio igual a 8, ento o oxignio tem valor 8.

Com o advento de novos conhecimentos, algumas frmulas propostas por Dalton se confirmaram e outras no. Mais tarde verificou-se , por exemplo, que a frmula da gua era H2O e as massas relativas do oxignio e do hidrognio tiveram que sofrer correes.

Substncias Simples e Compostas


O modelo de Dalton permite-nos concluir que toda a matria constituda por tomos de mesmo elemento ou de diferentes elementos qumicos.

Lei Volumtrica de Gay-Lussac


No h dvida que a teoria atmica de Dalton no s consolidava a idia de tomo, mas tambm explicava uma srie de eventos pouco esclarecidos. O prestgio de Dalton permitialhe descartar fatos ou explicaes que no se coadunassem com a sua teoria, naturalmente apoiado pela comunidade cientfica da poca, fascinada pelo alcance de suas propostas.

No obstante, o estudo do comportamento da matria continuava revelia das opinies de Dalton, cabendo ao fsicoqumico francs Joseph Louis Gay-Lussac descobrir algumas relaes que questionavam parcialmente essa teoria atmica.

Trabalhando com o naturalista Alexander von Humboldt, Gay-Lussac comprovou, entre 1805 e 1808, alguns fatos interessantes. Na sntese da gua, por exemplo, ao reagirem hidrognio e oxignio verificou que 2 (dois) litros de hidrognio reagiam inteiramente com 1 (um) litro de oxignio, desde que ambos estivessem mas mesmas condies de temperatura e presso.

2L Hidrognio

1L Oxignio

2L gua

No caso da sntese do gs Amnia, partindo-se de 03 (trs) litros de Hidrognio e 01 (um) litro de Nitrognio, obtinham-se 02 (dois) litros de Amnia.

3L Hidrognio

1L Nitrognio

2L Amnia

No caso da sntese do gs Cloreto de Hidrognio, partindo-se de 01 (um) litro de Hidrognio e 01 (um) litro de Cloro, obtinham-se 02 (dois) litros de Cloreto de Hidrognio.

1L Hidrognio

1L Cloro

2L Cloreto

Em 1808, Gay-Lussac enunciou sua lei: Numa reao qumica, os volumes gasosos, medidos nas mesmas condies de temperatura e presso, esto numa proporo de nmeros inteiros e pequenos. As constataes de Gay-Lussac causaram um certo desconforto, pois na poca no se entendia a contrao de volume.

Segundo Dalton, volumes iguais deveriam ter o mesmo nmero de tomos. No caso da reao entre hidrognio e cloro, um tomo de hidrognio ligava-se com um tomo de cloro formando um tomo composto de Cloreto de hidrognio. Na formao da gua, entretanto, as propores volumtricas obtidas por GayLussac no ratificavam as afirmao de Dalton.

O impasse criado com o surgimento da Lei de Gay-Lussac comeou a ser resolvido pelo fsico italiano Amedeo Avogadro, em 1811, ao introduzir o conceito de molcula, que seria a menor partcula de cada substncia que ainda mantivesse as propriedades da mesma.

O termo tomo passou a se referir apenas s menores partculas dos elementos qumicos. Avogadro considerou ainda que as molculas seriam constitudas por um ou mais tomos, afirmando: Volumes iguais de quaisquer gases, medidos nas mesmas condies de temperatura e presso, contm o mesmo nmero de molculas.

A hiptese de Avogadro foi rejeitada pelos cientistas at cerca de 50 anos depois de sua formulao. Hoje aceita e pode ser verificada experimentalmente, o que permite consider-la no mais uma hiptese, mas um princpio. O princpio de Avogadro, alm de possibilitar a determinao das frmulas das substncias, permitiu estabelecer uma escala de massas relativas das molculas.

Representao dos Elementos Qumicos


At 1808, quando surgiu a Teoria Atmica de Dalton, eram conhecidos aproximadamente 50 elementos qumicos. Por volta de 1810, o qumico sueco Berzelius organizou a notao utilizada at hoje.

Ele introduziu como smbolo dos elementos as iniciais de seus nomes em latim. Para indicar a proporo com que cada elemento entra na formao de uma substncia, ele associou um nmero ao smbolo.

Esse nmero, denominado ndice, indica a quantidade de tomos de cada elemento presente na unidade da substncia. O ndice 1 no representado. O conjunto de smbolos e de ndices representa a unidade (molcula) de uma substncia que constitui uma frmula.

Durante todo o sculo XIX, no entanto, a hiptese atmica enfrentou adversrios ferrenhos, tanto na Qumica como na Fsica.
A falta de evidncias experimentais para sua existncia tornava os tomos suspeitos, numa atmosfera impregnada pela crena na verdade dos fatos e pela desconfiana em relao a hipteses tericas.

Ao longo do sculo XIX, vrios cientistas comearam a investigar fenmenos relacionados eletricidade e a emisso de luz pela matria em determinadas condies.

No final do sculo XIX, mais precisamente entre 1895 e 1900, vrias descobertas relacionadas ao estudo desses fenmenos ajudaram a desvendar a estrutura do tomo.

Descargas eltricas em gases a baixa presso


Gases de um modo geral no conduzem corrente eltrica presso ambiente. No entanto, no sculo XIX, os trabalhos de Geissler, Hittorf e William Crookes mostraram experimentalmente que, quando submetidos a baixas presses, os gases podem tornar-se conduroes eltricos.

Em 1887, J.J.Thomson, estudando o comportamento de gases submetidos descarga eltrica, descobriu um tipo de partcula negativa que deveria fazer parte dos tomos: os eltrons.

A partir desse fato, Thomson props que o tomo seria esfrico, macio, formado por um fluido com carga positiva no qual estavam dispersos os eltrons. O prprio Thomson associou o seu modelo a um Pudim de Passas , em um trabalho apresentado em 1897.

Modelo Atmico de Thomson Pudim de Passas

Esfrico, macio, formado por um fluido com carga positiva no qual esto dispersos os eltrons.

Outras modificaes no tubo de raios catdicos, feitas pelo cientista alemo Eugene Goldstein, conduziram a descoberta de outra partcula subatmica, 1.836 vezes mais pesada que o eltron e dotada de carga eltrica igual a dele, s com o sinal positivo, denominada de Prton.

Assim, ao final do sculo XIX, com a descoberta do prton e do eltron, j estava comprovado que o tomo no indivisvel e que o modelo de Thomson era incompleto, uma vez que no levava em conta a existncia dos prtons. Um novo modelo fazia-se necessrio.

A descoberta do Raio-X, em 1895, por Wilhelm C. Routger e da Radioatividade, em 1896, por Henri Becquerel, foram alguns dos acontecimentos mais importantes no processo que culminou no desvendamento da estrutura atmica pelo cientista neozelands Ernest Rutherford, no incio do sculo XX.

Em 1911, Ernest Rutherford juntamente com seus colaboradores, realizaram uma experincia que consistia em bombardear uma finssima lmina de ouro (de aproximadamente 0,0001cm) com pequenas partculas de carga eltrica positiva, denominadas de partculas alfa () proveniente do elemento radioativo Polnio.

De acordo com o modelo de Thomson, as deflexes seriam improvveis: sendo muito mais leve que as partculas alfa, os eltrons teriam tanta dificuldade de desvias suas trajetrias quanto bolas de gude para desviar bolas de canho. Para perceber as possveis deflexes, utilizouse uma placa de material fosforescente que emite luz quando colidida pela radiao alfa.

Dessa maneira, ao colocar uma fina lmina de ouro entre a chapa fosforescente e o material radioativo, a luminosidade na chapa deveria cessar, pois a lmina de ouro bloquearia a passagem da radiao, mas para a surpresa de Rutherford, uma grande luminosidade continuou aparecendo do outro lado da lmina de ouro, idicando que a radiao alfa a havia atravessado sem a menor dificuldade.

Alm disso, ele observou o surgimento de uma pequena luminosidade em outras partes da chapa. Isso evidenciava que a trajetria de uma parte da radiao alfa era desviada por algo na lmina de ouro. Rutherford pde ento fazer as seguintes observaes:

1. A maioria das partculas alfa atravessava a fina folha de ouro; 2. Uma pequena parcela das partculas alfa era desviada de sua trajetria; 3. Uma outra pequena parcela de partculas alfa era completamente refletida (retornava para trs).

Experincia de Rutherford

Rutherford imaginou que , se as partculas alfa sofriam um desvio em sua trajetria, era porque elas estavam sendo repelidas por alguma coisa existente nos tomos de ouro. Algo que impedia sua passagem direta. Sabendo que a radiao alfa era constituda por partculas de cargas positivas, Rutherford sups que elas eram desviadas quando se aproximavam de alguma regio do tomo que tivesse o mesmo tipo de carga.

Para Thomson, o tomo seria uma esfera de carga positiva. Os resultados de Rutherford mostravam que, se fosse assim, existiriam enormes espaos vazios entre os tomos, por onde estava passando a radiao. Rutherford ento idealizou um outro modelo para o tomo. Para ele, os espaos por onde passavam as partculas alfa eram ocupadas pelos eltrons dos tomos, e a regio que oferecia resistncia passagem das partculas alfa, seria constituda pela carga positiva do tomo.

Assim, os tomos no seriam macios, como previa o modelo de Dalton. O novo modelo explicava os resultados observados pela experincia. Observe a figura ao lado:

Modelo Atmico de Rutherford Modelo Nuclear / Modelo Planetrio

Rutherford trabalhou intensamente na tentativa de detectar os nutrons, mas em vo. Somente em 1932, o fsico ingls James Chadwick determinou a presena dos nutrons como resultado do bombardeamento de Berlio por partculas alfa.

A partir dos resultados quantitativos dos seus experimentos, Rutherford determinou que o ncleo dos tomos de ouro seria 10.000 vezes menor que o prprio tomo. Enquanto o ncleo atmico tem um raio aproximado de 10-14 m, o tomo possui um raio aproximado de 10-10 m. Com esses dados conclui-se que o ncleo do atmico ocupa um espao muito pequeno e muito denso, pois praticamente toda a massa do tomo concentra-se nele.

Depois de Rutherford ter proposto seu modelo, os cientistas direcionaram seus estudos para a distribuio dos eltrons na eletrosfera. Fizeram progresso levando em conta conhecimentos anteriores. H muito tempo os qumicos j sabiam que diferentes elementos qumicos,

submetidos a uma chama, produziam cores diferentes. Com base nesses fatos e sabendo que cada cor est associada a uma certa quantidade de energia, em 1913, Niels Bohr, props um novo modelo atmico, relacionando a distribuio de eltrons na eletrosfera com a sua quantidade de energia

O Modelo de Bohr

Nesse modelo, Borh prope que os eltrons descrevem rbitas circulares ao redor do ncleo, sendo que cada rbita tem energia constante e que quanto mais afastada do ncleo maior a sua energia. Quando um eltrons absorve certa quantidade de energia, salta para uma rbita mais energtica. Quando ele retorna a sua rbita original, libera a mesma quantidade de energia, na forma de ondas eletromagnticas (Luz).

tomo de Bohr

Essas rbitas foram denominadas de nveis de energia. Hoje so conhecidos sete nveis de energia (camadas) com seus respectivos eltrons: K, L, M, N, O, P, Q. 2,8,18,32,32,18,2

You might also like