You are on page 1of 69

cidos e Bases

cidos: latim azedo. Bases: sabor amargo, escorregadias. Teoria de Arrhenius (1887): - cido: composto que, dissociado em gua, libera ons hidrognio (H+)..Exemplo: - base (lcali): composto que, dissociado em gua, libera ons hidrxido (OH-). Exemplo: Arrhenius: cido + base sal + gua. Problema: a definio nos limita soluo aquosa.

cidos e Bases de Brnsted-Lowry


O on H+ em gua
O on H+(aq) simplesmente um prton sem eltrons. (O H tem um prton, um eltron e nenhum nutron.) Em gua, o H+(aq) forma aglomerados. O aglomerado mais simples o H3O+(aq). Aglomerados maiores so H5O2+ e H9O4+. Geralmente se utiliza H+(aq) e H3O+(aq) de maneira intercambivel.

cidos e Bases de Brnsted-Lowry


Brnsted-Lowry: o cido doa H+ e a base recebe H+. A base de Brnsted-Lowry no precisa conter OH-. Exemplo: HCl(aq) + H2O(l) H3O+(aq) + Cl-(aq) o HCl doa um prton para a gua. Conseqentemente, o HCl um cido. a H2O recebe um prton do HCl. Conseqentemente, a H2O uma base. A gua pode se comportar tanto como cido quanto como base. As substncias anfteras podem se comportar tanto como cidos quanto como bases.

cidos e Bases de Brnsted-Lowry

A escala de pH
Na maioria das solues a [H+(aq)] bem pequena. Definimos

pH = log[H3O+ ] = log[H + ]

pOH = log[OH- ]

Em gua neutra a 25 C, pH = pOH = 7,00. Em solues cidas, a [H+] > 1,0 10-7, ento o pH < 7,00. Em solues bsicas, a [H+] < 1,0 10-7, ento o pH > 7,00. Quanto mais alto o pH, mais baixo o pOH e mais bsica a soluo.

A escala de pH
A maioria dos valores de pH e de pOH est entre 0 e 14. No h limites tericos nos valores de pH ou de pOH. Exemplo: o pH de HCl 2,0 mol/L -0,301.

A escala de pH
O mtodo mais preciso de medir o pH usar um medidor de pH. Entretanto, alguns corantes mudam de cor quando o pH varia: indicadores cido-base. Os indicadores so menos precisos que os medidores de pH. Muitos indicadores no tm uma mudana acentuada como uma funo do pH. A maioria dos indicadores tende a ser vermelho em solues mais cidas.

A escala de pH
O mtodo mais preciso de medir o pH usar um pHmetro. Alguns corantes mudam de cor quando o pH varia: indicadores cido-base.

Muitos indicadores no tm uma mudana acentuada como uma funo do pH.

Fora dos cidos


Grau de ionizao (): indica a porcentagem das molculas dissolvidas na gua que sofreram ionizao. Quanto maior essa capacidade mais forte o cido.

cidos Fortes

cidos comuns fortes: HCl, HBr, HI, HNO3, HClO3, HClO4, e H2SO4. Todos os cidos fortes ionizam completamente em soluo e so bons eletrlitos: HNO3(aq) + H2O(l) H3O+(aq) + NO3-(aq) ou HNO3(aq) H+(aq) + NO3-(aq)

cidos Fracos
Os cidos fracos so apenas parcialmente ionizados em soluo: pequena frao das molculas sofre desprotonao. Existe uma mistura de ons e cido no-ionizado em soluo. Conseqentemente, os cidos fracos esto em equilbrio:
H3O+(aq) + A-(aq)
[H3O + ][A - ] Ka = [ HA]

HA(aq) + H2O(l)

HA(aq)

H+(aq)

A-(aq)

[H + ][ A - ] Ka = [ HA ]

cidos Fracos
Exemplos: Ka a constante de dissociao de cido. Quanto maior o Ka, mais forte o cido: mais ons esto presentes no equilbrio em relao s molculas no-ionizadas. Se Ka >> 1, o cido est completamente ionizado e um cido forte.

cidos Poliprticos
Os cidos poliprticos tm mais de um prton ionizvel. Os prtons so removidos em etapas, no todos de uma s vez :
H2SO3(aq) HSO3-(aq) H+(aq) + HSO3-(aq) H+(aq) + SO32-(aq) Ka1 = 1.7 x 10-2 Ka2 = 6.4 x 10-8

sempre mais fcil remover o primeiro prton em um cido poliprtico do que o segundo: Ka1 > Ka2 > Ka3 etc.

Comportamento cido-base e estrutura qumica

Frmulas e Nomenclatura das Bases


Bases de metais que possuem carga fixa: as de metais que formam um s ction.
Elemento metlico Alcalinos Carga em ligao inica Li+, Na+, K+, Rb+, Cs+, Fr+ NaOH Ca(OH)2 AgOH Zn(OH)2 Al(OH)3 Exemplo Hidrxido de sdio Hidrxido de clcio Hidrxido de prata Hidrxido de zinco Hidrxido de alumnio

Alcalino-terrosos Mg2+, Ca2+, Sr2+, Ba2+, Ra2+ Prata Zinco Alumnio Ag+ Zn2+ Al3+

Frmulas e Nomenclatura das Bases


Bases de metais que possuem carga varivel: as de metais que formam mais de um ction.
Elemento metlico +1 Cobre Cu+ Carga em ligao inica +2 Cu2+ +3 +4

Mercrio Ouro Ferro Nquel Crmio

Hg22+ Au+

Hg2+ Au+3 Fe2+ Ni2+ Cr2+


2+

Fe3+ Ni3+ Cr3+


3+

Frmulas e Nomenclatura das Bases


Bases de metais que possuem carga varivel: as de metais que formam mais de um ction. Quando o metal possui apenas 2 cargas, h duas maneiras de nomear as bases formadas: Exemplo:
Base CuOH Cu(OH)2 Fe(OH)2 Fe(OH)3 Nomes Hidrxido de cobre (I) Hidrxido de cobre (II) Hidrxido de ferro (II) Hidrxido de ferro (III) Hidrxido cuproso Hidrxido cprico Hidrxido ferroso Hidrxido frrico

Solubilidade e Fora das Bases


NaOH se dissolve totalmente em gua. Ca(OH)2 se dissolve parcialmente em gua. Zn(OH)2 praticamente no se dissolve em gua. Fora das bases: NaOH > Ca(OH)2 > Zn(OH)2 A expresso fora da base empregada com sentido ligeiramente diferente do que no caso dos cidos: bases fortes so as solveis ou parcialmente solveis em gua. .

Solubilidade e Fora das Bases


Solubilidade das bases: - Solveis = as de metais alcalinos e a amnia. - Parcialmente solveis = as de metais alcalino-terrosos [exceto Mg(OH)2]. - Insolveis: as demais. Fora das bases: - Fortes = hidrxidos e xidos dos metais alcalinos e alcalinos-terrosos [exceto Mg(OH)2]. - Fracas = as demais e amnia.

Bases Fortes
A maioria dos hidrxidos inicos so bases e eletrlitos fortes. Todas as bases fortes dissociam completamente em soluo. As bases no tm que conter o on OH-: O2-(aq) + H2O(l) 2OH-(aq) H-(aq) + H2O(l) H2(g) + OH-(aq) N3-(aq) + 3H2O(l) NH3(aq) + 3OH-(aq)

cidos e Bases de Lewis


O cido de Brnsted-Lowry um doador de prtons. Focando nos eltrons: um cido de Brnsted-Lowry pode ser considerado um receptor de par de eltrons. Ampliao da teoria cido-base (1923): os cidos e as bases de Lewis no precisam conter prtons! cido de Lewis: receptor de par de eltrons. Base de Lewis: doador de par de eltrons. Conseqentemente, a definio de Lewis a definio mais geral de cidos e bases.

cidos e Bases de Lewis


Na teoria de Lewis: o prton no o nico cido, muitas outras espcies tambm so cidos. Os cidos de Lewis geralmente tm um octeto incompleto: qualquer tomo deficiente em eltrons pode agir com um cido de Lewis. Exemplos: cloreto de alumnio, trifluoreto de boro (tomo central: grupo 3A).

cidos e Bases de Lewis


Exemplos:

cloreto de alumnio

trifluoreto de boro

Neutralizao
Reao de Neutralizao e Formao de Sais Ocorre reao de neutralizao quando uma soluo de um cido e a de uma base so misturadas: h formao de um sal e gua. Sal: composto inico que contm ction proveniente de uma base e nion proveniente de um cido.

Sais
Frmulas e Nomenclatura O cido sempre forma o nion correspondente no sal (HClCl-), portanto, o nome do nion deriva do cido.

Terminao do cido DRICO ICO OSO


cido sulfrico

Terminao do nion ETO ATO ITO


Sulfato de brio

Sais
Frmulas e Nomenclatura

Propriedades cido-base de solues de sais


Quase todos os sais so eletrlitos fortes. Conseqentemente, os sais existem inteiramente como ons em soluo. As propriedades cido-base de sais so uma conseqncia da reao de seus ons em soluo.

Propriedades Eletrolticas
As solues aquosas tm o potencial de conduzir eletricidade. A habilidade da soluo em ser um bom condutor depende do nmero de ons presentes. H trs tipos de soluo: eletrlitos fortes, eletrlitos fracos e no-eletrlitos.

Propriedades Eletrolticas

Propriedades Eletrolticas
Compostos inicos em gua Os ons se dissociam em gua. Em soluo, cada on rodeado por molculas de gua. O transporte de ons atravs da soluo provoca o fluxo de corrente. Compostos moleculares em gua Compostos moleculares em gua, por exemplo, o CH3OH, no formam ons: se no existem ons em soluo, no existe nada para transportar a carga eltrica. Alguns compostos moleculares ionizam em soluo aquosa. Ex: cidos.

Propriedades Eletrolticas
cidos e bases fortes e fracos
cidos e bases fortes so eletrlitos fortes. Eles esto completamente ionizados em soluo. cidos e bases fracas so eletrlitos fracos. Eles esto parcialmente ionizados em soluo.

Propriedades Eletrolticas
Identificando eletrlitos fortes e fracos
Inico e solvel em gua = eletrlito forte (provavelmente). Solvel em gua e no-inico, mas um cido (ou base) forte = eletrlito forte. Solvel em gua e no-inico, e um cido ou uma base fraca = eletrlito fraco. Caso contrrio, o composto provavelmente um no-eletrlito.

Reaes em solues aquosas


1. Reaes de neutralizao e Equaes inicas
KOH(aq) + HCl(aq) KCl(aq) + H2O(l) K+(aq) + OH-(aq) + H+(aq) + Cl-(aq) K+(aq) + Cl-(aq) + H2O(l) H+(aq) + OH-(aq) H2O(l) Hneut = -55,9 KJ/mol

Razo estequiomtrica: mol HCl e mol NaOH = 1:1 Ba(OH)2(aq) + 2 HCl(aq) BaCl2(aq) + 2 H2O(l) Razo estequiomtrica: mol Ba(OH)2 e mol HCl = 1:2

Reaes em solues aquosas


1. Reaes de neutralizao e Equaes inicas Reaes cido-base com formao de gs
Os ons sulfeto e carbonato podem reagir com H+ de uma maneira similar ao OH-. 2 HCl(aq) + Na2S(aq) H2S(g) + 2 NaCl(aq) 2 H+(aq) + S2-(aq) H2S(g) HCl(aq) + NaHCO3(aq) NaCl(aq) + H2O(l) + CO2(g) ?

Titulao ou anlise volumtrica


Uso de reaes de neutralizao Concentrao de cido: determinada pela concentrao conhecida de base ou vice-versa

Reaes em solues aquosas


2. Reaes de precipitao
Uma substncia dita insolvel no se dissolve significativamente em um solvente especfico: insolvel quando no se dissolve mais do que 0,1 mol.L-1.

Quando se fala de solubilidade sem mencionar o solvente, considera-se a solubilidade em gua. Ex: CaCO3 (carbonato de clcio) forma a pedra calcria e a pedra giz, dissolve-se para formar uma soluo que contm somente 0,01 g.L-1 (1x10-4 mol.L-1) e considerado insolvel importante para o meio ambiente: morros e construes de pedras calcrias no so significativamente desgastados pela chuva.

Reaes em solues aquosas


2. Reaes de precipitao
Reao de precipitao: forma-se um produto slido insolvel quando duas solues eletrolticas fortes so misturadas. Quando uma substncia insolvel forma-se em gua, ela precipita imediatamente. Exemplo: AgNO3(aq) + NaCl(aq) AgCl(s) +NaNO3(aq)

2. Reaes de precipitao
Equaes inicas

Equao inica completa: lista todos os ons dissolvidos:


Ag+(aq) + NO3-(aq) + Na+(aq) + Cl-(aq) AgCl(s) + Na+(aq) + NO3-(aq)

Equao inica simplificada: no lista ons espectadores: Ag+(aq) + Cl-(aq) AgCl(s)


ons espectadores: Na+ e NO3-, aparecem como reagentes e produtos, no influenciando diretamente na reao, isto , esto presentes durante a reao, mas permanecem inalterados, portanto possvel cancel-los em ambos lados da equao.

Reaes em solues aquosas


2. Reaes de precipitao
Regras de solubilidade em gua para compostos inicos comuns
(insolveis)

(solveis)

Reaes em solues aquosas


2. Reaes de precipitao

Precipitao Seletiva de ons


ons podem ser separados a partir da solubilidade de seus sais Ex: se HCl adicionado a uma soluo contendo Ag+ e Cu2+, a prata precipita enquanto o cobre Cu2+ permanece em soluo. Remoo de um on metlico a partir da soluo chamada de precipitao seletiva.

Exemplo:
Ocorrer uma reao se forem misturados solues de cloreto de brio, BaCl2, e sulfato de alumnio, Al2(SO4)3? Se ocorrer, escreva a equao simplificada. Resoluo: Na soluo de BaCl2: Na soluo de Al2(SO4)3 Ba2+(aq) Al3+(aq) BaSO4(s) Cl-(aq) SO42-(aq) H2O H2O Sim, ocorrer a reao: Ba2+(aq) + SO42-(aq) BaSO4(s) Questo: E se no lugar do BaCl2 houvesse CaCl2?

Reaes em solues aquosas


3. Reaes redox (oxidao-reduo)
Exemplos de reaes comuns: combusto, corroso, fotossntese, metabolismo dos alimentos, extrao de metais de minrios, etc.

Reaes em solues aquosas


3. Reaes redox ou oxirreduo (oxidao-reduo) Oxidao: perda de eltrons por uma espcie qumica Zn(s) Zn2+(aq) + 2 eReduo: ganho de eltrons por uma espcie qumica 2 H+(aq) + 2 e- H2(g) Zn(s) + 2 H+(aq) H2(g) + Zn2+(aq)

3. Reaes redox (oxidao-reduo)

Oxidao a perda de eltrons, reduo o ganho de eltrons. A reao redox a combinao de oxidao e reduo.

Reaes em solues aquosas


3. Reaes redox ou oxirreduo (oxidao-reduo)
Exemplo: Quando um metal sofre corroso, ele perde eltrons e forma ctions: Ca(s) +2 H+(aq) Ca2+(aq) + H2(g) Oxidado: o tomo, a molcula ou o on torna-se mais carregado positivamente. A oxidao a perda de eltrons. Reduzido: o tomo, a molcula ou o on torna-se menos carregado positivamente. Reduo o ganho de eltrons.

3. Reaes redox (oxidao-reduo)


Qual espcie oxidou e qual reduziu em cada reao abaixo? Como saber?

Reaes em solues aquosas


3. Reaes redox (oxidao-reduo)

3. Reaes redox (oxidao-reduo) Nmeros de oxidao


Para reconhecer uma reao redox preciso decidir se os eltrons migraram de uma espcie a outra: a partir dos seus nmeros de oxidao. Os nmeros de oxidao so determinados por uma srie de regras.

3. Reaes redox (oxidao-reduo)


O Nox de um elemento sob forma de um on monoatmico igual carga desse on.

Ex: Fe+2 (Nox = + 2) O-2 (Nox = - 2)


O nmero de oxidao para um tomo: a carga hipottica que um tomo teria se fosse um on.

3. Reaes redox (oxidao-reduo)


Regras para atribuir os nmeros de oxidao

1. O nmero de oxidao de um elemento no-combinado com outros elementos zero. Ex: Cl2(g), Na(s). 2. A soma dos Nox de todos os elementos de um composto igual a zero. (os nmeros de oxidao para os elementos nos compostos (consultar tabela).

3. Reaes redox (oxidao-reduo)


Os nmeros de oxidao para os elementos nos compostos:

OBS: O nmero de oxidao de todos os halognios -1, exceto quando o halognio est combinado com o oxignio ou outro halognio mais alto do grupo. O nmero de oxidao do flor -1 em todos os compostos.

3. Reaes redox (oxidao-reduo)


Os nmeros de oxidao para os elementos nos compostos:

3. Reaes redox (oxidao-reduo)


Exemplo: Determinao do nmero de oxidao

Zn(s) + CuCl2(aq) ZnCl2(aq) + Cu(s)


0 +2 oxidao +2 0 reduo

Sofreu oxidao: Zn Sofreu reduo: Cu

Agente redutor: Zn Agente oxidante: CuCl2

3. Reaes redox (oxidao-reduo)


Exemplo: Determinao do nmero de oxidao Determine os nmeros de oxidao do enxofre em: a) SO2 b) SO42a) Em molculas neutras a carga zero, ento: [n oxidao de S] + [2 x (n oxidao de O)] = 0 S + [2x(-2)] = 0, portanto S = +4

3. Reaes redox (oxidao-reduo)


Exemplo: Determinao do nmero de oxidao

3. Reaes redox (oxidao-reduo)


Balanceamento de Equaes Redox Simples
Os metais so oxidados por cidos para formarem sais: Mg(s) +2 HCl(aq) MgCl2(aq) + H2(g) Durante a reao, 2 H+(aq) reduzido para H2(g). Os metais tambm podem ser oxidados por outros sais: Fe(s) +Ni2+(aq) Fe2+(aq) + Ni(s) O Fe oxidado para Fe2+ e o Ni2+ reduzido para Ni.

3. Reaes redox (oxidao-reduo) Srie de atividade (ou reatividade)


Alguns metais so facilmente oxidados; outros, no. Srie de atividade: uma lista de metais organizados em ordem decrescente pela facilidade de oxidao. Quanto mais no topo da tabela estiver o metal, mais ativo ele . Qualquer metal pode ser oxidado pelos ons dos elementos abaixo dele (tabela prximo slide).

Srie de atividade de metais em soluo aquosa

3. Reaes redox (oxidao-reduo)


Balanceamento de Equaes Redox Simples
a)

b) Cu(s) + Zn2+(aq) no h reao

E se fosse uma soluo contendo on Cu2+ e uma barra metlica de zinco, ocorreria reao qumica? Zn(s) + Cu2+(aq) ?

placa de zinco metlico dentro de uma soluo de Cu2+: reao

Balanceamento de Equaes Redox


MnO2 + KClO3 + KOH K2MnO4 + KCl + H2O
1. atribuir n oxidao

MnO2 + KClO3 + KOH K2MnO4 + KCl + H2O


+4 -2 +1 +5 -2 +1 -2 +1 +1 +6 -2 +1 -1

+1 -2

2. Mn muda +4 para +6 = perde 2 Cl varia +5 para -1 = ganha 6

MnO2 + KClO3 + KOH K2MnO4 + KCl + H2O +4 +5 +6 -1


Reduo: cada tomo Cl ganha 6 Cada frmula unitria KClO3 ganha 6 Oxidao: cada tomo Mn perde 2 Cada frmula unitria MnO2 perde 2

3. igualar o n de eltrons perdidos com o n de eltrons ganhos; no lado esquerdo da equao, colocar um 3 antes do MnO2.

MnO2 + KClO3 + KOH K2MnO4 + KCl + H2O


+4 +5 +6 -1

Cada KClO3 ganha 6

Cada MnO2 perde 2, ento 3 MnO2 perdem 6

3 MnO2 + KClO3 + KOH K2MnO4 + KCl + H2O


4. adicionar coeficientes no lado direito para balancear tomos Mn e Cl, porque foram envolvidos na transferncia de .

3 MnO2 + KClO3 + KOH 3 K2MnO4 + KCl + H2O


5. Balancear tomos de K, O e H, respectivamente.

3 MnO2 + KClO3 + 6 KOH 3 K2MnO4 + KCl + 3 H2O

Ex: Balanceie a seguinte equao: H2C2O4 + KMnO4 CO2 + MnO + K2O + H2O
Cada C: +3 +4, perde 1. H2C2O4 tem 2 C, ento perde 2. Cada Mn: +7 +2, ganha 5 KMnO4 tem 1 Mn, ento ganha 5

Igualar n de ganhos e perdidos: 5 H2C2O4 perdem 2 2 KMnO4 ganham 5

5 H2C2O4 + 2 KMnO4 CO2 + MnO + K2O + H2O


Balancear n tomos de C, Mn, K, O e H, nesta ordem, no lado direito da equao.

5 H2C2O4 + 2 KMnO4 10 CO2 + 2 MnO + K2O + 5 H2O

Estequiometria para Reaes de Precipitao


Suponha que sejam misturados 25 mL de Ca(NO3)2 0,200 mol/L e 25 mL de Na3PO4 0,100 mol/L. a) Considerando a precipitao completa, quantos gramas de Ca3(PO4)2 so formados? b) Calcule as concentraes de Ca2+, NO3-, Na+ e PO43- que permanecem em soluo. (considerar volume final de 50 mL)

Resoluo: a) Os 2 sais so solveis, portanto esto completamente dissociados. Antes da mistura, as concentraes das espcies inicas nas 2 solues so:

a) - em Ca(NO3)2 0,200 mol/L

on Ca2+ NO3on Na+ PO43-

concentrao (mol/L) 0,200 2 x 0,200 concentrao (mol/L) 3 x 0,100 0,100

- em Na3PO4 0,100 mol/L

- O n de mols de Ca2+ na soluo antes da reao n = M. V n = (0,200 mol/L) x (0,025 L) n = 5 x 10-3 mol - O n de mols de PO43- na soluo antes da reao n = (0,100 mol/L) x (0,025 L) n = 2,5 x 10-3 mol

a) Obs: para saber se ocorrer a reao qumica, neste caso, se formando sal insolvel, consultar tabela de solubilidade de sais.

- equao balanceada para a reao de precipitao : 3 Ca2+ + 2 PO43- Ca3(PO4)2 (s) - O n de mols de Ca2+ requeridos para reagir com 2,5x10-3 mol de PO43- : 2,5 x 10-3 mol PO43- x 3 mol Ca2+ = 3,75 x 10-3 mol Ca2+ 2 mol PO43- Como tem-se 5 x 10-3 mol Ca2+, ento: todo PO43- consumido (2,5 x 10-3 mol) 3,75 x 10-3 mol de Ca2+ so consumidos e sobram 1,25 x 10-3 mol de Ca2+ (excesso).

a) A Questo : quantos gramas de Ca3(PO4)2 so formados? - O n de mols de Ca3(PO4)2 formado : 2,5 x 10-3 mol PO43- x 1 mol Ca3(PO4)2 = 1,25 x 10-3 mol Ca3(PO4)2 2 mol PO43-

- Ca3(PO4)2 tem uma massa de: n = m/MM m = n x MM m = (1,25 x 10-3 mol) x (310 g/mol) m = 0,338 g

Suponha que sejam misturados 25 mL de Ca(NO3)2 0,200 mol/L e 25 mL de Na3PO4 0,100 mol/L. b) Calcule as concentraes de Ca2+, NO3-, Na+ e PO43- que permanecem em soluo. (Vfinal 50 mL). Resoluo: - O n de mols (n) de NO3- e Na+ no afetado, porque estas espcies no reagiram. nNO = (0,025 L) x (0,4 mol/L) = 1 x 10-2 mol
3

nNa = (0,025 L) x (0,3 mol/L) = 7,5 x 10-3 mol


+

nPO = 0
34

nCa = (excesso) = 1,25 x 10-3 mol


2+

- Tem-se o n e o Vfinal da soluo, portanto possvel encontrar a concentrao dos ons (M).

Portanto: on NO3Na+ PO43Ca2+ concentrao 1 x 10-2 mol / 0,05 L = 0,2 mol/L 7,5 x 10-3 mol / 0,05 L = 0,15 mol/L 0 1,25 x 10-3 mol / 0,05 L = 0,025 mol/L

You might also like