You are on page 1of 95

POLUO AMBIENTAL

ROGRIO DALLAGO URI Campus de Erechim

Presente em todos os processo industrial, independente de sua natureza: Gerao Resduos Gernciamento/Descarte adequado (Tratamento, inertizao, reaproveitamento). Caracterizao e Classificao (ABNT-NBRs); Mercado de trabalho

Entende-se como poluente qualquer forma de matria (substncia/composto) emitida ao ambiente com intensidade e em quantidade (concentrao) em desacordo com os nveis pr-estabelecidos, que tornem o ambiente: I) Imprprio, nocivo ou ofensivo sade; II) Inconveniente ao bem estar pblico; III) Danosos aos materiais, fauna e a flora; IV) Prejudicial segurana, ao uso e gozo da propriedade e das atividades normais da comunidade (valor recreativo).

Tratamento adequado Escolha metodologia

Poluente (Caracteristicas): Vinculado ao processo empregado Beneficiamento/produo Matria-prima Gerao de energia Ambiente Estado Fsico Gasos Ar o Lquid o gua Solo

Gerenciamento
Sucata de Bateria Exaurida (C/S/ H2SO4) Corte

Carcaa (PP) Reciclagem H2SO4 ? Placas (PbO / PbSO4) Borra (6% Pb) Resduo Slido Material Particulado (Pb) H2SO4, SO2...

C + Fe Placa Final SiO4 Combustvel (leo) ? Pasta H SO 2 4 PbO (P) (PbO ? / PbSO4)

Fundio (1200 oC) Pb Metlico

Calor
Placas Novas + Pb Particulado ?

Poluio Atmosfrica

POLUO DO AR
A Poluio do ar ocorre quando so lanadas para a atmosfera partculas, gases e vapores (aerossis) gerados por industrias, centrais termoeltrica (fontes fixas)......

....veculos automotivos, navios, trens,....... (fontes mveis)

FONTES FIXAS
INDUSTRIAS

PROCESSO DE GERAO DE ENERGIA (QUEIMA DE COMBUSTVEIS FSSEIS)

PROCESSO DE PRODUO (POLUIO AMBIENTES INTERNOS)

FONTES MVEIS: TIPO COMBUSTVEIS

Classificao - Poluentes
I) POLUENTES PRIMRIOS: So os poluentes emitidos diretamente de fontes identificveis (CO, NOx, SO2, HCs e material particulado). II) POLUENTES SECUNDRIOS: So os poluentes produzidos na atmosfera pela interao entre dois ou mais poluentes primrios, com ou sem ativao fotoqumica (O3, HNO3, H2SO4, H2O2, PAN...).

POLUENTES - FONTES E EFEITOS FONTES E CARACTERSTICAS DE ALGUNS POLUENTES NA ATMOSFERA Poluente Partculas Totais em Suspenso (PTS) Caractersticas Partculas de material slido ou lquido que ficam suspensos no ar, na forma de poeira, neblina, aerossol, fumaa, fuligem, etc. Tamanho < 100 micra Principais Fontes Antropognicas Processos industriais, veculos automotores (exausto), poeira de rua ressuspensa, queima de biomassa. Processos de combusto (indstrias e veculos automotores), aerossol secundrio (formado na atmosfera). Principais Fontes Naturais Plen, aerossol marinho e solo.

Partculas Partculas de material slido ou lquido que ficam suspensos Inalveis(PM10) no ar, na forma de poeira, neblina, aerossol, fumaa, fuligem, etc. Tamanho < 10 micra Dixido de Enxofre (SO2) Gs incolor, com forte odor, altamente solvel. Na presena de vapor d'gua pode ser transformado a SO3 passando rapidamente a H2SO4, sendo um dos principais constituintes da chuva cida. um importante precursor dos sulfatos, um dos principais componentes das partculas inalveis. No vero, atravs dos processos fotoqumicos, as reaes do SO2 so mais rpidas. Podem levar a formao de HNO3, nitratos e compostos orgnicos txicos.

Plen, aerossol marinho e solo.

Combusto de combustveis Vulces, emisses de fsseis (carvo), queima de leo reaes biolgicas. combustvel, refinaria de petrleo, veculos a diesel.

xidos de Nitrognio (NOx)

Processos de combusto envolvendo veculos automotores, industrias, usinas termoeltricas (leo, gs, carvo) e incinerao. Combusto incompleta em geral, principalmente em veculos automotores. No emitido diretamente atmosfera, sendo produzido fotoquimicamente pela radiao solar sobre os NOx e compostos orgnicos volteis (VOCs).

Processos biolgicos no solo e relmpagos.

Monxido de Carbono (CO) Oznio (O3)

Gs incolor, inodoro e inspido.

Queimadas e reaes fotoqumicas.

Gs incolor, inodoro nas concentraes ambientais e o principal componente da nvoa fotoqumica mais conhecido como smog. Composto muito ativo quimicamente.

EFEITOS DOS PRINCIPAIS POLUENTES NA ATMOSFERA Poluente Partculas Totais em Suspenso (PTS) Partculas Inalveis(PM10) Efeitos sobre a Sade Causam efeitos significativos em pessoas com doenas pulmonares, como asma e bronquite. Aumento de atendimentos hospitalares e mortes prematuras. Insuficincias respiratrias pela deposio deste poluente nos pulmes. Efeitos Gerais ao Meio Ambiente Danos a vegetao, reduo da visibilidade e contaminao do solo. Danos a vegetao, reduo da visibilidade e contaminao do solo. Pode levar a formao de chuva cida, causar corroso aos materiais e danos vegetao. Pode levar formao de chuva cida, danos a vegetao.

Dixido de Enxofre Desconforto na respirao, doenas respiratrias, (SO2) agravamento de doenas respiratrias e cardiovasculares j existentes. Pessoas com asma, doenas crnicas de corao e pulmo so mais sensveis ao SO2. Irritao ocular. xidos de Nitrognio (NOx) Monxido de Carbono (CO) Aumento da sensibilidade asma e bronquite.

Causa efeito danoso no sistema nervoso central, com perda de conscincia e viso. Exposies mais curtas podem tambm provocar dores de cabea e tonturas. Irritao nos olhos e vias respiratrias, diminuio da capacidade pulmonar. Exposio a altas concentraes pode resultar em sensaes de aperto no peito, tosse e chiado na respirao. O O3 tem sido associado ao aumento de admisses hospitalares. Danos s colheitas, vegetao natural, plantaes agrcolas; plantas ornamentais. Pode danificar materiais devido ao seu alto poder oxidante.

Oznio (O3)

EFEITO DO CLIMA
Essa poluio mais intensa no outono e inverno, quando ocorrem inverses trmicas (perodos em que o ambiente no favorece a disperso de poluentes) ou ventos de baixa velocidade.

SMOG FOTOQUMICA
um aerossol branco , intensamente irritante aos olhos e mucosas, composto por uma srie de poderosos agentes oxidantes, com o oznio, peroxinitratos (ROONO2) e aldedos (carros a lcool).

CHUVA CIDA
A chuva limpa tem um pH levemente cido (5,6) devido a presena de gs carbnico (CO2) na atmosfera, que ao reagir com a gua forma o cido carbnico. CO2 + H2O H2CO3 (c. Fraco)

A acidez extra da chuva provem da reao de contamintes areos, principalmente xidos de enxofre (SO2) e xidos de Nitrognio (NOx) com a gua presente no ar, formando cidos fortes (H2SO4 e HNO3) SO2 + H2O H2SO4 NO2 + H2O HNO3

CHUVA CIDA Fontes e Efeitos

Destruio de florestas; Acidificao de Rios e Lagos (destruindo parte da flora e da fauna subaqutica interrompendo a cadeia alimentar). Lixiviao de metais pesados

CHUVA CIDA Fontes e Efeitos


Destruio Monumentos e Construes Rochas Calcrios

EFEITO ESTUFA
conseqncia do acumulo de alguns gases na atmosfera, tais como: gs carbnico e metano. Estes gases permitem a passagem da radiao solar (raios UV) e absorvem grande parte do calor (radiao IV trmica) emitida pela superfcie terrestre.

Tratamento adequado / Estudo de caso PROBLEMA


* Odores Desagradveis Identificao das Fontes
* Processamento de subprodutos (produo de farinhas de vsceras, penas e de carne).

Caracterizao do Efluente Gasoso


* Compostos Sulfurados (Mercapetanas); * Compostos Nitrogenados (aminas); * Molculas Orgnicas contendo Grupos aldedos e cidos carboxlicos; cetona,

ESTRATGIAS DE TRATAMENTO
Buscar minimizar a emisso de odores gerados pela Industria, adotando medidas de controle. PRINCIPAIS MTODOS Bioqumicos (biofiltro, bioscrubbers ou lodo ativado) Qumicos (scrubbers qumicos, oxidao trmica, cataltica ou ozonao) Fsicos {condensao, adsoro (carvo ativado) e absoro}. * Scrubbers: So colunas de absoro de troca gs/lquido

SISTEMAS BIOLGICOS
Empregam bactrias suportadas que decompem os compostos orgnicos presentes no efluente, empregando-os como substrato para o seu desenvolvimento.

Biofiltros

Rota dos Gases Industriais at o Biofiltro

Exaustror Umidificador Biofiltro

BIOSCRUBBERS
So colunas de absoro de troca gs/lquido As colunas so recheadas com microrganismos suportados, que so constantemente borrifados com gua. Remove somente compostos altamente solveis; O efluente residual acaba gerando odores.

LODO ATIVADO
*O ar contaminado difundido foradamente (pela parte inferior do tanque) atravs do lodo ativado.

Processos Biolgicos
Landfarming (STRS): baseiam-se nas propriedades fsico-qumicas do solo e de sua intensa atividade microbiana, que promove alm da biodegradao, a transformao e fixao dos constituintes presentes nos resduos tratados, minimizando os riscos de contaminao ambiental. As aplicaes devem ser controladas na superfcie ou no interior do solo, acompanhada por prticas de manejo e monitoramentos

SCRUBBER QUMICO
Os gases contaminados so injetados pela parte inferior do tanque. Ao flurem verticalmente para cima entram em contato com o lquido de limpeza (reativo), o qual encontra-se disperso mediante borrifao. O Efluente lquido gerado deve ser tratado

OZNIO
O processo baseia-se no elevado poder oxidante do O3. Comumente empregado em srie com outros mtodos, como o lodo ativado. VANTAGENS isento de resduos; No h risco de transporte, pois sua produo local.

ADSORO POR CARVO ATIVADO


Sua elevada rea superficial facilita a adsoro da maioria dos compostos gasosos. Ele concentra os poluentes; Necessita de um tratamento posterior para a sua recuperao (normalmente uma pirlise a altas temperaturas), ou pode ser descartado como resduo. Elevada eficincia de remoo (100%)

ABSORO POR TORRES DE LAVAGEM


Emprega lavadores de ar na forma de spray em srie cobrindo completamente o fluxo de gs . a opo mais simples e barata de absorver os poluentes. O poluente transferido para o solvente (gua), que deve ser tratado (atravs de reaes qumicas )

Poluio gua
As principais formas de poluio que afetam as nossas reservas de gua (superficiais e subterrneas) so:
Reservas de gua Poluio

Sedimentar

Biolgica

Trmica

Despejo de substncias

Poluio por despejo de substncias


Substncias txicas cuja presena na gua no fcil de identificar nem de remover Em geral os efeitos so cumulativos e podem levar anos para serem sentidos Os poluentes mais comuns das guas so:
Fertilizantes agrcolas Esgotos domstico e industrial Compostos orgnicos sintticos (COS) (corantes) Plsticos Petrleo Metais pesados

Controle da poluio
Tecnologias de transferncia de fase Transfere os poluentes da fase aquosa para a slida, por exemplo, pela adio de carvo ativo na gua A poluio no eliminada, apenas deixa de ser veiculada pelo meio aquoso para ser transformada em resduos slidos ou emitida para a atmosfera Grande quantidade de lodo gerado Muito dispendioso Tecnologias destrutivas Baseiam-se na oxidao qumica Radiao UV + O3 ou UV + H2O2 formando OH1- ou O1- (PAOs) Vantagem: ausncia de subprodutos MO + agente oxidante CO2 + H2O Desvantagem: processo caro

Tratamento biolgico
Os microrganismos utilizam a matria orgnica presente no efluente como fonte de carbono e a transforma em substncias qumicas simples, como: sais minerais, gs carbnico e outros. Obviamente, nem toda matria orgnica ser transformada, sendo que as substncias qumicas mais resistentes so denominadas persistentes/recalcitrantes/refratrias.

Tratamento biolgico
So conhecidos como tratamento secundrio: Processos de lodo ativado; Filtro biolgico; Lagoas de estabilizao aerbias (facultativa e aerada).

Aplicao de processos biolgicos


Esgoto domstico e industrial; Efluente industrial em geral; Especial aplicao para efluente de indstria alimentcia (abatedouros, laticnios, etc...); Tratamento de chorume em aterros; So processos de baixo custo! Aplicado para efluentes consideravelmente biodegradveis

Sistemas Anaerbios X Sistemas Aerbios Biogs


(70 a 90%) CO2 (40 a 50%)
Reator Anaerbio

Matri a Orgni ca

Efluente (10 a 30%) Lodo (5 a 15%)

Reator Aerbio

Efluente (5 a 10%)

(100% Lodo (50 a 60%) DQO) Aproveitamento Energtico do Biogs? Baixa Produo de Lodo! Reciclagem dos Biosslidos? Atendimento Legislao Ambiental?

Lagoa aerada facultativa

CO2 bactrias O2 algas zona aerbia zona facultativa zona anaerbia

Filtro biolgico percolado

Nos filtros biolgicos percoladores, a matria orgnica estabilizada por via aerbia, por meio de bactrias que crescem aderidas a um meio suporte, que pode ser constitudo de pedras, ripas, material plstico ou qualquer outro que favorea a percolao do efluente aplicado.

Processos Avanados de Oxidao (POA) Combinao de: O 3 /H 2 O 2 ; O 3 /UV; UV/ H 2 O 2 ; H 2 O 2 /Fe 2+ (Fenton) H 2 O 2 /Fe 2+ /UV(foto-Fenton) - Gerao de radicais hidroxila
- Altamente reativos - Pouco seletivos

Reaes no tratamento qumico avanado Fenton: H 2 O 2 + Fe 2+ Fe 3+ + OH + OH Foto-Fenton: Fe(OH) 2 + UV Fe 2+ + OH Ao dos radicais: P + OH P oxidado A combinao de Processos Qumicos e Biolgicos
possibilita a: Reduo de Custos, Aumento da eficincia e Diferentes combinaes

Resduos Industriais Lquidos Processos Qumicos


Precipitao: Formao de partculas slidas (insolveis) de contaminantes presentes em solues, mediante o emprego de reaes seletivas. Ex. remoo de metais pesados em resduos aquosos da industria de galvanoplastia. Resduo de DQO (Ag, Hg, Cr e Fe, c. Sulfrico)

Resduos Slidos
Suas caracteristicas esto vinculadas ao processo/matria-prima Maior ndice de reciclagem (caracteristicas fsicas facilitam sua separao) Dificuldade no tratamento Gernciamento (classificao/caracterizao) Descarte final adequado

Resduos nos estados slido e semislido, que resultam de atividades industriais, domsticas, hospitalares, comerciais, agrcola, de servios.....

Definio Resduos Slidos (ABNT - NBR 10004)

Ficam includos lodos provenientes de sistemas de tratamento de gua; gerados em equipamentos para o controle de poluo, bem como lquidos cujas particularidades tornem invivel o seu lanamento na rede pblica de esgotos ou corpos de gua, ou exijam para isso solues tcnicas

Periculosidade de um resduo
Caracterstica apresentada por um resduo, que, em funo de suas propriedades fsicas, qumicas ou infecto-contagiosas pode apresentar: I) Riscos sade pblica, provocando mortalidade, incidncia de doenas ou acentuando seus ndices; II) Riscos ao meio ambiente, quando o resduo for gerenciado (manuseio e destino) de forma inadequada.

Classificao dos Resduos Slidos Perigosos (Classe I) e NoPerigosos (Classe II)

A classificao de resduos envolve a identificao (Quali e Quantitativa) dos constituintes e suas caracteristicas. Comparao com tabelas (ABNT) de resduos e substncias cujo impacto sade e ao meio ambiente conhecido.

a) Perigosos - Resduos Classe I So aqueles que em funo de suas propriedades apresentam riscos sade pblica e/ou ao meio ambiente ou uma das seguintes caractersticas: Inflamabilidade (P.Fulgor < 60 oC, < 20% lcool, ...); Corrosividade (2 < pH < 12,5); Reatividade (instvel, rs explosivas c/ gua, CN, S,..); Toxicidade; Patogenicidade (microorganismos ou toxinas capazes de gerar doenas). No incluem resduos slidos

Perigosos - Resduos Classe I Inflamvel: Ser Lquido e ter Pto Fulgor < 60 oC; No ser lquido e ser capaz de, a 25C e 1atm) produzir fogo por frico, absoro de umidade oui por alteraes qumicas espontneas e, qdo inflamada, queimar vigorosamente e persistentemente. Ser oxidante (fonte de oxignio), estimulando a combusto, aumentando a intensidade do fogo;

Perigosos - Resduos Classe I Corrosivo: Ser aquoso e apresentar (2 < pH < 12,5); Quando no aquosa, sua mistura com gua (1:1 em peso) gerar uma soluo que apresente (2 < pH < 12,5); Ser lquida ou, quando misturada em peso equivalente de gua, produzir um lquido e corroer o ao (COPANT

Perigosos - Resduos Classe I Reativo: Ser instvel e reagir de forma violenta e imediata, sem detonar; Reagir violentamente com gua (Na); Formar misturas explosivas com gua; potencialmente

Gerar gases, vapores e fumos txicos (em quantidade suficiente para provocar danos a sade pblica ou ao meio ambiente), quando misturados com gua;
-

Perigosos - Resduos Classe I Txico: Quando o extrato obtido desta amostra, segunda a ABNT NBR 10005, contiver um dos contaminantes em concentraes superiores aos valores pr-estabelecidos. Ex. Benzeno (limite 0,5 mg.L-1) (Cd. Ident. D030) Quando possuir uma ou mais substncia tabeladas (Anxo C ABNT NBR 10004). Ex. cido frmico (Cdigo Ident. U123.)

Perigosos - Resduos Classe I Patognico: Deve conter microorganismos patognicos, protenas virais, DNA, RNA, organismos geneticamente modificados, toxinas capazes de produzir doenas em homens, animais e vegetais. Obs. Os resduos gerados nas estaes de tratamento de esgotos domsticos e os resduos slidos domiciliares no so classificados segundo os critrios de patogenicidade.

b) Resduos Classe II No Perigosos


Resduos Classe IIA No Inertes No se enquadram nas classificaes de Resduos Classe I Perigosos ou Classe IIA Inertes. Podem apresentar caractersticas de combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade com possibilidade de acarretar riscos a sade ou ao meio

Resduos Classe IIB Inertes


Quaisquer resduos que, quando amostrados de forma representativa e submetidos a um contato dinmico e esttico com gua destilada ou deionizada, temperatura ambiente, no tiverem nenhum de seus constituntes solubilizados a concentraes superiores aos padres de potabilidade de gua, exceto em relao aos aspectos: cor, turbidez, dureza e sabor.

Resduos Industriais Tratamento de Resduos


Melhorar as condies de trabalho (odores); Reduzir o volume (facilita a estocagem, porm pode estar prconcentrando agentes txicos); Reduzir ou eliminar caractersticas de periculosidade. (Permite em alguns casos o descarte em aterros pblicos).

Resduos Industriais / Tratamento Processos Compostagem: Decomposio Biolgicos

biolgica do material orgnico contido no resduo, resultando num produto estvel e til como recondicionador o solo agrcola, bem como de suas propriedades Processos qumicas e biolgicas. fsicas, Fsicos Secagem / desidratao: busca eliminar lquidos leves, reduzir volume, reduzindo custos de transporte e de disposio final. Ex. Centrifugas, filtros a vcuo, filtros prensa,...

Resduos Industriais / Tratamento Processos Fsico-Qumicos


Solidificao / Estabilizao: Transformao (mediante o emprego de reaes qumicas) de constituintes perigosos presentes em um resduo em formas menos txicas, de preferncia inertes. Melhorando suas caractersticas fsicas e de manuseio; Auxiliar na sua fixao, impedindo sua lixiviao para o meio. Ex. Formao de tijolos com resduos da industria txtil, com

Resduos Industriais / Tratamento Processos Qumicos


Incinerao: fornos onde so queimados os resduos. A queima deve ser controlada para evitar a formao de poluentes secundrios com maior toxidez, como as dioximas. As cinzas podem ser depositadas em aterros sanitrios, ou empregadas na elaborao de tijolos. Os fornos devem estar equipados com filtros especficos, destinados a minimizao de poluentes atmosfricos.

Resduos Industriais / Tratamento Processos Qumicos


Co-Processamento: aproveita as elevadas temperaturas do processo de fabricao do cimento (2000 oC) para a destruio dos resduos. As cinzas produzidas pela queima so incorporadas ao produto, sem alterar a qualidade do mesmo. Largamente empregado na Europa e nos USA. Exceo de resduos que no podem

Resduos Industriais / Tratamento

Resduos Industriais Disposio Final


A

destinao final adequada de resduos importante, pois ao produzir um resduo, este continua pertencendo ao gerador mesmos depois de enviado para tratamento ou disposio em terceiros.

Resduos Industriais Disposio Final

Aterro Sanitrio: Consiste em armazenar os resduos, dispostos em camadas, intercaladas por camadas de terra, em locais escavados. * Mtodo mais barato A escolha do terreno importante para evitar contaminaes superficiais (exalao de odores,

Resduos Industriais Disposio Final


Aterro Industrial: So aterros licenciados por rgos Ambientais, pois obedecem critrios de engenharia e normas operacionais especificas, que garante um confinamento seguro em termos de poluio ambiental e proteo a sade pblica. Os resduos inflamveis, reativos, oleosos,orgnico-persistentes no

Resduos Slidos:

Pesquisas Desenvolvidas URICampus Erechim


escria de

Remoo de Cromo do Couro residual Remoo de Pb de recicladoras de Baterias Resduos Lquidos: Remoo de cor de efluentes lquidos Processos Adsortivos Fenton Remoo de Metais Efluente de DQO pesados em

Couro wet blue


proveniente do processo de beneficiamento do couro com cromo Parte desse couro perdido na forma de serragens e aparas Deve ser descartado em aterros especiais para evitar lixiviao do cromo durante sua degradao

Tratamento
Remoo do Cromo / recuperao do Couro
2 - 3% em cromo Cada tonelada de couro gera 80 Kg de retalho.

Processo de recuperao
Couro com soluo extratora p/ o Cr Couro isento de Cr

Couro

Couro pode ser empregado com adubo (15 % Nitrognio total) O cromo e o agente extrator podem res recuperados (sistema fechado)

Emprego como material Adsortivo


Baixo custo Elevadas taxas de remoo No um mtodo destrutivo O corante pode ser recuperado

sem perda de sua identidade qumica

1,0 0,8 0,6 0,4 0,2 0,0 500

Adsoro com amostra de efluente txtil real


Branco couro natural couro wet blue

Abs

600

700

800

Comprimento de onda (nm)

Elevada capacidade adsortiva >>> carvo ativado. No interfere em sua classificao.

Baterias chumbo/cido
Composio de uma bateria
COMPONENTE cido Chumbo Grade (metlico) Conexes (metlico) Pasta de bateria (xido/sulfato) Caixa (polipropileno) Outros materiais (plsticos, papel, madeira, PVC...) Total Kg 3,65 8,64 3,00 0,80 4,84 0,67 0,34 13,5 % 12 7080 5-6 2-3 100

Reciclagem de baterias exauridas


47% produo mundial de Pb 85% das baterias so recicladas Muito atraente p/ as indstrias
diminui impacto ambiental economia de energia minrios exauridos

Quebra da bateria ETAPAS Recuperao do polipropileno Recuperao do chumbo

Escria
resduo com alto teor de quimicamente chumbo ativo preto e slido opaco 33 000 Processo ton/ano de pirometalrgico escria 600 kg escria/ton de Pb recuperado Armazenamento em tambores fechados, evitando o contato com o solo e a chuva.

Anlise qumica da escria


Elemento/composto FeS Na2CO3 coque SiO2 Pb CaO PbS Cu Sn Zn Ni Sb % em peso 40-50 20-30 10-20 4 1-2,3 1 1 0,44 0,31 0,24 0,028 0,014

Objetivo
Otimizao do processo pirometalrgico Invivel em escala de bancada

Desenvolvimento de procedimentos destinados extrao e recuperao do Pb presente na escria.


Reaes de complexao/precipitao

Ensaios de lixiviao
Realizados de acordo com a norma tcnica da ABNT para lixiviao de resduos slidos (NBR 10005/2004). RESULTADOS Mximo permitido (Legislao Ambiental) 0,04 % de Pb lixiviado 1 ppm de chumbo Necessidade de desenvolvimento de uma metodologia de extrao do chumbo da escria.

0,05 ppm

Extrao do Pb
EDTA
Ligante quelante com habilidade de solubilizar metais normalmente insolveis em meio aquoso 4 grupos carboxlicos 2 grupos amino
EDTA desprotonado

M+n + Y-4 MYn-4


metal complexo

Ensaios preliminares
No foi observada extrao superior quela dos ensaios de lixiviao (anlise no FAAS).

Kf (Fe-EDTA) >> Kf (Pb(1,3 . 1025) EDTA) (1,1 . 1018)


Emprego de um agente mascarante dos ons Fe

Fluoreto (F-)

Ensaios qualitativos
Extrao F-/EDTA Deslocamento Pb-EDTA c/ Fe3+ Adio IPrecipitao PbI2 (amarelo)

Influncia da retirada da soluo de F- previamente adio de EDTA Reduo de 50% na extrao

VARIVEIS DO PROCESSO:
massa de escria n mols de EDTA n mols de Ftemperatura granulometria agitao pH

Planejamento estatstico
Variveis fixas
massa de escria = 1,0 g n EDTA = 1,25 . 103- mols n F- = 25 mL soluo saturada agitao magntica pH auto-ajustado

Variveis estudadas
tempo de contato EDTA tempo de contato fluoreto temperatura de contato
4 nveis

min: 30 mx: 24h 4 nveis 2 nveis

min: 25 C mx: 70 C

Resultados preliminares
O tempo de contato com o fluoreto influencia pouco na extrao de chumbo; O tempo de contato com o EDTA influencia significativamente at 18 hs; O aumento da temperatura de contato promove um grande incremento na extrao de chumbo para todos os tempos de contato.

Concluses parciais
Os ensaios de lixiviao demonstraram a necessidade de desenvolvimento de uma metodologia de extrao do chumbo da escria; A metodologia empregada mostrou-se eficiente para a extrao de Pb da amostra; De acordo com a metodologia empregada, houve extrao de at 95 % do chumbo presente na amostra; A temperatura e o tempo de contato com o EDTA influenciaram significativamente na extrao.

OBRIGADO PELA ATENO

OBRIGADO PELA ATENO

Classifica o
Caractersticas fsicas

Seco: papis, couro, metais, vidros... Molhado: Lodos de ETE, restos de comida.... Orgnico: CHO; madeira, restos de alimentos... Inorgnico: compostos por produtos manufaturados:

Composio Qumica

Quanto a origem Resduos Servio de Sade: Provenientes de qualquer unidade que execute atividades de natureza mdicoassistencial s populaes humanas ou animais. (Ex. agulhas, algodo, curativos, luvas....) Elevada de organismos Resduos presena de Atividades Rurais: patognicos. decorrentes da atividade agrosilvopastoril (Embalagens de adubos, defensivos agrcolas,...)

Classifica o Quanto a
origem Resduos Urbanos: Provenientes de residncias ou qualquer outra atividade que gere resduos com caractersticas domiciliares (Resduos de limpeza Pblica). *Presena reduzida de resduos txico Resduos Industriais: provenientes de atividades de produo de bens, pesquisa, minerao (Resduos gerados em estabelecimentos Industriais). * Elevada presena de Resduos txicos.

Quanto a origem Resduos Servio de Transporte: decorrentes da atividade de transporte humano ou de carga. Resduos spticos Inspeo sanitria em Portos, aeroportos, terminais rodovirios e ferrovirios.... Material de higiene pessoal e restos de Resduos Radioativos: materiais comida resultantes de atividades humanas que contenham radionucldeos em quantidades superios aos limites prestabelecidos. Ex. Urnio, Csio, Trio, Cobalto......

Resduos Industriais

Dependendo do tipo de unidade industrial a poltica em relao aos resduos poder estar direcionada Minimizao de Resduos para: Unidades que apresentam facilidade de alterar seus processos. Ex. Indstria qumica

Resduos Industriais

Tratamento dos Resduos

Unidades onde mais econmico tratar os poluentes gerados. Ex. Indstria Metalrgica, galvanoplstia,...

Resduos Industriais Minimizao de Resduos


Surge em decorrncia das aes de controle cada vez mais restritas (principalmente de carter ambiental), elevando os custos com o tratamento e disposio final dos * Emprego de polticas que resduos. possibilitem a reduo do volume e ou toxidade dos resduos gerados (otimizao do processo)

A minimizao de Resduos inclui as seguintes atividades


Reduo na gerao de resduos na fonte; (alterao da matria prima, mudanas no produto final); b) Reduo produtos; na gerao sub-

c) Reciclagem e, d) Recuperao de matria prima e energia.

Otimizao do Processo Tecnologias Limpas


Reduo consumo de gua (minimiza o volume de efluentes); Alterao no processo reduzir a produo de subprodutos e consumo de matria prima; Reciclagem (representa a perda de produtos, sub-produtos, matrias primas e energia.

Alterao de projetos e processos industriais e minimizao dos rejeitos.

Resduos Slidos Domiciliares


Os resduos slidos urbanos caracterizam-se por apresentarem elevado teor de matria orgnica (50 a 70%)e considervel percentual de material reciclvel. USINAS de RECICLAGEM E COMPOSTAGEM Tratamento e frao orgnica; reutilizao da

Aumento de vida til das reas de aterro;

Resduos Hospitalares
Poro contaminada com vrus ou bactrias patognicas, procedentes principalmente de salas de cirurgia e curativos, clinicas dentrias, laboratrios de anlises,.... Considera-se tratamento adequado, qualquer processo que , em condies de total segurana e eficincia, modifica as suas caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas, impedindo a

Resduos Hospitalares
Tratamentos Existentes Valas spticas; Incinerao; Autoclavagem; Desinfeco qumica; Microondas. Deve-se evitar a disposio em usinas de lixo urbano, aterros sanitrios e lixes.

You might also like