You are on page 1of 145

Ensaios No Destrutivos

ALUNA
Paula Marcondes

1 Perodo Manh

ABENDI Associao Brasileira de Ensaios No

Destrutivo e Inspeo (www.abende.org.br) TAUHATA, Luiz et al. Radioproteo e Dosimetria: Fundamentos . Rio de Janeiro: IRD/CNEN, 2003 ANDREUCCI, Ricardo. Radiologia Industrial . So Paulo: ABENDE, 2006 Portal Da Radiologia (www.portaldaradiologia.com)

Entende-se como END- Ensaios No Destrutivos, ou

seja, tcnicas utilizadas na inspeo de materiais e equipamentos sem danific-los, sendo executados nas etapas de fabricao, construo, montagem e manuteno. Constituem uma das principais ferramentas do controle da qualidade de materiais e produtos, contribuindo para garantir a qualidade, reduzir os custos e aumentar a confiabilidade da inspeo.

Podemos voltar a novembro de 1895 quando Roentgen

fez a descoberta dos raios-X. Antes do uso mdico o que os pesquisadores costumavam usar como parmetro de suas pesquisas eram objetos como bssolas, armas de caa entre outros. Abaixo podemos ver o que pode ter sido a primeira inspeo a termos de Radiologia Industrial. O rifle de caa de Roentgen. possvel ver uma desconformidade no cano da arma.

Historicamente h registros datados de 1920 com

inspees em armamentos na Alemanha. Mas na verdade essa prtica no se popularizou at o fim da 2 Guerra Mundial. J nos EUA cita-se Horace Lester (1923) como precursor dos END demonstrou claramente que os Raios-X podiam ser usados para localizar falhas internas em fundidos, soldas e outras formas metlicas e que estas falhas poderiam conduzir a uma quebra prematura.

Foram introduzidos pela Marinha Brasileira na dcada

de 1940, para construo naval, com a utilizao dos Raios-X. O precursor foi o prof. Paulo Leite. Metaltest Cia. Brasileira de Ensaios e Industrial, empresa fundada em abril de 1959 e que foi a primeira de END no pas. Implantao dos END no pas deu-se por uma imposio da indstria, que tinha que buscar a melhoria da qualidade tanto fsica como tcnica de seus produtos.

Os anos seguintes foram difceis pois havia muita falta

de mo de obra especializada na rea. Na dcada de 70 veio o desafio, pois como o Brasil estava construindo maquinrio de grande porte, precisaria ter avano tecnolgico no campo de inspeo.E com isso surgiu a necessidade veemente de mo de obra qualificada. E ento empresas como a Petrobras em meados de 1978 comeou a oferecer treinamento nessa rea. Em 1979 foi fundada a ABENDI Associao Brasileira de Ensaios No Destrutivos e Inspeo

a nica entidade acreditada pelo Inmetro como

Organismo de Certificao de Pessoal em END. Hoje reconhecido pela Federao Europia de END, o Sistema Nacional de Qualificao e Certificao de Pessoal em END foi estabelecido com o objetivo de harmonizar os diversos sistemas nacionais existentes, segundo as necessidades da realidade e da cultura brasileira, alm de refletir conformidade com as principais normas nacionais e internacionais.

Exercem papel importante para evitar o descarte

desnecessrio e a poluio ambiental. Como exemplo da preveno de acidentes ambientais, temos a inspeo em dutos. O vazamento de um gasoduto pode provocar uma catstrofe, mas a devida inspeo,pode detectar defeitos que, poderiam originar a ruptura desses dutos.

Derramamento de leo.
British Petroleum, no Golfo do Mxico em 2010. Acidentes como esse ocorrem devido a falhas de inspeo de END.

Inspeo no destrutiva que baseia-se na absoro

diferenciada da radiao penetrante pela pea que est sendo inspecionada. Poder ser detectada atravs de um filme, ou atravs de um tubo de imagem ou mesmo medida por detectores eletrnicos de radiao. Essa variao na quantidade de radiao absorvida, detectada atravs de um meio, ir nos indicar, entre outras coisas, a existncia de uma falha interna ou defeito no material.

Tcnica Geral de Ensaio Radiogrfico na indstria

um mtodo

capaz de detectar com boa sensibilidade defeitos volumtricos.

Como funcionam e suas aplicaes.

Os Raios X, destinados ao uso industrial, so gerados

numa ampola de vidro, denominada tubo de Coolidge, que possui duas partes distintas: o nodo e o ctodo. O nodo e o ctodo so submetidos a uma tenso eltrica da ordem de milhares de Volts,sendo o plo positivo ligado ao anodo e o negativo no ctodo. O nodo constitudo de uma pequena parte fabricada em tungstnio, tambm denominado de alvo, e o ctodo de um pequeno filamento, tal qual uma lmpada incandescente, por onde passa uma corrente eltrica da ordem de miliampres.

Tubo convencional de Raios X Industrial

Quando o tubo ligado, a corrente eltrica do filamento, se aquece e passa a emitir espontaneamente eltrons que so atrados e acelerados em direo ao alvo. Nesta interao, dos eltrons com os tomos de tungstnio, ocorre a desacelerao repentina dos eltrons, transformando a energia cintica adquirida em Raios X.

Os Raios X so produzidos em ampolas especiais. Os

tamanhos das ampolas ou tubos so em funo da tenso mxima de operao do aparelho. Para obter-se imagens com nitidez mxima, as dimenses do foco ptico devem ser as menores possveis. As especificaes de aparelhos geralmente mencionam as dimenses do foco ptico.

Corte transversal do nodo, na ampola de Raios X Deve ser dada uma

ateno especial ao alvo dentro do nodo para que no super aquea e cause danos ao aparelho.

Para evitar superaquecimentos so usados alguns tipos de refrigerao. Entre eles podemos citar: Por irradiao: Neste caso h aquecimento do bloco de tungstnio que compe o alvo e o calor se irradia pelo nodo. Por conveco: O calor irradiado pelo nodo, se transmite ao prolongamento de cobre, o qual est imerso em leo ou gs, que se refrigera por conveco natural, ou por circulao. Por circulao forada de gua: O mesmo processo descrito anteriormente mas um pouco mais limitado pois depende de fatores externos como, operao sob forte sol. Nesse caso usa-se uma serpentina ligada a unidade geradora, que permite a circulao da gua e permite assim o resfriamento e mantm a integridade do equipamento.

Serpentina Ela acoplada ao equipamento para gerar circulao de

gua para
resfriamento.

Os equipamentos de Raios X industriais se dividem

geralmente em dois componentes: o painel de controle e o cabeote, ou unidade geradora. O painel de controle consiste em uma caixa onde esto alojados todos os controles, indicadores, chaves e medidores, alm de conter todo o equipamento do circuito gerador de alta voltagem. E atravs do painel de controle que se fazem os ajustes de voltagem e amperagem, alm de comando de acionamento do aparelho.

Painel de Controle

O painel, digital, resume uma srie de informaes tcnicas sobre a exposio, tais como distncia fonte filme, kilovoltagem, miliamperagem, tempo de exposio. As informaes no display poder ser memorizada e recuperada quando necessrio.

No cabeote est alojada a ampola e os dispositivos de refrigerao. A conexo entre o painel de controle e o cabeote se faz atravs de cabos especiais de alta tenso.

a - tenso e corrente eltrica mxima, que medida em

KV/mA b - tamanho do ponto focal e tipo de feixe de radiao, que pode variar entre plano e em forma de cone. c - peso e tamanho e no caso dos portteis podem variar entre 40 a 80kg. So esses fatores que determinam a capacidade de operao do equipamento, pois esto diretamente ligados ao que o equipamento pode ou no fazer.

Forma Fsica e Aplicao

So aparelhos similares aos aparelhos de Raios X

convencionais com a diferena que os eltrons so acelerados por meio de uma onda eltrica de alta freqncia, adquirindo altas velocidades ao longo de um tubo retilneo. Os eltrons ao se chocarem com o alvo, transformam a energia cintica adquirida em calor e Raios X com altas energias cujo valor depender da aplicao. Para uso industrial em geral so usados aparelhos capazes de gerar Raios X com energia mxima de 4 Mev.

Acelerador Linear Para radiografias de peas com espessuras acima de 100 mm de ao.

Estes equipamentos no so portteis e necessitam de

instalao adequada, tanto do ponto de vista de movimentao do aparelho como das espessuras das paredes de concreto requeridas, que podem alcanar cerca de 1,2 metros. Adiante veremos fotos de um acelerador linear LINAC - Mitsubishi, usado para radiografia industrial de peas com espessura de 20 a 300 mm de ao.

Como so Revelados

So compostos de uma emulso e uma base.

A emulso uma camada muito fina de gelatina, com

cristais de brometo de prata, posta sobre um suporte de celulose levemente azulado. Tem emulso de ambos os lados diferente dos filmes fotogrficos.

Por serem formados por partculas muito pequenas de

sais de prata criam a impresso chamada granulao, que alm de ser caracterstica de cada filme sofre tambm influencia da qualidade da radiao recebida. Conclui-se que a granulao aumente a qualidade da radiao. Aumentado o tempo de revelao h aumento da granulao do filme.

A imagem formada no filme tem reas claras e escuras

evidenciando certo grau de enegrecimento que chamado densidade. Na radiologia Industrial a medio da densidade feita com o uso de um densitmetro eletrnico devidamente calibrado.

uma caracterstica prpria de cada filme,

dependendo muito do tamanho dos cristais de prata presentes na emulso. Quanto maior os cristais mais rpido o filme. Quanto mais rpido o filme menos ntida a imagem. Imagens formada por gros maiores mais grosseira e menos ntida que as formadas por gros menores.

Foi desenvolvida pela ASTM Internacional (rgo de

regulamenta normas ao redor do mundo), uma classificao de filmes pela velocidade de exposio e sensibilidade.

Tipo 1: Granulao ultra fina, alto contraste e qualidade. Tipo 2: Granulao muito fina e com alta velocidade e alto contraste se usado em conjunto com telas intensificadoras de chumbo. Tipo 3: Granulao fina, alto contraste e velocidade, o mais utilizado na industria. Tipo 4: Granulao mdia, pouco utilizado na industria.

A qualidade est associada a parmetros ligados s

caracterstica do filme e da fonte de radiao utilizada. Esse um fator para aceitao ou rejeio da radiografia. entendido como a capacidade do filme detectar intensidade e energias diferentes de radiao. Imagens com alto contraste permitem em geral melhor qualidade e segurana na interpretao da radiografia.

Se observarmos com detalhe a imagem formada no

filme radiogrfico, veremos que a mudana de densidades de uma rea e outra no se fazem de forma brusca. A imagem de um objeto apresenta um pequeno halo que acompanha as bordas da mesma, com uma densidade intermediaria entre a densidade da imagem e a de fundo. Quanto mais estreita for esta faixa de transio a definio ser maior.

A preparao dos banhos para um processamento

radiogrfico devera seguir as seguintes condies: Limpeza: no manuseio do filme a limpeza essencial, assim como no ambiente da cmara escura. Termmetros e outros acessrios devem ser lavados com gua limpa aps o uso e a fim de evitar contaminaes das solues os tanques devem ser limpos e preenchidos com solues frescas.

Preparao dos banhos: seguir as recomendaes dos fabricantes

essencial. Usando tanques inoxidveis ou sintticos. Manuseio: deve-se evitar retirar o filme da cmara escura sem a luz de segurana acionada e evitar pressionar o filme com o dedo pois pode manchar o filme. Controle da Temperatura e do Tempo: Devem ser controlados geralmente a temperatura de 20C mas pode varias de acordo com o fabricante da soluo. O tempo deve ser cronometrado.

1 - Preparao dos Banhos 2- Medio da Temperatura 3 - Prender dos Filmes 4. Acionamento do Cronmetro

Quando colocamos um filme exposto no tanque

contendo o revelador, este age sobre os cristais de brometo de prata.Essa reao capaz de descriminar os gro expostos dos no expostos. A visibilidade da imagem, o contraste, a densidade de fundo e a definio dependem do tipo do revelador usado, do tempo da revelao e da temperatura do revelador, assim sendo o tempo/temperatura so fundamentais para a boa qualidade da radiografia.

Chama-se Vu de Fundo o enegrecimento geral resultante, que deve ser sempre mnimo para aperfeioar a qualidade da imagem.

5 Revelao

6 Agitar os Filmes

7 Deixar escorrer 8 Banho de Parada

Mesmo o filme sendo removido do revelador, ainda

encontra-se a soluo em ambas faces do filme, fazendo com que a ao do revelador continue. A funo desse banho interromper esta reao a partir da remoo do revelador residual o que evita uma revelao desigual e com manchas. Antes da colocar o filme no fixador deve-se agit-lo por 40s aproximadamente em uma mistura de cido actico ou glacial, evitando contato com as mos. 20 litros de banho interruptor pode revelar +- 400 filmes de3 X17 pol.

A funo da fixao remover o brometo de prata das

pores no expostas do filme sem afetar os que foram expostos a radiao. Tem tambm a funo de endurecer a emulso gelatinosa, permitindo a secagem ao ar aquecido. O tempo de fixao no excede 15 minutos. O fixador deve ser mantido na mesma temperatura do revelador 20C.

Aps a fixao o filme imergido em gua corrente

para a retirada dos resduos qumicos. Cada filme deve ser lavado por 30 minuto. A temperatura deve ser de 20C.

9 Fixao

10- Lavagem com gua

11- Distensor

12 - Secagem

utilizado dependendo da demanda de trabalho, pois

s em grande quantidade ele se torna econmico. O tempo de processo inferior a 15 minutos.

Revelao: O filme revelado num perodo de 20 a 25

segundos. Concentrao: o revelador concentrado devendo ser diludo em gua para abastecer a processadora. Taxa de Reposio: a reposio da soluo automtica e depende do tamanho do filme. Contaminao: pode ocorrer quando os rolos de transporte so removidos ou substitudos. Temperatura: geralmente o revelador est uma temperatura na faixa do 32 a 35C.

Lavagem: importante retirar todo o tiossulfato

proveniente do fixador, pois a quantidade deste retida na emulso determina o tempo de vida til da radiografia do filme processado. Secagem: ultima etapa e na processadora automtico filme passa por uma cmara onde circula o ar quente que faz a secagem do filme.

Tambm chamadas de Telas de Chumbo possuem

como finalidade diminuir o tempo de exposio em END. As telas so colocadas sobre uma cartolina de espessura constante a fim de evitar a homogeneidade da radiografia prejudicando sua qualidade. Essa tela deve ter espessura apropriada para a radiao que receber.

Telas Intensificadoras
Esquema de exposio mostrando a radiao retro espalhada no piso e parede, que retorna ao filme, que eliminada pela tela intensificadora traseira.

O grau de intensificao depende da natureza e

espessura do material a ensaiar, da qualidade da fonte de radiao e do filme usado. Funes:


Gerar um fluxo adicional de radiao e diminuir o tempo de exposio.

Absorver ou filtrar a radiao secundria que pode atingir o filme radiogrfico, borrando a imagem e diminuindo a definio.
Telas de cobre podem ser usadas para fontes de Cobalto60

Sem Tela Intensificadora

Com Tela Intensificadora

So fabricados em plstico duplo reforado, flexvel

para acompanhar a curvatura ou irregularidades das peas que so inspecionadas. Dentro do chassis so inseridas as telas intensificadoras de imagem e no meio o filme e ento fechado com fita para evitar a entrada da luz.

So utilizadas para reduzir o tempo de exposio em

radiografias industriais. Empobrecem a definio radiogrfica. Pois por serem formadas por sais, essas telas mantm um contato ntimo com o filme e ento resulta em deformaes pois os gros do filme so menores. um mtodo indicado apenas para a Radioscopia.

Aplicaes e Funcionamento

Usada para detectar a radiao que emerge da pea

numa tela fluorescente. Essas telas agem sob o principio que determinados sais como o tungstato de clcio por exemplo, possuem a propriedade de emitir luz em intensidade mais ou menos proporcional intensidade de radiao que incide sobre eles.

A radiao emitida de um tubo de raios X, colocado

no interior de um gabinete blindado, atravessando a pea e indo atingir uma tela fluorescente. Este, por sua vez, transforma as intensidades de radiao que emergem da pea em luz de diferentes intensidades, formando na tela a imagem da pea. Essa imagem, refletida em um espelho , examinada pelo inspetor, a procura de possveis defeitos. A radioscopia usada principalmente, no exame de pequenas peas, com espessura baixa. Sua grande vantagem reside na rapidez do ensaio e no seu baixo custo.

No possvel se inspecionar peas de grande espessura ou

de alto nmero atmico, pois nesse caso a intensidade dos Raios X no seria suficientemente alta para produzir uma imagem clara sobre a tela fluorescente. Devido s caractersticas prprias das telas fluorescentes e baixa distncia foco-tela, usada, a qualidade de imagem na fluoroscopia no to boa quanto a da radiografia. A radioscopia, com imagem visualizada diretamente na tela fluorescente, no permite a localizao precisa na pea das reas que contm descontinuidades inaceitveis.

Raios X

Tela Radioscpica

Radioscopia Industrial

Sistema de radioscopia convencional,utilizan do um aparelho de Raios X , o sistema de suporte da pea e a tela que forma a imagem radioscpica.

A observao da imagem pelo inspetor feita

diretamente na tela fluorescente, ou por reflexo num espelho. Entretanto tal procedimento pode muitas vezes ser perigoso para o operador, pois este leva muitas horas para a inspeo de componentes de fabricao seriada, principalmente, sendo obrigatrio nesses casos a sua substituio aps um perodo de trabalho.

Sistema com Tela Fluorescente e Cmera


Monitor

Sistema com uso de Cmera de TV e intensificador

Monitor
Raios X Objeto-Tela Raios X Objeto Intensificador

Foram criados para eliminar totalmente os problemas

de radioproteo mencionados, pois a captao da imagem, feita diretamente da tela fluorescente, procedida mediante a utilizao do circuito interno de TV, ou seja uma cmera de TV de alta sensibilidade, ligada a um monitor de alta resoluo. Deste modo o operador ou inspetor visualiza a imagem no monitor de TV, distante o suficiente para garantir sua segurana radiolgica, podendo ainda, caso necessrio, registrar as imagens produzidas em vdeo tape.

A captura da imagem na forma de um sinal eltrico

feita atravs de detectores de radiao no estado slido que tornam possvel converter a radiao ionizante em sinal eltrico, conforme mostrado no prximo slide.

Conversos de Imagem

Esquema de um detector no estado slido de germnio ou silcio, utilizada So muito sensveis, e o sinal eltrico que sai do detector proporcional ao fton de radiao que atingiu o detector. uma das formas eficazes de transformar a exposio radiao em sinal eltrico .

Inspeo de rodas de alumnio, pontas de eixo de

automotivos, carcaa da direo hidrulica, pneus automotivos , nos aeroportos para verificao de bagagens, inspeo de componentes eletrnicos, e muitas outras aplicaes.

A radioscopia moderna pode ser totalmente

automatizada, no sendo necessrio o tcnico para analisar as imagens, sendo estas escaneadas e verificadas por um sistema ptico de um computador por comparao a uma imagem padro da mesma pea. Todas as imagens podem ser armazenadas em fita de vdeo, como arquivo eletrnico , filme ou papel.

Funcionamento

A tomografia industrial tambm pode ser considerada

como um mtodo de inspeo no destrutiva que no utiliza o filme radiogrfico para registro dos resultados, assim como na radioscopia convencional. Nesta tcnica , a pea exposta a um feixe estreito de Raios X giratrio que atravessa a pea em vrios planos projetando sua imagem processada por computador, num monitor. Este processo feito por um complexo sistema que permite visualizar a imagem de uma pea em 3D e permite separar por planos ou camadas a pea.

A Tomografia industrial um ensaio muito pouco

aplicado na indstria em razo do alto custo como tambm das aplicaes restritas a peas pequenas.

A tomografia permite a reconstruo da imagem em

3D, ao esta que no permitida na radiografia.

Aplicaes e Funcionamento

Processos de digitalizao da imagem:

Processo direto (DR) A energia da radiao convertida diretamente em sinal eltrico atravs do detector o que previne perdas e aumenta a eficincia do sistema. Processo (CR) Radiografia computadorizada: Utiliza uma tela contendo cristais de fsforo foto estimulado. Um feixe de laser excita o material e luz proporcional e emitida sendo detectada eletronicamente, digitalizada e armazenada na memria do computador na forma de um sinal digital. Outros processos Tela fluorescente (qualidade da imagem final e similar ao mtodo anterior CR); Digitalizao de filmes (propicia estudar indicaes de descontinuidades presentes na rea de interesse e o arquivamento eletrnico).

Digitalizao da imagem radiogrfica:

Principais vantagens As placas de captura da imagem permitem uma ampla utilizao, possibilitando reutilizao imediata; A grande latitude das placas de captura digital permitem a visualizao da imagem com menor exposio a radiao, melhorar proteo radiolgica da instalao; As placas de captura possuem longa durabilidade e boa proteo mecnica; Os programas de computador para analise da imagem digital, propiciam maior segurana do laudo radiogrfico.

Radiografia Computadorizada

Mtodo Direto

Energia Nuclear, Fisso Nuclear

Energia nuclear e a energia liberada durante reaes

nucleares de fisso ou fuso do ncleo atmico. Reatores nucleares so instalaes que utilizam a reao nuclear de fisso em cadeia, de forma controlada, para a produo de energia ou de fluxo de nutrons. Fisso nuclear - e a quebra de um ncleo atmico pesado e instvel atravs de bombardeamento desse ncleo com nutrons moderados, originando dois ncleos atmicos mdios, mais 2 ou 3 nutrons e uma quantidade de energia enorme ( 200MeV).

Os principais componentes do reator PWR so:

O vaso do reator, onde fica o ncleo do combustvel; O sistema primrio de refrigerao, que e o sistema onde circula a gua que esta em contato com o ncleo; O pressurizador, componente do sistema primrio que tem a funo de permitir o adequado controle da presso; O sistema secundrio, que e o circuito onde circula a gua que recebe o calor do circuito primrio e transformada em vapor para movimentao da turbina; O gerador de vapor, que e o equipamento onde se da a troca de calor entre o sistema secundrio e o sistema primrio, atravs da interpenetrao de suas tubulaes, sem haver troca de gua entre eles; O sistema tercirio responsvel em resfriar a gua do sistema secundrio.

Histrico, Fsica do Ultra som

1794 - Lazzaro Spallanzini demonstrou que os

morcegos se orientavam mais pela audio que pela viso para localizar obstculos e presas; 1880 - Jacques e Pierre Curie descrevem a piezo eletricidade, caractersticas fsicas de alguns cristais; 1912 - Langevin desenvolveu um aparelho capaz de medir a profundidade do mar, atualmente conhecido como SONAR (Sound Navigation And Ranging);

1971 Kossof introduziu da escala de cinza na

imagem, onde diversos nveis de intensidade de ecos so representados por diferentes tons de cinza na tela; Anos 80 e 90 - a ultra-sonografia foi impulsionada pelo desenvolvimento tecnolgico que transformou este mtodo num importante instrumento de investigao diagnostica e para ensaios.

O que so ondas sonoras?


So ondas mecnicas, longitudinais que podem se

propagar em slidos, lquidos e gases.

Ondas? Mecnicas? Longitudinais? O que isto significa??

Se voc jogar uma pedra

Onda e uma perturbao

no centro de uma lagoa, no ponto em que a pedra atingir a gua ocorrera uma perturbao, que se propagara em todas as direes da superfcie.

que se propaga atravs de um meio. Toda onda transmite energia, sem transportar matria.

Quanto a natureza podem ser:

Mecnicas : necessitam de um meio material para se propagar (ex. som). Eletromagnticas : no necessitam de um meio material para se propagar (ex. raios X, luz e raios gama).

So ondas sonoras com

materiais piezeltricos.

freqncias situadas acima do limite audvel para o ser humano (acima de 20 kHz).Normalmente as freqncias ultrasonicas entre 0,5 e 25 MHz so usadas para aplicaes industriais. As ondas ultra-snicas so geradas por transdutores construdos a partir de

Campo Prximo ou Zona de Fresnel


Imaginemos que o cristal piezeltrico, seja formado por infinitos

pontos oscilantes de forma que cada ponto produz ondas que se propagam no meio, desta forma cada ponto do cr. Nas proximidades do cristal existe uma interferncia ondulatria muito grande entre as ondas. A medida que nos afastamos do cristal, as interferncias diminuem e desaparecem, tornado uma so frente de onda.isto produzira ondas esfricas no meio de propagao.

Regio que vem a seguir

detectadas (campo ao campo prximo. A prximo); onda snica diverge igual (2) descontinuidades a luz de uma lanterna em maiores podem ser relao ao eixo central e detectadas; e diminui a intensidade (3) onde qualquer com a distancia. descontinuidade Campo snico de um compatvel com o transdutor: comprimento de onda (1) pequenas pode ser detectada. descontinuidades so difceis de serem

Divergncia e o fenmeno fsico responsvel pela perda

de parte da intensidade ou energia da onda snica a medida que nos afastamos da fonte emissora das vibraes acsticas (reduo da intensidade do feixe).

So: o quartzo, o sulfato de ltio, o titanato de brio, o

metaniobato de chumbo e o zirconatotitanato de chumbo (PTZ). Os cristais acima mencionados so montados sobre uma base de suporte (bloco amortecedor) e junto com os eletrodos e a carcaa externa constituem o transdutor. Existem quatro tipos usuais de transdutores: Reto ou Normal; Angular; Duplo cristal; Phased Array.

Tipo Normal: So cabeotes

monocristal geradores de ondas longitudinais perpendiculares a superfcie de acoplamento. O transdutor emite um impulso ultra-snico que atravessa o material a inspecionar e reflete nas interfaces, originando ecos. Estes eco retornam ao transdutor e geram, no mesmo, o sinal eltrico correspondente.

superfcies paralelas ou quando se deseja detectar descontinuidade na direo perpendicular a superfcie da pea.

Utilizados na inspeo de pecas com

Tipo Angular: A rigor, diferem dos transdutores retos

ou normais pelo fato do cristal formar um determinado angulo com a superfcie do material. O transdutor angular e utilizado quando a descontinuidade esta orientada perpendicularmente a superfcie da pea.

Tipo Duplo: So utilizados quando

se trata de inspecionar ou medir materiais de reduzida espessura, ou quando se deseja detectar descontinuidades logo abaixo da superfcie do material. Neste caso o cristal piezeltrico recebe uma resposta num espao de tempo curto apos a emisso. Neste transdutor cada um dos cristais funciona somente como emissor ou somente como receptor, separados por um material acstico isolante possibilitando uma resposta clara.

Os transdutores convencionais dispem de um nico

cristal ou no Maximo dois, em que o tempo de excitao do cristal e determinado pelo aparelho de ultra-som, sempre realizado de uma mesma forma. Com o avano da tecnologia dos computadores e com materiais piezo compostos para fabricao de novos cristais, desde os anos 90 e possvel num mesmo transdutor operar dezenas de pequenos cristais, cada um ligado a circuitos independentes capazes de controlar o tempo de excitao de cada um destes cristais. O resultado e a modificao do comportamento do feixe snico emitido pelo conjunto de cristais ou pelo transdutor.

Grande numero de pesquisas so realizadas para verificar

os efeitos biolgicos do ultra-som. Os resultados obtidos ate agora conduzem a suposio de que nenhum efeito biolgico substancial tem sido verificado com feixe ultra-snico de intensidade inferior a 100 mW/cm2. Os efeitos trmicos do ultra-som so decorrentes da energia absorvida e de sua transformao em calor ao atravessar o tecido biolgico; O ultra-som causa vibraes mecnicas nos tecidos; as partculas so submetidas a ondas de compresso e rarefao. Pequenas cavidades formam-se em fluidos durante a fase de rarefao (suco) e desaparecem na fase de compresso (presso). (efeito mecnico)

Os efeitos qumicos do ultra-som so resultantes

da oxidao, reduo e despolimerizao. A habilidade do ultra-som em despolimerizar macromolculas como os polissacardeos, varias protenas ou o DNA isoladamente tem sido demonstrada experimentalmente.

O ensaio por ultra-som, caracteriza-se:

Pela deteco de defeitos ou descontinuidades internas, presentes nos mais variados tipos ou forma de materiais ferrosos ou no ferrosos; Por visar diminuir o grau de incerteza na utilizao de materiais ou pecas de responsabilidades.

Vantagens em relao a outros ensaios:

A localizao, avaliao do tamanho e interpretao das descontinuidades encontradas so fatores intrnsecos ao exame ultra-snico; Alta sensibilidade na detectabilidade de pequenas descontinuidades internas, como trincas devido a tratamento trmico, fissuras e outros de difcil deteco por ensaio de radiaes ionizantes; No requer planos especiais de segurana ou quaisquer acessrios para sua aplicao.

Requer grande conhecimento terico e experincia por parte do inspetor; O registro permanente do teste no e facilmente obtido; Faixas de espessuras muito finas, constituem uma dificuldade para aplicao do mtodo; Requer o preparo da superfcie para sua aplicao.

Somente um transdutor e

responsvel por emitir e receber as ondas ultrasnicas que se propagam no material; O transdutor e acoplado em somente um lado do material; Pode-se verificar a profundidade da

descontinuidade, suas dimenses, e localizao na pea.

Inspeo em fundidos e barras pela tcnica pulso-eco por contato direto.

So utilizados dois transdutores

separados (nos dois lados da pea), um transmitindo e outro recebendo as ondas ultra-snicas; No se pode determinar a posio da descontinuidade, sua extenso, ou localizao na pea, e somente um ensaio do tipo passa-nao passa que estabelece um critrio comparativo de avaliao do sinal recebido com uma peca sem descontinuidades; Pode ser aplicada para chapas, juntas soldadas, barras.

E empregado um transdutor de imerso a prova d'gua; O transdutor pode se movimentarem relao a superfcie da pea; A pea e colocada dentro de um tanque com gua, propiciando um acoplamento sempre homogneo.

O que so Equipamentos Aplicaes

Para os fs de quadrinhos falar em raios gama remete-

os ao famoso personagem de Stan Lee.

Fora da fico os raios gama voltam a ser apenas radiao eletromagntica e deixam os super poderes de lado. Essa radiao transmite energia pelo espao na forma de ondas, com emisso de partculas ou componentes magnticos. So como os raios X e de luz, claro que com uma diferena importante. A radiao gama vem sempre de um material radioativo como cobalto 60 ou urnio e os raios X, de uma mquina eltrica.

Essa uma grande diferena entre o gama e o raio-X

pois esse ultimo possvel deslig-lo. Outra diferena est no comprimento de onda e na quantidade de energia emitida. Quanto menor o comprimento mais energia liberada. Isso faz o gama a fonte mais potente do espectro eletromagntico.

Sua radiao consegue

Ao encontrar um eltron,

atravessar camadas e mais camadas de concreto pelos espaos reais que existem entre os tomos e molculas. Funciona provocando ionizaes.

ela o retira da rbita, obrigando o restante do tomo a se rearranjar. Esse processo gera ftons de radiao gama.

E tal capaz de alterar estruturas celulares do

corpo.

Efeitos Sob O Corpo Uma exposio

prolongada poderia trazer muitos malefcios sade. Desde dores de cabea at mutaes em rgos e membros e culminando na morte.

Requerem cuidados especiais de segurana, pois,

uma vez ativadas, emitem radiao, constantemente. Deste modo, necessrio um equipamento que fornea uma blindagem, contra as radiaes emitidas da fonte quando a mesma no est sendo usada. De mesma forma necessrio dotar essa blindagem de um sistema que permita retirar a fonte de seu interior, para que a radiografia seja feita

Compem-se, basicamente, de trs componentes

fundamentais: Uma blindagem, uma fonte radioativa e um dispositivo para expor a fonte.

Pode ser construda com diversos tipos de

materiais. Mas geralmente so feitas com chumbo ou urnio exaurido ou empobrecido ( aquele que no gera fisso exemplo U238), sendo contida dentro de um recipiente externo de ao, que tem a finalidade de proteger a blindagem contra choques mecnicos.

importante ressaltar que cada aparelho desse

projetado para trabalhar com um tipo de elemento, e que portanto no deve ser utilizado com elementos diferentes, pois poderiam comprometer a atividade e a segurana do profissional envolvido

As fontes radioativas para uso industrial, so

encapsuladas em material austentico ou seja, no corrosivo, de maneira tal que no h disperso ou fuga do material radioativo para o exterior. Um dispositivo de conteno, transporte e fixao por meio do qual a cpsula que contm a fonte selada, est solidamente fixada em uma ponta de uma cabo de ao flexvel, e na outra ponta um engate, que permite o uso e manipulao da fonte, denominado de porta fonte. Devido a uma grande variedade de fabricantes e fornecedores existem diversos tipos de engates de portas-fonte.

Cobalto-60 (com menor freqncia )

Irdio- 192
Tlio-170 (manuseado em forma de xido) Csio-137 ( Quase sem utilidade na atualidade)

Selnio-75

Este ultimo tem sido amplamente usado devido a qualidade de imagens que gera, assemelhando-se aos raios-x.

So equipamentos dotados de partes mecnicas que

permitem expor com segurana a fonte radioativa. A principal parte do irradiador a blindagem interna que permite proteo ao operador a nveis aceitveis para o trabalho, porm com risco de exposio radiolgica se armazenado em locais no adequados ou protegidos. O que mais diferencia um tipo de irradiador de outro so os dispositivos usados para se expor a fonte. Esses dispositivos podem ser mecnicos, com acionamento manual ou eltrico, ou pneumtico (sopro).

A nica caracterstica que apresentam em comum o

fato de permitirem ao operador trabalhar sempre a uma distncia segura da fonte, sem se expor ao feixe direto de radiao. Os irradiadores gama so construdos atravs de rgidos controles e testes estabelecidos por normas internacionais, pois o mesmo deve suportar choques mecnicos, incndio e inundao sem que a sua estrutura e blindagem sofram rupturas capazes de deixar vazar radiao em qualquer ponto mais do que os mximos exigidos.

Utiliza Cobalto-60

Utiliza Irdio-192

Gamagrafia significa impresso de radiao gama em

filme fotogrfico. Os fabricantes de vlvulas usam a gamagrafia, na rea de Controle da Qualidade, para verificar se h defeitos ou rachaduras no corpo das peas. Usa-se tambm a gamagrafia para inspecionar a qualidade das soldas, partes de navios, componentes de avies, como motores, asas, etc.

As empresas de aviao fazem inspees freqentes nos avies, para verificar se h fadiga nas partes metlicas e soldas essenciais sujeitas a maior esforo (por exemplo, nas asas e nas turbinas) usando a gamagrafia.

Num processo de inspeo radiogrfica, a radiao penetrante, raios-x ou gama, atravessa o espcime em ensaio. Uma parte da radiao absorvida, e a restante vai impressionar um filme fotogrfico, onde se pode visualizar toda a estrutura do corpo de prova ou parte dela.

Outras Aplicaes

Finalidade:

maturao e envelhecimento); Reduo de contagem microbiana e preservao. elimina ou reduz (aprovado pela legislao microorganismos brasileira desde 1985) A (bactrias Salmonela SP, irradiao e uma tcnica lis teria e outras), parasitas e eficiente na conservao dos pragas, sem causar qualquer alimentos pois: prejuzo ao alimento; reduz as perdas naturais esteriliza os produtos em causadas por processos suas prprias embalagens fisiolgicos (brotamento, invioladas.

Sistema de Irradiao Comercial

O processo consiste em submet-los, j embalados ou a granel, a uma quantidade minuciosamente controlada de radiao ionizante, por um tempo prefixado e com objetivos bem determinados. O tratamento dos alimentos visa sua preservao
Irradiadores

Irradiadores so equipamentos que visam fornecer uma dose determinada de radiao ionizante a um material com uma finalidade especifica.

As radiaes quebram as irradiao de carne

ligaes qumicas para formar molculas de vida curta e instveis, denominadas radicais livres; Algumas dessas molculas do alimento, combinamse formando molculas denominadas produtos radioliticos:

pode produzir benzeno; irradiao de alimentos ricos em carboidrato pode formar formaldedos

Esse efeito no e limitado

ao processo de irradiao, mas tambm ocorre nos processos de cozimento, pasteurizao e outros, formando os produtos radioliticos; Tais efeitos so dependentes do nvel de dose, e na maioria dos casos so to pequenos

que se confundem com os que se formam naturalmente nos alimentos

Oportunidades

Com o descobrimento do pr-sal teve-se um impacto

direto no mercado industrial com um grande aumento de servios gerados pelas obras da Petrobras, dentre esses servios gerados os END e a fluoroscopia tambm tiveram um grande aumento, ento quem estiver procura de bons salrios e uma carreira promissora a hora agora de se preparar e se qualificar no segmento desejado dentro da rea de radiologia Industrial.

Para quem desejar trabalhar na rea de Radiologia

Industrial deve procurar um centro de ensino credenciado, mas so poucos os centros no Brasil que fazem estes cursos e os que fazem so extremamente caros, inacessveis para um estudante ou recm formado, os cursos podem chegar de R$ 2500,00 a R$ 9200,00 reais dependendo da regio, e vendo esta est realidade o Instituto Brasileiro de Radiologia IBR apresentou este ano um curso de 60h que ir abrir um leque de opes de trabalho em diferentes segmentos da Radiologia Industrial, e com uma grande vantagem de parcelar em at 12x e com o preo muito abaixo dos centros de ensino do pas.

H quem pense que esta rea exclusivamente para os

homens e estes esto enganados, alguns segmentos da Radiologia Industrial esto sendo exclusividade para as mulheres por motivos de maior ateno e preciso nas funes exercidas, e isso que diz so as empresas que contratam e os segmentos so fluoroscopia, Inspeo e monitoramento e no setor de vendas. Em suma um campo muito promissor.

You might also like