You are on page 1of 12

Foram achadas pinturas de imagens femininas com bolsas penduradas no brao.

Os grupos pr-histricos eram nmades e se deslocavam de acordo com a necessidade de obter alimentos. Como j haviam descoberto que a pele dos animais servia para a proteo do corpo, podem ter desenvolvido tambm um sistema de receptculos para carregar e proteger suas caas.

O Alforje era um saco de couro que podia ser usado na cintura, nos ombros ou na sela dos animais, tambm era levada amarrada a um galho ou basto. Foi a bolsa utilizada no sculo V principalmente pelos homens para carregar alimentos ou dinheiro.

Sc. XVII: as mulheres carregavam suas coisas em bolsos, no entanto era fcil perder seus pertences, ento surgiu o Bolso de Livro, o qual era uma espcie de carteira em forma de envelope carregada na mo por mulheres.

Sc. XVIII: a moda dessa poca era marcar as curvas e silhuetas das mulheres, e a bolsa j era um acessrio indispensvel do vesturio, foi ento que surgiu a Bolsa de Mo, ou seja, uma bolsa com ala para mo e do mesmo tecido da roupa que estava vestida.

No sculo XIX as roupas perdem de vez os excessos no comportando mais nenhum tipo de bolso externo surgindo ento as bolsas de tecidos bordadas mo chamadas Reticuls.

Sc. XX: a bolsa invadiu o mundo fashion, com novidades a cada estao, de diferentes preos e marcas, de materiais mais evoludos e de melhor qualidade. Com a evoluo mundial, com o surgimento do carro e com a facilidade de locomoo surgiram as Bolsas para Viagem ou as Malas que chegaram para substituir os Bas das viagens.

Desde o incio do sculo, a bolsa j era tratada como um acessrio obrigatrio, trazendo formas e materiais variados sofisticando seu processo de confeco, o design se aprimora e cria-se compartimentos para moedas, cartes de visita, canetas, perfumes, etc.

Em 1929, Coco Chanel faz uma bolsa para se usar a tiracolo como essa.

Cada vez mais as mulheres tm a necessidade de carregar mais objetos consigo mesmas e de uma maneira mais prtica e confortvel pois ela se torna mais ativa, vai ao trabalho de bicicleta e, inspirado na profisso de carteiro, Louis Vitton cria esse modelo de bolsa.

Em 1956 a bolsa da marca francesa Hrmes virou obsesso aps ser usada por Grace Kelly inmeras vezes supostamente para esconder uma gravidez.

Nos anos 60 e 70, os materiais alternativos passam da rigidez para a liberdade. Os conglomerados do luxo comeam a se formar, expondo suas grifes nos designs das bolsas como Fendi, Dior, Prada, Biba, Chanel e outras impondo suas logomarcas nos anos 90.

You might also like