You are on page 1of 25

Com efeito, Weber, no efetua uma anlise econmica deste sistema mas se esfora por apreender e explicar s concepes

ticas e religiosas dos homens que promoveram o capitalismo moderno. Chega mesmo a dedicar longas pginas definio do que se deve entender por "esprito do capitalismo", num sentido prximo da sua teoria epistemolgica do tipo ideal.

Weber no se interessa por todas s formas do capitalismo, mas unicamente pelo capitalismo moderno de empresa, que surgiu no final do sculo XVII e no comeo do XVIII. Portanto, exclui as formas rudimentares ao capitalismo nas outras partes do mundo, por exemplo na China, assim como o capitalismo bancrio do fim da Idade Mdia ou da Renascena italiana. O seu campo de investigao assim fica perfeitamente delimitado, o das origens do capitalismo de empresa no espao ocidental dos sculos XVII e XVIII.

O ttulo versa sobre o protestantismo, sem outra meno. Pode assim dar a entender que tratar do protestantismo em geral. Ora, a leitura do livro mostra que ele se prende a investigao do comportamento de certos protestantes, especialmente dos calvinistas. Uma vez mais, delimita nitidamente seu campo de investigao. O que examina no , absolutamente, a doutrina do prprio Calvino, nem mesmo a de todos os calvinistas, porm unicamente a atitude de um ramo do calvinismo,a dos puritanos e batistas, assim como a de algumas seitas.

Alm disso, no considera todos os puritanos, mas apenas os que se lanaram na aventura do capitalismo, nascente. Finalmente, circunscreve no tempo a sua investigao, pois trata de pessoas que viveram mais de um sculo e meio aps Calvino, que por isso deram ao calvinismo originrio uma nova inflexo. Uma coisa est clara: o luteranismo parece descartado ds preocupaes de Weber.

A Reforma introduziu uma nova forma de conceber a economia (alguns de cujos aspectos, verdade, j estavam em gestao nos sculos anteriores), cuja importncia os prprios protestantes no perceberam imediatamente, mas apenas pouco a pouco, na trilha das modificaes que os puritanos introduziram no calvlnismo primitivo. Esta nova forma econmica a que chamamos, hoje, capitalismo.

O engenho da anlise de Weber est em mostrar, fundando-se em textos de poca, que esta introduo do capitalismo no obedeceu inicialmente a uma motivao econmica, porm religiosa. Em outras palavras, o desenvolvimento da economia no depende necessariamente de transformaes internas a ela, mas estas podem ter uma fonte externa; ou ainda, a economia no se explica unicamente pela economia.

Com efeito, no devemos esquecer que naqueles tempos o imprio da religio era predominante, a descrena constituindo uma raridade. A religio, profundamente vivida naquela poca, no determinou apenas a tica mas tambm a conduta prtica da vida em todos os domnios, inclusive naturalmente no da economia.

O processo descrito por Weber o seguinte: a ascese dos puritanos na sua vida individual e familiar opunha-se ao consumo da mais-valia. O que fazer do capital assim poupado e acumulado, do qual no se gozava pessoalmente? Dar-lhe um uso produtivo no prprio empreendimento a fim de faz-lo crescer, sendo este crescimento racionalmente programado

Para Weber o conceito de racionalidade no inteiramente unvoco, pois contm "um mundo de oposies". Alm disso, a vida pode ser racionalizada em funo de objetivos extremamente diversos e segundo direes extremamente distintas. Uma destas direes foi a tomada pela ascese na vida religiosa, particularmente desenvolvida nos mosteiros. Evidentemente, os monges nem sequer pensavam em racionalizar a vida econmica, da qual se desinteressavam devido a seu voto de pobreza, mas tentaram racionalizar a sua vida mesma, na sua globalidade.

Essa racionalizao pela ascese foi herdada por alguns meios protestantes. Foi sempre estranha aos luteranos, e no foi aceita por todos os calvinistas. Foram principalmente os puritanos que a integraram em seu estilo de vida, a ponto de serem comparados, s vezes com os franciscanos descalos.

A ascese era praticada pelos monges no quadro de uma vida longe do mundo enquanto o do puritano permanecia diretamente ligada ao do mundo, e particularmente ao exerccio da profisso que incumbia a cada homem. Lutero abria espao para a espontaneidade na existncia -e para o impulso do sentimento ingnuo, ao passo que, segundo os puritanos, a vida inteira devia ser moldada de maneira sistematicamente racional.

Compreende-se, assim, que nas cortes dos prncipes protestantes luteranos fossem tolerados a bebida e at mesmo costumes grosseiros. Numa famlia calvinista puritana, ao contrrio, tais comportamentos viam-se totalmente excludos: o rigor pessoal de cada um repercutia no conjunto da famlia (no sentido amplo), at comprimir toda emoo ou, pelo menos, no a deixar transparecer.

Os puritana em questo so, portanto, antes de mais nada crentes que procuram harmonizar sua vida cotidiana com suas convices religiosas, o que os leva a uma conduta rigorista do ponto de vista moral. Com efeito, as convices religiosas so determinantes no estilo que inauguraram na economia.

A vida do puritano no tem sua significao em si prpria, nos seus prprios interesses, porm na glria de Deus. O mundo no existe por si mesmo, mas porque foi criado por Deus. Este o artigo fundamental da sua f: o homem que existe para Deus, e no o inverso.

Essa glorificao da majestade divina no consiste apenas nas manifestaes ocasionais de culto, mas principalmente nos atos de todos os dias. inclusivee acima de tudo no exerccio da profisso. O xito profissional tornava-se uma confirmao (Bewaehrung) da salvao, isto , da incluso na categoria dos eleitos. Com efeito, esse sinal indicava que Deus age em ns para sua maior glria.

Weber indica que os primeiros empresrios eram artesos que, prosperando, empregaram outros artesos, seus antigos companheiros de trabalho que freqentavam o mesmo templo, medida que suas fbricas se expandiam. Quer dizer que, nessa poca primitiva do capitalismo, empresrios e operrios saiam da mesma camada social, ainda mais porque recebiam juntos o mesmo ensinamento do mesmo pastor, de modo que eram animados pela mesma convico acerca do trabalho para maior glria de Deus.

desse enfoque que a idia da "origem de capitalismo" alcana todo o seu sentido. O que Max Weber descreve o capitalismo primeiro, o dos iniciadores, e no o subseqente, marcado pela separao social entre empresrios e operrios .

Para o puritano, ao contrrio do catlico, a vida inteira deve ser erigida no sistema de uma boa obra, significando ademais que Deus no ama os homens sem razo. A seus olhos, portanto, no se trata mais de acumular atos discricionrios, mas de seguir um mtodo que faa da prpria vida um conjunto coerente e racional, fundado numa disciplina permanente da conduta.

No plano tico, a conseqncia foi o rigorismo da ascese puritana, cuja origem se encontra precisamente nas crenas e prticas religiosas. A ascese calvinista reside essencialmente na labuta, no "trabalho sem descanso em seu ofcio".

A atividade temporal assim se torna cauo e confirmao da eleio espiritual, graas disciplina imposta pelo trabalho. Weber precisa, contudo, que essa disciplina no deve ser comparada dos jesutas, porque estes nunca estabeleceram ligao intrnseca entre a atividade temporal e a certeza da salvao. No fundo, este ascetismo deixa-se resumir na frmula: "Deus ajuda a quem se ajuda"

Negativamente, significa o recalcamento da subjetividade do sentimento e da efuso religiosa, assim como a impersonalidade da prescrio tica. O puritano no trabalha para si mesmo, para o gozo que possa ter, mas para maior glria de Deus. Da a necessidade de controlar seus impulsos, suas emoes, desejos e mpetos. Todavia, tal atitude no exclui a satisfao do indivduo, que porm s pode consistir na certeza da salvao.

O puritano no deve ter outro confidente alm de Deus. Assim, o calvinismo no conhece tenso, como a kierkegaardiana, entre o indivduo e a moral. Como o trabalho o meio para glorificar a Deus, perde toda conotao pessoal. Nestas condies se compreende que o puritano se mostre hostil contemplao e mstica, pois so elas formas de ociosidade que favorecem a efuso irracional, e tambm ao quietismo, que encoraja a fuga para fora do mundo, no sentido da ascese extra-mundana.

O mstico entende estar em comunicao com Deus, enquanto o puritano, ao contrrio, se considera apenas como o instrumento de Deus que est destinados a glorificar, por meio do seu trabalho, a criao: no passa de administrador dos bens adquiridos por seu trabalho.

O lucro deve ser considerado como desejado por Deus, sob a condio de no o convertermos em objeto de gozo. Como bom administrador da fortuna desejada por Deus, o empresrio deve empreg-la para fins teis, que sero diversas maneiras de glorificar a Deus. Em outras palavras, o novo estilo teve um duplo efeito: econmico e social.

You might also like