You are on page 1of 22

A Psicologia ou As Psicologias

Cincia e Senso Comum Psicologia no cotidiano - Vrios sentidos: Psicologia do vendedor; Psicologia do amigo que nos escuta; Psicologia da jovem sedutora. De psiclogo e de louco todo mundo tem um pouco.
1

A Psicologia do Senso Comum


A Psicologia do cotidiano. (...) as pessoas, normalmente, tm um domnio, mesmo que pequeno e superficial, do conhecimento acumulado pela Psicologia Cientfica, o que lhes permite explicar ou compreender seus problemas cotidianos de um ponto de vista psicolgico.

A Relao Cincia/Senso Comum


Senso Comum: conhecimento da vida cotidiana; como sentimos a realidade. Cincia: atividade reflexiva, que procura compreender; elucidar e alterar o cotidiano, a partir de seu estudo sistemtico.

A Relao Cincia/Senso Comum

O cotidiano e o conhecimento cientfico que temos da realidade aproximam-se e se afastam: aproximam-se porque a cincia se refere ao real; Afastam-se porque a cincia abstrai a realidade para compreend-la melhor, ou seja, a cincia afasta-se da realidade, transformando-a em objeto de investigao o que permite a construo do conhecimento cientfico sobre o real.
4

O Conhecimento do Senso Comum


Conhecimento intuitivo, espontneo, de tentativas e erros. Construdo por meio do hbito e pela tradio. Ao exercer a funo de facilitar o dia-a-dia, o senso comum produz suas prprias teorias.

Senso Comum: Uma Viso-de-Mundo

O conhecimento do senso comum, alm de sua produo caracterstica, acaba por se apropriar (...)de conhecimentos produzidos pelos outros setores da produo do saber humano. O senso comum mistura e recicla esses outros saberes (...) e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada viso de mundo..
6

Exemplos da utilizao de termos cientficos pelo senso comum:

RAPAZ COMPLEXADO MENINA HISTRICA ESTOU ESTRESSADO O CHEFE UM ESTRESSE


7

REAS DO CONHECIMENTO

Senso Comum Filosofia especulaes em torno da origem e significado da existncia humana. Religio formulao de um conjunto de pensamentos sobre a origem do homem, seus mistrios, princpios morais. Artes conhecimento que traduz a emoo e a sensibilidade. Cincia

A Psicologia Cientfica O que Cincia?


Cincia: conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Conhecimentos obtidos de maneira programada, sistemtica e controlada e que permita a verificao de sua validade.

Psicologia Cientfica O que Cincia?

A cincia como um processo: um novo conhecimento produzido sempre a partir de algo anteriormente desenvolvido. Negam-se, reafirmam-se, descobrem-se novos aspectos, e assim a cincia avana.

10

Psicologia Cientfica O que Cincia?


A questo da Objetividade da Cincia: As concluses devem ser passveis de verificao e isentas de emoo, para assim, tornarem-se vlidas para todos.

11

Psicologia Cientfica O que Cincia?


Caractersticas da Cincia: Objeto especfico; Linguagem rigorosa; Mtodos e tcnicas especficos; Processo cumulativo do conhecimento; Objetividade.

12

Objeto de Estudo da Psicologia

Em determinadas cincias possvel isolar o objeto de estudo, ou seja, tratar o objeto com uma certa distncia. O mesmo no ocorre com a Psicologia: uma Cincia Humana: estuda o homem.

13

Qual o objeto especfico da Psicologia?


Para um comportamentalista: o comportamento. Psiclogo Psicanalista: o inconsciente. Outros diro: a conscincia, e outros, ainda, a personalidade.

14

Diversidade de Objetos da Psicologia


uma cincia Recente: final do sculo 19 (1875) O cientista pesquisador confunde-se com o objeto. H diferentes concepes de homem entre os cientistas. A concepo de homem que ele traz consigo contamina a sua pesquisa. Os fenmenos psicolgicos so to diversos, que no podem ser acessveis ao mesmo nvel de observao e, portanto, no podem ser sujeitos aos mesmos padres de descrio, medida, controle e interpretao.
15

Diversidade de Objetos da Psicologia

O objeto da Psicologia deveria ser aquele que reunisse condies de aglutinar uma ampla variedade de fenmenos psicolgicos. Ao estabelecer o padro de descrio, medida, controle e interpretao, o psiclogo est tambm estabelecendo um determinado critrio de seleo dos fenmenos psicolgicos e assim definindo um objeto. No momento no existe uma psicologia, mas Cincias psicolgicas embrionrias e em desenvolvimento.
16

A Psicologia e o Misticismo
A Psicologia no consegue explicar muitas coisas sobre o homem. - Busca por prticas no-psicolgicas associadas s prticas psicolgicas: Tar; Astrologia; Quiromancia; Numerologia etc. No podem ser confundidas com psicologia pois:

17

No so construdas no campo da Cincia, a partir do mtodo e dos princpios cientficos. Esto em oposio aos princpios da Psicologia, que v no s o homem como ser autnomo, que se desenvolve e se constitui a partir de sua relao com o mundo social e cultural, mas tambm o homem sem destino pronto, que constri seu futuro ao agir sobre o mundo.

18

importante lidar com tais saberes sem preconceito. Tais saberes no esto no campo da Psicologia mas podem se tornar seu objeto de estudo. Utilizar a prtica mstica como acompanhamento psicolgico e utilizar tais saberes sem critrio cientfico comprovado implica charlatanismo e desempenho inadequado da profisso, respectivamente.

19

Importante:

No se deve misturar a Psicologia com prticas adivinhatrias ou msticas. Mente como pra-quedas: melhor aberta. preciso estar aberto para o novo, atento a novos conhecimentos que, tendo sido estudados no mbito da Cincia, podem trazer novos saberes, ou seja, novas respostas para perguntas ainda no respondidas.
20

ATIVIDADE 01 - Questes
!. Qual a relao entre cotidiano e conhecimento cientfico? D um exemplo de uso cotidiano do conhecimento cientfico. 2. Explique o que senso comum. D um exemplo desse tipo de conhecimento. 3. Explique o que voc entendeu por viso-demundo. 4. Quais os domnios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange? 5. Quais as caractersticas atribudas ao conhecimento cientfico?
21

6. Quais as diferenas entre senso comum e conhecimento cientfico. 7. Quais so os possveis objetos da Psicologia? 8. Quais os motivos responsveis pela diversidade de objetos para a Psicologia? 9. Qual a matria-prima da Psicologia? 10. Por que as prticas msticas no compem o campo da Psicologia cientfica?
22

You might also like