You are on page 1of 10

Tratamento tercirio e gesto de resduos slidos Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Ps Graduao em Engenharia Qumica

ESTUDO DA DISPOSIO E REAPROVEITAMENTO DE RESDUOS SLIDOS INDUSTRIAIS

Eliane Andrioli e Jakeline Poppe

OBJETIVOS
Apresentar

uma reviso do reaproveitamento de resduos slidos industriais em outros segmentos, e um levantamento da gerao e disposio de resduos no Kuwait.

INTRODUO
Com o desenvolvimento tecnolgico, o nmero de indstrias no mundo vem crescendo a cada dia e com elas a quantidade de lodos e resduos industriais. A maior parte destes tem destino incerto e na maioria das vezes ficaro expostos ao ambiente, contaminando-o. Estudos vm sendo desenvolvidos no sentido de valorizar lodos e resduos de diferentes naturezas, utilizandoos como matria prima para produo de um material utilizvel.

INTRODUO
Resduos slidos Lixo
Valor econmico agregado, reaproveitamento no prprio processo produtivo.

Sem valor, apenas para descarte.

O termo resduo engloba os slidos, os efluentes lquidos e os materiais presentes nas emisses atmosfricas.

INTRODUO

O resduo industrial, depois de gerado, necessita de destino adequado, pois no pode ser acumulado indefinidamente no local em que foi produzido.

A disposio dos resduos no meio ambiente deve ocorrer aps os resduos sofrerem tratamento e serem enquadrados nos padres estabelecidos na legislao ambiental para no causarem poluio.

INTRODUO

Necessrio a implantao de tecnologias capazes que minimizem os impactos decorrentes da disposio destes resduos no ambiente e reduzir os custos envolvidos nessa atividade.

O desenvolvimento de estudos voltados reciclagem e/ou reutilizao dos resduos representa uma alternativa capaz de contribuir para a utilizao de matrias-primas alternativas e diminuir os custos finais dos setores industriais geradores e consumidores de resduos, alm de preservar o ambiente.

INTRODUO

Neste trabalho realizamos um levantamento de alguns tipos de indstria que reciclam seus resduos, aproveitando-os em outros processos industriais. Com isso, minimiza-se o impacto ambiental destes tipos de indstrias na regio onde esto situadas, e ainda agrega-se valor aos produtos do mercado.

METODOLOGIA
Neste estudo avaliamos os processos de reciclagem, avaliados nos seguintes trabalhos: Artigo 1 - Produo e caracterizao de materiais adsorventes oriundos de rejeitos industriais; Artigo 2 - Efeito da adio do lodo de guas residuais da indstria txtil nas propriedades de materiais de construo; Artigo 3 - Reciclagem de resduo proveniente da produo de papel em cermica vermelha; Artigo 4 - Anlise e avaliao de resduos slidos industriais no Kuwait.

METODOLOGIA
Tabela 1. Comparao das metodologias utilizadas nos artigos estudados
Artigos RIO et al., 2005 Rejeitos Lodo de esgoto (ETE) industrial. Reutilizao Pontos fortes Produo de carbono ativado para tratamento de efluentes por adsoro Remoo de ons cobre.

Moreira et al., 2001

Lodo de esgoto (ETE) de Incorporao de lodo no processo deIncorporao de grande de constru fabricao de materiais indstria txtil. . quantidade de lodo.

ALHUMOUD & KANDARI (2008)

Resduo de papel na forma de lodo primrio

Incorporao de resduo de papel em cermica vermelha.

Minimizao dos impactos causados pela gerao de resduos pela indstria de papel. Levantamento da quantidade de resduos gerados, e disposio final destes resduos

Pinheiro et al., 2008

Papel e papelo; Vidro; Plsticos; Madeira; Metais; Textil; Resduos inertes; Resduos slidos urbanos; Resduos perigosos.

CONCLUSOES

You might also like