You are on page 1of 18

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS FACULDADE DE DIREITO DE ALAGOAS GRADUAO EM DIREITO

PROVA TESTEMUNHAL (arts. 400 a 419, CPC)


Andr Luis Costa Jssica Calaa Joo Paulo Gonalves Luana Pimentel Monique Sampaio Naisabele Constantino Processo Civil I. 4 perodo noturno.

PROVA TESTEMUNHAL
CONCEITO
Testemunha a pessoa capaz e estranha ao feito, chamada ao juzo para depor o que sabe sobre o fato litigioso. (Joo Monteiro apud Moacyr Amaral,2010)

CARACTERSTICAS
- pessoa fsica; - estranha ao feito; - deve saber do fato litigioso - deve ser chamada para depor em juzo; - deve ser capaz de depor.

PROVA TESTEMUNHAL
- Auxilia ao judicirio na administrao da justia (art. 339, CPC).

TESTEMUNHA PERITO
TESTEMUNHA
Declara aquilo que viu antes do processo instaurado. Tem conhecimento sensorial. Narrao representativa (sua verso).

PERITO
Analisa, embora possa ter visto, para declarar. Possui conhecimento tcnico. Juzo tcnico e especializado sobre os fatos.

PROVA TESTEMUNHAL
A TESTEMUNHA PODE SER:
Presencial: pessoalmente presenciou o fato;

De Referncia: soube por meio de terceira pessoa;


Referida: existncia apurada no testemunho de outro individuo; Judiciria: relata em juzo o seu conhecimento factual; Instrumentria: presenciou assinatura do instrumento.

PROVA TESTEMUNHAL
LIMITAES PROVA TESTEMUNHAL - De acordo com a presena de documentos (art. 400,
incs. I e II, CC): aquele que j estiver comprovado por documento ou confisso; s por documento ou por exame pericial puderem ser provados (art.145,CC). - De acordo com o valor da causa (arts.227, CC e 401, CPC): valor do negcio ultrapassar 10 vezes o salrio mnimo no momento da celebrao do negcio.

PROVA TESTEMUNHAL
PROVA TESTEMUNHAL COMO COMPLEMENTO - De acordo com complementaridade de provas ( art.402, CC):
Aquelas que se iniciaram por via de prova escrita, reputando-se contra quem se pretende utilizar; credor que no pode ou no podia obter, moral ou materialmente,a prova escrita (questo de parentesco).

DOS DIREITOS E DOS DEVERES DAS TESTEMUNHAS


DIREITOS: O de recusar a depor. Quando ocorrerem as hipteses do art. 406 do CPC; O de ser tratado pelas partes com urbanidade, s quais no lcito formular perguntas ou consideraes impertinentes, capciosas ou vexatrias (art. 416, 1);

DOS DIREITOS E DOS DEVERES DAS TESTEMUNHAS


O de ser reembolsada pela despesa que efetuou para comparecer audincia, devendo a parte pag-la logo que arbitrada, ou deposit-la em cartrio dentro de trs dias (art. 419); O depoimento prestado em juzo considerado servio pblico. E a testemunha quando sujeita ao regime da legislao trabalhista, no pode sofrer, por comparecer audincia, perda de salrio nem desconto no tempo de servio (art. 419).

DOS DIREITOS E DOS DEVERES DAS TESTEMUNHAS


DEVERES: O depoimento testemunhal (art. 341) de qualquer pessoa que no seja incapaz, impedida ou suspeita; Comparecer ao juzo (art. 412). O no comparecimento sem motivo justificado acarretar numa nova audincia e no dever da testemunha de responder pelas despesas do adiamento do ato judicial (art. 412); O juiz, quando arrolado como testemunha, tem o dever de, se tiver conhecimento dos fatos, declarar-se impedido e se nada souber, mandar excluir seu nome;

DOS DIREITOS E DOS DEVERES DAS TESTEMUNHAS


De dizer a verdade (art. 415). A desobedincia ao dever da verdade, tanto atravs da afirmao falsa como da negao ou ocultao da verdade, acarretar Testemunha a sano prevista no Artigo 342 do Cdigo Penal.

Da Juntada da Testemunha
No procedimento sumrio No procedimento ordinrio - Com intimao - Sem intimao (art. 412 1) Quantidade - No procedimento ordinrio - No procedimento sumrio - Em litisconsrcio * Simples * Unitrio

Dos prazos:
- Princpio da adequao judicial do procedimento - Prazo legal - Prorrogao da audincia - Prazo regressivo

DIREITO AO SILNCIO
De acordo com os artigos 406 do Cdigo de Processo Civil e 229 do Cdio Civil, h casos em que lcito testemunha recusar-se a depor. Trata-se do direito ao silncio. As regras sobre o direito ao silncio esto previstas no CPC (art. 345, 347 e 406) e no CC (art. 229). Tais regras legais valem tanto para o depoimento da parte quanto para o testemunho de terceiro. O direito ao silncio , em certas situaes, um dever: hipteses em que o direito ao silncio decorre da proteo constitucional e penal ao sigilo profissional. Nos demais casos, o depoente pode abrir mo do seu direito de escusa.

DIREITO AO SILNCIO
Art. 406 do CPC: A testemunha no obrigada a depor de fatos: I - que lhe acarretem grave dano, bem como ao seu cnjuge e aos seus parentes consanguneos ou afins, em linha reta, ou na colateral em segundo grau. Art. 229 do C.C. Ningum pode ser obrigado a depor sobre fato: I - a cujo respeito, por estado ou profisso, deva guardar segredo; II - a que no possa responder sem desonra prpria, de seu cnjuge, parente em grau sucessvel, ou amigo ntimo; III - que o exponha, ou s pessoas referidas no inciso antecedente, a perigo de vida, de demanda, ou de dano patrimonial imediato.

LOCAL E TEMPO DO TESTEMUNHO


Segundo Fredie Didier, A prova testemunhal dever ser produzida perante o juiz da causa, durante a audincia de instruo e julgamento. Trata-se de ato processual interno, que deve ser realizado na sede do juzo. Art. 410 do C.P.C As testemunhas depem, na audincia de instruo, perante o juiz da causa, exceto: I - as que prestam depoimento antecipadamente; II - as que so inquiridas por carta; III - as que, por doena, ou outro motivo relevante, esto impossibilitadas de comparecer em juzo (Art. 336, pargrafo nico); IV - as designadas no artigo seguinte.

LOCAL E TEMPO DO TESTEMUNHO


Art. 411 do C.P.C So inquiridos em sua residncia, ou onde exercem a sua funo: I - o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica; II - o presidente do Senado e o da Cmara dos Deputados; III - os ministros de Estado; IV - os ministros do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justia, do Superior Tribunal Militar, do Tribunal Superior Eleitoral, do Tribunal Superior do Trabalho e do Tribunal de Contas da Unio; V - o procurador-geral da Repblica; VI - os senadores e deputados federais; VII - os governadores dos Estados, dos Territrios e do Distrito Federal; VIII - os deputados estaduais; IX - os desembargadores dos Tribunais de Justia, os juzes dos Tribunais de Alada, os juzes dos Tribunais Regionais do Trabalho e dos Tribunais Regionais Eleitorais e os conselheiros dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal; X - o embaixador de pas que, por lei ou tratado, concede idntica prerrogativa ao agente diplomtico do Brasil.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
DIDIER, Jr; OLIVEIRA, Rafael; BRAGA, Paula Sarno. Curso de Direito Processual Civil. Vol.II, 5 ed. Salvador: Editora JusPODIVM, 2010. HTTP://tex.pro.br/tex/listagem-de-artigos/231-artigos-mai2005/5016-prova-testemunhal-artigos-400-a-419-do-cpc. Acesso em 11-09-2011. HTTP://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/4529/A-audienciano-procedimento-sumarissimo-trabalhista. Acesso em 14-09-2011.

HTTP://www.webartigos.com/articles/15216/1/A-ProvaTestemunhal/pagina1.html. Acesso em 11-09-2011.

THEODORO Jr., Humberto. Curso de Direito Processual Civil. Vol. I, 51 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010.

You might also like