You are on page 1of 26

O sol sempre foi a fonte primordial de energia para a Terra.

Embora o clima tenha sempre variado de modo natural nestes quase dois sculos, torna-se evidente que a velocidade e a intensidade observadas no aumento da temperatura nesse perodo so incompatveis com o tempo necessrio adaptao natural da biodiversidade e dos ecossistemas

Aquecimento global o aumento da temperatura mdia dos oceanos e do ar perto da superfcie da Terra que se tem verificado nas dcadas mais recentes e que possivelmente continuar durante o sculo XXI. Mudanas climticas ocorrem devido a factores internos e externos. Factores internos so aqueles associados complexidade derivada do facto dos sistemas climticos serem sistemas caticos no lineares. Factores externos podem ser naturais ou antropognicos.

O principal factor externo natural a variabilidade da radiao solar, que depende dos ciclos solares e do fato de que a temperatura interna do sol vem aumentando. Factores antropognicos so aqueles da influncia humana levando ao efeito estufa, o principal dos quais a emisso de sulfatos que sobem at a estratosfera causando depleo da camada de oznio.

Quais so as evidncias do aquecimento do planeta?

Causas As principais causas so o aumento de gases poluentes emitidos pelo mundo inteiro que gera o efeito de estufa e a diminuio da espessura da camada de ozono permitindo a entrada de um maior nmero de raios.

gases
Nitrognio (N2) e o Oxignio (O2) dixido de carbono (CO2), metano (CH4), oxido nitroso (N2O), Perfluorcarbonetos (PFC's) vapor de agua

Os maiores emissores
Estados Unidos, Unio Europeia, China, Rssia, Japo e ndia.

Entre essas naes, os Estados Unidos responsveis por cerca de 36% do total

Donde vem os gases?


Desde a revoluo industrial, comeamos a usar intensivamente o carbono estocado durante milhes de anos em forma de carvo mineral, petrleo e gs natural, para gerar energia para as indstrias e para os veculos.

camada de ozono
localiza-se a cerca de 20 a 45Km da superfcie. Quimicamente formada por 3 tomos de oxignio (O3). A camada mantm o calor, com a sua diminuio o ar arrefece mudando por completo os padres globais do vento, tudo isto se reflecte numa alterao do clima o que por sua vez ir afectar toda a Vida do planeta Terra.

Os causadores da diminuio da camada, tem a ver com a poluio, e desta o uso dos CFC, CFC - so compostos qumicos que se encontram nos gases utilizados para a refrigerao, frigorficos e ares condicionados

Se a camada continuar a desgastar, um simples banho de sol poder ter consequncias como...

isto!!!

Consequncias do aquecimento global

A elevao da temperatura da Terra no ltimo sculo em 0,7 C parece pouco, mas esse aquecimento j est alterando o clima em todo o planeta.

Secas muito fortes

Aumentam um numero de tempestades

terramotos

Chuva acida mar sobre as Avano do costas

Branqueamento de corais

degelo

inundaes

Quais pases sero mais afectados?


Apesar de os grandes responsveis pelo aquecimento global serem as naes desenvolvidas da Amrica do Norte e Europa Ocidental, os chamados pases em desenvolvimento sero os que mais sentiro efeitos negativos. Isso acontecer porque essas naes possuem menos recursos financeiros, tecnolgicos e cientficos para lidar com os problemas de inundaes, secas e, principalmente, com os surtos de doenas decorrentes. A malria, por exemplo, deve passar a matar cerca de 1 milho de pessoas ao ano com o aquecimento do planeta.

Qual a importncia do Protocolo de Kioto para conter o aquecimento?


O protocolo de Kioto - que entrou em vigor em Fevereiro de 2005 e conta com a participao de 163 naes - prev que at 2012 seus signatrios reduzam as emisses combinadas a nveis 5% abaixo dos ndices de 1990. A eficcia do acordo, contudo, limitada, pois at o momento os Estados Unidos, maior emissor mundial de dixido de carbono, no ratificaram o pacto. Especialistas acreditam que as resolues de Kioto apenas combatem a camada mais superficial do problema do aquecimento global.

O que fazer
Evitar queimadas: recicle o lixo: Desligue as luzes dos ambientes no utilizados Retire das tomadas os aparelhos em stand-by Desligue o chuveiro quando estiver se ensaboando Prefira o transporte pblico Deixe o carro em casa sempre que puder e use transporte pblico, v a p ou de bicicleta. Economiza gua Plante uma rvores: Uma nica rvore absorver 1 tonelada de dixido de carbono durante sua vida. Conscientizar outras pessoas da urgncia do Aquecimento Global

Se fazer coisas simples como essas vos custa...

Bibliografia
http://jmmatias.blogspot.com/2008/01/cenrios-deemisso-de-co2.html www.wikipedia.com/aquecimentoglobal pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_global www.suapesquisa.com/.../aquecimento_global.htm www.aquecimentoglobal.com.br/ www.youtube.com/watch?v=8Mkkbmz7lfc www.youtube.com/watch?v=8Mkkbmz7lfc twitter.com/globalalert www.youtube.com www.dailymotin.com

Membros
Laisse Pinheiro Laodice Pinto Guilhermina Gonalves Fredson Delgado

You might also like