You are on page 1of 10

Planejamento para Qualidade:

Conceitos bsicos de estratgia

Prof Franklin Garcia

O propsito da organizao

um conjunto de elementos bsicos que caracterizam aquilo que a organizao gostaria de ser no futuro. Sem ele, a organizao fica como um barco sem motor: qualquer onda ou corrente pode lev-la para qualquer lado, ou poder permanecer esttica indefinidamente, ou deriva.

Viso

um modelo mental de um estado ou situao altamente desejvel, de uma realidade futura possvel para a organizao. o SONHO da organizao.

Misso

a razo da existncia da organizao. Pretende responder a perguntas como:


Qual a necessidade bsica que a organizao pretende suprir? Que diferena faz, para o mundo externo, ela existir ou no? Para que serve? Qual a motivao bsica que inspirou seus fundadores? Por que surgiu? Para que surgiu?

Princpios
So aqueles pontos e tpicos os quais a organizao no est disposta a mudar, acontea o que acontecer. Podem vir expressos como:

uma carta de princpios, um credo, uma profisso de f ou um cdigo de tica.

Valores

So caractersticas, virtudes, qualidades da organizao que devem ser preservadas e incentivadas e s quais devem ser dado mrito. Representam os princpios ticos que norteiam todas as suas aes. Normalmente, os valores compem-se de regras morais que simbolizam os atos de seus fundadores, administradores e colaboradores em geral.
Exemplos: tica Honestidade Moral
Comprometimento Igualitarismo Credibilidade Integridade

GEAP
MISSO: Melhorar a qualidade de vida de seus clientes, por meio da administrao, na forma de autogesto compartilhada, de planos solidrios de Previdncia Complementar, Sade e Assistncia Social. VISO: Ser o plano de sade dos servidores e referncia em previdncia complementar.

GEAP
VALORES: So valores que orientam a relao desta Fundao com o seu pblico: I - a vida, a sade, o indivduo, a educao, a solidariedade; II - a excelncia para os Participantes e Assistidos; III - a responsabilidade social da Entidade; IV - o profissionalismo, responsabilidade e justia; V - a marca GEAP; VI - o esprito da organizao, a honestidade, a dignidade, o respeito, a lealdade, o decoro, o zelo, a eficcia, a transparncia; VII - a conscincia dos princpios ticos.

MINHA MISSO E VISO E VALORES


A maior misso do ser humano ajudar o prximo Muitos de ns temos viso mope vida. Viso, para alguns, o sonho que se deseja realizar, como ser humano ou como empresa. , tambm, aquilo que voc deseja ser, num determinado tempo e espao. Por valores, deve-se entender como os princpios ticos, morais, cimentados em atitudes de fazer o bem, que norteiam a conduta e as aes de uma pessoa e que, inevitavelmente, lhes rendero os melhores resultados.

Atividades propostas:
1. Pesquisar misso, viso e valores de empresas de sucesso: - Po de Acar - Coca-Cola - Ambev - Vale

2. Pesquisar misso, viso e valores da empresa onde voc est trabalhando ou realizando estgio.

You might also like