You are on page 1of 18

RACIONALISMO X EMPIRISMO

O pensamento dos sculos XVII e XVIII

A Idade Moderna

A Idade Moderna, inaugurada como o Renascimento, poca ainda de transio entre o "novo" e o "velho", se estabelece de fato como os sculos XVII e XVIII. Os dois grandes movimentos filosficos dos sculos XVII e XVIII so o Racionalismo, corrente vinculada ao pensamento francs, e o Empirismo, tendncia positiva e prtica, expressa pela cultura anglo-saxnica.

A Razo

Ainda que a "razo" seja um componente bsico de todas as manifestaes da filosofia ocidental, no pensamento moderno adquire caracterstica e importncia inusitadas. Enquanto na Antiguidade considerada propriedade inteligvel da Natureza e, na Idade Mdia, uma luz cedida por Deus ao homem para que bem a utilize, na filosofia moderna a "razo" determinada como uma faculdade autnoma, que possui finalidade prpria.

A Razo
Em outras palavras, torna-se, por excelncia, veculo de anlise e de entendimento do Real, que caracteriza, de modo especfico, o ser ou a substncia racional, isto , o homem. E, se por um lado se afirma veculo cognitivo do Real, por outro se estabelece como rgo experimental da mesma Realidade. Quer dizer, as construes racionais (Racionalismo) se aliam aos dados da experincia (Empirismo)

Ser X Conhecer

De Descartes aos empiristas ingleses (e at Kant, inclusive), a "razo" ser sempre compreendida de acordo com um espao subjetivista. Ou seja, como o vetor que observa e examina os meios e condies do conhecimento. Ser a estrutura do "subjetivo", configurando as formas do saber humano. Ao carter naturalista que apresenta "a razo" no Renascimento, acrescentado, assim, um antropologismo. Por tais motivos podemos afirmar que a filosofia antiga e a medieval preocupam-se mais com o Ser, enquanto a filosofia moderna com o conhecer .

Preocupao fundamental

Desse modo, constatamos que Racionalismo e Empirismo expressam em comum uma preocupao fundamental para com o problema do conhecimento, ponto de referncia bsico da filosofia moderna. No obstante essa conformidade, Racionalismo e Empirismo constroem teorias do conhecimento diversas: intelectualista e sensitista, respectivamente.

A priori X A posteriori

Ambos os movimentos possuem ligaes com as cincias naturais e exatas, que alcanam um grande desenvolvimento naquelas duas centrias: fsica, astronomia, mecnica, matemtica. Mas, enquanto o Racionalismo utiliza de preferncia o a priori dedutivo da matemtica, o Empirismo opta pelo a posteriori indutivo da experimentao.

O fenmeno

Outro ponto em comum entre as duas correntes o Fenomenismo, porquanto o sujeito conhece, no as coisas, mas as suas representaes. Dentro do critrio subjetivista, os conhecimentos adquiridos so impresses que as coisas exercem sobre o sujeito cognoscente, sobre o intelecto, afirma o Racionalismo; sobre os sentidos, afirma o Empirismo. O conhecido sempre considerado uma representao, uma cpia, um fenmeno.

RACIONALISMO

O Racionalismo dos sculos XVII e XVIII a doutrina que afirma ser a razo o nico rgo adequado e completo do saber, de modo que todo conhecimento verdadeiro tem origem racional. Por tal motivo, essa corrente filosfica chamada de Racionalismo "gnoseolgico" ou "epistemolgico". A importncia conferida razo por Descartes e pelos cartesianos seus seguidores um modo de racionalizar a Realidade, um lastro "metafsico" de cunho racional.

O Racionalismo Cartesiano

Descartes (1596-1650) afirmava que, para conhecer a verdade, preciso, de incio, colocar todos os nossos conhecimentos em dvida. Aplicao metdica da dvida COGITO ERGO SUN preciso colocar em dvida a existncia de tudo que constitui a realidade e o prprio contedo dos pensamentos. A nica verdade livre das dvidas: PENSO, LOGO EXISTO

Racionalismo Cartesiano
Do COGITO possvel extrair: O pensamento (conscincia) algo mais certo que a prpria matria corporal Valorizao do SUJEITO em detrimento ao objeto IDEALISMO Tendncia a ressaltar a conscincia subjetiva sobre o ser objetivo, e a considerar a matria como algo apenas conhecvel, se que o , por deduo do que se sabe da mente.

Racionalismo Cartesiano

O eu cartesiano puro pensamento (res cogitans), um ser pensante, j que, no caminho da dvida, a realidade do corpo (res extensa), coisa externa, foi colocada em questo. A partir da intuio primeira (penso, logo existo, Descartes distingue o universo das idias duvidosas do universo das idias claras e distintas. As idias claras e distintas so as idias inatas, verdadeiras, no sujeitas ao erro, pois no vm de fora, mas do prprio sujeito pensante.

Mtodo Cartesiano (Deduo)


1.

2.
3. 4.

No discurso do mtodo, Descartes enumera quatro regras bsicas capazes de conduzir o esprito na busca da verdade: Regras de evidncia: s aceitar algo como verdadeiro desde que seja evidente (idias claras e distintas) Idias Inatas. Regras de anlise: dividir as dificuldades em quantas partes forem necessrias resoluo do problema. Regras de sntese: ordenar o raciocnio (problemas mais simples aos mais complexos). Regras de enumerao: realizar verificaes completas e gerais para garantir de que nenhum aspecto do problema foi omitido.

EMPIRISMO

Em termos gerais, o Empirismo a doutrina filosfica segundo a qual o conhecimento se determina pela "experincia" (empeira). Neste sentido, o Empirismo usualmente contraposto ao Racionalismo que prescreve um conhecimento fundado na "razo" (ratio). Ainda que o termo "empirismo" tenha sido atribudo a um grande nmero de posies filosficas, a tradio prefere aceitar como "empiristas" aqueles pensadores que afirmam ser o conhecimento derivado exclusivamente da "experincia" dos sentidos, da "sensao" ou da "emperia".

EMPIRISMO

...De acordo com a teoria de que o esprito, a mente, seja uma tabula rasa, uma superfcie malevel s impresses da experincia externa, o Empirismo pode ser estimado sob um prisma psicolgico e outro gnoseolgico. medida que a fonte do conhecimento no a "razo" ou o pensamento, mas a "experincia", a origem temporal de conhecer concebida como resultado da experincia externa e interna - aspecto psicolgico -, e, por conseguinte, s o conhecimento "emprico" vlido - o aspecto gnoseolgico.

EMPIRISMO

Do ponto de vista gnoseolgico, o Empirismo rechaa o inatismo (doutrina que se entrelaa com o Racionalismo), que admite a existncia de um sujeito cognoscente (a mente, o esprito) dotado de "idias inatas", isentas de qualquer dado da "experincia". Ora, o Empirismo, ao contrrio, afirma que o sujeito cognoscente uma espcie de tabula rasa, onde so gravadas as impresses decorrentes da "experincia" com o mundo exterior.

EMPIRISMO

O Empirismo, paralelamente ao Racionalismo continental, desenvolve-se na Inglaterra, com suas caractersticas prprias, do sculo XVI ao XVIII. Ao contrrio do Racionalismo, a corrente inglesa apresenta uma preocupao menor pelas questes rigorosamente metafsicas, voltando-se bem mais para os problemas do conhecimento (que no deixam de incluir uma metafsica). Seu mtodo a posteriori, utilizando as cincias positivas, estabelece uma psicologia e uma gnoseologia sensistas, baseadas essencialmente nos "sentidos", na "sensao" (sensus).

EMPIRISMO

Do ponto de vista poltico e ideolgico tais pensadores ingleses lanam as razes das idias que, talvez, mais profundamente vo influir na transformao da sociedade europia e vo determinar, assim, a estrutura da Europa dos sculos XVIII e XIX. A psicologia e gnoseologia sensistas, a crtica ao dogmatismo racionalista, os princpios liberais, o desmo ou "religio natural", a moral utilitria e o pragmatismo da filosofia do "senso comum" ou common sense (reao prtica ao ceticismo metafsico), e os ideais do Iluminismo so elementos que possuem sua origem e fundamento nas doutrinas e nos sistemas daqueles pensadores ingleses dos sculos XVII e XVIII, repercutindo no processo histrico-cultural da Europa vindoura (principalmente na Frana e na Alemanha).

You might also like