You are on page 1of 14

PROJETO LITERATURA E INCENTIVO LEITURA

Prof Vnia Franco

RESUMO
A leitura um ato que como tantos outros, depende de estmulo e motivao. A prtica da leitura uma tarefa essencial para a construo do conhecimento e um deflagrador do sentimento e opinio crtica do indivduo.

Ao propor atividades de leitura a alunos de ensino mdio, professores devem levar em conta o gosto que os mesmos possuem pelo ato de ler.

FATORES QUE PODEM DESMOTIVAR A LEITURA:


Obras

impostas que no so prazerosas; livros de literatura brasileira, cujo linguajar dificulta a leitura; a interferncia dos meios de comunicao, como por exemplo, a internet e a televiso.

Na verdade, o aluno est cansado de ser um leitor passivo. Faz-se necessrio que a leitura passe a ter uma significao no processo de ensino-aprendizagem, pois ser co-autor ou at mesmo autor confere ao leitor uma participao autnoma no processo, despertando no mesmo o interesse e o prazer em ler e escrever.

Diante disso, este projeto de incentivo a leitura tem como objetivo principal despertar no aluno de ensino mdio o gosto e prazer pela mesma, alm de proporcionar a aprendizagem de como desenvolver projetos, seja em qual for a rea de conhecimento.

Aliar leitura com projeto de pesquisa.

Aliar leitura com projeto de pesquisa.


Alm do ato de ler e produzir textos os alunos do IFES Campus Itapina precisam desenvolver projetos, (chamados de Projeto-Integrador que consiste em articular contedos dos cursos tcnico e Ensino Mdio), e percebe-se que eles tm muitas dificuldades na organizao de seus projetos no que tange a produo de textos.

OBJETIVOS ESPECFICOS
Despertar o gosto pela leitura de livros de literatura; Capacitar para a produo de textos e elaborao de projetos; Adquirir conhecimentos novos atravs da leitura; Conscientizar o aluno que ler bem compreender o que se l; Aliar a pesquisa, leitura e produo de texto com saberes adquiridos.

OBJETIVOS ESPECFICOS
Produo de uma pea teatral ou; "Feira Popular", para a exposio de Folhetos de Cordel, organizada e elaborada pelos alunos ou; apresentao na forma de duelo de repentes criados pelos alunos.

METODOLOGIA
Os alunos das sries A, B, C e D desenvolvero um projeto literrio embasados, primeiramente, na obra O Cavaleiro da Dinamarca, A escolha da obra deve-se ao fato de ser de fcil leitura e, devido a sua temtica, estar contextualizada com os estudos literrios que as referidas sries iniciaro no 2 Semestre.

Conhecimentos especficos para compreenso da obra escolhida:


Trovadorismo :

. Cantigas.

. Novelas de Cavalaria: A Demanda do Santo Graal;

Divina Comdia; Tristo e Isolda; O Mercador de Veneza; Humanismo; Renascimento; Classicismo.

PROPOSTA Ler poemas e contos variados. Procurar e baixar e-books para leitura. Exibio de filmes legendados: As Brumas de Avalon, Rei Arthur, O Incrvel Exrcito de Brancaleone, Tristo e Isolda, O Mercador de Veneza, Alatriste, Lutero e o documentrio O Inferno de Dante.

Diviso das sries em grupos para pesquisar e compartilhar com os colegas o conhecimento adquirido. No estudo do Trovadorismos demonstrar que as origens da literatura de cordel esto na Europa; Apresentao de vdeos de repentistas nordestinos; Literatura de Cordel

CRONOGRAMA

You might also like