You are on page 1of 48

HIV/Aids

Objetivos da aula
Explanar

dados epidemiolgicos sobre a infeco pelo vrus da Imunodeficincia Humana(HIV); Descrever a competncia das Unidades Bsicas de Sade na assistncia ao portador de HIV/Aids ( Grupos vulnerveis e Gestantes); Abordar sucintamente fisiopatologia da infeco,bem como tratamento; Esclarecer a importncia da vigilncia epidemiolgica e notificao.

AS AES DE PREVENO NA ROTINA DE TRABAHO DA ATENO BSICA Realizao de mapeamento/identificao da(s) rea(s) de maior vulnerabilidade Cadastro de famlias e atualizao das informaes Identificao das pessoas e famlias em situao de maior vulnerabilidade DESENVOLVIMENTO DE ESTRATGIAS QUE ampliem o acesso e a adeso da populao no que se refere s DST.

INTERVENO NA UNIDADE DE SADE


Rotina de Trabalho

Acolhimento;
Sala de espera; Consulta; Aconselhamento; Comunicao aos parceiros sexuais; Educao continuada dos profissionais da unidade; Disponibilizao de insumos de preveno;
4

INFECO PELO HIV

EPIDEMIOLOGIA
1 FASE: 1980 a 1986; 2 FASE: 1987 a 1991; Interiorizao e pauperizao da doena Nos ltimos anos, de 1992 at os dias atuais: feminizao da epidemia.
Hoje, a principal via de transmisso em crescimento a heterossexual (em 1991,15,7%; em 1997, j se atinge a cifra de 36,3%; em 2003, 58,3%, mantendo-se essa tendncia at os dias atuais).

AGENTE ETIOLGICO

O HIV um retrovrus com genoma RNA, da famlia Retroviridae e subfamlia Lentivirinae.


HIV Tipo 1 e tipo 2: (Human Immunodeficiency Virus ou Vrus da Imunodeficincia Humana); Transmisso: sexual,sangunea,vertical

A infeco pelo HIV pode ser dividida em quatro fases clnicas: 1. Infeco aguda 2. Fase assintomtica, tambm conhecida como latncia clnica. 3. Fase sintomtica inicial ou precoce (manifestaes sistmicas, cutneas e mucosas) 4. Aids.
8

Fases clnicas da Infeco pelo HIV


1. Fase Aguda (infeco retroviral aguda ou infeco primria)
Ocorre de 5 - 30 dias aps a exposio; Caracterizada por um pico de viremia e de resposta imunolgica; Quadro clnico auto-limitado; Alteraes laboratoriais inespecficas

Janela imunolgica: tambm chamada de janela biolgica, o tempo compreendido entre a aquisio da infeco e a soroconverso.

Soroconverso: a positivao da sorologia para o HIV

10

Fases clnicas da Infeco pelo HIV


2. Fase Assintomtica (latncia clnica)
Alguns pacientes podem apresentar uma linfoadenopatia generalizada persistente, flutuante e indolor.

A anamnese deve se voltar para doenas de base!!

11

Fases clnicas da Infeco pelo HIV Fase sintomtica inicial precoce

Sinais e sintomas inespecficos:


Sudorese noturna; Fadiga; Emagrecimento; Trombocitopenia; Processos Oportunistas de menor gravidade: Candidase Oral e Vaginal; Leucoplasia Pilosa Oral; Gengivite; lceras aftosas; Diarria; Sinusiopatias; Herpes simples recorrente; Herpes Zoster;

12

Fases clnicas da Infeco pelo HIV

AIDS: DOENAS OPORTUNISTAS

Infeces oportunistas (vrus, bactrias, protozorios e fungos) Tumores (sarcoma de Kaposi,linfomas e neoplasia intra epitelial cervical e anal) Alteraes neurolgicas induzidas pelo HIV.

13

14

Critrios de definio de casos de Aids

Critrio CDC Existncia de 2 testes de triagem reagentes ou 1 confirmatrio + Evidncia de imunodeficincia e/ou Contagem linfocitria ( diminuio dos leuccitos) Critrio Rio de Janeiro/Caracas Existncia de 2 testes de triagem reagentes ou 1 confirmatrio + Somatrio de pelo menos 10 pontos de acordo escala de sinais e sintomas

15

Doenas indicativas de Aids

-Candidose do esfago traquia,brnquios e pulmes; -Cncer cervical invasivo; - Criptococose extrapulmonar; -Criptosporidiose intestinal crnica; - Herpes simples mucocutneo; -Pneumonia; - Micobacteriose disseminada; -Histoplasmose disseminada; -Linfomas
16

Escala com pontuao para cada sinal, sintoma ou doena


Sarcoma de Kaposi (10 pontos);
Tuberculose disseminada/extrapulmonar (10

pontos); Candidose oral ou leucoplasia pilosa ( 5 pontos); Tuberculose pulmonar cavitria ou no especificada ( 5 pontos); Herpes zoster (5 pontos)
17

Escala com pontuao para cada sinal,sintoma ou doena


Disfuno do sistema nervoso central ( 5 pontos)
Diarria por um perodo igual ou superior a

um ms ( 2 pontos) Febre igual ou superior a 38C, por um perodo igual ou superior a um ms ( 2 pontos); Caquexia ( 2 pontos) Dermatite persistente ( 2 pontos)
18

Escala com pontuao para cada sinal,sintoma ou doena


Anemia e/ou linfopenia e/ou plaquetopenia (2 pontos);
Tosse persistente ou qualquer pneumonia (2

pontos); Linfadenopatia maior ou igual a 1cm,maior ou igual a 2 stios extrainguinais por um perodo igual ou superior a um ms (2 pontos)

19

TESTE DIAGNSTICO
a) testes de deteco de anticorpos; b) testes de deteco de antgenos; c) testes de amplificao do genoma do vrus; e d) tcnicas de cultura viral.

20

21

22

23

24

Tratamento
Inibidores da Transcriptase Reversa: Zidovudina (AZT); Lamivudina (3TC); Estavudina (d4T); Didanosina (ddI); Abacavir (ABC); Tenofovir (TDF) ; Nevirapina (NVP); Efavirenz (EFV) Inibidores da Protease: Indinavir (IDV);Nelfinavir (NFV); Ritonavir (RTV); Saquinavir (SQV) Amprenavir (AMP); Lopinavir/Ritonavir (LPV/r); Atazanavir (ATV)
Inibidores de Fuso: Enfuvirtida (ENF ou T20)
As recomendaes de TARV no Brasil tm por base evidncias cientificas de que a associao de drogas, promove a reduo da replicao viral e a reduo na emergncia de cepas multirresistentes. Uso de AOC x TARV!!!!!

25

Define-se falha teraputica em pacientes fazendo uso de terapia anti-retroviral, analisando-se trs parmetros:

Clnico: surgimento de sintomas relacionados com aids ou manifestaes oportunistas. Imunolgico: queda > 25% da contagem de linfcitos T-CD4+. Virolgico: elevao da carga viral superior a 0,5 log.

26

ACOMPANHAMENTO RETROVIRAL/ADESO

DE

USO

DA

TERAPIA

ANTI-

a) Realizem o diagnstico o mais precocemente possvel das pessoas que vivem na rea de abrangncia da unidade de sade;

b) Encaminhem o portador ao servio especializado;

c) Realizem o acompanhamento conjuntamente com o especialista.

do

paciente,

27

o Ao monitoramento do comparecimento, ao especializado, periodicamente, conforme recomendao.

servio

Ao acompanhamento de sua adeso TARV prescrita.

Ao estmulo e monitoramento de sua adeso s prticas preventivas, evitando sua reinfeco e a transmisso do vrus para outras pessoas. Ao apoio psicossocial para o portador e a famlia, visando melhora de sua qualidade de vida.

28

Estratgias a serem implementadas nas UBS para melhorar adeso ao tratamento.


1. A terapia no deve ser iniciada at que os objetivos e a necessidade de adeso ao tratamento sejam entendidos e aceitos pelo paciente. 2. importante adequar o regime teraputico ao estilo de vida do paciente
3. O uso de dispositivos para lembrar das tomadas dos medicamentos, deve ser sugerido 4. Oriente algum prximo ao paciente sobre o tratamento 5. Tome alguns cuidados em caso de viagens, frias e finais de semana
29

ASSISTNCIA DOMICILIAR
INTERFACE ENTRE A EQUIPE DA ATENO BSICA/SADE DA FAMLIA E A EQUIPE DE ASSISTNCIA DOMICILIAR TERAPUTICA/ AIDS ADT/AIDS
A equipe de ADT, ao atuar no domiclio do paciente, deve informar a equipe da Ateno Bsica/Sade da Famlia e estabelecer a assistncia em conjunto.

Essas equipes devero trocar informaes sobre cada paciente, quanto situao de sade e scio-familiar, cuidados especiais em HIV/aids, entre outros.

30

Discutir o seguimento clnico e as condutas adotadas, relativos ao paciente com HIV e aids e sua famlia.

A equipe da Ateno Bsica/Sade da Famlia deve dar assistncia s eventuais intercorrncias que exijam interveno rpida, evitando agravos por ausncia de condutas, at que a equipe de ADT se faa presente.

Cabe a equipe da Ateno Bsica/Sade da Famlia assistir famlia do paciente com HIV/Aids, com apoio da equipe de ADT/aids para a ateno psicossocial dessa famlia

31

Os profissionais da ADT/aids e da Ateno Bsica/Sade da Famlia devero observar os aspectos ticos, o limite e as potencialidades entre essas equipes.

O manejo dos antiretrovirais, seus efeitos adversos e tratamento de infeces oportunistas, devero ser discutidos entre a equipe de ADT/aids a equipe de Ateno Bsica/Sade da Famlia.

32

Transmisso vertical

33

34

Transmisso vertical do HIV fatores a serem considerados


A patognese da transmisso vertical do HIV se relaciona com mltiplos fatores: Fatores virais; Fatores Maternos;

Fatores Comportamentais;
Fatores Obsttricos; Aleitamento Materno

35

Transmisso vertical

- A transmisso vertical pode ocorrer na gestao, no trabalho de parto, parto e na amamentao; - Para deteco precoce de doenas transmitidas dessa forma,faz-se necessria a realizao de testes diagnsticos ainda na gestao, tais como o anti-HIV e VDRL.

36

Transmisso Vertical do HIV agir para reduzir


o Oferecer o teste anti-HIV a toda gestante, com aconselhamento pr e ps teste, independentemente da situao de risco da mulher para a infeco pelo HIV.

37

Transmisso vertical
Preveno e controle: - Realizao do teste anti-HIV; - Via de parto apropriada; - Quimioprofilaxia instituda parturiente e ao recm-nascido; - Suspenso do aleitamento materno;

Aes combinadas (administrao de TARV + adequada assistncia para a me e seu beb) podem reduzir as taxas de transmisso vertical para cifras menores que 1%.
38

GESTANTE HIV +

39

Terapia Antiretroviral na Gestante


1) Coleta de sangue da gestante; 2) Acompanhamento sorolgico; 3) Aconselhamento do parceiro; 4) Uso do preservativo; 5) Tratar toda gestante HIV +; 6) Iniciar a terapia anti-retroviral em qualquer idade gestacional, e o AZT dever ser institudo na parturiente e no recm-nascido;

7) Encaminhar para realizao de hemograma e transaminases

40

QUIMIOPROFILAXIA DA TRANSMISSO VERTICAL DO HIV, NA PARTURIENTE

1) Administrar a Zidovudina (o AZT) por via intravenosa em todas as etapas crticas/necessrias; 2) As mulheres que, no parto, no iniciarem AZT IV devero faz-lo via oral. 3) Mesmo as mulheres que no receberam o AZT oral durante a gestao devem receber o AZT injetvel

41

QUIMIOPROFILAXIA DA TRANSMISSO VERTICAL DO HIV, NO RECMNASCIDO

1) A quimioprofilaxia da transmisso vertical do HIV, no recm-nascido, baseia-se na administrao do AZT; 2) Manuteno do AZT at a sexta semana; 3) O recm-nascido dever ser lavado com gua e sabo; 4) As vias areas do recm-nascido, quando necessrio, devem ser aspiradas delicadamente, evitando traumatismos em mucosas; 5) Realizao de Hemograma completo; Os filhos de gestantes infectadas pelo HIV devem receber o AZT em soluooral, mesmo que suas mes no tenham recebido o AZT durante a gestao e no parto (diagnstico de infeco pelo HIV no puerprio). Nesses casos, o AZT dever ser iniciado imediatamente aps esse diagnstico.
42

QUIMIOPROFILAXIA DA TRANSMISSO VERTICAL DO HIV, NO RECMNASCIDO

6) A criana dever ficar com sua me em alojamento conjunto. 7) Assegurar o acompanhamento da criana por pediatra capacitado para o atendimento de crianas verticalmente expostas ao HIV.

43

No parto
1) Definir via de parto em circunstncia e perodo gestacional apropriado;
2) Esto contra-indicados procedimentos invasivos durante a gestao; 3) Evitar episiotomia no parto vaginal; 4) Monitorar o trabalho de parto cuidadosamente, evitando toques repetidos; 5) Evitar que as mulheres portadoras do HIV permaneam com bolsa rota por mais de 4 horas, ou em trabalho de parto prolongado;

44

Se optar pela operao cesariana eletiva, as seguintes consideraes devem ser observadas:

1) A confirmao da idade gestacional deve ser cuidadosamente estabelecida; 2) Dirigir-se maternidade de referncia to logo se inicie o trabalho de parto;

3) A indicao de parto cesariano s ser mantido estando as membranas amniticas ntegras e a dilatao cervical em at 3 a 4 cm;
4) As mulheres portadoras do HIV e seu recm-nascido no devero ser isoladasdas outras mulheres.

45

46

47

Bibliografia Consultada
BENSENOR, I.M. et al. Medicina tratamento.So Paulo:SARVIER, 2005. em Ambulatrio :diagnstico e

AGUIAR,Z.N. Vigilncia e Controle das Doenas Transmissveis.3ed.So Paulo:Martinari,2009.

BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Ateno Bsica.HIV/Aids, hepatites e outras DST / Ministrio da Sade, Secretaria de Ateno Sade,Departamento de Ateno Bsica. Braslia : Ministrio da Sade, 2006.197 p. il. - (Cadernos de Ateno Bsica, n. 18) (Srie A. Normas e Manuais Tcnicos).

48

You might also like