You are on page 1of 18

4/22/12

ILUMINISMO
Clique para editar o estilo do subttulo mestre

4/22/12

SAPERE AUDE

Immanuel Kant 91724-1804) definiu o Iluminismo como a sada do homem de um estado de menoridade que deve ser imputado a si prprio. Menoridade a incapacidade de servir-se do prprio intelecto sem a guia de outro. Imputvel a si prprio se a causa de menoridade no depender de um defeito de inteligncia, mas da falta de deciso e coragem de servir-se do prprio intelecto. Na perspectiva kantiana, o Iluminismo ou Ilustrao era o momento do homem sapere aude, isto , ousar saber, ter coragem de servir-se da prprio inteligncia, por meio da razo e do exerccio do pensamento livre.

EXPERINCIA COM PSSARO EM BOMBAS DE AR Joseph Writht (1768) A experincia cientfica ou fascnio pela cincia e pela razo tornou-se comum no Iluminismo. Na pintura narrativa, pode-se perceber diversas reaes diante da experincia cientfica realidade.

4/22/12

A razo o instrumento fundamental para se entender a Ilustrao, pois a partir dela o homem passaria a lidar de forma diferente com a natureza e com a sociedade. Desse modo, o Iluminismo foi um conjunto de ideias e valores desenvolvido na Europa, principalmente na Frana, que defendia o racionalismo como valor essencial da sociedade, em oposio as trevas, ou seja, o pensamento religioso dominante desde o feudalismo. O Iluminismo teve como pressupostos gerais o respeito aos direitos naturais, o reconhecimento do direito revolta, supresso da servido, liberdade econmica, abolio do Absolutismo, tudo isso atravs do pensamento racional. Ponto em comum na heterogeneidade de pensamento dos filsofos iluministas foi crtica a superstio que obscurecia o pensamento humano salientando o pensamento racional e o crescimento do secularismo. O Iluminismo forneceu as bases para o liberalismo poltico e o liberalismo econmico.

Nesse contexto, o Iluminismo, a partir do racionalismo, realizou o processo de laicizao dos valores, comportamentos e instituies da Europa Ocidental.

O Iluminismo no foi uma doutrina filosfica com o modo de pensar coeso, mas foi um movimento filosfico heterogneo, estando presente em diversos pases da Europa, nos EUA e em parte das Amricas.

Os principais expoentes do movimento foram Immanuel Kant, David Hume, Benjamin Franklin, Thomas Jefferson, Voltaire, Montesquieu, Diderot, DAlembert e Jean-Jacques Rousseau.

4/22/12

4/22/12

OS PRECUSSORES

Ren Descartes (1596-1650) iniciou o racionalismo e organizou um mtodo de pensamento denominado de dvida metdica, que buscava encontrar uma verdade indubitvel e inquestionvel. O procedimento cartesiano se fundamentava na diviso de todos os problemas a sua menor parte e questionando em critrios lgico-dedutivos as informaes dos sentidos e da f, chegando nas verdades inquestionveis, como o Cogito, ergo sun. Em sua obra Discurso Sobre o Mtodo exps uma sistemtica de pensamento, considerando que o homem na busca pelo conhecimento deveria rejeitar todas as influncia sensoriais e organizar seu pensamento nas ideias inatas ou claras e distintas, como as derivadas da matemtica.

John Locke (1632-1704), pensador liberal ingls, foi o principal terico da Revoluo Gloriosa. Em sua obra Segundo Tratado Sobre o Governo Civil criticava o poder desptico e afirmava que o Estado e a poltica deveriam proporcionar aos homens uma sociedade melhor. Os governos seriam institudos para assegurarem as agrupamentos sociais maior conforto e liberdade. Em contrrio, o homem no teria apenas o direito, mas o dever de derrub-los.

Defendia o direito propriedade privada e afirmou que, como os homens so racionais e agem segundo a maioria, saberiam conduzir seus prprios caminhos polticos. O princpio da maioria a base epistemolgica das sociedades liberais.

4/22/12

Isaac Newton (1642-1727) mudou a maneira de a humanidade se situar-se no universo revolucionando a fsica moderna na obra Os Princpios Matemticos da Filosofia Natural.

Decifrou as Leis dos Movimentos dos Corpos e da Gravitao Universal, afirmando que o universo no esttico, como se pensava na Idade Mdia, mas mecanicista, cabendo a cincia pesquisar as leis que o regem. A fsica newtoniana inspirou os filsofos iluministas, pois este passaram a buscar leis inerentes a sociedade e ao homem.

4/22/12

4/22/12

RACIONALISMO E CINCIA
As transformaes cientficas e tecnolgicas do sculo XIX, denominado de o Sculo da Cincia, tiveram sua fundamentao no esprito iluminista do sculo XVIII. Antoine Lavoisier (1743-1794) descobriu a lei da conservao da massa, ampliou a lista dos elementos qumicos. Criticou a perseguio aos cientistas na fase radical da Revoluo Francesa. Foi guilhotinado por se especulador de impostos.

Claude-Franois Dorothe (1751-1832) construiu o primeiro navio a vapor em 1776, aperfeioado em 1783, conseguindo navegar por 15 minutos no rio Sane.

Os franceses Joseph e Jacques Montgolfier inventaram o balo movido a ar quente, que foi aos cus em 1783. Em 1785 o Globo Aerosttico atravessou o Canal da Mancha, voando da Inglaterra Frana.

4/22/12

Carl von Line (1707-1778) criou a taxonomia das espcies vegetal e animal. Em Sistema Natural, de 1735, divide os seres em reinos (animal, vegetal e mineral), que desdobram em filos, classes, ordens, famlias, gneros e espcies.

4/22/12

ESTADO ABSOLUTISTA E ILUMINISMO


Os filsofos iluministas criticaram tambm as bases do Antigo Regime, sua poltica absolutista e sua economia mercantilista. Sua sociedade era caracterizada por uma rgida estratificao social, dividida em trs estados, estamentos ou ordens. Contudo, preferiam um absolutismo ilustrado que assegurasse os direitos naturais do homem na coletividade do que uma democracia imprevisvel. Mesmo no constituindo-se revolucionrios, os filsofos iluministas criticavam a sociedade do Antigo Regime. Foi o caso de Montesquieu, onde na obra O Esprito das Leis, de 1748, sustentava a diviso do Estado em trs instncias: executivo, legislativo e judicirio, defendendo a separao entre a esfera pblica e os interesses privados, mistura que causava a corrupo.

A sociedade do Antigo Regime celebrava a desigualdade, legalizando privilgios para os poucos sditos do rei. Sua sustentao era o Absolutismo, ou seja, o poder absoluto dos reis, com sua burocracia palaciana e seu exrcito fixo. O rei era absoluto, controlando a poltica e a economia, porque acreditava-se na origem divina do poder real. Voltaire foi outro pensador que criticou a sociedade estamental do Antigo Regime. Autor de vasta obra literria e filosfica era a favor de uma monarquia ilustrada, considerando que o Estado deveria existir no para servir ao rei, mas para atender s necessidades dos sditos e defender a felicidade pblica.

4/22/12

RELIGIO E ILUMINISMO

4/22/12

PRINCIPAIS EXPOENTES ILUMINISTAS

O smbolo do movimento iluminista foi a obra LEnciclopdie, publicada na Frana entre 1751 e 1772, sob a direo dos filsofos Denis Diderot (1713-1784) e Jean Le Rond DAlembert (17171783), inspirada numa obra publicada em 1728 por Ephraim Chambers, intitulada Cyclopedia, dicionrio universal das cincias e das artes.

Foi organizada a partir da rvore de conhecimentos humanos apresentada por Francis Bacon (1723-1674) em 1620 no livro Novum Organum e no Discurso do Mtodo de Descartes de 1637. O esprito da Enciclopdia era laico, afirmando que o conhecimento era um processo e no uma legado divino.

Carles Louis de Secondat (1689-1755), baro de Montesquieu defendia que as leis no podiam ser frutos do capricho e dos gostos de quem governa. Como as leis so histricas e sociais, filhas das necessidades de um determinado povo, as leis no poderiam ser absolutas e impostas, devendo variar de lugar para lugar, visto que as leis de um povo no poderiam servir para outro. Em sua obra principal, Do Esprito das Leis desenvolveu a teoria da separao dos poderes em legislativo, executivo e judicirio, ressaltando a exigncia de restringir o poder do rei em benefcio de seu povo, pois os trs poderes seriam independentes e de igual importncia. Essa teortica constitui a base da maioria dos pases democrticos e liberais contemporneos.

4/22/12

Franois-Marie Arouet (1697-1778), conhecido como Voltaire, teve como principal arma a stira, que lhe ocasionou vrias prises e deportaes. Era defensor das liberdades individuais aristocrticas, contrrio a tirania dos monarcas absolutos. Contudo, sua crtica maior era direcionada Igreja e aos seus membros. Ele desprezava, no entanto, as camadas populares, achando que mereciam sua prpria sorte, visto que eram ignorantes e grosseiras.

4/22/12

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), diferentemente de Montesquieu e Voltaire, que defendiam governos aristocrticos, Rousseau a soberania popular, fundada num contrato que deveria ser renovado constantemente para que o governo representasse a vontade do povo.

A sociedade e o Estado nascem segundo convnio mtuo entre as diversas pessoas, em benefcio de seus interesses comuns. Nessa perspectiva, o poder ou o soberano o prprio povo, que deveria obedecer a si prprio apenas: os homens deveriam ser sditos a soberanos de si prprios, ao mesmo tempo.

Na obra O Contrato Social afirma que o homem nasce livre, e por toda parte est em cadeias. Assim, era preciso lutar pela liberdade, parte da natureza humana. Afirmou que vrios pensadores ilustrados haviam se corrompidos pela vida fcil e pelos salons. Para ele os homens tinham uma natureza boa, mas a sociedade os corrompe, deixando de ser ser homens bons selvagens.

4/22/12

4/22/12

INDIVIDUALISMO ILUSTRADO

4/22/12

LIBERALISMO ECONMICO

4/22/12

MULHERES E AS IDEIAS ILUSTRADAS

Diferenciar vises: sales vises marchistas

A) B)

You might also like