You are on page 1of 25

Fsica

20 semestre, 2011

Fora e movimento I: Leis de Newton

Leis de Newton
(Isaac Newton, 1642-1727)

At agora apenas descrevemos os movimentos cinemtica. impossvel, no entanto, prever movimentos usando somente a cinemtica. Foras so as causas das modificaes no movimento. Seu conhecimento permite prever o movimento subseqente de um objeto. O estudo das causas do movimento a Dinmica

O legado de Newton
Experimentao Tycho Brahe (1546-1601) ~ 100 anos Johanes Kepler (1571-1630) Galileu Galilei (1564-1642) Isaac Newton (1642-1727) O legado newtoniano possivelmente a criao mais importante e bem sucedida da histria do pensamento humano !

Leis de Newton
As leis que descrevem os movimentos de um corpo foram concebidas por Isaac Newton em 1665-66 na fazenda da famlia onde ele se refugou fugindo da peste negra. A publicao do trabalho aconteceu em 1687 no livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (Princpios Matemticos da Filosofia Natural). Hoje em dia so conhecidas como as Leis de Newton e foram baseadas em cuidadosas observaes dos movimentos. Essas leis permitem uma descrio (e previso) extremamente precisa do movimento de todos os corpos, simples ou complexos. Apenas em dois limites as Leis de Newton deixam de ser vlidas: na dinmica de sistemas muito pequenos (fsica quntica) ou em situaes que envolvem velocidades muito grandes (relatividade restrita).

Foras de contato e foras distncia


O conceito leigo de fora um conceito primrio, intuitivo. Por exemplo, preciso fazer fora para deformar uma mola, empurrar um carrinho,etc. Em Fsica, pode-se definir como fora um agente capaz de alterar o estado de movimento retilneo uniforme de um corpo ou de produzir deformaes em um corpo elstico. Em muitos casos, uma fora faz as duas coisas ao mesmo tempo. As foras podem, de maneira geral, ser classificadas em dois grandes grupos: foras de ao distncia e foras de contacto (que incluem tambm as foras de trao). A fora de atrao gravitacional uma fora de ao distncia e as foras de atrito (com o ar e com o solo) e fora normal so exemplos de foras de contacto. As foras que agem distncia diminuem com esta.

Foras fundamentais da natureza:


Gravitacional Eletromagntica Fora nuclear fraca Fora nuclear forte

Como medir uma fora?


Corpos elsticos se deformam sob ao de foras de contato. Podemos medir o efeito de uma fora aplicada a um corpo pela distenso que ela produz numa mola presa ao corpo. O dinammetro baseia-se neste princpio. Vamos usar provisoriamente a escala da rgua como unidade de fora: a fora da mola : F = k L Esta a Lei de Hooke (homenagem a R. Hooke, 1635-1703, o primeiro a formul-la)

Resultante de foras
As foras se somam como um vetor: a resultante de n foras agindo sobre um corpo : Fres = F1 + F2 + F3 + + Fn Diagrama de corpo livre: isolamos o corpo em questo colocando todas as foras externas que agem sobre o corpo. Exemplo:
N

fora de resistncia do ar fora norm al


m1 g

T T
m2 g

fora peso

fora de atrito com o solo

Foras internas x foras externas

Fora e 1a Lei de Newton


Uma partcula sujeita a uma fora resultante nula mantm o seu estado de movimento. Se ela estiver em repouso, permanece indefinidamente em repouso; se estiver em MRU, mantm sua velocidade (constante em mdulo, direo e sentido).

r r r F = 0 v = v0 = cte

dv a = =0 dt
v0 =0

O repouso apenas um caso particular da expresso acima:

Do ponto de vista da dinmica, ausncia de foras e resultante de foras nula so equivalentes. Quando observamos um corpo colocado em movimento (pela ao de uma fora) sempre verificamos a diminuio de sua velocidade aps o cessar da fora. Isto porque praticamente impossvel eliminar as foras de atrito completamente.

Referencial inercial
A primeira lei pode ser tomada como uma definio de um sistema de referncia inercial: se a fora total que atua sobre uma partcula zero, existe um conjunto de sistemas de referncia, chamados inerciais, nos quais ela permanece em repouso ou em movimento retilneo e uniforme (tem acelerao nula). Se um referencial inercial, qualquer outro referencial que se mova com velocidade constante em relao a ele tambm inercial. v BA = constante a BA = 0

Referencial inercial
Na maioria das situaes (pequenos deslocamentos), um referencial fixo na Terra uma boa aproximao a um referencial inercial. Entretanto, quando os efeitos de rotao da Terra em torno de seu eixo tornam-se no desprezveis, outra escolha se faz necessria: referenciais em rotao no so inerciais. Um referencial em repouso em relao s estrelas distantes (fixas) a melhor escolha de um referencial inercial. Exemplos de referenciais no-inerciais: - um veculo acelerado, como um avio ou um elevador; - a superfcie da Terra (girando) no caso de deslocamentos grandes. movimento na ausncia de foras num referencial inercial

o mesmo movimento quando o plano gira (como na plataforma de um carrossel, ou na Terra).

Fora e acelerao
Um corpo sob a ao de uma fora resultante no nula sofre uma acelerao.

Fora e acelerao

Para um determinado corpo, dobrando-se a fora dobra-se a acelerao:

a2 F2 = a1 F1
A acelerao proporcional fora

Fora e massa
Para uma determinada fora, dobrando-se a quantidade de matria do corpo, sua acelerao cai pela metade:

a1 m2 = a2 m1
A acelerao inversamente proporcional massa (quantidade de matria do corpo)

2a Lei de Newton
A acelerao de um corpo diretamente proporcional fora resultante agindo sobre ele e inversamente proporcional sua massa. Matematicamente:

r r r dv r Fres = Fi = ma = m dt i

A massa uma grandeza escalar! A massa que aparece na 2a lei de Newton chamada de massa inercial

Decomposio de foras e a 2a Lei de Newton


r r dv r Fi = ma = m dt
F1

F2
r Fi

m
F3

Decomposio vetorial:

dvx Fxi = max = m dt dv y Fyi = ma y = m dt dvz Fzi = maz = m dt

2.a lei e referencial inercial


vlida apenas em referenciais inerciais. Em referenciais no inerciais ela deve sofrer correes.

Tal como formulada ( Fi = ma) , a segunda lei de Newton

Observadores em dois referenciais inerciais concordam entre si sobre a resultante de foras agindo sobre o corpo e sobre sua acelerao:

a PA =a PB + a BA =a PB

Unidade de massa e unidade de fora


Unidade SI de massa: kg (quilograma) 1 kg a massa de 1 de gua temperatura de 40C e presso atmosfrica.

Em termos do padro para a massa, encontramos a unidade de fora: a fora que produz uma acelerao de 1 m/s2 em um corpo de 1 kg igual a 1 N (newton), que a unidade SI de fora.

Instrumentos de medida de massa


Balana de braos iguais: comparao com massas-padro Balana de mola: medida da fora peso:

Mesmo resultado na Terra ou na Lua.

Resultados diferentes na Terra e na Lua

Algumas foras especiais


Fora gravitacional Fora normal Peso (peso aparente, peso x massa) Fora de atrito Trao

Lei da gravitao universal de Newton:

m , M a massa da onde G uma constante universal: G = 6,67 1011 2 kg s Terra e r a distncia ao centro da Terra. Para pontos suficientemente prximos da superfcie da Terra:

r GMm , F = 2 r r 3

Ento: P= mg ,

GM GM 2 g ( RT raio da Terra) 2 r R T

ou seja, considerando-se a Terra com um referencial inercial, o peso de um corpo coincide com a fora gravitacional exercida sobre ele.

2a Lei de Newton: Exemplo


Calcular a trao nos fios e a acelerao dos blocos. Os fios e a roldana so ideais.
N T N =m g
1

Bloco 1:
T

F = 0 N =m g F = m a T = m a
y 1
x x 1

(1)

r m1 g

Bloco 2:

F = m a
y

r m2 g

m2 g T = m2 a

(2)

Resolvendo-se (1) e (2), lembrando que T = T :

m2 a= g m1 +m2

mm T= 1 2 g m1 + 2 m

Outro modo de ver o problema


N T T
r m2 g

r m1g

Tratamos m1 e m2 como um corpo s mantido pela fora interna T. Nesse caso, T no precisa aparecer no diagrama dos blocos isolados.

m2 g = (m1 + m2 )a
m2 a= g m1 + m2

Trata-se na verdade de um problema unidimensional !

Outro exemplo
O dispositivo chamado Mquina de Atwood foi inventado por G. Atwood (1745-1807) em 1784 para determinar g. Calcule a acelerao dos blocos na mquina de Atwood. Considere que roldana e fio so ideais.

Bloco 1:
T

= ma y T m1 g = m1a (1)

T
m1

Bloco 2:

= ma y T m2 g = m2 a (2)

m2

Resolvendo-se (1) e (2):

r m1 g

r m2 g

m2 m1 a= g m2 + m1

m1m 2 T= g m 1+ m 2

3a Lei de Newton
Quando uma fora devida a um objeto B age sobre A, ento uma fora devida ao objeto A age sobre B. A
FAB FBA

As foras FAB e FBA constituem um

par ao-reao.

FAB = FBA

(3.a lei de Newton)

As foras do par ao-reao: i) tm mesmo mdulo e mesma direo, porm sentidos opostos; ii) nunca atuam no mesmo corpo; iii) nunca se cancelam.

3a Lei de Newton
2a lei de Newton: F a= m Patinador: ap = 2,0 m/s2 Van: av = 0,05 m/s2 Se ambos partem do repouso: qual a relao entre as velocidades do patinador e da van? qual a relao entre as distncias percorridas por eles?

3a Lei de Newton
Que foras agem na mesa? Que foras agem na Terra?

Quais so os pares ao-reao?

You might also like