You are on page 1of 11

EVIDENCIAO CONTBIL

NVEL DE EVIDENCIACAO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS QUE EMITEM ADR E SO PARTICIPANTES DOS NVEIS DE GOVERNANA CORPORATIVA DA BM&FBOVESPA

AUTOR

: Emiliano Tiago Melo Silva

ORIENTADOR : Prof. Dr. Antonio Carlos Dias Coelho

QUESTO PROBLEMA

Quais so os itens mais divulgados de forma voluntria pelas empresas brasileiras que emitem ADR e que so participantes dos nveis de governana corporativa da BM&FBOVESPA?
OBJETIVO GERAL

Identificar os itens de maior divulgao voluntria utilizados pelas empresas que emitem ADR e so participantes dos nveis de governana corporativa da BM&FBOVESPA.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
Verificar as principais prticas de evidenciao voluntria nas empresas brasileiras que emitem ADR e so participantes dos nveis de governana corporativa da BM&FBOVESPA; Identificar os meios utilizados pelas empresas para divulgar suas informaes contbeis; Identificar a quantidade e a qualidade das informaes que esto sendo divulgadas pelas empresas.

JUSTIFICATIVA
Por causa da grande relevncia deste tema, que envolve no s a contabilidade mas a gesto empresarial;

Por ser a evidenciao contbil uma ferramenta para a tomada de deciso dos gestores e tambm uma forma de informar aos acionistas e usurios os resultados da entidade;
Porque precisamos visualizar quais os aspectos (financeiros, sociais e de mercado) que esto sendo mais divulgados pelas entidades envolvidas no estudo; Este tema tambm foi escolhido pelo acesso as fontes de pesquisa.

REFERENCIAL TEORICO
Segundo Iudcibus (2000, p.121), a evidenciao: [...] um compromisso inalienvel da contabilidade com seus usurios e seus prprios objetivos. As formas de evidenciao podem variar mas a essncia sempre a mesma: apresentar informao quantitativa e qualitativa de maneira ordenada deixando o menos possvel para ficar de fora dos demonstrativos formais, afim de propiciar uma base adequada de informao para o usurio. Segundo Quintero (2004, p.1) a evidenciao de informaes contbeis relevantes reduz a assimetria de informaes no mercado e, conseqentemente, o risco de os investidores cometerem erros em suas decises, aumentando a atrao de capitais.

METODOLOGIA

Para a anlise dos dados ser utilizada a tcnica de analise de contedo;

Destacamos que a analise de contedo ser aplicada de forma qualitativa;


O mtodo aplicado neste trabalho consiste de pesquisa descritiva

Para este trabalho ser utilizada tambm a pesquisa bibliogrfica e documental como fonte de informaes, onde buscar-se- atravs da pesquisa em materiais j publicados bases tericas para fundamentao das concluses.;

CRONOGRAMA

Perodo
Fases da Pesquisa NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN

Entrega do Projeto

Instrumentos de coleta
Coleta de dados Analise dos dados

Redao de referencial terico

Redao final Defesa pblica

SUMRIO PRVIO

RESUMO/ABSTRACT 1. INTRODUO 2. EVIDENCIAO CONTABIL 2.1 Conceitos 2.2 Mtodos de evidenciao 2.3 Evidenciao no contexto nacional e internacional 3. GOVERNANA CORPORATIVA 3.1 Mecanismos bsicos de governana corporativa 3.2 A governana corporativa e a evidenciao 3.3 Principais iniciativas de governana corporativa no Brasil e no mundo 4. NIVEIS DIFERENCIADOS DE GOVERNANA CORPORATIVA DA BOVESPA. 4.1 Os Nveis diferenciados e suas exigncias

5. EMPRESAS BRASILEIRAS QUE EMITEM ADRS 5.1 Dados gerais 5.2 Empresas selecionadas 6. ANALISE DOS DADOS 7. METODOLOGIA 8. CONSIDERAOES FINAIS REFERENCIAS

REFERNCIAS
ALVES, Nelson Tadashi Hayashi; Interesses de Investidores e Estruturas de Governana Corporativa de Bancos do Nvel 1 da BOVESPA. Curitiba: Dissertao de Mestrado da Faculdade Administrao da Universidade Federal do Paran UFP, 2005.
ANDRADE, Adriane; Rosseti, Jos Paschoal. Governana corporativa: fundamentos, desenvolvimento e tendncias. So Paulo: Atlas, 2004. AQUINO, W.; SANTANA, A. C. Evidenciao. Caderno de Estudos, So Paulo: FIPECAFI FEA/USP, n. 5, jun. 1992. BANCO DO BRASIL. Poltica de RI. Braslia: Banco do Brasil, 2009. Disponvel em <http://www.bb.com.br/appbb/portal/ri/gov/PoliticadeRI.jsp>. Acesso em: 01 out. 2010. BARDIN, L. Anlise de contedo. Lisboa: Edies 70, 1979. BERNARDES, Patrcia. In: Governana Corporativa: Empresas transparentes, mercado forte. Revista Brasileira de Administrao (RBA). Distrito Federal: Conselho Federal de Administrao, ano XVI, n 51, dez., 2005.

BEUREN, I. M. Gerenciamento da informao: um recurso estratgico no processo de gesto empresarial. So Paulo: Atlas, 1998. BOLSA de Valores de So Paulo. Disponvel em: <http://www.bovespa.com.br>. Acesso em: 01 out. 2010.

BORGES, Luiz Ferreira Xavier; BARROS SERRO, Carlos Fernando de. Aspectos de Governana Corporativa Moderna no Brasil. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, v. 12, n. 24, p.111-148,dez.2005.Disponvel <http://www.bndes.gov.br/conhecimento/revista/rev2405.pdf>. Acesso em: 01 out. 2010.
BRASIL. Lei das Sociedades por Aes, Lei n 6.404, de 15 de dezembro de 1976. BRASIL. Lei n 11.101, de 09 de fevereiro de 2005. Lei das falncias. Disponvel em: <http://www.senado.gov.br>. Acesso em: 10 out. 2005. LANZANA, A. P. Relao entre disclosure e governana corporativa das empresas brasileiras. 2004. 161 f. Dissertao (Mestrado em Administrao) - Curso de Ps-Graduao em Administrao, Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da Universidade de So Paulo, So Paulo, 2004.

You might also like