You are on page 1of 32

DISPNIA

Disciplina de Pneumologia UNOESTE

DEFINIO
Sensao de desconforto respiratrio, gerado por diversos mecanismos; fisiopatolgicos, psquicos, sociais e ambientais.

DISPNIA
Sintoma complexo e multifatorial; Grande variedade de termos para sua definio; Multiplicidade de estmulos envolvidos na sua gnese; Depende da interpretao-percepo do paciente.

DISPNIA AGUDA
Manifestao frequente de doenas graves, em torno de horas ou dias. So principais causas:
Insuficincia cardaca congestiva (ICC) Asma brnquica Doena pulmonar obstrutiva crnica

DISPNIA CRNICA
Dispnia com durao superior a um ms. Prevalncia de 3 a 25% na populao geral. Os fatores que aumentam a sua prevalncia so a obesidade, o tabagismo e a presena de transtornos psiquitricos.

Percepo da Dispnia
Esforo respiratrio Mecanorreceptores da dispnia Quimiorreceptores da dispnia Desacoplamento entre estmulos aferentes e esforo ventilatrio

Esforo respiratrio
Percepo da ativao voluntria da musculatura respiratria tem origem no crtex motor e em receptores da caixa torcica -> estmulo ao crtex sensorial que interpreta (no caso de sobrecarga) as informaes como fadiga respiratria.

Mecanorreceptores da dispnia
Localizam-se na face, vias areas superiores, pulmo e parede torcica.
Receptores da face e VAS so sensveis a fluxo areo e temperatura do ar. Receptores do pulmo respondem distenso do interstcio pulmonar. Receptores da parece torcica medem a capacidade de distenso dos msculos.

Quimiorreceptores da dispnia
Ao pequena na sensao de dispnia. As alteraes de pH, presses parciais de gases (O2 e CO2) detectadas aumentam o drive respiratrio, levando a maior trabalho muscular e alteraes na mecnica respiratria.

Desacoplamento entre estmulos aferentes e esforo ventilatrio


Distrbio na relao entre a tenso ou fora aplicada pela musculatura ventilatria e o volume pulmonar resultante. Diferena entre o que o crebro espera e a ventilao efetiva.

CAUSAS DE DISPNIA
1. Aumento da demanda respiratria
Exerccio ou descondicionamento fsico; Altitude; Anemia; Septicemia; Tireotoxicose; Outras.

CAUSAS DE DISPNIA
2. Ineficincia da mecnica ventilatria:
Doenas neuromusculares; Fadiga;

CAUSAS DE DISPNIA
3. Aumento da resistncia da via area:
Doena pulmonar obstrutiva crnica; Asma brnquica; Bronquiectasias; Insuficincia cardaca congestiva;

CAUSAS DE DISPNIA
4. Reduo na complacncia pulmonar:
Insuficincia cardaca congestiva; Fibroses pulmonares;

CAUSAS DE DISPNIA
4. Alteraes nas presses parciais de O2 e CO2:
Tromboembolismo pulmonar; Insuficincia cardaca congestiva;

CAUSAS DE DISPNIA
5. Dispnia Psicognica: interferncia do sistema lmbico na percepo da respirao normal do indivduo. Pacientes com transtorno do pnico so particularmente suscetveis aos efeitos da hiperventilao.

SENSAO DE DISPNIA
Sensao Respirao rpida Exalao incompleta Respirao superficial Aumento do esforo

DPOC Asma

ICC SIM

TEP SIM

SIM SIM SIM SIM

SENSAO DE DISPNIA
Sensao Sufocao Fome de ar Opresso torcica Respirao pesada

DPOC Asma

ICC SIM SIM

TEP

SIM SIM SIM SIM

TIPOS DE DISPNIA
Ortopnia: piora com a posio deitada; Trepopnia: desencadeada ao assumir decbitos laterais; Platipnia: dispnia ao se assumir posio sentada, que melhora ao se deitar;

PADRES ESPECFICOS
Respirao de Cheyne-Stokes: respirao peridica fases de apnia e de hiperpnia intercaladas; (ICC, intoxicaes) Respirao de Kussmaul: aumento da amplitude do movimento respiratrio; (cetoacidose) Respirao de Briot: irregularidade imprevisvel , movimentos respiratrios superficiais ou profundos alternados com perodos de apnia. (indica iminncia de parada respiratria)

AVALIAO PRTICA ANAMENESE


DOENA PULMONAR: Histria: tabagismo, exposio ocupacional, asma, atopias, infeces respiratrias, tosse; Exame fsico: sibilncia, murmrio vesicular diminudo, baqueteamento digital, aumento da caixa torcica.

AVALIAO PRTICA ANAMNESE


DOENA CARDACA Histria: hipertenso arterial, obesidade, diabetes, dislipidemia, dispnia paroxstica noturna, ortopnia, coronariopatia; Exame fsico: ortopnia, edema de membros inferiores, estase jugular, sopro valvar, ictus deslocado.

AVALIAO PRTICA ANAMNESE


DOENA NEUROMUSCULAR: Histria: fraqueza muscular progressiva; Exame fsico: atrofia da musculatura, incapacidade de realizar manobras deficitrias.

AVALIAO PRTICA
Correlacionar a dispnia a atividades dirias do doente, como:
Dispnia ao repouso; Escovar o cabelo; Tomar banho; Caminhada no plano; Subir escadas;

AVALIAO PRTICA
Vrios questionrios de qualidade de vida podem ser utilizados como ferramentas para medir o impacto da dispnia no bem estar global de cada doente;

AVALIAO PRTICA
Escalas de Dispnia:
Escalas pontuais: Escala visual analgica, Escala de Borg. Escalas de avaliao do impacto da dispnia nas atividades dirias: Diagrama de custo de O2, Questionrio do Medical Research Council (MRC), ndice de Mahler.

AVALIAO COMPLEMENTAR
Espirometria mensurao dos volumes pulmonares; Medida da difuso de gases; Medidas de PIM-PEM (manmetro com vlvula unidirecional); Oximetria de pulso Gasometria Outros: Radiografia de trax, Ecocardiografia, Cintilografia pulmonar, Tomografia computadorizada.

TRATAMENTO
Reabilitao respiratria: treinamento da musculatura de membros inferiores e superiores, musculatura ventilatria, alterao do padro respiratrio e terapia cognitiva.

TRATAMENTO
Oxigenioterapia: uma minoria dos pacientes tm alvio sintomtico da dispnia quando submetidos a reposio de O2 no repouso. Melhora a performance durante o exerccio de pacientes hipoxmicos crnicos.

TRATAMENTO
Farmacolgico:
Broncodilatadores inalados; Opiides; Ansiolticos; Corticoesterides sistmicos;

TRATAMENTO
Suporte nutricional: o ndice de massa corprea abaixo de 20Kg/m2 indicador de pior prognstico; o suporte nutricional previne a reduo de massa corprea e a atrofia da musculatura respiratria.

TRATAMENTO
Cirurgia Redutora do Volume Pulmonar: indicada para casos especficos de DPOC (componente enfisematoso grave), com comprovada melhora do performance clnico dos pacientes.

You might also like