You are on page 1of 9

1.

Pressupostos
A importncia do Absolutismo e a questo da construo do Estado

A importncia do Absolutismo e a questo da construo do Estado

Absolutismo trata-se de uma cultura poltica de uma determinada sociedade em um determinado espao e tempo. Um sistema poltico absolutistaquando todo o Poder Poltico est concentrado nas mos do governo e no existe outro grupo mais ou menos organizado que detenha parte deste poder A discusso acerca do Estado Absolutista traz uma srie de perspectivas, que em muitos pontos no se correspondem, como a designao do prprio termo, ou a sua periodizao. P. Anderson afirma que o termo absolutismo no serve para designar corretamente o perodo analisado, pois no houve em lugar algum um poder tal qual o significado da palavra absolutismo em si: [...] nenhuma monarquia ocidental gozaria jamais de poder absoluto sobre seus sditos, no sentido do despotismo sem entraves

A compreenso da funo do Estado, encontra-se nos moldes de Jean Bodin: [...] a marca principal da majestade soberana e do poder absoluto , essencialmente, o direito de impor leis aos sditos... Leis estas que eram produzidas sob o domnio do absolutismo que [...] operava, em ltima instncia, dentro dos limites necessrios da classe cujos interesses ele assegurava

Jean Bodin

1. terico da soberania, do poder soberano (summapotestas); A soberania possui carter absoluto (legibussolutus) Bodin corporifica as contradies do absolutismo: apesar de detentor do poder de fazer leis e no estar sujeito a elas, o soberano est sujeito s leis naturais e divinas: Sobre o poder do soberano terrestre est a summapotestas de Deus

O soberano apenas poder tomar os bens alheios se tiver motivo justo e razovel; H o reconhecimento de uma esfera pblica e uma esfera privada: alm do Estado existe uma sociedade civil; Nenhum Estado absolutista poderia dispor da liberdade ou da propriedade fundiria da prpria nobreza, ou da burguesia. Concluso de Perry Anderson - a monarquia absoluta no ocidente foi sempre duplamente limitada.

A importncia do Absolutismo e a questo da construo do Estado, segundo Perry Anderson

Na poca da formao dos Estados absolutistas, o feudalismo, com seu sistema de extensas propriedades fundirias e controle sobre os camponeses, continuou sendo o modo de produo predominante. A nobreza feudal (proprietria de terras) era a classe dominante. Mas, a burguesia j despontava como uma classe social importante estimulando o aparecimento de um novo modo de produo: o capitalismo mercantil. A coexistncia dos dois modos de produo numa mesma formao social levou muitos pensadores marxistas a conceber o Estado absolutista como uma espcie de "mediador poltico" entre os interesses das classes proprietrias. Para Marx e Engels, o Estado absolutista seria, portanto, produto de um "equilbrio de foras" entre a burguesia nascente e a nobreza. O historiador marxista Perry Anderson foi pioneiro na elaborao de um novo estudo sobre este tema oferecendo-lhe novas interpretaes. Em "Linhagens do Estado Absolutista" (publicado na Inglaterra, em 1974), Anderson argumenta que Marx e Engels conduziram suas pesquisas empricas de forma a incorrer em alguns erros analticos sobre a natureza do absolutismo.

A importncia do Absolutismo e a questo da construo do Estado, segundo Perry Anderson

O autor traa uma abordagem levando em considerao a parte terica e a factual, tendo como objetivo: [...] examinar simultaneamente o absolutismo europeu em geral e em particular: vale dizer, tanto as estruturas puras do Estado absolutista, que o constituem enquanto categoria histrica fundamental, como as variantes impuras, representadas pelas diferentes monarquias especficas da Europa ps-medieval (ANDERSON, 1998, p. 7-8).

Em sua anlise de situaes concretas da realidade o autor constitui um quadro geral a respeito do absolutismo no Ocidente: O fim da servido no significou o fim das relaes feudais no campo, pois:

1.

[...] a propriedade agrria aristocrtica impedia um mercado livre na terra e a mobilidade efetiva do elemento humano em outras palavras, enquanto o trabalho no foi separado de suas condies sociais de existncia para se transformar em fora de trabalho , as relaes de produo rurais permaneciam feudais

A importncia do Absolutismo e a questo da construo do Estado, segundo Perry Anderson

A difuso da produo e troca de mercadorias, advindas com o nascente capitalismo mercantil, ameaaram desagregar por completo o trabalho servil e a unidade celular de opresso poltica e econmica que caracterizavam os domnios feudais. O poder da nobreza feudal estava, portanto, seriamente ameaado, e ela reagiu de modo a transferir todo o poder poltico e militar de que dispunha em seus domnios para uma cpula centralizada, comandada por um nico monarca.

2.

Forjou-se um Estado com caractersticas capitalistas, mas a autoridade poltica permanecer a mesma, do antigo sistema feudal, a aristocracia rural:

[...] os senhores que permaneceram proprietrios dos meios de produo fundamentais em qualquer sociedade prindustrial eram, certamente, os nobres terratenientes

A importncia do Absolutismo e a questo da construo do Estado, segundo Perry Anderson


3. Para Anderson a aristocracia feudal, a mesma classe dominante da poca medieval, foi tambm dominante na fase inicial da modernidade:

[...] essa nobreza passou por profundas metamorfoses nos sculos que se seguiram ao fim da Idade Mdia: mas desde o princpio at o final da histria do absolutismo nunca foi desalojada de seu domnio do poder poltico 4. O Estado absolutista do Ocidente, nos dizeres de Anderson, foi um mecanismo criado pela aristocracia feudal para consolidar seus domnios, no foi um arbitro perante um conflito de classes, nem bem fruto do capital burgus, foi: [...] um aparelho de dominao feudal recolocado e reforado, destinado a sujeitar as massas camponesas sua posio social tradicional no obstante e contra os benefcios que elas tinham conquistado com a comutao generalizada de suas obrigaes, ele era a nova carapaa poltica de uma aristocracia atemorizada 5. Cargos, antes ocupados por clrigos, transformaram-se e juntamente com esses a nobreza, antes enraizada nas suas tradies militares, viu-se forada a abandonar esse exerccio e transformar-se em um corpo de funcionrios especializados: [...] funcionrio letrado, um polido corteso e um proprietrio de terras mais ou menos prudente.

Dessa forma, o absolutismo do Ocidente se desenvolveu lentamente atravs da transformao dessa classe dominante em outra forma necessria a seu poder poltico.

A importncia do Absolutismo e a questo da construo do Estado, segundo Perry Anderson


6. A burocracia na Renascena era tratada como propriedade vendvel a indivduos privados

A nobreza, que viria a se transformar na elite poltica, revelava desde ento seu carter parasitrio. A burguesia, elite econmica, revelava seu carter arrivista, integrandose tambm nas fileiras de funcionrios do Estado O problema era a ausncia de uma burocracia profissional para se interpor entre a Monarquia e a nobreza. Houve um crescimento da administrao burocrtica, mas esta sempre foi vtima da disputa dos privilgios polticos e dos benefcios econmicos dos cargo. Todavia, a venda de cargos cumpria uma funo poltica: bloqueava a formao de sistemas de clientela da grande nobreza, no interior do Estado;

7. O paradoxo aparente do absolutismo na Europa era que ele representava fundamentalmente um aparelho para a proteo da propriedade e dos privilgios aristocrticos e assegurava os interesses bsicos das classes mercantis e manufatureiras emergentes

Toda monarquia tinha interesse em concentrar tesouros e incentivar o comrcio sob a sua prpria bandeira, na luta contra os seus rivais.

A importncia do Absolutismo e a questo da construo do Estado, segundo Perry Anderson


8. A escalada da guerra, a burocratizao dos cargos, a intensificao dos impostos, o desgaste do clientelismo, tudo isso conduziria a uma mesma direo: a decisiva eliminao daquilo que, no sculo seguinte, Montesquieu teorizaria nostalgicamente como os poderes intermedirios entre a monarquia e o povo

O Estado absolutista como a sua runa ocorre medida em que o poder da nobreza assumia a forma de uma ditadura centralizada exercida pelo rei.

9. Nenhuma classe na histria compreende imediatamente a lgica de sua prpria situao histrica em pocas de transio: um longo perodo de desorientao e confuso pode ser necessrio para que ela aprenda as regras obrigatrias de sua prpria soberania.

Isso explica muito a respeito da resistncia da aristocracia rural em aceitar e em se adaptar s novas relaes sociais que o modo de produo capitalista comea instaurar.

You might also like