You are on page 1of 30

APLICAO PRTICA DO SCILAB 5.

1
Por: ARLON ARRUDA PEREIRA

TEMA DE APLICAO : A RECUPERAO AVANADA DO PETRLEO

O QUE O SCILAB 5.1 ?

Scilab um ambiente voltado para o desenvolvimento de software para resoluo de problemas numricos.

O AMBIENTE SCILAB
Scilab um ambiente de programao numrica bastante flexvel. Suas principais caractersticas so:
1. um software de distribuio gratuita, com cdigo fonte disponvel. Sua linguagem simples e de fcil aprendizado; 2. Possui um sistema de auxlio ao usurio, help; 3. Implementa diversas funes para manipulao de matrizes. As operaes de concatenao, acesso e extrao de elementos, transposio, adio e multiplicao de matrizes so facilmente realizadas;

O AMBIENTE SCILAB
4. Permite trabalhar com polinmios, funes de transferncia, sistemas lineares e grafos; 5. Apresenta facilidades para a definio de funes; 6. Permite o acesso a rotinas escritas nas linguagens FORTRAN ou C; 7. Pode ser acessado por programas de computao simblica como o Maple, que um software comercial, ou o MuPAD, que livre para uso em instituies de ensino/pesquisa; 8. Suporta o desenvolvimento de conjuntos de funes voltadas para aplicaes especficas, os chamados toolboxes.

O GRANDE DESTAQUE COM A NOSSA DISCIPLINA DE DESENHO APLICADO AO PROCESSO INDUSTRIAL


um ambiente poderoso para gerao de grficos bi-dimensionais e tridimensionais, inclusive com animao

VISUALIZANDO O SCILAB 5.1 TELA INICIAL

O BOTO DE AJUDA NOSSO PONTO DE PARTIDA

BIBILIOTECA DO SCILAB 5.1

O BOTO DE PROCURA

EX: plot3d()

EX: plot3d()

EX: plot3d()

Recuperao de Petrleo

Fases da Vida de um Campo de Petrleo

Recuperao de Petrleo
Atualmente, muitos projetos buscam disponibilizar tecnologias, atravs do desenvolvimento e aprimoramento de tcnicas de recuperao, provendo assim solues que garantam aumento da produtividade e do fator de recuperao final de um campo. As operaes de recuperao esto diretamente ligadas otimizao dos volumes produzidos, contribuindo assim para a reduo dos custos de extrao.

Formas de Recuperao de Petrleo


Atualmente, existem 3 formas de recuperao:
1) Recuperao Primria
Produto da energia natural do reservatrio = fluxo livre do petrleo dos poros da rocha = diferena de presso Bombas geralmente so usadas para aumentar a produtividade (viabilidade econmica) Fator de recuperao entre 15% e 20%

2) Recuperao Secundria
Injeo de componentes (principalmente gua e gs natural) a fim de aumentar a presso no reservatrio e estimular a sada de petrleo. Processo Mecnico onde o leo deslocado para fora dos poros. Na Recuperao Secundria no h miscibilidade significativa entre o fluxo injetado e o petrleo. No h mudana nas propriedades do reservatrio; Mtodo no- miscvel. Fator de recuperao entre 30% e 40%

Formas de Recuperao de Petrleo


3) Recuperao Avanada
Miscibilidade entre leo e CO2 Fator de recuperao entre 40% e 45%

Recuperao Avanada de Petrleo


Mtodos vs. Exemplos da Recuperao Avanada de Petrleo

Mtodos Miscveis Trmico

Exemplos CO2 Hidrocarbonetos Leves Comb. in situ Fluidos Aquecidos Polmeros Surfactantes lcalis

Qumicos Biolgico

Microbiolgico

Mtodo Trmico Injeo de Vapor

Recuperao Avanada de Petrleo


Mtodos Miscveis
Os mtodos miscveis so indicados para reduzir as tenses interfaciais que impedem que o fluido injetado desloque o leo para a superfcie. Essas tenses podem ser explicadas pelas foras capilares e interfaciais geradas entre os fluidos, j que estes no se misturam. Assim, buscou-se injetar fluidos que fossem miscveis com o leo do reservatrio. A miscibilidade de fluidos a propriedade que permite que dois ou mais fluidos se misturem e formem um sistema homogneo composto por uma nica fase.

Entre os mtodos miscveis tm-se a injeo de dixido de carbono (CO2) e a injeo de hidrocarbonetos leves (Injeo de Gases Liquefeitos de Petrleo GLP; Injeo de Gases Enriquecidos; Injeo de Gs pobre a alta Presso).

Recuperao Avanada de Petrleo


Mtodos Qumicos
Nos mtodos qumicos o fluido injetado interage quimicamente com o fluido do reservatrio. Esses mtodos so aplicados para leos com viscosidade moderada, no sendo indicado para leos efetivamente pesados com pouca ou nenhuma mobilidade. Nos mtodos qumicos os principais produtos utilizados so: surfactantes (soluo micelar), polmeros e lcalis(soluo ASP: Alcalli Sufarctant Polimer).
A recuperao com surfactantes teve incio em meados de 1930, utilizada para reduzir a tenso interfacial entre o leo e a gua. A utilizao de polmeros feita para controlar a viscosidade. Os lcalis (hidrxido de sdio, silicato de sdio e carbonato de sdio) so substncias alcalinas que reagem com os cidos orgnicos presentes em alguns leos produzindo uma espcie de detergente" dentro do reservatrio, que reduz a tenso interfacial entre o leo e a gua centenas de vezes.

Recuperao Avanada de Petrleo


Mtodos Microbiolgicos
O conceito da utilizao de microorganismos para a recuperao avanada de leo em reservatrios depletados no novidade. Pesquisas nesta rea vm sendo realizadas desde 1940. Experincias se baseiam nos avanos da indstria de antibiticos, produo de protenas e acares. A recuperao microbiolgica de hidrocarbonetos (Microbial Enhanced Hydrocarbon Recovery MEHR) consiste na adio de bactrias junto gua de injeo na formao. O incremento na produo pode ser feito por efeitos biolgicos ou bioqumicos. Com relao aos efeitos biolgicos, as bactrias em contato com o meio aquoso cheio de nutrientes, realizam reaes metablicas que incluem a quebra das cadeias mais longas dos hidrocarbonetos, produzindo um leo mais leve, equivalendo-se a um craqueamento biolgico do petrleo. Duplamente interessante, pois alm de aumentar a recuperao do leo pesado, este, ainda se tornaria mais comercialmente atraente.

QUAL MTODO MELHOR DE RECUPERAO AVANADA


PARA RESPONDER TAL PERGUNTA NECESSRIO PESQUISA, OU SEJA, OBSERVAO E EXPERIMENTAO. JUSTAMENTE NESTA HORA QUE NS, COMO ENGENHEIROS DE PRODUO, TEMOS A CHANCE DE APLICAR UM PROGRAMA COM AS ESPECIFCAES DO SCILAB 5.1 PARA TIRARMOS NOSSAS CONCLUSES. VRIOS GRFICOS SO APLICADOS NUMA PESQUISA COMO ESTA. VEJAMOS ALGUNS EXEMPLOS:

PARTE PRTRICA:
USANDO O SCILAB 5.1

You might also like