You are on page 1of 70

BULLYING

Indisciplina, bullying e o papel da famlia


Por:Snia Pereira

PARA REFLETIR A histria da r


Numa manh ensolarada, uma grande r decidiu engolir toda a gua que havia na terra. Sentou-se orgulhosa, saciada. Parecia uma montanha de gua e a pele azul e verde ficara quase que transparente sob a tenso. De to pesada, nem conseguia se mexer. Por isso, ficou apenas ali sentada, olhando os animais e os seres humanos reunidos sua frente.
04/28/12 Snia Pereira

PARA REFLETIR A histria da r


O que vamos fazer?!, gritaram todos os seres vivos. Vamos todos morrer se ela no devolver os rios, os crregos e os oceanos. Passaram trs dias rezando e implorando para que a r soltasse as guas. Mas a r nem se mexia. As crianas choravam, os idosos sofriam, e, no horizonte, a areia do deserto avanava lentamente. Era preciso fazer alguma coisa.
04/28/12 Snia Pereira

PARA REFLETIR A histria da r

Diante desse dilema, qual seria a sua atitude? Qual a melhor soluo? Baseado em quais experincias de vida voc se inspirou para chegar a essa soluo?
Snia Pereira

04/28/12

No conseguimos imaginar solues para os problemas que estejam fora dos discursos sociais que influenciam nossa vida. Somos socializados a pensar na agresso como uma soluo. O nosso contexto cultural nos influncia nas opes que vem mente numa situao de desafio. O impacto da cultura limitar o nmero de chaves ao qual temos acesso em determinadas situaes.
Snia Pereira

04/28/12

UMA BOA SOLUO SEM VIOLNCIA

Em busca de uma soluo, os animais e os seres humanos realizaram uma conveno. Um deles finalmente props organizar uma festa, na qual cada um poderia tentar fazer a r dar risada. E foi assim que, um a um, cada um deles experimentou apresentar sua careta mais idiota, sua dana mais engraada e seus saltos mais criativos. A r, ainda que obviamente interessada, no se mexia.
04/28/12 Snia Pereira

UMA BOA SOLUO SEM VIOLNCIA

Por fim, uma cobrinha, que at o momento mantivera-se bastante quieta nessa jornada, comeou a se revirar de um lado para o outro, como se um ser imaginrio estivesse fazendo-lhe ccegas. Primeiro a r soluou, tentou recuperar a compostura, mas, incapaz de controlar sua risadinha, explodiu em uma gargalhada que acabou expulsando todas as guas de dentro de sua boca gigante, reabastecendo a Terra e os seres vivos com seus oceanos, crregos e rios.
04/28/12 Snia Pereira

04/28/12

Snia Pereira

Violncia

Conceito amplo, complexo e polissmico; O conceito do termo violncia no necessariamente negativo Conceito etimolgico: Violncia vem do latim violentia, que significa violncia, carter violento ou bravio, fora. O verbo violare significa tratar com violncia, profanar, transgredir. Tais termos devem ser referidos a vis, que quer dizer fora, vigor, potncia, violncia, emprego da fora fsica, mas tambm quantidade, abundncia, essncia ou carter essencial de uma coisa. (MICHAUD, 2001, p. 8)
04/28/12 Snia Pereira

Risco da banalizao

De to comum os atos violentos correm o risco da banalizao: quando a violncia banalizada ou no identificada como sintoma de patologia social, corre-se o risco de transform-la num valor cultural que pode ser assimilado pela criana e pelo jovem como forma de ser, um modo de autoafirmao. (Levisky, 1998)
04/28/12 Snia Pereira

Nveis da violncia

Das sutis s brutais..... Por violncia brutal podemos caracterizar as agresses fsicas (matar, roubar, bater, chutar, dar pontaps, etc.) ou ao patrimnio das pessoas (depredar, pichar, roubar objetos, etc.), so as chamadas violncias explcitas ou diretas. Por violncia sutil entende-se as manifestaes de agresses indiretas (xingar, insultar, desrespeitar, falar mal de outro, etc.), incluindo, neste ltimo caso, as formas de violncia simblicas e institucionais.
04/28/12 Snia Pereira

Nveis da violncia

violncia simblica abuso do poder, baseado no consentimento que se estabelece e se impe mediante o uso de smbolos de autoridade. A violncia, nesse caso, seria exercida pelo uso de smbolos de poder que no necessitam do recurso da fora fsica (Bourdieu e Passeron, 1975)
Snia Pereira

04/28/12

Algumas determinantes para a violncia

o crescimento demogrfico causando o agravamento das desigualdades sociais, o desemprego e o subemprego e seus reflexos sobre as condies de vida: Deficincia em moradias, alimentos, vesturio, etc; Dificuldades de acesso aos servios pblicos essenciais manuteno ou elevao da qualidade de vida e bem-estar do cidado; O decrscimo das oportunidades incluindo a falncia do ensino pblico; Uso e abuso de drogas Entre outros...

1. 2.

3.

educacionais,

1.

2.

04/28/12

Snia Pereira

Algumas determinantes para a violncia

Nossa prpria Histria Nossa cultura Nossa poltica A prpria mdia;


04/28/12 Snia Pereira

A violncia invade a escola

Infelizmente, o modelo do mundo exterior reproduzido nas escolas, fazendo com que essas instituies deixem de ser ambientes seguros, modulados pela disciplina, amizade e cooperao e se transformem em espaos onde h violncia sofrimento e medo. (LOPES NETO, 2005, p. S165)
Snia Pereira

04/28/12

Dentre as diversas de formas de violncia que invade a escola, uma tem chamado a ateno por sua peculiaridade....
04/28/12 Snia Pereira

O BULLYING

04/28/12

Snia Pereira

Introduo

04/28/12

Snia Pereira

O que bullying?
So todas as atividades agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivao evidente, cometidas por um ou mais estudante contra outro(s), causando dor e angstia, sendo executados dentro de uma relao desigual de poder.
Geralmente acontece por motivos discriminatrios. Nasce da recusa a uma diferena, da intolerncia e do desrespeito ao outro
04/28/12 Snia Pereira

Bullying

Acontece de forma velada e oculta Nem toda violncia bullying Trote no bullying

04/28/12

Snia Pereira

Histrico do bullying

Acontece em todas as escola do mundo; Primeiras pesquisas datam da dcada de 70, na Noruega; Dan Olweus, desenvolveu os primeiros critrios para diferenciar o bullying das demais agresses;
04/28/12 Snia Pereira

Histrico do bullying

A Pesquisa de Olweus envolveu:

mais de 84.000 alunos, 300 a 400 professores e 1.000 pais de alunos, distribudos nos vrios graus de ensino. Nesta pesquisa ele avaliou a natureza e a ocorrncia do bullying entre os jovens pesquisados
04/28/12 Snia Pereira

Histrico do bullying

Elaborou questionrio contendo 25 questes com resposta de mltipla escolha onde se podia verificar vrias questes, entre elas, a freqncia, tipos de agresses, locais de maior risco, tipos de agressores e percepes individuais quanto ao nmero de agressores. A finalidade de seu questionrio era apurar as situaes de vitimizao e agresso segundo o ponto de vista da prpria criana. Esse instrumento foi adotado e utilizado em diversos estudos, em vrios pases, incluindo o Brasil, pela Abrapia, possibilitando assim, o estabelecimento de comparao inter-cultural.
04/28/12 Snia Pereira

Histrico do bullying
Primeira campanha nacional anti-bullying 1983 Noruega

De posse do resultado da pesquisa, o governo noruegus apoiou uma Campanha nacional Antibullying Vrios materiais e vdeos foram distribudos entre professores, assim como, aconselhamento aos pais e publicidade na mdia; As prticas de intimidao diminuram em 59%, tanto para meninos, quanto para meninas
04/28/12 Snia Pereira

Uso da palavra Bullying

Palavra de origem inglesa; No Brasil utilizada por falta de uma outra que seja to abrangente;

04/28/12

Snia Pereira

Histrico do bullying

Apesar de existir vrios trabalhos sobre violncia escolar.... Sendo Fante & Pedra (2008), o tema chegou ao Brasil no fim dos anos 1990 e incio de 2000; O termo surge nos trabalhos acadmicos a partir de 2005: A adoo universal do termo bullying foi decorrente da dificuldade em traduzi-lo para diversas lnguas. Durante a realizao da Conferncia Internacional Online School Bullying and Violence, de maio a junho de 2005, ficou caracterizado que o amplo conceito dado palavra bullying dificulta a identificao de um termo nativo correspondente em pases como Alemanha, Frana, Espanha, Portugal e Brasil, entre outros. (LOPES NETO, 2005, p. S165)
04/28/12 Snia Pereira

Histrico do bullying

Existem vrios outros termos usados por diversos pases para designar as agresses do bullying:

Mobbing um deles, empregado na Noruega e na Dinamarca; mobbning, na Sucia e na Finlndia. (...) Na Frana, denominam harclement quotidin; na Itlia, de prepotenza ou bullismo; no Japo, conhecido como yjime; na Alemanha, como agressionen unter shlern; na Espanha, como acoso y amenaza entre escolares; em Portugal, como maus tratos entre pares. (FANTE, 2005, p. 27-28)
04/28/12 Snia Pereira

Histrico do bullying

O bullying um conceito especfico e muito bem definido, uma vez que no se deixa confundir com outras formas de violncia. Isso se justifica pelo fato de apresentar caractersticas prprias, dentre elas, talvez a mais grave, a propriedade de causar traumas ao psiquismo de suas vtimas. So brincadeiras travestidas de crueldade, prepotncia e insensatez que ultrapassam os limites, se convertendo em violncia.
04/28/12 Snia Pereira

Histrico do bullying

Para evitar confuso, as manifestaes de agressividade devem ser investigadas, pois enquanto algumas agresses tm a caracterstica de ser um caso eventual, tpico do amadurecimento das crianas e sem intencionalidade; outras tm a caracterstica de serem casos repetitivos e intencionais contra uma mesma vtima. a que est o problema
04/28/12 Snia Pereira

Histrico do bullying

nestes casos as vtimas passam por sofrimentos tanto fsicos como psicolgicos, podendo causar prejuzos emocionais irreparveis pelos traumas e sequelas sofridos pelo seu aparelho psquico; Isso acontece por que so agresses que podem acontecer diariamente afetando o equilbrio da pessoa, sendo esta pessoa uma criana ou jovem, ainda despreparado para lidar com frustraes.
04/28/12 Snia Pereira

O ato violento ocorre por haver uma relao de poder existente entre os envolvidos. Este poder influenciado por inmeros fatores: Estrutura fsica; personalidade; temperamento; diferentes formas de reao e enfrentamento do problemas; nvel de amadurecimento individual; diferenas de idade; srie escolar; entre muitos outros.
04/28/12 Snia Pereira

04/28/12

Snia Pereira

BULLYING X INDISCIPLINA

Disciplina o conjunto de regras que devem ser obedecidas para o xito do aprendizado escolar. Portanto, ela uma qualidade de relacionamento humano entre o corpo docente e os alunos em uma sala de aula e conseqentemente, na escola (TIBA, 1996, p. 99). A indisciplina pode ser percebida como uma fuga s regras, uma no obedincia, pelo aluno, s regras pr-estabelecidas
04/28/12 Snia Pereira

BULLYING X INDISCIPLINA
1.

2.

A INDISCIPLINA A TRANSGREO DE DOIS TIPOS DE REGRAS: Morais: so regras construdas socialmente com base em princpios que visam o bem comum. So princpios ticos (no mentir, ser honesto, etc.); Convencionais: definidas por um grupo com objetivos especficos (no conversar em sala de aula, usar fardamento, no danificar o patrimnio da escola, etc).
04/28/12 Snia Pereira

BULLYING X INDISCIPLINA

A indisciplina no pode ser confundida com bullying, visto que no gera transtornos psicolgicos em suas vtimas. O bullying epidmico, caracterstico e destrutivo. Gente entediada busca algo mais interessante para fazer, o que muitos confundem com indisciplina.

04/28/12

Snia Pereira

BULLYING X INDISCIPLINA
Muitas vezes o motivo da indisciplina pode ser o desinteresse pela aula montona, monocromtica, sem movimento entre outros. No adianta exigir que os alunos cumpram as tarefas se as estratgias de ensino e o tema no dizem nada a eles.

04/28/12

Snia Pereira

BULLYING X INDISCIPLINA
LEMBREM-SE:

A agitao, o barulho, a movimentao, antes vistos como indisciplina, nem sempre negativo. Esta pode tambm ser catalisadores do ato de conhecer, de tal sorte que os obstculos adquirem carter formativo (AQUINO, 1996). Quando a conversa proibida voc perde a chance de favorecer a troca de idias.

04/28/12

Snia Pereira

BULLYING X INDISCIPLINA

Sem ajuda a criana no aprende o valor das regras. A autoridade do professor perante a classe s conquistada quando ele domina o contedo e sabe lanar mo de estratgias eficientes para ensin-los.

04/28/12

Snia Pereira

BULLYING X INDISCIPLINA

Para melhorar o clima sempre fazer uso da negociao e buscar juntos uma soluo para os conflitos; Construir um ambiente cooperativo no qual os alunos sejam respeitados e aprendam a respeitar. Lembrem-se a maior dificuldade dos alunos geralmente no est na aprendizagem, mas sim, na convivncia...
04/28/12 Snia Pereira

BULLYING X INDISCIPLINA
essencial trabalhar como contedos de ensino as questes relacionadas moral e ao convvio social e criar um ambiente de cooperao.

04/28/12

Snia Pereira

1 . Nossa juventude adora o luxo, mal educada, caoa da autoridade e no tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje so verdadeiros tiranos. Eles no se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e so simplesmente maus. 2. No tenho mais nenhuma esperana no futuro do nosso pas se a juventude de hoje tomar o poder amanh, porque essa juventude insuportvel, desenfreada, Simplesmente horrvel. 3. Nosso mundo atingiu seu ponto crtico. Os filhos no ouvem mais seus pais. O fim do Mundo no pode estar muito longe 4. Essa juventude est estragada at o fundo do corao. Os jovens so malfeitores e Preguiosos. Eles jamais sero como a juventude de antigamente. A juventude de hoje no ser capaz de manter a nossa cultura.
04/28/12 Snia Pereira

Testando nossos bloqueios

Muitas vezes confundimos os problemas que acontecem em sala de aula e na escola por conta de nossos preconceitos. So imagens mentais que temos de nosso alunos que nem sempre retratam a realidade. Somos humanos e por isso s vezes no vamos com a cara de determinados alunos sem motivao evidente.
04/28/12 Snia Pereira

Testando nossos bloqueios

04/28/12

Snia Pereira

Testando nossos bloqueios

04/28/12

Snia Pereira

Testando nossos bloqueios

04/28/12

Snia Pereira

BULLYING

Podemos confundir determinadas atitudes por desateno ou preconceito, da a necessidade de maior observao do que acontece em nosso entorno para no deixar de dar a devida importncia ou supervalorizar o evento. Esse fato acontece, principalmente, pela falta de informao e acaba por agravar e incentivar ainda mais o agressor que continua no possuindo a oportunidade de conscientizao e mudana nas suas atitudes.
04/28/12 Snia Pereira

Tipos de agresses:

Agresses fsicas

(bater, chutar, tomar ou danificar objetos)

Agresses verbais

(falar mal, apelidar pejorativamente, espalhar boatos maldosos, insultar)

Agresses psicolgicas Excluso social Cyberbyllying


04/28/12

(meter medo, constranger, intimidar e infernizar a vida do outro)

Snia Pereira

CARACTERIZAO
Segundo as pesquisas:

Perfil do agressor: Oriundos de famlia desestruturada; Costumam se envolver com vrios comportamentos antisociais; Costumam ser agressivos, inclusive com adultos; So impulsivos; Sentem prazer em dominar e controlar suas vtimas; Tendem a apresentar comportamentos de risco; So insatisfeitos com a escola e s vezes com suas prprias vidas;
04/28/12 Snia Pereira

1. 2.

3. 4. 5. 6. 7.

Crianas vem e repetem

CARACTERIZAO
8. 9.

10.

11. 12.

Costumam utilizar da violncia para resoluo dos conflitos; Tem como hbito no aceitar facilmente as regras e reage com violncia a determinadas imposies, principalmente se for contrariado; Agem de forma consciente e persistem em suas agresses sem limites de onde chegar e de que hora parar com tais atitudes violentas. No medem as consequncias de suas agresses; Manipulam pessoas e situaes a seu favor; Mentem com frequncia, gostam de dominar impor suas vontades, entre outros. Pereira 04/28/12 Snia

Contudo, no devemos e no podemos olhar o agressor como um culpado, um ser violento, merecedor de punies. E sim com um olhar de observao, crtico, solidrio, para que assim possamos enxergar no somente as suas atitudes, mas tambm a razo pelo qual acontecem.
Snia Pereira

04/28/12

Pode ser que este tambm seja vtima em outros ambientes e estejam somente descontando toda a carga emocional negativa presente em sua conscincia e em seu corao devido s agresses sofridas.

04/28/12

Snia Pereira

Consequncias e implicaes para os agressores


Queda no rendimento escolar; Envolvimento com drogas lcitas e ilcitas; Participao em gangues; Evaso escolar; Maior chances de se envolver com a criminalidade; Comportamentos problemticos e/ou delinquentes; Deteno por prtica de furtos ou roubos.
Snia Pereira

04/28/12

CARACTERIZAO
Segundo as pesquisas: Perfil da vtima:
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Geralmente so superprotegidas na famlia; So sensveis e tmidas; So inseguras; Podem ser ansiosas; No conseguem se impor perante o grupo; Podem possuir baixo auto-estima; No sabem lidar com situaes conflituosas, entre outras.
04/28/12 Snia Pereira

CARACTERIZAO

A vtima, por estar sempre fragilizada e por no acreditar numa soluo definitiva para o problema, opta pelo silncio. Possui muito medo de uma retaliao se optar em denunciar

04/28/12

Snia Pereira

Consequncias e implicaes para as vtimas


Baixo auto-estima Tristeza e angstia em excesso Falta de vnculo afetivo com colegas Ansiedade Transtorno comportamental Doenas psicossomticas Queda rendimento escolar Evaso Reproduo da violncia sofrida Depresso e desejo de vingana Suicdio
04/28/12 Snia Pereira

CARACTERIZAO
Segundo as pesquisas:

Envolvimento dos meninos Envolvimento das meninas Principais locais onde ocorrem os ataques Lei do silncio
04/28/12 Snia Pereira

Testemunhas

So aqueles que presenciam as agresses. Geralmente no se envolvem diretamente com o bullying. Representam a maioria dos alunos, mas geralmente se calam por medo de serem as prximas vtimas. Podem ser: Auxiliares, incentivadores, observadores ou defensores.
Snia Pereira

04/28/12

Consequncias e implicaes para as testemunhas


Insegurana Medo de se tornarem vtimas Abalo em seu progresso acadmico Comprometimento do rendimento escolar Esto sempre na defensiva Reaes psquicas ou psicossomticas
Snia Pereira

04/28/12

O que fazer?

Os jovens envolvidos em questes de bullying precisam de um auxlio que lhes crie experincias de opes de forma que eles realmente possam fazer escolhas diferentes. Educar para a diversidade dever de todas as instituies de ensino, para isso necessrio que os profissionais estejam preparados. No reproduzir o preconceito fazendo piadinhas, imitaes, insinuaes e brincadeiras e no incentivar a homofobia.
04/28/12 Snia Pereira

O que fazer?
Divulgar o fenmeno na escola atravs da construo de propostas de combate construda com os alunos; Discusses em sala de aula sobre preconceitos e suas consequncias; Melhorar o relacionamento (franco e acolhedor) entre pais e filhos; No propor solues atravs de atos violentos ou incentivar a revidar as agresses.

04/28/12 Snia Pereira

O que fazer?

Respeitar as diferenas; Se colocar no lugar do outro; No ter medo de denunciar e buscar ajuda; Compartilhar as dores; Melhor fiscalizao dos recreios; Ateno s queixas dos alunos; No tratar tudo como brincadeiras de mau-gosto ou agresses casuais; Buscar ajuda na famlia; Ouvir..... Sempre.
04/28/12 Snia Pereira

Sofrendo em SilncioMobilize Composio: Adriele Lima / Llio Calhau


No silncio do meu quarto ningum pode ver O tanto que palavras fazem sofrer Por ser diferente as pessoas acham que Podem ferir algum como se no fosse nada Voc pode respeitar e capaz de amar algum que sofre em silncio? Voc pode respeitar e pode entender que bullying fere a alma? Todos diziam que era brincadeira Enquanto eu sofria em silncio Por ser excluido eu me afastava sem esperar Que pudesse explicar o que havia de errado Voc pode respeitar e capaz de amar algum que sofre em silncio? Voc pode respeitar e pode entender que bullying fere a alma? Seu filho pode ser a vtima Seu filho pode ser o agressor Mas ter chance (ter chance) Se todos puderem respeitar e serem capazes de amar algum que sofre Se todos puderem respeitar e entender que bullying fere a alma Quero saber se voc capaz de ajudar algum assim

FILMES QUE RETRATAM CENAS DE BULLYING


Titulo Original: Odd Girl Out Gnero: Comdia / Drama Durao: Ano: 2005 Baseado no livro de Rachel Simmons, Garota fora do jogo, possibilita um maior entendimento da vida das meninas que lutam diariamente com as amizades e seu mundo de agresses, desenroladas longe dos adultos. Tratase de um estudo da manifestao e das conseqncias do bullying, termo que define a tiranizao, a ameaa e a opresso exercidas por crianas.
Snia Pereira

04/28/12

FILMES QUE RETRATAM CENAS DE BULLYING

Sinopse: Cady Heron (Lindsay Lohan) uma garota que cresceu na frica e sempre estudou em casa, nunca tendo ido a uma escola. Aps retornar aos Estados Unidos com seus pais, ela se prepara para iniciar sua vida de estudante, se matriculando em uma escola pblica. Logo Cady percebe como a lngua venenosa de suas novas colegas pode prejudicar sua vida e, para piorar ainda mais sua situao, Cady se apaixona pelo garoto errado.
Snia Pereira

04/28/12

FILMES QUE RETRATAM CENAS DE BULLYING

Sinopse: Ryan (Troy Gentile), Wade (Nate Hartley) e Emmit (David Dorfman) so garotos que esto iniciando o ensino mdio. Porm logo no 1 dia de aula eles so perseguidos por Filkins (Alex Frost), o que faz com que contratem Drillbit Taylor (Owen Wilson) como seu guarda-costas. S que eles no esperavam que Taylor fosse uma grande fraude, tentando engan-los com uma srie de treinamentos esdrxulos

04/28/12

Snia Pereira

FILMES QUE RETRATAM CENAS DE BULLYING

Sinopse: Will Freeman (Hugh Grant) um homem na faixa dos trinta anos metido a gal que inventa ter um filho apenas para poder ir s reunies de pais solteiros, onde tem a oportunidade de conhecer mes tambm solteiras. Will sempre segue a mesma ttica: vive com elas um rpido romance e quando elas comeam a falar em compromisso ele acaba o namoro. At que, em um de seus relacionamentos, Will conhece o jovem Marcus (Nicholas Hoult), um garoto de 12 anos que completamente o seu oposto e tem muitos problemas em casa e na escola. Com o tempo Will e Marcus se envolvem cada vez mais, aprendendo que um pode ensinar muito ao outro.
Snia Pereira

04/28/12

FILMES QUE RETRATAM CENAS DE BULLYING

Sinopse: Frankie (Jack McElhone) um garoto de 9 anos que vive com sua me, Lizzie (Emily Mortimer), com quem segue de um lado para outro. Tentando proteger Frankie da verdade, Lizzie escreve cartas para ele em nome de um pai fictcio, que trabalha a bordo de um navio que passa por terras exticas. Porm o que Lizzie no contava era que logo o navio em que o "pai" trabalha estar aportando no lugar em que esto, o que faz com que ela tenha que escolher entre contar a verdade para o filho ou encontrar um homem desconhecido que se faa passar pelo pai de Frankie durante algum tempo.

04/28/12

Snia Pereira

FILMES QUE RETRATAM CENAS DE BULLYING

Sinopse: Jerry Mitchell (Casey Siemaszko) um tranqilo e simptico colegial que vai entrevistar Buddy Revell (Richard Tyson), um colega recm-chegado, para o jornal do colgio Weaver, onde estuda. Acontece que o cara um brutamontes, tem fama de psicopata e, alm disto, no suporta ser tocado. exatamente isto que Jerry faz, assim Buddy o desafia para uma briga no estacionamento, s 3 da tarde. At l Jerry tentar de tudo para que esta "execuo" no acontea.

04/28/12

Snia Pereira

04/28/12

Snia Pereira

RESPOSTAS
1. 2. 3.

4.

De Scrates (470 399 a.C.) De Hesodo (720 a.C.) De um sacerdote no ano 2000 a.C. De uma escritura em um vaso de argila descoberto nas runas da Babilnia (atual Bagd), possuindo portanto mais de 4 milnios de existncia.

Fonte: LACAZ-RUIZ, DOZENA E LIMA, 2009, P. 75.

04/28/12

Snia Pereira

You might also like