You are on page 1of 13

Biofsica da Audio - Equipe

Biofsica da Audio
A Biofsica da audio um processo complexo, onde pequenas vibraes se transformam em ondas que chegam ao nosso canal auditivo, onde so transformadas para serem compreendidas pelo nosso sistema nervoso e enviadas para o crebro - onde so interpretadas.

Biofsica da Audio
O ouvido consiste em 3 partes bsicas - o ouvido externo,

o ouvido mdio, e o ouvido interno. Cada parte serve para uma funo especfica para interpretar o som. O ouvido externo serve para coletar o som e o levar por um canal ao ouvido mdio. O ouvido mdio serve para transformar a energia de uma onda sonora em vibraes internas da estrutura ssea da ouvido mdio e finalmente transformar estas vibraes em uma onda de compresso ao ouvido interno. O ouvido interno serve para transformar a energia da onda de compresso dentro de um fluido em impulsos nervosos que podem ser transmitidos ao crebro

Biofsica da Audio
O objetivo da nossa equipe neste trabalho explicar

da forma mais direta todo esse trajeto, e para isso dividimos a apresentao em duas partes: A primeira a anatmica, onde iremos apresentar as estruturas que formam o sistema auditivo. A segunda parte a Acstica e a Biofsica da audio.

Ouvido Externo

Ouvido Mdio
O ouvido mdio uma cavidade cheia de ar
encontra-se alojado no osso temporal O ouvido mdio transforma energia sonora em

deslocamento mecnico
No ouvido mdio destacam-se dois componentes: o

tmpano e trs ossculos articulados entre si

Ouvido Mdio
O tmpano vibra sob o impacto da presso sonora,

em amplitude proporcional intensidade do som

Grande parte da energia sonora transferida ao

tmpano,promovendo sua vibrao

Os 3 pequenos ossos do ouvido mdio agem como

amplificadores das vibraes da onda sonora: o martelo, a bigorna e o estribo

Ouvido Mdio
Controle de ampliao
Quando a intensidade sonora muito grande, o

mecanismo de amplificao atenuado atravs da contrao reflexa dos msculos estapdio e tensor do tmpano Com a contrao desses msculos, a atenuao pode chegar ao nvel considervel de 30 dB.

Ouvido Interno

*

O Som se caracteriza como uma perturbao material que se propaga atravs de pulsos ondulatrios longitudinais O som um fenmeno do campo gravitacional Heineine (2005, p.321) Podem ser definido por trs caracteristicas :

=> Intensidade => Altura => Timbre

O Som se propaga em funo das propriedades do meio transmissor, e a velocidade depende da elasticidade do meio e temperatura.

Definio de Comprimento da onda Definio de Velocidade da onda Definio de Frequncia da onda

*

O Ouvido Humano detecta frequncias sonoras na faixa de 16 a 17.000Hz Limiar de audio a intensidade mnima necessria para que cada frequncia seja escutada

You might also like