You are on page 1of 25

Aula 1 O que o Android?

O Professor
Jos

Klil Maciel do Rego Graduado em Tecnologia em Desenvolvimento de Software pelo CEFETRN Ps-Graduado em Sistemas Corporativos pela FARN Analista de sistemas com 8 anos de experincia

Histria
Sistema

inicialmente concebido pela Android Inc. A Android Inc. foi adquirida pela Google em 2005 Em 2006 lanado o primeiro aparelho com Android, o HTC Dream Hoje o Android controlado pela Open Handset Aliance e gerenciado pela Google

Verses
A

medida que o Android foi evoluindo, surgiram diversas verses. Uma curiosidade. Cada nome de verso do Android o nome de uma sobremesa em ingls e sempre segue uma ordem alfabtica

Verses
1.5

Cupcake 1.6 Donut 2.1 Eclair 2.2 FroYo (Frozem Yogurt) 2.3 Gingerbread 3.0 a 3.2 - Honeycomb

Percentual de uso das verses

Caractersticas

Handset Layout Armazenamento Conectividade Mensagens Navegador Maquina Virtual Dalvik Multimidia Suporte a Hardware Ambiente de desenvolvimento (SDK)

Mquina Virtual Dalvik

Quem o dono do Android?


O Android de cdigo open-source gerenciado pela Open Handset Aliance A Google tem poder de veto

Open Handset Aliance


Grupo formado por 84 empresas do ramo de tecnologia em telecomunicaes, semicondutores, desenvolvimento de software e vendas. Tem o objetivo de tentar unificar as tecnologias de dispositivos de computao mvel para prover uma melhor interao entre os fabricantes de aparelhos, desenvolvedores e usurios

Open Handset Aliance

Open Handset Aliance

O Android uma marca?


O

Android um sistema operacional para dispositivos mveis. Qualquer empresa pode lanar um aparelho com Android, desde que siga alguns requisitos exigidos pela OHA.

O que se usa para programar com Android?

preciso ter instalada a mquina virtual Java Tem que instalar o SDK do Android. Tem que instalar a API da verso do Android que se deseja programar. desejvel ter um aparelho com Android, mas no obrigatrio Funciona em computadores com Windows, Linux e Mac.

O que se usa para programar com Android?

possvel utilizar qualquer IDE que trabalhe com Java. Existem ferramentas para o Eclipse que facilitam o trabalho do programador. possvel atravs do Eclipse criar interfaces grficas usando uma ferramenta visual

Eclipse

Preciso ter um aparelho pra programar em Android?

possvel simular praticamente todos os comportamentos de um aparelho real atraves do ADB. ADB o emulador de aplicaes Android que funciona junto com a ferramenta de programao.

O que eu posso fazer para Android?

possvel criar aplicaes das mais diversas finalidades, desde jogos at aplicativos comerciais. Este curso vai focar em aplicativos comerciais utilizando todos os recursos disponveis no aparelho, desde recursos de comunicao, GPS, bssola, conectividade, cmera, armazenamento, etc.

Programar em Android d dinheiro?

possvel criar aplicaes em Android e public-las numa loja virtual disponvel pela Google chamada Google Market. O Google Market oferece desde aplicaes gratuitas feitas por desenvolvedores independentes at aplicaes pagas criadas por grandes empresas.

Quem j ganhou dinheiro com aplicaes em Android?


Ndrive

Rovio

(Angry Birds)

Quantas aplicaes com Android j existem?


A

cada dia, centenas de aplicaes so adicionadas ao Google Market. J existem cerca de 100.000 aplicaes das mais variadas finalidades disponveis.

Caso de sucesso: Ant Smasher $ 500,000,00 em dois meses.

O que preciso pra ganhar dinheiro com Android?


Criar

uma aplicao interessante Public-la no Android Market Pagar uma taxa nica de $ 25.00. Essa taxa d direito a publicar quantas aplicaes quiser. O Google fica com 30% do valor do aplicativo e o desenvolvedor recebe os outros 70%.

Qual o futuro do Android?


A

Google acaba de comprar a diviso da Motorola de dispositivos mveis por $12,5 bilhes para criar uma linha prpria de aparelhos O crescimento no nmero de aparelhos com Android e o barateamento das tarifas de acesso internet para celulares fazem com que uma parcela maior da populao possa ter acesso a essas tecnologias.

Qual o futuro do Android?


O

market share do Android cresceu no ano de 2010 cerca de 1300%, com cerca de 20 milhes de novos aparelhos.

You might also like