You are on page 1of 25

Aculturao e auto-estima em jovens oriundos de famlias imigrantes guineenses

Maria da Conceio Pinto


E-mail: conceicaopaninho@hotmail.com

Flix Neto

E-mail: fneto@fpce.up.pt

Esta apresentao composta por uma breve anlise de um estudo realizado com alunos do ensino secundrio sobre:

A auto-estima em adolescentes que passaram por um processo de aculturao A auto-estima em adolescentes que no passaram por um processo de aculturao Proteco da auto-estima na Escola

Auto-estima

Fundamentao terica
Demogrficas Psicossociais

Efeitos das variveis

Contacto Intercultural e Adaptao

Implicao Social
Alta auto-estima

Baixa auto-estima

Auto-estima
A auto-estima tem sido amplamente definida como sentimentos de valor pessoal. Rosenberg and Kaplan (1982) utilizaram a noo de auto-estima para se referirem dimenso avaliativa do auto-conceito. amplamente reconhecido que a auto-estima um aspecto central do funcionamento psicolgico e do bem-estar (Wylie, 1979).

As principais questes deste estudo foram:


1) A auto-estima de jovens imigrantes guineenses difere da de jovens nacionais?
2) De que modo e at que ponto as orientaes em relao aculturao e a adaptao sociocultural esto relacionadas com a auto-estima de jovens imigrantes?

ESTE ESTUDO EXAMINA O IMPACTO DA CULTURA E DA ACULTURAO NA ADAPTAO

Objectivos Gerais
Verificar se h diferenas no nvel da auto-estima entre adolescentes com famlias originrias da Guin e adolescentes portugueses;

Calcular o valor preditivo de variveis psicolgicas.

Os guineenses em Portugal
Num estudo sobre a intimidade na amizade e nas

atitudes face ao amor, com alunos do ensino


secundrio com uma amostra de sete grupos de pertena cultural diferente, verificou-se que os adolescentes guineenses so os mais pragmticos, erticos e os mais altrustas (Pinto, 2009). Contexto internacional Contexto migratrio nacional Estatsticas em Portugal A escola e a interculturalidade

Hipteses
H 1 As pontuaes de auto-estima de adolescentes oriundos de famlias guineenses a viver em Portugal no sero diferentes das de adolescentes portugueses a viver neste mesmo pas. H 2 Variveis no seio de cada um dos dois conjuntos de variveis consideradas (demogrficas e de adaptao psico-social) sero preditores da auto-estima.

H 3 - Variveis de adaptao psico-social sero preditores mais importantes da auto-estima que variveis demogrficas.

Metodologia
Portugueses 320

Amostra
439 adolescentes
54% Raparigas 46% Rapazes ________________ 70% Catlicos 30% Sem Religio
Guineenses - 119

Mdia de idade de

14,80 anos (D.P.=1,30


Nmero mdio de anos de escolaridade era 8.78 (DP=.95)

2 9% Nasceram em Portugal;

Mdia de Idade 15.75 anos (D.P.=1.86)


Durao mdia da estadia em Portugal dos participantes era de 10.75 anos (D.P.=4.79) Nmero mdio de anos de escolaridade era 8.68

No se observou uma associao significativa entre os grupos etnoculturais e o gnero (X2=.60, gl=1, p=.44).

Instrumentos:
quatro atitudes em relao aculturao: assimilao, integrao, separao e marginalizao ;
obrigaes familiares; proficincia na lngua portuguesa e numa lngua guineense; identidade guineense e portuguesa; interaco com colegas guineenses e portugueses; adaptao escolar; problemas comportamentais e auto-estima.

Variveis Sociodemogrficas:
- Gnero; - Idade;

- O lugar de nascimento;
- O tempo de estadia; - A etnicidade dos vizinhos.

Variveis Psico-sociais:
- Orientao nacional;
- Orientao tnica; -Integrao e comportamentos tnicos; -Adaptao sociocultural.

Procedimento

Recolha de dados atravs da aplicao de questionrios


(Janeiro a Julho de 2009) em Escolas Secundrias na rea

Metropolitana de Lisboa.

Tratamento e anlise dos dados em SPSS

Resultados

A pontuao mdia da auto-estima para o conjunto dos filhos de imigrantes guineenses foi 3.76 (DP = .61), acima do ponto mdio neutro de 3.0, sugerindo um nvel satisfatrio de auto-estima.

O efeito do grupo etnocultural sobre a auto-estima no foi significativo. Os filhos de imigrantes guineenses revelaram um nvel de auto-estima semelhante ao dos seus colegas portugueses que no estavam passando por um processo de aculturao.

Foram encontradas correlaes significativamente positivas entre a auto-estima e a orientao tnica (r = .32, p < .001), a integrao (r = .44, p < .001), os comportamentos tnicos (r = .24, p < .01) e a adaptao sociocultural (r = .20, p < .05). J a orientao nacional estava correlacionada de modo significativamente negativo com a auto-estima (r = -.25, p < .01).

No primeiro passo s a idade emergiu como preditor significativo da auto-estima, dando conta de 4% da varincia

No segundo passo aos factores sociodemogrficos foram acrescentados os factores psico-sociais. Emergiram como preditores significativos a integrao, a adaptao sociocultural e a orientao tnica. Quanto mais o adolescente referiu problemas comportamentais e se sentia integrado, tanto maior era a probabilidade de ter uma pontuao mais elevada em auto-estima. Este modelo de anlise de regresso dava conta de 30% da varincia deauto-estima.

Resultados

H1 Foi confirmada na medida em que os adolescentes


oriundos de famlias imigrantes revelaram um nvel de auto-estima semelhante aos dos jovens portugueses. Os resultados evidenciaram que os jovens oriundos de famlias imigrantes a residir em Portugal pareciam encontrar-se adaptados psicologicamente. O ponto mdio da escala de auto-estima era 3. Ora a pontuao dos jovens imigrantes situava-se abaixo do ponto mdio da escala.

Resultados

H 2 e H 3 Foram confirmadas. Os nossos resultados mostraram que no seio dos dois conjuntos de variveis sociodemogrficas e psico-sociais Encontrmos preditores significativos de auto-estima.

Neste estudo os resultados encontrados levam-nos a concluir que as pessoas multitnicas podem no estar em desvantagem psicolgica em comparao com pessoas monotnicas. Esta faceta no impede contudo que se encontrem variveis do processo de aculturao associadas auto-estima. Uma vasta gama de variveis demogrficas, situacionais e pessoais relacionam-se com a auto-estima.

Proteco da Auto-estima na Escola

Existem situaes causadas pela interaco de disposies pessoais e de foras sociais que impedem a proteco da auto-estima como o preconceito os esteretipos e as discriminaes sociais

O Teste de Associao Implcita (TAI)


um laboratrio virtual para o estudo das cognies sociais implcitas Os Professores podem trabalhar a partir do TAI a temtica do preconceito, os esteretipos e as discriminaes sociais

Intimidade em adolescentes de diferentes grupos tnicos


Maria da Conceio Pinto
E-mail: conceicaopaninho@hotmail.com

http://www.oi.acidi.gov.pt/docs/Colec_Teses/tese_25.pdf

OBRIGADA
Maria da Conceio Pinto E-mail: conceicaopaninho@hotmail.com Flix Neto E-mail: fneto@fpce.up.pt

You might also like