You are on page 1of 18

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL COMO FATOR DE SUCESSO NAS ORGANIZAES MODERNAS

OBJETIVOS
Compreender como a Instituio Educacional percebe a importncia e a necessidade de valorizar a aprendizagem educacional Demonstrar a importncia da participao efetiva dos funcionrios no desenvolvimento da instituio Ressaltar o valor da informao e da comunicao no ambiente organizacional

APRENDIZAGEM
o indivduo adquire conhecimento atravs de coletas de dados obtidos em seu meio ambiente implica entendimento do passado, para evitar a repetio de erros, capacitao no presente e preparo adequado para o futuro. mudana resultante de prtica ou experincia anterior, que pode manifestar-se em uma mudana perceptvel de comportamento ou no.

Aprendizagem individual
um ciclo no qual a pessoa assimila um novo dado, reflete sobre as experincias passadas, chega a uma concluso e, em seguida, age". Kim (1993) capacidade que o ser humano tem de armazenar informaes, levando-o a pensar e fazer concluses, gerando ou no uma ao.

Aprendizagem individual
processa-se em cadeia que passa pela percepo de novos dados (reaes do ambiente) chegando aprendizagem individual e pode ser definida como o processo pelo qual o indivduo traz lembranas do passado relacionado s reaes do ambiente presente, chegando a algumas concluses sobre o novo fragmento de informaes, e em seguida as armazena em seus modelos mentais individuais. o novo aprendizado pode gerar uma ao ou no.

Aprendizagem individual
Aprendizado Individual Reaes do ambiente

Interpretao

Procura ( coleta de dados)

APRENDIZAGEM

(significado dos dados fornecidos)

MEMRIA

AO TOMADA

Modelos mentais individuais

Ao individual

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
o resultado do processo de codificao de inferncias baseadas na histria em rotinas que guiam novos comportamentos. um aumento crescente da capacidade organizacional de realizar ao efetiva. uma entidade aprende se, atravs de seu processamento de informaes, a amplitude de seu comportamento potencial alterada.

ORGANIZAO DE APRENDIZAGEM
aquela que possui habilidades na criao, aquisio e transformao do conhecimento, assim como na modificao de seu comportamento para refletir os novos conhecimentos e insights. aprender como melhorar o conhecimento organizacional existente (aquisio); aprender a criar um novo conhecimento organizacional, ou seja, inovar (criao); disseminar ou transferir o conhecimento para as vrias reas da organizao (disseminao).

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL COMO VANTAGEM COMPETITIVA


o verdadeiro desenvolvimento organizacional depende essencialmente da aprendizagem organizacional e que um mundo em permanente transformao exige pessoas e organizaes com total disponibilidade para aprender a aprender. acontece quando o conhecimento pode ser transferido entre indivduos, equipes e toda a organizao.

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL COMO VANTAGEM COMPETITIVA CAPITAL INTELECTUAL > o vasto conhecimento humano. CAPITAL ESTRUTURAL > fluxo de conhecimento interno organizao: patentes, conceitos, mtodos, modelos, metodologias, manuais, normas, padres, documentos, atitudes ... CAPITAL DE RELACIONAMENTO > no s s relaes com clientes e fornecedores, como tambm a marcas e prpria imagem da empresa e sua reputao.

FATORES MOTIVADORES DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Competitividade Ambiente Imprevisvel Entendimento do negcio Preparao para o futuro Desempenho de equipes

NECESSIDADE DE MUDANA
a primeira delas a educao e comunicao Necessidade de equipes orientadas para resultados; pessoas comportando-se como verdadeiros atores de uma organizao; alto grau de informatizao; existncia de trabalhadores do conhecimento... uso intensivo de informao e gerao de conhecimento

METODOLOGIA
SUJEITOS 11 dentre administrativos e professores da Instituio Educacional X. que corresponde a 85% de aproximadamente 15 funcionrios, sendo 36% do sexo masculino e 64% feminino INSTRUMENTO DE PESQUISA questionrio contendo dezoito perguntas fechadas

RESULTADOS DA PESQUISA
A diretoria/ coordenao da instituio costuma receber bem idias novas?
5 4 3 2 1 0 Masc Fem Sim No As vezes

RESULTADOS DA PESQUISA
Voc costuma apresentar idias ou sugestes novas que possam melhorar o desempenho da instituio ?
4 3,5 3 2,5 2 1,5 1 0,5 0 Masc F em F req R ara. N unca

RESULTADOS DA PESQUISA
os funcionrios tm sugestes, mas preferem no apresent-las, talvez por medo de no serem bem recebidas. (7) 64% dos entrevistados responderam que nem sempre a diretoria se mostra disposta a receber idias novas. mesmo as informaes sobre as atividades do dia-a-dia sendo rpidas e claras, as relaes entre as pessoas so cautelosas e h um certo bloqueio na exposio de idias novas.

RESULTADOS DA PESQUISA
No h comprometimento dos membros com os objetivos da empresa, pois eles o desconhecem total ou parcialmente. os funcionrios sentem-se pagos para fazer e no para pensar, prejudicando assim, o aprendizado e conseqentemente o crescimento da organizao.

CONCLUSO
h dificuldade da empresa na identificao e valorizao do capital intelectual. ausncia de uma poltica de incentivo idias, de uma cultura organizacional em favor do conhecimento, bem como de investimentos em tecnologia para atuao em nvel estratgico. para a aprendizagem organizacional tornar-se uma vantagem competitiva, o conhecimento, as habilidades humanas e a capacidade de aprendizado das pessoas precisam ser incentivadas, planejadas e administradas, para que se possa tirar o mximo de proveito das competncias humanas.

You might also like