You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE DE CUIAB UNIC - CAMPUS BARO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

Cuiab - MT Setembro / 2006.

A biopirataria o contrabando de diversas formas de vida da flora e fauna. Alm da extino de vrias espcies que conhecemos e outras que nunca iremos conhecer, a lista de perigo de extino bastante longa. O desmatamento, as queimadas e a explorao agressiva do homem, diminui as chances de sobrevivncia de muitos bichos, alm de exterminar com a flora, o solo e o que esta abaixo dele. De acordo com a listagem do Ibama divulgado em 2003, o nmero de espcies animais ameaados de extino aumentou de 219, em 1989, para 395. Calcula-se que aproximadamente 38 milhes de animais brasileiros sejam levados para fora do pas. Alm do contrabando de plantas e bichos, o conceito de biopirataria diz respeito perda de controlo, pelas populaes locais, sobre o uso de seus recursos naturais. Os biopiratas tm passaporte e se camuflam sob muitos disfarces: inocentes turistas, bem intencionados cientistas com o aval governamental, mas propsitos indeclinveis. Fazendo-se valer da carncia social e econmica de nossa gente, mateiros, ndios e matutos, gente que conhece coma palma da mo os mistrios e riquezas da natureza, buscam e orientam a explorao e o trfico de mudas, sementes, insetos, e toda a sorte de interesses em nossa farta biodiversidade.

Ousadia e crueldade envolve o trfico de animais, s 10% dos 38 milhes de animais capturados ilegalmente por ano no Brasil chegam a ser comercializados, os 90% restantes morrem, muitos porque mais fcil, por exemplo, arrancar penas de uma ave morta. Para fazer um cocar necessrio utilizar cerca de trinta papagaios ou araras, porque cada animal possui apenas trs penas grandes e bonitas, no rabo. A maioria, no entanto, acaba morrendo por causa das condies de transporte. Maletas 007 e tubos de PVC so utilizado para transporte. As maletas forradas de gaiolinhas nas quais se transporta beija-flores e outras aves de pequeno porte. Os tubos servem para acondicionar aves maiores. Para fazer com que elas caibam ali, muitas vezes preciso quebrar-lhes o osso do peito - o que serve tambm para manter quietas as que chegam vivas ao destino. A dor as paralisa. Outra maneira de acalmar a bicharada injetar-lhes lcool. assim que se faz normalmente com macacos, que so transportados de modo mais estranhos, como por exemplo a apreenso de micos que viajavam dentro de garrafas trmicas. Bichos mais frgeis, como rpteis, so simplesmente jogados dentro de malas de viajem e despachados como bagagem comum, o que j provocou situaes inusitadas. Malas apreendidas no Aeroporto de Guarulhos continham 500 sapos e 200 serpentes. Com o aperto da fiscalizao, tornouse comum o transporte de ovos de aves e de rpteis em forros falsos de jaquetas. se o traficante preso, basta quebrar os ovos para livrar-se do flagrante. Ningum imagina que a fiscalizao disponha de equipamento para fazer exames de DNA que identifiquem a origem da omelete.

- O trafico de animais silvestres movimenta aproximadamente 1,5 bilhes de dlares por ano no Brasil - Cerca de 90% dos 38 milhes de animais capturados anualmente por trafico morrem antes de chegar ao destino - A venda dos 10% restantes resultam num lucro astronmico. Uma arara-azul pode chegar a valer 60 000 dlares no mercado internacional, e h espcie de besouro cotadas a 8 000 dlares. - A internet um dos meios mais utilizados para a venda ilegal de animais silvestres. Em trs meses de rastreamento, a ONG Renctas identificou 5 000 sites dedicados a esse fim. -A pena para os traficantes de seis meses a um ano de priso, alm de multas de at 5 500 reais por exemplar apreendido.

Conhea os pases que comercializam ilegalmente a vida selvagem.Quem vende: Brasil Peru Argentina Venezuela Paraguai Bolvia Madagascar Kenya Senegal Camares Guiana Colmbia frica do Sul Zaire Tanznia IndonsiaIndia Vietn Malsia China Rssia Quem compra: EUA (maior consumidor de vida silvestre do mundo) Biopirataria - Surrupiamente/ Nossa flora.

A Conveno da Diversidade Biolgica -CDB, documento assinado pelo governo brasileiro durante a Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento - a ECO 92, no Rio de Janeiro, e ratificado em 1994, estabelece normas e princpios que devem reger o uso e a proteo da diversidade biolgica em cada pas signatrio. Em linhas gerais, a Conveno prope regras para assegurar a conservao da biodiversidade, o seu uso sustentvel e a justa repartio dos benefcios provenientes do uso econmico dos recursos genticos, respeitada a soberania de cada nao sobre o patrimnio existente em seu territrio.
O Artigo 8(j) da Conveno da Diversidade Biolgica obriga os pases signatrios a "respeitar, preservar e manter o conhecimento, inovaes e prticas das comunidades locais e populaes indgenas com estilos de vida tradicionais relevantes conservao e utilizao sustentvel da diversidade biolgica", bem como "encorajar a repartio justa e equitativa dos benefcios oriundos da utilizao desse conhecimento, inovaes e prticas".

TRIPS significa Tratado Sobre Direitos de Propriedade Intelectual Relacionado ao Comrcio Internacional. Este acordo da Organizao Mundial do Comrcio (OMC) de 1995 permite praticamente a globalizao de patentes. O TRIPS garante a empresas o direito deproteger suas patentes em todos os pases membros do OMC atualmente 142.

Patrimnio gentico toda informao de origem gentica, contida em amostras do todo ou de parte de espcime vegetal, fngico, microbiano ou animal, na forma de molculas e substncias provenientes do metabolismo destes seres vivos e de extratos obtidos destes organismos vivos ou mortos, encontrados em condies in situ, inclusive domesticados, ou mantidos em colees ex situ, desde que coletados em condies in situ - no territrio nacional, na plataforma continental ou na zona econmica exclusiva. Condio in situ a condio de uma determinada espcie em seu habitat natural; Condio ex situ manuteno de amostra de componente do patrimnio gentico fora de seu habitat natural, em colees vivas ou mortas.

A Biopirataria no apenas o contrabando de diversas formas de vida da flora e fauna mas principalmente, a apropriao e monopolizao dos conhecimentos das populaes tradicionais no que se refere ao uso dos recursos naturais. Ainda existe o fato de que estas populaes esto perdendo o controle sobre esses recursos. No entanto, esta situao no nova na Amznia. Este conhecimento portanto, coletivo, e no simplesmente uma mercadoria que se pode comercializar como qualquer objeto no mercado. Porm, nos ltimos anos, atravs do avano da biotecnologia, da facilidade de se registrar marcas e patentes em mbito internacional, bem como dos acordos internacionais sobre propriedade intelectual, tais como TRIPs, as possibilidades de tal explorao se multiplicaram. No entanto, existem tambm esforos para reverter este quadro: Em 1992, durante a ECO-92 no Rio de Janeiro, foi assinado aCovenso da biodiversidade que visa, entre outros, a regulamentao do acesso aos recursos biolgicos e a repartio dos benefcios oriundos da comercializao desses recursos para as comunidades. Em 1995, a Senadora Marina Silva (a partir de 2003, Ministra de Meio Ambiente do Brasil) apresentou umprojeto de lei para criar mecanismos legais para por em pratica as providncias da Conveno da Diversidade Biolgica. Em Dezembro 2001, Pajs de diferentes comunidades indgenas do Brasil formularam a carta de So Luis do Maranho, um importante documento para OMPI (Organizao Mundial de Propriedade Intelectual da ONU), questionando frontalmente toda forma de patenteamento que derive de acessos a conhecimentos tradicionais. Em maio de 2002, dez anos aps a Eco 92 houve em Rio Branco - Acre, o workshop "Cultivando Diversidade". 0 evento foi realizado pela ONG internacional GRAIN (Ao Internacional pelos Recursos Genticos) em parceria com o GTA-Acre. Participaram deste evento mais de 100 representantes de agricultores, pescadores, povos indgenas, extrativistas, artesos e ONGs de 32 pases da sia, frica e Amrica Latina, os quais formularam o "compromisso", alertando sobre a ameaa da biopirataria e requerendo, entre outros, que patenteamento de seres vivos e qualquer forma de propriedade intelectual sobre a biodiversidade e o conhecimento tradicional sejam banidos. Entretanto, estes esforos parecem tmidos quando comparados ganncia dos especuladores e das empresas multinacionais que vm cada vez mais se apossando, de maneira indescente, das riquezas da Amaznia

Pau Brasil A historia da biopirataria na Amaznia comeou logo depois da "descoberta" pelos portugueses em 1500, quando os mesmos roubaram dos povos indgenas da regio o segredo de como extrair um pigmento vermelho do Pau Brasil. Hoje, a flora e a fauna do Brasil continuam desaparecendo e a madeira que deu ao Brasil seu nome, est sendo preservada apenas em alguns jardins botnicos. Seringa Provavelmente o caso mais infame o do ingls Henry Wickham, que levou em 1876 sementes da rvore da seringueira - uns dizem que as sementes foram escondidas entre folhas de bananeira - rumo a uma nova plantao de Hevea brasiliensis nas colnias Britnicas na Malsia. Aps algumas dcadas a Malsia tornou-se o principal exportador de ltex, arruinando a economia da Amaznia que era baseada principalmente na explorao da borracha. Nesse episdio histrico, Wickham foi armado cavaleiro pelo rei da Inglaterra, George V, porm, considerado maldito pelos seringueiros brasileiros que o chamaram "o Executor da Amaznia".

Quinina Outro exemplo o quinina, um remdio contra malria. Os povos indgenas usavam a planta para tratamento de febre. Derivado da rvore de cinchona (Cinchona officinalis), ela foi usada na dcada 20 nos Estados Unidos para o tratamento de malria. O produto ficou conhecido como "casca de febre dos ndios" (Indian fever bark) e foi usado na Europa desde o inicio do sculo 16. (Um sculo mais tarde seu nome foi mudado para "casca de febre de Jesuta"). A demanda pela cinchona desencadeou um processo de explorao que quase a fez extinta. Contrabandeando a planta da Amrica do Sul para Java, em 1865, o ingls Charles Ledger, na verdade, contribuiu com sua preservao. E apenas sessenta anos mais tarde, mais de 95% da quinina do mundo vinha de Java Curare O conflito inevitvel quando se trata do patenteamento de plantas medicinais: o curare, por exemplo, uma mistura txica de vrias plantas, usada tradicionalmente por algumas etnias indgenas da Amaznia, para envenenar as pontas de suas flechas cuja frmula foi mantida em segredo pelos ndios durante sculos.. Alexander von Humboldt foi o primeiro Europeu, em 1800, a testemunhar e descrever como os ingredientes eram preparados. Mas o curare comearia a ser utilizado como um anestsico apenas em 1943, quatro anos depois que seu ingrediente ativo, o d-tubocurarine foi isolado.

You might also like