You are on page 1of 24

COACHING

Marcele Karasinski
Psicloga, Especialista em Psicologia Organizacional, Formao em Dinmica de Grupos, Formao em Orientao Profissional. Atuao na rea de Orientao Profissional e Coaching. Docente universitria (FACINTER)

kmarcele@hotmail.com

8837-8213 / 3015-4404

Que tal nos conhecermos?


Nome Formao, Escolaridade, Curso

Empresa que trabalha


Expectativa do curso

Cenrio
EMPREGO X TRABALHO Novos vnculos funcionrios, temporrios, terceirizados, prestadores de servio, contrato por tempo determinado.
Ficar X Namorar X Casar

Planejamento de carreira = responsabilidade do profissional (e no + da empresa). Diferencial = estar em constante DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

COACH... O que isso?


Termo proveniente do ingls. Tem origem no mundo dos esportes Papel de professor, treinador, preparador, ou o tcnico Papel que uma pessoa assume quando se compromete a apoiar algum para atingir determinado objetivo.

COACH = treinador COACHEE = aprendiz / cliente COACHING = processo

PAPEL DO COACH
se compromete com os resultados e com seu treinando. define a estratgia, mas o jogador pode mud-la conforme o jogo. orienta, mas quem joga o jogador.

aconselha, ilumina, prepara, + quem vence o jogador.


focaliza as qualidades e limitaes do jogador.

Formula estratgias que suprem as deficincias a serem corrigidas.

Situaes em que ocorre o Coaching


No ambiente familiar e social
pais, avs, parentes, irmos, amigos, namorados e cnjuges. professores, coordenadores e colegas de sala.

Na escola ou universidade

No ambiente profissional

colegas de trabalho, superiores, consultores, parceiros, clientes.

... Pessoas que nos ensinam a pensar e refletir usando ns mesmos como fontes de conhecimento.

Quem foram meus COACHES?

Feche os olhos e lembre-se das pessoas que te ensinaram algo importante, te ajudaram a se desenvolver, te apoiaram em algum momento de transio... algum que voc admira ou confia, que lhe d conselhos e orientaes, que comemora suas conquistas...

Coaching ...
... um processo pedaggico ... fundamentado numa relao de compromisso e responsabilidade compartilhada ...no qual o coach ...lidera, orienta, guia, aconselha, treina, desenvolve, estimula e impulsiona o coachee ... a ampliar e aperfeioar seus conhecimentos, aprender coisas novas e maximizar seu desempenho.

O Coaching...
... reflete Compromisso com o Resultado e com a Pessoa ... responsabilidade compartilhada ... O Coach permanece junto com o coachee at que ele alcance os resultados ... possibilita o desenvolvimento de novas competncias tanto para o coachee como para o coach.

... uma ferramenta de gesto com pessoas


... para desenvolver habilidades e competncias individuais ... personalizado

Como o Coaching surgiu nas empresas?


como ferramenta de DH recente e pouco disseminado.

15 anos nos EUA (70 a 80 % das orgs) 6 anos no Brasil (em 8% das orgs). Envolve conhecimentos das reas de: treinamento Orientao Gesto de carreira Liderana

Porque surgiu?
Investimento em Treinamentos com poucos resultados
Pessoas diferentes (histria de vida, nveis de aprendizado, habilidades, necessidades) Profissionais + exigentes = buscam lderes + capacitados Chefes = dificuldade em liderar pessoas = priorizam apenas o prprio ponto de vista = desconsideram valores das pessoas ao seu redor

Porque buscar o Coaching?


... Porque VOC responsvel pelo seu desenvolvimento pessoal e profissional ... Porque ajuda a identificar seus pontos fracos e desenvolv-los; ... Porque ajuda a definir e alcanar seus objetivos;

... Porque exercita o feedback e amplia o seu Autoconhecimento;


... Porque estabelece, aplica e readequa estratgias de ao; ... Porque treina voc para assumir uma papel de Liderana;

Em que situaes necessrio um COACH?


Fases de transio: Infncia para a adolescncia Escolha da carreira profissional Casamentos, nascimento de filhos Promoes / novos cargos Mudanas na carreira profissional, Deciso de empreender ou ser autnomo Aposentadoria Demandas: lidar com situaes do passado, situaes novas e/ou estressoras. Tomar decises. Desenvolver habilidades e competncias. Planejar a carreira.

Onde encontrar um Coach?


Coach interno: profissional da empresa que tenha perfil de liderana e competncia para desenvolver outros profissionais. Pode ser formal ou informal. Coach externo: profissional externo empresa que presta o servio de coaching (Psiclogos, Administradores, etc). Pode ser contratado pela empresa ou diretamente pelo profissional.

Como reconhecer um bom...


...COACH Aceita o cliente como . Escuta sempre com ateno. Tem foco no objetivo do cliente e prioriza a ao. Tem energia e disposio para alterar a realidade. comprometido com o cliente, dando-lhe o poder de deciso, sem competir ou tentar super-lo. Diante de erros, no acusa, mas analisa e aprende.
...COACHEE consciente de seus talentos e limitaes. Sabe quais seus objetivos e determinado a alcan-los. aberto ao feedback e disposto a aprender sempre. Aceita opinies, tem esprito crtico e prontido para agir.

Papel Coach

Dimenso

Campo Desempenho

Empowerment (resultados e realizao)


transcendncia e espiritualidade

Guru

Sabedoria Conhecimento e tcnica Informao

Mentor idias, valores, intelectual ou conceitos e projetos Professor Conselheiro Consultor Consultas e dados

Pode desempenhar os papis de Conselheiro, Mentor e Coach

O Coach deve...
... valorizar as pessoas ... gostar de acompanhar o desenvolvimento das pessoas ... Ser capaz de dar suporte ... saber ouvir ... no fazer pelo outro .. dar empowerment para que as pessoas adquiram competncias. ... responsabilizar a pessoa sobre o seu desenvolvimento.

Compreende a percepo do outro

Percepo

Coloca-se no lugar do outro Valoriza os pontos fortes 100% responsvel

Responsabilidade

Assume sua responsabilidade Planeja e negocia Qualifica pessoas e idias V o outro como parceiro Escuta e faz perguntas

Atitude

Aproveita as idias contrrias Cria oportunidades

Fala abertamente, sem rodeios


No culpa. Analisa os erros e aprende flexvel

Quando o processo de Coaching comea?


... Por iniciativa do COACHEE Quando procura apoio do COACH para resolver um problema, realizar um projeto ou desenvolver alguma competncia.

... Por iniciativa do COACH Quando o COACH percebe que o COACHEE precisa de orientao e/ou ser beneficiado pelo processo.

Quais so as etapas do Processo?


1

4 5
6

Estabelecimento de uma relao de confiana (Vnculo). A abertura entre Coach e Coachee tem que ser total. Para onde quer ir? O que o cliente deseja realizar? (Criao da viso de futuro). O que precisaremos levar para a viagem? Anlise da bagagem de mo. (Potenciais e Limitaes) Como chegaremos l? Traando o roteiro do viagem (Plano de Ao). Execuo da viagem. (Implantao).
Trmino da viagem. (Avaliao e Fechamento)

RESULTADOS
Para os indivduos:
melhoria do relacionamento interpessoal

gesto do stress, tomada de deciso e resoluo de problemas


Maior clareza dos valores profissionais desenvolvimento do autoconhecimento Liderana, equilbrio e flexibilidade na gesto de conflitos e nas mudanas organizacionais.

RESULTADOS
Para as organizaes:
Melhoria dos relacionamentos interpessoais desenvolvimento de equipes melhoria da gesto dos conflitos viso de futuro, estratgias e sistemas de gesto otimizao da administrao da empresa auxlio na mudana organizacional.

Referncias
ARAUJO, A. Coach: um parceiro para o seu sucesso. So Paulo: Editora Gente, 1999. CHIAVENATO, I. Construo de talentos: coaching e mentoring. Rio de Janeiro: Campus, 2002. MARQUIONI, A. H.; KEPPLER, E. V.; SIQUEIRA, E. S. Liderana, coaching e a organizao empreendedora. EM: Artigo publicado nos Anais do 5 Enempre Encontro Nacional de Empreendedorismo. Florianpolis: ENE, 2003. PORCH, G.; NIEDERER, J. Coaching: o apoio que faz as pessoas brilharem. 4ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.

You might also like