You are on page 1of 28

ENGENHARIA MECNICA

Disciplina: Ergonomia e Segurana do Trabalho (60h)

Prof. Helio de Souza Queiroz

Aula-14: 08/11/2011

TEMA:

ACIDENTE DO TRABALHO

TCC TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO

Projeto tcnico x Projeto cientfico

?????

O que ?
TCC

.Monografia
Dissertao .Tese

. Artigo cientfico

O que ?
TCC

.Monografia
Dissertao .Tese

. Artigo cientfico ?????

DESENVOLVIMENTO DO TCC
1. ESCOLHA DO TEMA DA PESQUISA
2. SOLICITAO DE MATERIAIS ESPECFICOS PARA A PESQUISA 3. COMIT DE TICA EM PESQUISA CEP

4. COMIT DE TICA NO USO DE ANIMAIS CEUA


5. PARECER DO CEP/CEUA 6. CPIAS INDEVIDAS

7. RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR ORIENTADOR


8. APRESENTAO DO TRABALHO FINAL 9. AVALIAO DO TCC

10. ENTREGA DO DOCUMENTO FINAL DE TCC


11. REPROVAO NA DISCIPLINA TCC

- Capa, - Folha de rosto, - Folha de aprovao, - Dedicatria, - Agradecimentos, - Resumo, Abstract, - Sumrio, - Lista de figuras, - Lista de tabelas, - Lista de abreviaturas e siglas, - Lista de smbolos, Introduo, - Corpo do trabalho, - Concluso, - Referncias e - Anexos.

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA Faculdade Anhanguera de Anpolis Curso de Engenharia Mecnica


Cleide Marly Nebias, Jeanne Dobgenski e Rita da Penha Campos Zenorini

Ttulo da Monografia mximo de 2 linhas

Professor(a) Orientador(a): Titulao Nome Completo

Anpolis 2011

Cleide Marly Nebias, Jeanne Dobgenski e Rita da Penha Campos Zenorini

Ttulo da Monografia

Monografia apresentada, como exigncia parcial para a obteno do grau de Bacharel em Engenharia Mecnica, na Faculdade Anhanguera de Anpolis, sob a orientao do(a) prof. ou profa. ttulo (Dr, Ms, Esp). nome completo do professor orientador.

Anpolis 2011

Cleide Marly Nebias, Jeanne Dobgenski e Rita da Penha Campos Zenorini

Ttulo da Monografia

Trabalho de Concluso de Curso apresentado como exigncia parcial para a obteno do grau de ttulo de Bacharel em Engenharia Mecnica. Aprovado em dia de ms de ano. ________________________________ Prof. ou Profa. Ttulo (Dr, Ms, Esp) Nome do orientador(a) Nome da Instituio Orientador(a) ________________________________ Prof. ou Profa. Ttulo (Dr, Ms, Esp) Nome do avaliador(a) Nome da Instituio Avaliador(a) ________________________________ Prof. ou Profa. Ttulo (Dr, Ms, Esp) Nome do coordenador(a) Nome da Instituio Coordenador(a) do Curso Nome

Anpolis 2011

A dedicatria opcional. Segue um exemplo: Este trabalho dedicado a todos os alunos que compreenderam seus esforos sempre so recompensados.

AGRADECIMENTOS

Tambm uma pgina opcional. Aqui so indicados alguns exemplos. Aos pais, por seu amor e carinho. Aos amigos, pelo apoio e compreenso. Aos professores, pelo conhecimento e dedicao. A todos que, direta ou indiretamente contriburam, para a realizao deste trabalho.

Tambm opcional. O nico lugar onde o sucesso vem antes do trabalho no dicionrio. Albert Einstein

RESUMO
NEBIAS, Cleide Marly; DOBGENSKI, Jeanne; ZENORINI, Rita da Penha Campos. Ttulo da Monografia. 2011. 25 f. Trabalho de Concluso de Curso de Bacharel em Engenharia Mecnica - Faculdade Anhanguera de Anpolis, Anhanguera Educacional Ltda, Anpolis, 2011.

No resumo de todo trabalho cientfico existem alguns itens que devem, necessariamente, ser descritos para que o leitor tenha idia do que trata o trabalho. Desta forma, o resumo deve fornecer informaes sobre o objetivo da pesquisa, o problema estudado e o encaminhamento dado ao problema com os resultados atingidos. O resumo completo deve estar em um nico pargrafo. Uma dica importante a de que um texto inicial bem escrito pode influenciar, e muito, no interesse do leitor pela obra apresentada.

Palavras-chave: metodologia cientfica, trabalho de concluso de curso, resultados.

ABSTRACT

NEBIAS, Cleide Marly; DOBGENSKI, Jeanne; ZENORINI, Rita da Penha Campos. Title. 2011. 25 f. Monograph (Title and Courses Name). Educational Institution Name, Instution, year.

All scientific work abstract should present some items that, necessarily, describe the work main idea. Therefore, the abstract needs to provide the information about the research goal, the studied problem, how the problem was solved and the achieved results. The complete abstract should be in one paragraph. An important tip is that a good initial text could be decisive about the readers intention about reading or not the complete monograph.

Key-words: scientific methodology, graduate final study results, monograph

LISTA DE FIGURAS

LISTA DE TABELAS

LISTA DE SIGLAS

Introduo

A introduo deve permitir ao leitor ter uma idia geral sobre o cenrio em que a pesquisa se insere. Uma estratgia interessante redigir, nos primeiros pargrafos, os temas mais gerais para ento, aos poucos, chegar ao tema principal. Na introduo deve ficar claro o problema a ser investigado, os objetivos da pesquisa e sua justificativa, a qual indicar a importncia e a relevncia em desenvolv-la. O ltimo pargrafo da introduo deve descrever a estrutura da monografia. neste ponto que se apresenta o que foi tratado em cada captulo do documento. A seguir feita uma pequena exemplificao de como este pargrafo pode ser redigido.

Esta monografia est estruturada quatro em captulos, a saber. O primeiro captulo apresenta a reviso da literatura sobre o tema abordado. O segundo captulo trata o problema da pesquisa. O terceiro captulo descreve as anlises e os resultados alcanados, enfatizando os aspectos importantes considerados durante a pesquisa. Por fim, so apresentadas as concluses a que se chegou sobre ao problema investigado e aos objetivos propostos; so tambm apresentadas algumas possibilidades de trabalhos futuros.

1. Reviso de Literatura

No captulo dedicado reviso de literatura, faz-se uma discusso geral sobre os trabalhos relevantes que foram consultados e estudados para o desenvolvimento da pesquisa. Esses trabalhos podem ser encontrados em livros, peridicos e sites, sendo que a consulta deve abranger as publicaes dos ltimos 2 anos. Para o caso de autores e obras clssicas, esta exigncia no se aplica.

Explicao importante 1: na primeira ocorrncia de uma sigla no texto, deve-se escrever por extenso o seu significado e colocar a sigla entre parnteses, conforme foi feito no pargrafo anterior com TCC, AESA e ABNT. Feito isso, pode-se utilizar apenas a sigla nas prximas referncias. Ou seja, no decorrer do texto desse modelo no h mais necessidade de descrever o significado de TCC, AESA e ABNT. Existe ampla oferta de obras que tratam da metodologia cientfica adequada para a elaborao de monografias, sendo que a grande maioria se baseia nas normas da ABNT. Isto no significa, no entanto, que exista um nico modelo para a elaborao e apresentao de relatrios tcnico cientficos (DIEHL e TATIM, 2004).

1. Reviso de Literatura

- CONT.

Explicao importante 2: os autores, cujas idias so abordadas na monografia podem ser mencionados de duas formas distintas. A primeira no mesmo formato usado no pargrafo anterior, no qual o nome do(s) autor(es) no faz(em) parte do texto, ou seja, (SOBRENOME, data da obra) neste caso o sobrenome deve estar em caixa alta. A segunda o formato usado no prximo pargrafo, no qual o(s) nome(s) do(s) autor(es) faz(em) parte do texto. Exemplo: A obra escrita por Traldi e Dias (1998) oferece bom material auxiliar para o desenvolvimento do texto. Entretanto, devido ao grande tempo decorrido desde sua publicao, as normas da ABNT que foram referncias para o trabalho esto desatualizadas em pequenos detalhes.

2. Metodologia ou Material e Mtodos

Deve-se apresentar o mtodo de pesquisa adotado com a descrio dos passos/etapas necessrios para o alcance dos objetivos. importante apresentar os procedimentos, tcnicas, instrumentos que sero necessrios, os materiais e, quando for o caso, os sujeitos e/ou animais envolvidos. E, sempre que possvel, no mtodo de pesquisa deverse- indicar o porqu das escolhas apresentadas.

3. Anlises e Resultados

Os resultados de uma pesquisa devem ser apresentados com as anlises feitas pelo(s) autor(es). Por exemplo, numa abordagem quantitativa se for encontrada uma determinada porcentagem (%) de algo, deve-se explicar porque/como isso ocorreu (ou os provveis motivos).

Existe uma confuso muito comum em reas que usam prottipos quanto apresentao do trabalho final, o qual deve mostrar a teoria aplicada, o mtodo usado para o desenvolvimento do prottipo e os resultados..

4. Concluso ou Consideraes finais

Neste item so retomados o problema e os objetivos da pesquisa para sintetizar as idias principais que representam o resultado de toda a pesquisa. Estas devero ser claras e objetivas. Pode-se incluir as possibilidades de trabalhos futuros que derivem da pesquisa realizada...

Referncias

Por fim, deve-se colocar a ltima seo, no numerada, que se refere s Referncias na qual se apresentam as obras consultadas para a realizao da pesquisa e que so citadas no documento final da monografia. As referncias devem ser colocadas no padro da ABNT (NBR 6023:2002).
EXEMPLOS:

DHIEL, Antonio e TATIM, Denise Carvalho. Pesquisa em Cincias Sociais Aplicadas: mtodos e tcnicas. So Paulo: Prentice Hall, 2004.

NBR 6023:2002, Rio de Janeiro: ABNT, 24 p., 2002.


TRALDI, M. C. e DIAS, R. Monografia passo a passo. Campinas: Alnea, 1998.

Anexos

Se houver necessidade....

You might also like