You are on page 1of 9

AS COLONIZAES INGLESA, FRANCESA E ESPANHOLA

COMPARAES COM A ESTRUTURA DA COLONIZAO DA AMRICA PORTUGUESA


Histria do Brasil - Prof. Diogo Barreto.

A COLONIZAO INGLESA
Seguiu dois padres: a explorao e o povoamento, desenvolvendo uma terceira caracterstica - o Comrcio Triangular (Europa - frica - Amrica);

Esteve, culturalmente, ligada religio protestante, especialmente a Puritana Escocesa e a Anglicana Inglesa;

A colonizao de reas como as 13 colnias da Amrica do Norte (atual Estados Unidos da Amrica) e Canad se deu mediante um longo processo de deslocamento de colonos refugiados de guerras, perseguies e revolues que ocorreram na Europa durante os sculos XV, XVI e XVII;

Rplica do navio Mayflower, que teria trazido os primeiros colonos ingleses para a Amrica em 1620, desembarcando no porto de Plymouth.
Curiosidade: A escolha do nome Plymouth foi uma homenagem cidade de onde partiu o Mayflower, depois de duas tentativas fracassadas, em 6 de setembro, para chegar ao Cabo Cod apenas dois meses mais tarde, em 11 de novembro. Ao todo calcula-se que havia 102 pessoas a bordo, quase todos puritanos separatistas, descontentes com os rumos da Igreja Anglicana. A cidade, capital da Colnia de Plymouth, seria fundada em 1685. Hoje tem 473 mil habitantes.

Representou, ainda, um resultado direto da no-aceitao do Tratado de Tordesilhas como vlido, uma vez que foi assinado entre coroas catlicas (Portugal e Espanha), excluindo as demais crenas do processo.

A COLONIZAO INGLESA
Ao longo do perodo conhecido como Era Elizabethana (1555-1603), a Inglaterra viu nascer uma classe burguesa ativa e prspera que contribuiu sobremaneira para a consolidao do poder real e da Igreja Anglicana. Contudo, nas classes mais pobres, era notrio o empobrecimento como resultado direto das transformaes no meio rural e os efeitos mais gerais da Revoluo dos Preos. Durante o sc. XVII, a Inglaterra passou por um perodo de instabilidade poltica que teve reflexos em todos os setores da vida nacional. A burguesia parlamentar e puritana entrou em conflito com a Dinastia Stuart, monarcas absolutistas e defensores do anglicanismo. Ao longo desse perodo, a Inglaterra viveu a Revoluo Inglesa, marcada por conflitos armados e constante agitao poltica.

Durante o reinado de Elizabeth I, a Inglaterra viveu a chamada Era de Ouro. Filha de Henrique VIII e Ana Bolena, foi conhecida como A Rainha Virgem.

A Revoluo dos Preos foi resultado direto da entrada em larga escala dos metais preciosos vindos da Amrica espanhola na economia europeia. A inflao e a instabilidade econmica afetaram toda a Europa, atingindo em especial quem vivia de salrios ou rendas fixas que no acompanharam a corrida dos preos. Na Inglaterra, com exceo da burguesia mercantilista que especulava aumentando seus lucros, os trabalhadores dos centros urbanos e do meio rural ficaram cada vez mais pobres, sem motivao e excludos econmica, social e politicamente. Para essa grande massa, uma sada foi emigrar para as colnias inglesas da Amrica do Norte.

A COLONIZAO INGLESA

Para escapar desta conjuntura, muitos sditos do rei ingls emigraram para o norte do continente americano. Em 1538, no territrio da Virgnia, fracassou a primeira tentativa de colonizao. No sculo XVII, foram fundadas com sucesso Jamestown, na Virgnia, e a Nova Inglaterra, na regio norte. A maior parte da populao que organizou a colonizao da Nova Inglaterra vinha dos expurgos provocados pelas questes poltico-religiosas que marcaram o sculo XVII na Inglaterra.

A economia da Nova Inglaterra teve como orientaes bsica o povoamento e a efetiva colonizao desse territrio. Fundamentada no mercado interno, estimulou a implantao de minifndios e a utilizao de mo-de-obra livre, branca e assalariada, dos quais so exemplos o trabalho familiar ou de servos de contrato.

Na colonizao do sul, tivemos como fundamento econmico o mercado externo, o latifndio, a monocultura e a utilizao do trabalho escravo (plantation). Na parte central da colnia inglesa houve forte influncia do modelo de povoamento adotado na regio da Nova Inglaterra. E alguns exemplos do modelo de explorao foram difundidos na regio sul.

A COLONIZAO FRANCESA
Entrou tardiamente no processo de expanso ultramarina. Conquistou os territrios da Amrica do Norte, onde surgiu a Nova Frana - o atual Canad, com a fundao de Quebec e Port Royal, no incio do sculo XVII;

Estabelecendo relaes amistosas com os nativos, os franceses desenvolveram, num primeiro momento, um lucrativo comrcio de peles. Partindo do vale do Rio So Loureno e da regio dos Grandes Lagos, expedies exploradoras tomaram posse do territrio que batizaram de Louisiana. Tendo como interesse maior tal comrcio, os franceses colocaram o povoamento em segundo plano;

Em funo deste comrcio, das disputas por territrios e de questes da poltica europeia, franceses e ingleses entraram em constantes conflitos diplomticos e guerras no continente americano. A Guerra dos Sete Anos (1756-1763) resultou na derrota francesa e perda da maior parte destes territrios.

O projeto mercantil-colonial francs estendeu-se at o Caribe, com a conquista e a colonizao das Pequenas Antilhas. Nesse territrio, visando produo de gneros alimentcios tropicais, foi introduzida a plantation, com a utilizao de mode-obra escrava. Tal caracterstica tambm contribuiu para o lucrativo Comrcio Triangular.

A COLONIZAO ESPANHOLA
Tinha como objetivo central a busca de metais preciosos e comeou, efetivamente, duas dcadas aps a chegada de Colombo ao continente americano (1492), ou seja, em 1512, quando Ferno Cortez deu incio conquista do Mxico. A vitria sobre o Imprio Asteca e o saque promovido pelos espanhis deu incio consolidao da Espanha como grande potncia mercantilista europeia;

Ao longo dos anos 1530, teve incio a conquista do Imprio Inca, na rea dos atuais Peru, Chile e Bolvia por Francisco Pizarro. Nessa regio, a conquista espanhola foi facilitada pela centralizao poltica do imprio nativo. Num curto espao de tempo, a explorao de prata nas minas de Potos contribuiria para o enriquecimento da metrpole espanhola;

Representou, ainda, um resultado direto da no-aceitao do Tratado de Tordesilhas como vlido, uma vez que foi assinado entre coroas catlicas (Portugal e Espanha), excluindo as demais crenas do processo.

Curiosidade: A colonizao espanhola, em termos de estrutura organizacional, ocorreu de maneira um pouco diferente da Amrica Portuguesa. Como compreendia um territrio vasto e difcil de administrar, a Coroa Espanhola optou por dividi-lo em Vice-Reinos (Prata, Nova Granada, Nova Espanha e Peru) e Capitanias Gerais (Guatemala, Cuba, Venezuela e Chile). Assim, poderia realizar o trabalho do extrativismo vegetal e mineral da melhor forma.

SISTEMAS DE TRABALHO NA COLONIZAO ESPANHOLA DA AMRICA


1. Mita (Peru) ou Cuatequil (Mxico) 2. Encomienda

Os Incas e os Astecas j adquiriram no seu processo civilizatrio o hbito de escravizar outras tribos de ndios e for-las a trabalhar e pagar impostos; de criao americana; Predomnio do trabalho na minerao; Baseada no sorteio de tribos para retirar os trabalhadores, que trabalhavam de 4 a 6 meses e geralmente morriam ou adoeciam. Recebiam um pequeno salrio, mas endividavam-se, ento, alugavam mulheres e filhos para quitar dvidas e acabavam como semi-escravas; Conseqncias: Genocdio e Etnocdio (aculturao, destruio metdica de uma etnia), hecatombe demogrfica, ou seja, mortandade em larga escala; Tinha cota de produo, isto , uma quantidade de produto estipulada para se retirar em certo tempo, um tipo de ao violenta.

Os europeus adquiriam ndios nas tribos para supostamente recrut-los ao trabalho, oferecendo em troca a garantia de sua subsistncia e o comprometimento com a catequese, no entanto, no raramente submetiaos compulsoriamente do trabalho nas minas; Baseava-se no recrutamento por meio da encomenda, servindo de recurso acessrio s insuficincias de mo-de-obra no sistema de Mita; Cota de mo de obra: dever-se-ia dar uma quantidade de produto estipulada dentro de um maior prazo de entrega, sendo, pois, menos violento; Conseqncias: Genocdio e etnocdio.

Sobre as estruturas descritas anteriormente, o historiador Ronaldo Vainfas, em seu livro Economia e sociedade na Amrica Espanhola, nos diz o seguinte:
As aldeias eram distribudas entre os conquistadores, que passavam a explorar-lhes o trabalho sem, contudo, escravizar os ndios. (...) podiam exigir tributos em gneros (...) ou prestaes de trabalho. Os colonizadores deveriam, em contrapartida, defender as aldeias e evangelizar os ndios. Cada comunidade deveria fornecer, periodicamente, uma quantidade de trabalhadores para as atividades coloniais [principalmente nas minas]. (...) Pelo trabalho (...), os ndios deveriam receber um salrio, parte do qual obrigatoriamente em moeda (ou metal), a fim de que pudessem pagar tributo rgio.

AMRICA ESPANHOLA: O ETNOCENTRISMO


sabido que o monoplio exercido pelas colnias ibricas na Amrica era do tipo exploratrio, que acabava com as liberdades de comrcio que a colnia pudesse ter para estabelecer laos de dependncia exclusiva com a metrpole, que tanto dependia do envio de matria-prima como do comrcio forado de manufaturas imposto colnia. Os constantes castigos fsicos fizeram com que homens como o Frei Bartolomeu de Las Casas ficasse contra a escravizao dos nativos.

You might also like