You are on page 1of 30

Curso de Fsica

Prof. Marcelo EEEP Creusa do Carmo Rocha

Aula-1 Gravitao
Curso de Fsica 1 ano 2 semestre, 2011

Olhando o cu...
Desde a antiguidade (Grcia) dois problemas preocupavam ao humanidade:
A queda dos corpos na Terra O movimento dos planetas, Sol, Lua....

Plato e Eudoxo e as esferas celestes Ptolomeu ( sculo II a.C.) desenvolveu um sistema geocntrico (centrado na Terra) para o sistema solar Coprnico no sculo XVI props o sistema heliocntrico (centrado no Sol)

Ptolomeu
Claudius Ptolemaeus (20 sculo A.C.) props o sistema geocntrico (centrado na Terra) para o movimento dos planetas do sistema solar. Usou o conceito dos epiciclos para explicar as rbitas que no eram circulares quando vistas da Terra

Coprnico
Nikolaus Kopernik (1473-1543 ) viveu na poca do Renascimento e da Reforma, perodo de questionamento das idias anteriormente aceitas. As navegaes exigiam dados mais precisos que os do sistema de Ptolomeu. Trabalhando com dados astronmicos da antiguidade props o sistema heliocntrico (centrado no Sol) para o movimento dos planetas do sistema solar.

Ptolomeu X Coprnico
Ptolomeu, sistema geocntrico, epiciclos e deferentes Coprnico , sistema heliocntrico A obra de Coprnico De Revolutionibus Orbium Celestium (Sobre as revolues das Esferas Celestes de 1543) simplificou o entendimento do cu!!

Coprnico
Coprnico deduziu a escala relativa de distncias no sistema solar. rT, a distncia Sol-Terra hoje a unidade astronmica (U.A.).

O eixo da Terra tem uma direo fixa no espao (23,50 com a normal). vero no hemisfrio sul quando o Sol est mais prximo do Trpico de Capricrnio

Tycho Brahe
Tycho Brahe (1546-1601) dinamarqus, fez as primeiras observaes novas no sculo 16. TB montou um grande observatrio em Uraniborg com o apoio do rei Frederico II. Projeto comparvel aos grandes aceleradores de hoje. Observaes feitas a olho nu, porm com instrumentos de grandes propores e preciso. TB dedicou a vida a estas medidas.

Kepler
Johannes Kepler (1571-1630) foi assistente de Tycho Brahe e seu sucessor no observatrio. Tycho Brahe morreu um ano aps o incio da colaborao deixando seu legado de observaes. Aps 4 anos de trabalhos mostrou que se usasse o Sol como centro do sistema planetrio obtinha melhor acordo com a experincia. Porm Marte apresentava um problema.....

Kepler
Na rbita de Marte existia um erro e 8 minutos de arco. As medidas de Brahe eram precisas em pelo menos 4 minutos de arco. Este erro muito pequeno, porm Kepler se baseou nele para criar o seu modelo. Afirmou: Construirei uma teoria do universo baseada na discrepncia de 8 minutos de arco. Kepler trabalhou por dois anos e abandonou idias pr concebidas como as rbitas circulares do modelo platnico. O resultado foi que a rbita de Marte seria uma elipse com o Sol em um dos seus focos. Este mesmo resultado valeria para outros planetas

As Leis de Kepler
1a lei de Kepler (lei das rbitas): As rbitas descritas pelos planetas em redor do Sol so elipses com o Sol num dos seus focos. A razo e = c/a chama-se excentricidade. Se e = 0 temos rbita circular. A rbita de Mercrio era pouco conhecida na poca!!!!

As Leis de Kepler

2a lei de Kepler (lei das reas): O raio vetor que liga um planeta ao Sol descreve reas iguais em tempos iguais. rbita maior no perilio (perto do Sol) que no aflio As duas primeiras leis foram publicadas no livro Astronomia Nova (1609)

As Leis de Kepler
3a lei de Kepler (lei dos perodos): Os quadrados dos perodos de revoluo de dois planetas esto entre si como os cubos de suas distncias ao Sol. Sejam T1 e T2 os perodos e R1 e R2 os raios, ento

T1 R1 = T R 2 2

Galileu
Galileu Galilei (1564-1642) construiu em 1609 um telescpio que ampliava de um fator 1000 o poder de observao. Observando Jpiter descobriu que o planeta tinha quatro luas Notou que Jpiter apresentava fases como a lua concluindo que no tinha luz prpria Publicou estas descobertas em Sidereus Nuncius ( O Mensageiro das Estrelas em 1610) Em 1632 publicou Dilogo sobre os Dois Principais Sistemas do Mundo, o Ptolomaico e o Copernicanoonde defendia o ponto de vista de Coprnico Em 1633 Galileu foi julgado pelo Santo Ofcio e obrigado a abjurar seus erros e heresias. Foi condenado priso domiciliar. Neste perodo de 9 anos at sua morte escreveu secretamente Dilogos sobre Duas Novas Cincias.

Newton
Isaac Newton (1642-1727) se formou em Cambridge em 1665, neste ano a peste se alastrou por Londres matando 70.000 pessoas. Isto provocou o fechamento da universidade e Newton retornou para a fazenda da famlia em Woolthorpe Nos dois anos que se seguiram Newton deu inestimveis contribuies a cincia.

Newton
Nas palavras de Newton..
no princpio de 1665 achei o mtodo para aproximar sries e a regra para reduzir qualquer potncia de um binmio a tal srie. No mesmo ano, em maio, achei o mtodo das tangentes de Gregory e Slusius (frmula de interpolao de Newton) e em novembro o mtodo direto das fluxes (clculo diferencial) No ano seguinte em janeiro a teoria das cores, e em maio os princpios do mtodo inverso das fluxes (clculo integral) No mesmo ano comecei a pensar na gravidade como se estendendo at a rbita da lua, e .. da lei de Kepler sobre os planetas ...deduzi que as foras que mantm os planetas em suas rbitas devem variar com o inverso do quadrado de suas distncias, tendo ento comparado a fora necessria para manter a Lua em sua rbita com a fora da gravidade na superfcie da Terra e encontrado que concordavam bastante bem. Tudo isto foi feito nos dois anos da peste, 1665 e 1666, pois naqueles dias eu estava na flor da idade para invenes e me ocupava mais de matemtica e filosofia que em qualquer outra poca posterior.

Lei da Gravitao
Para muitos planetas o uso da rbita circular boa aproximao. Este problema mais fcil de tratar. Em rbita circular a 2a lei de Kepler implica em movimento circular uniforme. Neste caso a acelerao centrpeta e fica

2 2 R a = Rr = 4 2 r T
Se m a massa do planeta, a 2a lei de Newton nos d

R F = ma = 4 2 m 2 r T
Pela 3a lei de Kepler

que uma fora atrativa

R = C = cte 2 T

Lei da Gravitao
a constante C a mesma para todos os planetas, da podemos dizer

m 2 F = 4 C 2 r R
Vemos que a lei dos perodos de Kepler leva concluso que a fora gravitacional varia com o inverso do quadrado das distncias. tambm proporcional massa do planeta. Pela 3a lei de Newton, o planeta exerce fora igual e contrria e deve ser proporcional a massa do Sol, donde conclui-se que

mM F = G 2 r R

G seria uma constante universal lei de Newton da gravitao

A Lua e a ma
Voltaire conta no livro Philosophie de Newton (1738): Um dia em 1666, Newton, ento em sua fazenda, vendo uma fruta cair de uma rvore, segundo disse sua sobrinha, Mme. Conduit, comeou a meditar profundamente sobre a causa que atrai todos os corpos em direo ao centro da Terra. A Lua como a ma est caindo em direo a Terra.

A histria provavelmente apcrifa porm Newton confirma que naquele ano que comparou a fora necessria para manter a Lua em sua rbita com a gravidade na superfcie da Terra.

A Lua e a ma
Os mdulos das foras ficam

mC M T FTC = G 2 RT
Em termos das aceleraes

mL M T FTL = G 2 RTL

GM T aC = g = 2 RT
A relao das aceleraes
2

GM T aL = 2 RTL

a L RT = R g TL

Como RT e RTL j eram conhecidos o problema foi resolvido!!!

A Lei de Newton e a constante universal da gravitao

Teoria-1666

GMm F = 2 r r
Experimento-1798

G = 6,67 10

11

m kg s

1 2

The torsion balance experiment of Henry Cavendish who in 1797 was the first to experimentally measure the gravitational constant G. (Courtesy of the Journal of Measurement and Technology.)

O experimento de Cavendish
A fora fraca e difcil de medir. A primeira medida foi feita em 1798 por Cavendish. Ele chamou sua experincia de pesagem da Terra. Um par de esferas de massa m posto nas extremidades de uma barra suspensa por uma fibra de quartzo colocada em posio de equilbrio. Duas massas M so aproximadas das massas anteriores e produzem um torque e por conseguinte pode-se medir o valor da fora gravitacional. O ngulo medido pela deflexo do feixe de luz

Cavendish obteve um valor de G = 6,75 x 10-11 Nm2/kg2. O valor hoje G = 6,67 x 10-11 Nm2/kg2.

A partir das Leis de Newton


Qual a massa da Terra?
O raio da Terra conhecido desde as medidas de Erasttenes (276 aC - 197 aC) http://penta.ufrgs.br/edu/telelab/mundo_mat/malice3/erast.htm

rTerra = 6,374 10 m
6
Outro resultado de medida

g = 9,8ms

M Terra m G = mg 2 rTerra

M Terra = 5,97 10 kg
24

A partir das Leis de Newton


Quanto dura o ano terrestre?
Mm v 2r 1 G 2 = m = m r r t r
2 2

2r 2 t= GM

M sol = 1,989 10 kg
30

rSol Terra = 1,496 10 m


11

(raio mdio da rbita da Terra)


7

t = 3.16 10 s = 365,3

dias!

3a lei de Kepler:
Resultado anterior para o ano terrestre:

2r 2 t= GM
Reescrevendo

t 4 = = cte! 3 r GM
2 2

- 2a Lei de Kepler
Lei das reas
Fora gravitacional entre dois corpos, por exemplo, Sol e Terra Sol

r + dr r

dr

p
Terra

GMm F (r ) = 2 r r
Como a fora gravitacional central o momento angular da Terra se conserva ( Sol esttico, centro de atrao gravitacional para a Terra)

= 0 = const.

- 2a Lei de Kepler
Lei das reas
rea do tringulo colorido

r + dr
Sol

1 dA = r dr 2 dA 1 dr = r m = dt 2m dt 2m

dr

p
Terra

dA d A = = = const. dt dt 2m

2a Lei de Kepler: O raio vetor que liga um planeta ao Sol descreve reas iguais em tempos iguais.

Gravitao e Princpio da Superposio


mM F = G 2 r R
G seria uma constante universal lei de Newton da gravitao

Para um conjunto de massas:

Lei da Gravitao Exemplo 1


m1 = 8 kg m2 = m3 = m4 = m5 = 2 kg FR1 = ? = 300 a = 0,02 m

mM F =G 2 R

se cancelam!!!

F13x e F13y se cancelam!!!

You might also like