You are on page 1of 25

Sistema Lua-Terra

Laboratrio Mvel de Educao Cientifica UFPR Litoral

Histria
Cientistas, que propuseram os modelos astronmicos conhecido: Ptolomeu Coprnico Tycho Brohe

Kepler
Todos os planetas descrevem rbitas elpticas com o sol num dos focos. A reta que une o sol a um planeta varre reas iguais em tem iguais. O quadrado do perodo de revoluo de qualquer planeta proporcional ao cubo da distncia mdia do sol.

Newton
Foram as leis de Kepler que proporcionaram a Newton a base para a lei da gravitao. Assim, Newton descobriu que a fora da gravidade no existe apenas na Terra, e sim, existe em todo o lado do universo, pelo que se diz universal.

Lei da Gravidade
Interaes que envolvem corpos muito grandes a gravidade que nos mantm na terra, e que mantm a terra e os outros planetas, no sistema solar. A fora gravitacional tem um papel importante na evoluo das estrelas e no comportamento das galxias.

Lei da gravitao universal


F = forca de atrao; G = 6,67 10 11N m2 /kg 2 (constante de gravitao universal) M1= massa do corpo 1; M2= massa do corpo 2; d = distncia entre os centros dos corpos; Observando-se com cuidado a expresso ns podem

LUA

Movimentos
Rotao de 23 horas 56 minutos 4 segundos e 9 centsimos. Translao 365 dias e 6 horas a ser realizado Revoluo: o elptico que ela faz ao redor da Terra.

Rotao, Translao e Revoluo

Fases da Lua
O ciclo completo dura aproximadamente 29,5 dias. Apenas quatro fases da lua recebe denominaes especiais.

Fases da Lua

Fases da Lua

O ciclo completo dura aproximadamente 29,5 dias. Apenas quatro fases da lua recebe denominaes especiais. Existe uma sincronia entre os movimentos da Terra e da Lua. Por isso sempre vemos a mesma face da Lua. A Lua tem o lado escuro

Mars
A Terra mantm-se em rbita ao redor do Sol graas atrao gravitacional que existe entre esses dois astros. De igual modo a Lua est presa Terra.

Mars
A gravidade a fora de atrao mtua que os corpos materiais exercem uns sobre os outros.

Mars
A fora de atrao que a Terra exerce sobre um objeto na superfcie chama-se peso. P=mg

P =peso, medido em newtons (N); m = massa do corpo,medida em quilogramas (Kg); g = acelerao da gravidade, (g=9,8 m/s2);

Mars

Mars

Mars

Eclipses
Os eclipses lunares Os eclipses solares Perodos de Saros

Definio
um fenmeno, no qual um astro deixa de ser total ou parcialmente visvel, pela interferncia de um segundo astro entre ele e o observador.

Eclipses Solar

Eclipses Lunares

Referencias Bibliogrficas
Bucciarelli. P. Recursos Didticos de Astronomia para o Ensino Mdio e Fundamental. Monografia Curso de Licenciatura em Fsica. Instituto de Fsica Universidade de So Paulo. SP. 2001. Setor de Fsica do CDCC:< http://cdcc.sc.usp.br> acessado em maio de 2009. Imagens : NASA, telescpio Hubble.

NARDI, R. Dificuldades interpretadas nos discursos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em relao ao ensino da astronomia. Revista Latino-Americana de Educao em Astronomia, 2005. Links: http://adc.gsfc.nasa.gov/adc/adc_education.html

You might also like